Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Imagem do Dia.

O ano é 1997, e as primeiras experiências de carnaval popular na rua são iniciadas, apesar do motivo não ser tão nobre, já que não era para agradar a população e sim devido briga política com os administradores do Clube Municipal, porém independentemente do motivo inicial a experiência deu certo e a partir desse ano os carnavais xapurienses popularizaram-se em todas as camadas. Porém em contraposição à esta popularização tal fato praticamente coincidiu com a falência dos tradicionais ranchos.

Lá se vão quase 11 anos de muita brincadeira na rua... Isso porque no primeiro ano de mandaro do ex-prefeito Vanderley Viana ele ainda tentou resgatar o carnaval do Clube Assemux.

A política golpista do Acre


Começo a concordar com os pessimistas quando colocam a política no mesmo ambiente que uma fossa séptica de esgoto sanitário, principalmente quando falamos de política no Acre. Temos por essas “bandas” um ser único o político que não representa o povo, nem o partido ou grupo, mas sim o seu ego, e para massageá-lo é capaz de arquitetar um verdadeiro Golpe de Estado na população que o elegeu.

É assim com nossos “representantes” desde o senado até as câmaras mirins, aliás não temos representatividade alguma e sim pessoas que num jogo torpe se utilizam do poder a eles instituídos por nós “eleitores idiotas” para subestimar a nossa inteligência e jogar com a paciência alheia, resta saber até onde vai esta paciência.

Estamos vivendo um verdadeiro Golpe que atentou contra mais de 50% dos acrianos que disseram não a uma imposição ridícula de mudança de horário. Mudança essa que no piscar de um olho fora aprovada na Câmara e no Senado Federal, mas que a sua reversão apesar de observados todos os procedimentos assegurados na Legislação Vigente Brasileira, com a soberana decisão do Povo Acriano não é respeitada.

Em mais um capítulo desse Golpe que é a mudança de horário, é valido ressaltar a ultima atuação de nossos senadores. Foi vergonhosa a atuação dos Senadores Jorge Viana e Sérgio Petecão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado que postergou para não se sabe quando a mudança do horário decidido no Referendo popular das eleições de 2010. Vergonhosa sim, porque primeiramente demonstrou que atuação do senador Acriano Sergio Petecão é pífia frente as raposas felpudas de que necessita aprender muito antes de encabeçar certas brigas, quanto ao Senador Jorge Viana é imensurável o seu comportamento de passividade de conformismo é como se estivesse dando uma banana para o povo acriano.

O pior de tudo é que Jorge Viana lambeu as botas do senador Demóstenes Torres, mesmo este na sessão ter afirmado que no Acre não havia ocorrido referendo e sim plebiscito. Que decepção, imaginei que o “senador sensação” do PT no Acre fosse mais acriano , porém demonstrou que está no mesmo balaio de políticos traidores da vontade do povo Acriano.

O que me deixa deveras chateado é o silencio sepulcral do governo em relação á matéria, ora bolas, estamos discutindo algo sobre a região sudeste ou sobre o Acre mesmo? Não sou de ser politiqueiro, mas o PT no Acre está simplesmente “cagando e jogando a merda na cara de cada Acriano que votou no referendo” pelo menos nos que votaram contra.

Que ninguém seja idiota de imaginar que Jorge Viana não sabia o que fazer na Comissão, ele não o fez porque se o fizesse estaria colaborando para que o Senador adversário Petecão ganhasse os dividendos da discussão já que era o Relator... Ou seja, é melhor ferrar politicamente o colega, do que olhar para a vontade do povo do seu Estado.. O povo!!!

Que ninguém também imagine que a aprovação da Lei que reverterá o horário imposto, será tão fácil e rápida como foi divulgado. Basta imaginar que a o novo Projeto de Lei deverá ser votado na Câmara e no Senado e como o Governo tem maioria esmagadora nas duas Casas, os “políticos acrianos, mas que não representam de fato o povo do Acre” podem usar de subterfúgios para enterrar de vez a vontade do Povo, e aí de uma vez por todas estará de fato instaurado o mais vil e traiçoeiro Golpe que esse estado possa sofrer.

Duas coisas há de se pensar nesse episódio: primeiramente de que na reforma política seja criada uma lei que versa sobre a fidelidade do político com a população que o elegeu, porque se por infidelidade partidária o político pode até perder o mandato, ele o deveria perder também quando afronta o povo que o elegeu... os políticos acrianos estariam f......, depois começo a duvidar se foi boa coisa querermos através da Revolução Acreana sermos brasileiros, já que a proteção legal do Brasil não confere à soberania do Povo Acriano o poder de decisão.

Intercâmbio de experiências entre Câmaras de Vereadores do Alto Acre

acnoticia.com
Os presidentes das câmaras de Brasiléia Carlinhos do Pelado e Raimundo Gondim de Epitaciolândia realizaram na tarde da terça-feira (1) uma visita a câmara de vereadores de Xapuri. Os vereadores foram recebidos pelo presidente da câmara Ronaldo Cosmo Ferraz (PMDB).

A visita teve como objetivo discutir assuntos pertinentes aos três municípios, como a adequação dos regimentos internos e lei orgânica das câmaras que precisam ser atualizados.Outra pauta discutida foi situação do Seringal Rubicon, localizado dentro da reserva Extrativista Chico Mendes, fronteira de Xapuri com Brasiléia e Epitaciolândia. Em sua primeira demarcação o Seringal Rubicon pertencia á Brasiléia, porém com a demarcação ocorrida em torno de dois anos atrás, o seringal passou a pertencer ao município de Epitaciolândia.

De acordo com os vereadores os moradores estão sofrendo por falta de assistência do poder público dos dois municípios. Carlinhos do Pelado defende que o Seringal volte a pertencer ao município de Brasiléia, já que Epitaciolândia não tem dado assistência.O presidente da câmara de Xapuri está em seu quinto mandato de vereador, desses três está sendo na presidência da casa. O vereador do PMDB aproveitou o encontro para falar de sua experiência na gestão da câmara de Xapuri, e deu dicas de gestão aos seus colegas.