Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novo Rumo...

Ha duas semanas atrás causei um  estardalhaço quando indignado com algumas situações que vinham ocorrendo com a área da segurança pública de Xapuri realizei a postagem http://xapurinews.blogspot.com/2010/11/pm-de-xapuri-pode-ser-suspeita-de_07.html, muitos amigos criticaram, porém grande parte dos leitores e pessoas da comunidade vieram em meio apoio, agradecendo. Não fiz nada mais do que simplesmente cobrar como cidadão pela atuação da Policia em Xapuri, agora se  isso é motivo para "biquinhos doces" ou por parte de alguns "caras e bocas" não estou nem um pouco preocupado. Sempre tive uma independência monstruosa de dizer o que penso e ninguém, repito ninguém fará com que eu mude, já que esta é a minha "marca registrada" e aprendi desde cedo qe a verdade deve ser dita, mesmo que ela fira como uma navalha.

Este Blog não está a disposição da infamia ou para ofender quaisquer que seja, desde que respeitadas as especificidades individuais.

Volto ao espaço desta vez para dizer que nas últimas duas semanas estive acompanhando o trabalho desenvolvido pela PM e desta vez merece ser creditado aos mesmos o empenho exemplar que não estava havendo. presenciei no sábado dia 13, um verdadeiro esquem tático na boate da cidade, três viaturas na frente da festa, inúmeros policiais no interior, revistando banheiros, pessoas, abordando alguns casos já conhecidos de aviõezinhos e o melhor prendendo quem denigre a imagem da juventude xapuriense. durante a semana por várias vezes o efetivo na ronda ostensiva de pé pelas ruas da cidade, controle de veículos nas festas como o caso de sse final de semana.. enfim devo admitir que agora sim, esse é o papel e a função do efetivo policial.

Não quero ser presunçoso de dizer que fora a postagem que desencadeou tais ações, até mesmo porque os fatos denunciados por mim, foram excessões de pessoas e não do contingente como um todo, já que sou prova de que o trabalho realizado pela grande maioria dos policiais de Xapuri é excelente principalmente no que diz à questão da educação e dos projetos com crianças e jovens em situação de risco social, mas como cidadãos devemos cobrar das autoridades quando por ventura sentimos que não estamos sendo contemplados com a política de segurança pública apregoada pelo Estado. 

Médicos com número de CRM adulterados podem estar trabalhando no Acre

A prisão do médico cubano, Jorge Aurélio B. Curtera, na manhã da última quinta-feira, 18, durante uma fiscalização no hospital Santa Casa de Misericórdia, em Rio Branco, pelo Ministério Público Estadual e o Conselho Regional de Medicina, pode ser apenas a ponta de um iceberg, onde médicos contratados pelo governo, podem estar trabalhando no Acre com número de registros inexistentes ou adulterados.
Numa investigação paralela a do MPE e CRM, a equipe de ac24horas descobriu que Curtera, tem um registro de CRM no Acre sob o Nº 42667-AC, usado por ele em suas consultas. Na constatação, descobrimos que a numeração é falsa, pois a sequência numeral não existe, tendo em vista que médicos acreanos usam apenas quatro dígitos em sua identificação junto ao Conselho Regional.
Em conversa por telefone com a promotora de Defesa do Consumidor do MPE, Dra. Alessandra Marques, que está á frente das investigações, ela demonstrou surpresa ao ser informada sobre o documento, e avaliou que a fraude denota que mais médicos contratados pelo estado podem estar trabalhando com número de registros falsificados sem nenhum problema. “Isso nos desperta interesse para uma investigação mais aprofundada sobre o assunto,” disse.
Um outro ponto grave apontado por Alessandra, é que mesmo médicos que tem registro no CRM, estão assinando receitas, atestados médicos e até pedido de exames por médicos que não possuem o diploma.

Segundo ainda Alessandra, “o nosso foco principal não era de fato descobrir se falsos médicos estão ou não trabalhando sem CRM. Nossa prioridade no momento é investigar uma série de irregularidades no hospital Santa Casa, mas esse número de CRM falso que vocês descobriram é uma evidência muito grave e eu gostaria de uma cópia".

A promotora disse ainda, que o MPE nunca pactuou com a medida do governo do Acre, de contratar médicos formados no exterior sem o referido certificado. Para ela, "não importa se o médico é formado em Cuba, Inglaterra ou na França, se para nós que somos os guardiões da justiça e da lei e se o médico não tem o registro constituído no Brasil, ele não pode exercer a medicina. Eu não entregaria um filho meu a um médico sem diploma," concluiu.
Sem querer adiantar mais detalhes sobre o andamento do trabalho investigativo, a promotora garantiu que na próxima segunda-feira, 22, dará entrevista coletiva á imprensa, quando irá expor o que já foi apurado até o momento.