Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Charge do Dia

A Charge acima é uma produção do Chargista Frank para a Folha
e reeditada pelo Xapuri News

Rapidinhas

Interessados
Na última terça logo após o retorno das rapidinhas um colega vereador liga no meu celular, garantindo que nas próximas eleições, manterá o mesmo coeficiente de votos. É bom colocar a barba de molho a história será mais complicada do que ele imagina. E bote complicado nisso.

Eleitores conectados
Alguns eleitores da zona rural ainda estão recebendo kit celular, (antena e aparelho) prometidos por um então candidato nas últimas eleições municipais... Olha que são muitos.. Eu mesmo já utilizei uma das antenas nas minhas visitas nas comunidades para fazer uma chamadinha para casa.

Puxão de orelha
Segundo fontes a Dep. Antonia Lúcia veio mesmo em Xapuri foi dar um puxãozinho de orelha nos seus apoiadores que insistem em se colocarem do lado da Frente Popular. Saiu dizendo que se o seu partido tiver chapa pura ela apóia, melhor ainda em um bloco de oposição neh..deputada.

Candidatos a candidatos.
Nem bem chegou o período eleitoral e os bastidores estão um verdadeiro turbilhão. Pelo que se tem visto muitos nomes até então não colocados não colocados em consulta popular saem na frente em larga preferência. È bom aqueles que pretendem reeleição ficarem de olho.

Vices
Uma das discussões mais acirradas ultimamente está sendo quem será vice dos candidatos pré-estabelecidos à prefeito: Do PT provavelmente ou será chapa pura, ou aguardará outro candidato que venha de um partido com maior representatividade que o PC do B, do PSDB ou será do PMDB (se este claro não tiver candidato a prefeito), porém corre na briga por fora um ex-vereador, um empresário respeitado da cidade e na vontade de muitos apoiadores o de um Professor.

Desunião
Não é novidade alguma que o turbilhão de pré-candidatos até agora sondados nas discussões populares demonstra em primeira situação a desunião da oposição (se é que existe em Xapuri), e desta feita favorece uma provável reeleição calma de Bira Vasconcelos.

Desunião II
Partidos como PMDB, PSOL, PSC, querem lançar candidatos próprios a Prefeito. É dar um tiro no pé. E não me venham que saindo chapa pura, fortalece o partido, isso é discurso de cartolas partidários. Depois passam mais quatro anos chorando.

Provável Aliança
Abelhinha me contou que o PSDB e PMDB estão próximos de fechar um “acordo”, para caminharem juntos nas próximas eleições. O problema ou é a discussão da “cabeça da chapa” ou o grande número de candidatos à vice numa provável conjuntura pelo PMDB.

E o PSB?
Vai ter candidato a prefeito mesmo? Quem será o Vice? Ou o PSB será vice? São perguntas que não querem calar... Ou já está sendo tecido um acordo entre Manoel Morais e Antonia Lúcia.

PSB Forte
Para enfrentar o páreo nas próximas eleições o PSB está correndo em campo e buscando novos filiados. Na última sexta o acessor do Dep. Manoel Morais me liga convidando para o grande ato de filiação ocorrido no Cube Assemux. Não pude ir devido estar em sala de aula, porém mesmo devido a intensa chuva segundo algumas pessoas houve grande participação da comunidade.

Revoada Verde I
A idéia de lançar Dercy Teles como candidata a Prefeita de Xapuri causou uma revoada dos verdes para o PSOL, porém ninguém ainda comentou porque do desgosto dentro dos verdes.

Revoada II
Um dos últimos a pedir desfiliação do PV foi o pré-candidato a Vereador o Professor Luiz Augusto na última sexta feira 23/09.

O porquê?
Um dos motivos da desfiliação do Profº Luiz Augusto do PV foi a falta de candidatos a vereador pela sigla, principalmente depois da ida de várias lideranças para o PSOL.

Isolada igual a Sibéria
A Vereadora Lucenir (PV) ficou sozinha para a disputa de sua reeleição a uma vaga na Câmara Municipal para o pleito de 2012, resta saber agora qual chapa ela integrará, se continua na oposição sua marca, ou se aproximará do PT, marca do PV.

Disputa acirrada
Quatro partidos disputam a filiação do Professor Luiz Augusto, PSOL, PSB, PSDB e PSC, provavelmente o PSB ficará com o pré-candidato que por enquanto ainda está sem partido.

E os prefeitáveis?
Apesar de ainda ser proibido a campanha, é possível ver todos aqueles que brigarão pela Prefeitura de Xapuri, presentes em quase todos os eventos, comunidades rurais, reuniões de associações e pasmem até em festas. Na boa intenção claro!!!

Até próxima terça com as rapidinhas.

ESA diz que manejo em florestas nativas é “insustentável”

O jornal O Estadão, destacou esta semana, um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) mostrando que o manejo de florestas nativas é, do ponto de vista econômico, “insustentável”. A reportagem do jornalista Washington Novaes, classifica como “diálogo de surdo” a relação governo e sociedade.
No Acre, deputado tucano, Major Rocha, vem alertando produtores rurais instalados no projeto de manejo do Antimary, localizado na BR 364, entre os municípios de Sena Madureira e Bujari

- Há questões muito relevantes no Brasil em que, na aparência, ocorre um diálogo entre governo e sociedade; na prática, entretanto, os governantes parecem absolutamente surdos ao que dizem cientistas e cidadãos; só ouvem os que estão do lado oposto. E esse é – entre outros – o caso da gestão “sustentável” de florestas públicas por empreendimentos privados – diz a reportagem

Do ponto de vista econômico, a matéria diz que o modelo praticado em florestas públicas não permite a regeneração das árvores mais valiosas e tende à perda da rentabilidade após o primeiro corte para comercialização. Ainda segundo o estudo, em termos de sustentação da biodiversidade e manutenção da floresta, “pode fazer fracassar a política federal de concessão de florestas”.

O caso estudado é em Paragominas (PA), região onde o autor destas linhas esteve há uma década acompanhando um desses projetos e concluiu que de sustentável nada tinha; algum tempo depois ele foi embargado pelo Ibama porque retirava sete vezes mais madeira do que lhe era permitido.

Ao analisar a reportagem, o deputado Major Rocha, que vem se dedicando a fiscalização dos projetos de manejos no Acre, disse que ocorre no Pará, aquilo que ele vem alertando no Acre, especificamente, no Projeto de Manejo do Antimary.

- Aqui no Acre as denúncias comprovadas que estamos apresentando à sociedade, não tem eco. Parece que os organismos fiscalizadores estão, como diz a reportagem do Estadão, surdos e mudos. Já destaquei que o modelo de manejo do Acre é tão igual quanto o do Pará. Ninguém ganha, o homem da floresta não ganha, ganham somente os ricos madeireiros – comentou o deputado Rocha.

Pois exatamente poucos dias depois de divulgado esse estudo da Esalq o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciava que “dez florestas nacionais integram a lista de florestas públicas que poderão ser concedidas em 2012, segundo o Plano Anual de Outorga Florestal”. Ao todo, 4,4 milhões de hectares – ou 44 mil quilômetros quadrados no Pará, em Rondônia e no Acre, equivalentes a mais de dois Estados de Sergipe. E 2,8 milhões de hectares se destinarão à “produção sustentável”. Da qual se espera retirar 1,8 milhão de metros cúbicos de madeira.

A reportagem afirma que essa política vem desde a gestão Marina Silva no ministério, contestada por uma legião de conceituados cientistas – mas sem que merecesse discussão alguma. Foi aprovada por proposta do governo ao Congresso em 2006, por escassa maioria – 221 votos a 199. E dava direito a conceder até 50 milhões de hectares, por 40 anos. Imediatamente vieram críticas contundentes, muitas delas já mencionadas em artigos neste espaço.

A começar pelas do respeitado professor Aziz Ab’Saber, da USP, para quem se trata de “um crime histórico, uma ameaça de catástrofe”. A seu ver, mais de 40% das terras são públicas e permitiriam “um programa exemplar”. A concessão, no entanto, como seria feita pela proposta aprovada, levaria à exploração intensiva à margem de rodovias e à perda da biodiversidade. Mais ainda: as florestas jamais voltarão ao domínio público após 40 anos. Todos os países que entraram por esse caminho ficaram sem elas.

Com informações do Estadão e Jairo Carioca – da redação de ac24horas