Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Imagem do Dia!!!

A imagem de hoje, escolhi propositalmente a fotografia ao lado, simplesmente para demonstrar que a beleza é algo tão fascinante e tão flexiva que jamias podemos discuti-la. Oque há de mais belo do que uma gota de agua jorrando para uma imensidão de aglomerado de outras? é para refletirmos que somos únicos naquilo que sabemos fazer, porém necessitamos cotianamente de encontrar nossos, lagos, rios e mares para assim podermos ser mais fortes e sermos vistos integralmente, não mais como uma única gota, porém como um mar de possibilidades.

Nos Finalmentes da Política Xapuriense

Estou acompanhando com uma certa distância - e porque não falar de um distãncia considerada - o desenrolar da política provinciana de Xapuri nos últimos meses, prevalece ainda a minha opção de não mais escrever sobre política emitindo minhas opiniões pessoais, porém apenas divulgar os bastidores isso é algo que não consigo ficar sem fazê-lo.

Percebi, lendo algumas coisas na intenet e tendo algumas conferências no estilo xapuriense, ou seja na hora do cafezinho, no supermercado e no Bebum de que os acordos para a reta de inicio dos trabalhos e campo dos candidatos já estão praticamente fechados em Xapuri, o que muito me deichou  preocupado, já que é a primeira vez que eu vejo que demora tanto tempo para os grupos de apoio realmente baterem o martelo. É muita gente (candidato) boa ou é falta de opção?

Não obstante aos anos anteriores e como sendo o grupo político mais organizado o Partido dos Trabalhadores em Xapuri, segundo noticiário estadual "fechou" com o candidato Ermício Sena, o que não é nenhuma novidade, pois tradicionalmente os petistas votam fechado e Ermício pelo que posso avaliar é o candidato petista que mais relação tem com Xapuri. O que ainda não ficou muitobem esclarecido por haver discidentes segundo algumas informações é o nome para federal, já que Governo, Senado e Presidente, não preciso nem especular. É válido ressaltar que não conversei com ninguém do diretório municipal, as informações são justamente informais  e dos noticiários, porém acredito piamente que é verdadeiramente isso que se configurará.

O PMDB está em maus lençóis, tendo o seu principal nome a Deputado Federal leia-se Flaviano Melo com risco de impugnação do registro de candidatura, seus dirigentes terão mais trabalho para apresentar nome  conhecido e palatável a uma parcela bastante significativa da população xapuriense que em todas as eleições são fiéis ao velho e tradicional Partido. O que me parece que está certo mesmo é o apoio ao candidato Tião Bocalon, o que ainda não vi nwnhum comentário é justamente sobre o candidato ao Senado Sérgio Petecão, apesar de que o mesmo tem uma certa influência, inclusive com moradores da Sibéria, oque poderá lhe render significativos votos. Já para Deputado Estadual, nada fechado é cada um por si e Deus por Todos, mas como sempre ocorre por ser xapuriense e manter base de apoio  aos ultimos candidatos municipais deve receber maior atenção Chagas Romão. 

O PSDB, pelo que pude verificar até o  omento ainda não fechou oficialmente seus apoios, porém acredito que é claro que é Tião Bocalon e Sérgio Petecão, porém para estadual e Federal deve estar uma correiria pelos cantos para o duro páreo, e nessa competição destaca-se justamente Chagas Romão do PMDB pelo apoio oferecido ao candidato à prefeito do partido nas ultimas eleições e Normando Sales. O diretório municipal do PSDB deve ter algum trabalho para ir atrás de votos, já que o único nome de peso do grupo é sem dúvida  a revelação política Marcinho Miranda.

O PCdoB, apesar de não ter oficializado integralmente apoio à candidaturas que não seja da Chapa Majoritária da frente popular, segundo comentários "fortes" deveram despejar seus apoios ao  candidato do Alto Acre Idésio Franke, só tem um porém, estaria convicto se acaso o mesmo tivesse lançado sua candidatura à Deputado Estadual, porém   em pesquisa pelo site do TSE verifiquei que o mesmo  registrou a sua candidatura para Federal, se for confirmado o apoio do PCdoB de Xapuri ao Idésio, não compreenderei mais nada, já que ele é do PT, e como fica a Perpétua Almeida nessa história? para estadual continua a incognita do apoio.

A punhalada do ano, vem justamente do PV, que nas ultimas eleições municipais subiram no palanque do PSB com o propósito de apoiar o então candidato a prefeito naquela época "Manoel Morais" a uma possível candidatura à Assembléia Estadual, porém segundo informações seguras, inclusive da direção municipal de que o partido "fechou" com Anselmo Forneck, ex-superintendente do Ibama no Acre e afilhado político  de Marina Silva, no restante da chapa como o partido faz parte da frente popular o foto deve ser direto para a chapa petista.

O PSB sem dúvida alguma fechará apoio ao candidato da cidade Manoel Morais, que pelo bom desempenho nas ultimas eleições estaduais, tem  votos significativos na região e já conta com uma pré estrutura da eleição anterior e apoios consideráveis, não contará com o apoio do PV, porém discidentes de alguns outros partidos podem direcionar votos nele.

Agora é esperar as visitas e aguardar para os comícios, ou seja acabou a Copa e lá vem as eleições para ajudar no ritimo do trabalho.. claro que pra menos!!!

MP Eleitoral questiona 38 candidaturas

MPE/AC oferece dezenas de impugnações de registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral
Fonte: Página 20
Antônia Lúcia e Flaviano Melo podem ter candidatura impugnada
O Ministério Público Eleitoral no Acre (MPE/AC) finalizou a análise dos pedidos de registro de candidaturas encaminhando 38 impugnações ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Na lista, além de vários ex-prefeitos constam os nomes do ex-governador e deputado federal e candidato a reeleição Flaviano Melo, por ter contas rejeitadas pelo TCU e do ex-governador Romildo Magalhães, candidato a deputado estadual por contas rejeitadas pelo TCU.

Também estão na lista a candidata a deputada federal Antônia Lúcia Câmara e o candidato ao governo Antônio Gouveia, o Tijolinho, ambos por desincompatibilização fora do prazo e o candidato a suplente de Senador Carlos Beiruth por condenação anterior pelo TRE/Acre.
Dentre os motivos apresentados nas impugnações estão falta de comprovante de escolaridade, perda do prazo para desincompatibilização de funções, dupla filiação partidária e condenações prévias em Tribunais. Uma candidata apresentou, ainda, pedido de registro para candidatar-se a Deputada Federal por um Partido e a Deputada Estadual por outro.

Das impugnações apresentadas, duas são das coligações Frente Popular I e II por ter sido constatada adulteração na ata da convenção do Partido Socialismo Liberdade (PSOL). O pedido destas duas impugnações é apenas para que o PSOL seja excluído das coligações.
Com o fim do prazo para impugnações às 19 horas desta segunda (12/7) o TRE/AC terá, pela Lei Eleitoral, até o dia 05 de agosto para julgar as impugnações apresentadas pelo MPE/AC, bem como outras eventualmente apresentadas por candidatos, partidos ou coligações.

Isso não significa, de imediato, que os impugnados não possam concorrer à eleição, já que podem recorrer da decisão em instâncias superiores.

Curiosidade!!!

Quer andar de Tuk-Tuk? Vai em Assis Brasil

O turista que for ao município de Assis Brasil pode andar de Tuk-Tuk. É umtransporte alternativo, um triciclo com cabine para dois ou três passageiros muito utilizado em grandes cidades da Índia e do sudeste asiático, nas quais o trânsito é muito congestionado. O que não é o caso de Assis Brasil.

Na cidade, localizada a 319 km da capital, o transporte vem sendo utilizado como meio turistico e faz viagens até a cidade vizinha de Iñapari, no Peru. A onda tem levado muitos acreanos ao tur que oportuniza entre outras alternativas, o conhecimento da cultura pré-colombiana.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas