Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Por Unanimidade

O Vereador Ronaldo Ferraz, atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Xapuri na semana passada fora eleito por unanimidade pelos demais Vereadores para presidir aquela casa no Biênio 2011/2012, serai totalmente normal se a situação não tivesse questões bastante interessantes.

Acontece que é a primeira vez que em Xapuri um Presidente da Câmara é reconduzido ao cargo numa reeleição por unanimidade. Quiçá que não tenhamos outro exemplo no Estado, oque significa que há um entendimento muito bom entre os Pares daquela Casa, que pode resultar em um excelente trabalho em prol da comunidade Xapuriense. Ademais o que me impressiona é que nenhum Vereador tenha sequer sugerido uma alternância na Direção da Casa.

Ronaldo Ferraz, é um Vereador que alia a Tradição peemedebista, mas que não parou no tempo “evoluiu” e mantém diálogo aberto com todas as correntes políticas do município, muito mesmo antes de a nível nacional o PMDB, abrir-se a novos horizontes o político xapuriense já o fazia neste município. Está no seu 5º (quinto) mandato como Vereador, sendo que manteve-se afastado da função de legislador em apenas uma legislatura quando se candidatara a Vice Prefeito. É Funcionário da Casa como Contador e do Estado do Acre.

Na sua trajetória política amealhou amigos de diversas correntes políticas e na sua vida pessoal mantém um grande conjunto de amigos, como é o caso deste blogueiro. Talvez tenha sido toda essa bagagem política aliada com a experiência administrativa conseguida ao longo de sua trajetória politica, bem como a excelente Gestão desenvolvida nas vezes que ocupara o cargo que o tenha credenciado por unanimidade pela primeira vez uma reeleição consecutiva para administrar os caminhos do Legislativo Mirin de Xapuri.

Parabéns ao Presidente Ronaldo Ferraz e parabéns aos demais Vereadores, porque demonstraram que política se faz com diálogo e com profissionalismo. Desejo que os Nobres Legisladores esteja afinados para que em 2011 continuem a buscar soluções para as aflições da comunidade xapuriense.

Produtores familiares recebem título da terra

Governo do Estado entrega documentos da terra para assentados pela reforma agrária
O Governo do Estado encerra o ano entregando títulos de terra para 50% dos produtores rurais assentados pela reforma agrária estadual. O presente de natal beneficia cerca de mil famílias e faz parte do Programa de Regularização Fundiária do Estado, que utiliza recursos do BIRD na ordem de R$ 7 milhões.

É da produção familiar que vem a maioria das frutas, legumes e verduras que o acreano consome e garantir a estes produtores o documento que oferece acesso a crédito e aposentadoria, entre outros benefícios, foi um compromisso assumido pelo Governo do Estado.

50% dos produtores rurais assentados
 pela reforma agrária estadual foram
beneficiados. (Foto/Reprodução)


“Pra gente essa terra significa nossa vida. É daqui que a gente produz verdura, milho, cria frango, peixe. É com a venda dessa produção que a gente se sustenta. Mas a terra, pra gente, não é só isso. Não é só fonte de renda. É também fonte de comida. A gente come o que a gente planta e colhe aqui. Esse documento que o Governo tá entregando é algo que nós esperamos por muitos anos e significa a certeza de continuidade, de uma aposentadoria, de acesso a um financiamento no banco”, disse o presidente da Cooperativa de Produtores de Aves do Alto Acre, Otacílio Jorge da Silva.

Já foram entregues os títulos para os produtores familiares assentados em pólos ou quintais agroflorestais de Rio Branco, Bujari e Plácido de Castro. Na segunda-feira o vice-governador César Messias e os secretários de Produção Familiar, Nilton Cosson, e do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Felismar Mesquita, entregaram os documentos dos produtores de Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia. Nesta terça-feira foram contemplados os assentados de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

O documento recebido pelas famílias é o Título de Concessão Real e Direito de Uso (CDRU), sendo válido por 15 anos e prorrogável por mais 15. As áreas tituladas nos pólos têm entre três e nove hectares e os quintais florestais medem entre meio e um hectare.

“O título é o documento de identidade da terra. Agora estamos entregando 382 títulos, que, somando com o que foi entregue desde o início do ano, totaliza cerca de mil documentos. O grande resultado dessa ação é a autonomia do produtor em relação a terra, que dá a ele o acesso à rede bancária, a aposentadoria e outros benefícios que para serem acessados exigem essa documentação. É o que chamamos de empoderamento das comunidades”, explicou o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Felismar Mesquita.

O produtor Raimundo Pedro da Silva, do Pólo Agroflorestal de Xapuri II, esperava pelo documento da terra desde 2001. “Pra mim isso vale ouro. É a garantia que essa terra é nossa, dos nossos filhos e que o Governo vai continuar dando assistência pra gente aqui dentro. Essas terras são produtivas, daqui sai gerimum, frango, milho, banana. A farinha de mandioca daqui está sendo vendida pra Porto Velho e Cuiabá. Agora é continuar trabalhando e valorizar ainda mais esse pedaço de chão”, comentou.

A titularização das terras dos pólos e quintais florestais foi uma solicitação da Seaprof. “É muito importante que os produtores familiares tenham o título da terra para que eles possam acessas as inúmeras linhas de crédito disponíveis para o campo, com baixos juros, facilidades de pagamento. É isso que faz com que a propriedade se desenvolva. E da produção familiar que saem os alimentos da mesa dos acreanos. É preciso valorizar o produtor rural, que sem esse documento em mãos, sequer poderia se aposentar”, explicou o secretário Nilton Cosson.

O vice-governador César Messias lembrou aos beneficiados a importância do título e o compromisso que cada um tem em não vender a terra, agora mais valorizada pelo documento. Como a venda é proibida, perde quem vender e quem comprar. Também lembrou das principais ações do Governo do Estado para o meio rural, entre elas o investimento de R$ 7 milhões na compra direta da produção, no asfaltamento dos principais ramais e da cadeia produtiva de aves, consolidada no Alto Acre.

“Essa é uma ação muito importante para o Governo do Estado, que assumiu esse compromisso com a produção familiar. O governador Binho Marques dispensou uma atenção especial aos produtores e essa entrega dos títulos, que é o documento de identidade de terra, vai garantir ainda mais direitos a estes trabalhadores”, comentou o vice-governador.
Assentados exibem com orgulho o título de terra. (Foto/Reprodução)
Municípios contemplados:
Rio Branco
Porto Acre
Plácido de Castro
Xapuri
Epitaciolândia
Brasiléia
Feijó
Tarauacá
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves
Mâncio Lima

IFAC lança editais para Processo Seletivo 2011/1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC lança os editais para o processo seletivo de alunos para o primeiro semestre de 2011. São 600 vagas gratuitas distribuídas nos Campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri nas modalidades técnicos (subseqüente, integrado e Proeja) e superior (tecnólogo e licenciatura).

As inscrições serão feitas somente em formulário online no período de 17 a 28 de janeiro, com exceção do curso na modalidade Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) ofertado neste semestre apenas no campus Cruzeiro do Sul, que as inscrições serão pessoalmente na sede provisória no prédio da Ceflora (Rua Paraná n. 865, bairro 25 de agosto)

Para os cursos superiores o ingresso para a maioria das vagas (75%) será pelo Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2010. Os outros 25% ficam para seleção através de provas, também com exceção do curso de Ciências Naturais em Xapuri em que as 40 vagas serão decididas pelo sistema de provas.

Já com relação aos cursos de nível médio nas modalidades subseqüente (pós médio), integrado (ensino médio com o técnico) e PROEJA (acima de 18 anos com curso médio e técnico) a seleção dos alunos será por meio de sorteio. Está previsto ainda para fevereiro mais um edital para o curso técnico de Meio Ambiente em Sena Madureira na modalidade concomitante (técnico pelo IFAC e ensino médio na rede estadual), o que depende do início do período escolar no município.

O IFAC neste primeiro semestre priorizou a oferta de cursos de Logística, Informática, Segurança no Trabalho, Ciências Naturais, Gestão Ambiental, Agroecologia, Agropecuária, Controle Ambiental e Cooperativismo. Conforme o reitor pro tempore, Prof. Marcelo Minghelli, a expectativa é que a oferta seja ampliada no segundo semestre com a conquista de mais espaços para as atividades acadêmicas.

Confira o Link: http://www.ifac.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=184

Seis candidatos estão na mira do Ministério Público Eleitoral

Fonte: site do MPF/Acre
A Tribuna
Procuradoria Regional Eleitoral do Acre (PRE/AC) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso contra a diplomação de Tião Viana, governador eleito pelo PT, e Jorge Viana, senador eleito pelo PT, além dos demais integrantes da chapa majoritária da Frente Popular do Acre que foram diplomados no último dia 17. O recurso tem como base a ação de investigação judicial eleitoral que acusa os diplomados de terem cometido abuso de poder econômico, abuso de poder político e abuso de meios de comunicação social durante a campanha deste ano.

O TSE julgará os argumentos e provas relacionados no recurso e poderá notificar o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) para que anule a votação obtida pelos candidatos, cassando o diploma eleitoral, que teria sido obtido, segundo a representação, de forma ilegítima e ilegal, com violações flagrantes que desequilibraram a disputa eleitoral no Estado. O recurso foi protocolado hoje, 21, no no TRE/AC, que deverá encaminhar a documentação ao TSE.

Seis candidatos eleitos e dois suplentes que receberam o diploma correm o risco de ficar sem mandato. Os motivos são as ações de investigação judicial eleitoral (Aije) impetradas pelo Ministério Público Eleitoral. As representações também pedem a inelegibilidade dos acusados que, se condenados, ficarão por oito anos sem poder concorrer a cargo eletivo. Segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria Eleitoral, mesmo com o recesso os trabalhos ainda não acabaram, pois a Polícia Federal continua enviando inquéritos que podem ser transformados em novos processos.

Com a expectativa de novos acusados, o Ministério Público Eleitoral poderá entrar com a ação de impugnação de mandato eleitoral (Aimes) para impedir a posse dos que cometeram algum tipo de crime durante as eleições. Na lista da Procuradoria Eleitoral está a deputada federal eleita Antônia Lúcia Câmara (PSC), que teria trocado combustível por voto, além de ter sido enquadrada por formação de caixa dois depois que a Polícia Federal (PF) encontrou R$ 472.130 em uma caixa de papelão.

No mesmo processo está o deputado estadual eleito e pastor Denilson Segóvia (PSC), que teria participado dos mesmos crimes que Antônia Lúcia.
Lista de processados:
Deputado eleito Walter Prado (PDT)
Deputada federal eleita Antônia Lúcia (PSC)
Deputado estadual eleito Denilson Segóvia (PSC)
Governador eleito Tião Viana (PT)
Vice-governador eleito César Messias (PP)
Senador eleito Jorge Viana (PT)
1º suplente de senador Nilson Mourão (PT)
2º suplente de senador Gabriel Maia (PSB)

Obras e homenagens marcam a data do aniversário de Chico Mendes

Prêmio Chico Mendes encerrou a programação da Semana Chico Mendes em Xapuri
Escrito por Tatiana Campos 
Se Chico Mendes fosse vivo teria completado 66 anos no dia 15. Uma extensão programação foi montada em Xapuri para comemorar a data, encerrada com a entrega do Prêmio Chico Mendes. Este ano a cerimônia ocorreu dentro da Igreja de São Sebastião, que carrega um simbolismo na história do líder seringueiro.

Oito importantes obras foram entregues à população, incluindo um Centro de Assistência Social (CRAS), 28 unidades habitacionais e a ponte que liga o bairro Braga Sobrinho, também conhecido como Bolívia, ao centro da cidade. Este é o segundo ano que o Prêmio Chico Mendes, iniciativa que premia personalidades e instituições que tenham um trabalho que segue os ideais do líder seringueiro, acontece em Xapuri.

"O prêmio ser entregue aqui, faz parte da valorização da experiência e é também um incentivo aos mais novos. O passado é a nossa inspiração, mas precisa continuar dando novos frutos. O prêmio é isso, um incentivo aos novos Chicos. A igreja de São Sebastião tem uma simbologia na história do Chico. Foi aqui que ele encontrou abrigo tantas vezes e também foi aqui que nós nos despedimos dele", disse o governador Binho Marques. Pela manhã a população de Xapuri recebeu através da secretária Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, e do prefeito Bira Vasconcelos, o novo prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e 28 unidades habitacionais dotadas de toda infraestrutura necessária.

Ponte sobre o igarapé Santa Rosa e Fonte do Bosque é entregue

Há muitos anos os moradores do bairro Braga Sobrinho esperavam pela reforma da ponte que faz a ligação com o centro da cidade. A obra, feito com recursos do Governo do Estado, foi entregue à população junto com a revitalização da Fonte do Bosque. "Hoje é um dia de entrega de grandes obras, uma data importante em que comemoraríamos o aniversário de Chico Mendes. Hoje a cidade de Xapuri vive um novo momento e está voltando a ser a princesinha do Acre. A cidade vai se tornar um pólo de conhecimento e no próximo ano já haverá a oferta de novas vagas de nível superior aqui graças as parcerias com o Instituto Federal do Acre, o Catie, da Costa Rica e UNB. Estamos transformando Xapuri", disse Binho.

O vereador José Maria, o Miranda, morador do bairro, lembrou que todos os prefeitos faziam da ponte promessas de campanha e todos eles faziam apenas pequenos reparos. "Agora nós temos uma ponte totalmente reformada, com uma obra duradoura, que vai atender as necessidades da nossa população".

Segundo o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, responsável pela obra, toda ponte é sempre um desafio para a engenharia dada as características dos barrancos dos rios, o que tem exigido emprego de mais tecnologias. "Esta ponte usou parafusos e braçadeiras, o que deu um toque de modernidade, com qualidade e baixo custo", explicou. A ponta tem um vão de 31 metros.

A Fonte do Bosque ganhou cobertura e um entorno. "Essa fonte representa um retorno histórico. Todas as pessoas que vinham da zona rural passavam por aqui para se refrescar, tomava banho e seguia a cidade", lembrou o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos.

Memorial, Café e Artesanato ao lado da Casa de Chico
A Casa de Chico Mendes, residência do líder seringueiro e também local da emboscada que tirou-lhe a vida, ganhou novos vizinhos. Um café regional, um memorial do seringueiro e uma casa de artesanato foram construídas ao redor para valorizar o sítio histórico. O local é o espaço de memória mais visitado em todo o estado.

"Uma casa isolada vai perdendo a força e vai se perdendo na paisagem. por isso a preocupação em valorizar o entorno do sítio histórico", ressaltou o secretário de Obras Públicas, Eduardo Vieira. A revitalização do entorno da casa do Chico Mendes e a reforma da Fonte do Bosque custaram R$ 360 mil e os recursos foram do Governo do Estado.
"Essa casa me traz recordações muito fortes, pois me recorda os últimos momentos que tive ao lado do meu pai. Foram momentos muito intensos pois ele já estava ameaçado de morte e houve muito carinho. Ele nos reunia na cama de manhã e brincava com a gente antes de sair para a batalha dele. Eu ainda não consigo entrar nessa casa. Eu tenho muito a agradecer ao Governo do Estado e ao governador Binho por todo esse cuidado com a casa do meu pai", disse, emocionada, Ângela Mendes, filha de Chico.


Uma pesquisa realizada em todo o Brasil com 142 operadoras de turismo buscou identificar como o Acre era visto nos outros estados brasileiros. As respostas mais obtidas foram florestas, seringais e Chico Mendes, segundo o secretário de Turismo, Cassiano Marques. "Xapuri representa tudo isso, todo este contexto que os turistas vêem buscar aqui. Por isso é tão importante a revitalização deste espaço, deste entorno", explicou o secretário.

Núcleo de artesanato e oficina de entalhe em madeira
O prédio do núcleo de artesanato não é uma obra grande ou vistosa. Mas tem um papel decisivo na vida das artesãs que serão utilizarão o espaço e as máquinas de beneficiamento de sementes.

"Foi pensando num espaço para desenvolver o artesanato que criamos este prédio, ao lado da oficina de entalhe em madeira, que também vai beneficiar a população de Xapuri e já tem 22 alunos aprendendo a profissão. O artesanato é importante, tem um papel dentro do turismo e todos que veem aqui querem levar uma lembrança da cidade", disse o secretário Cassiano Marques.

Prêmio Chico Mendes foi entregue na Igreja de São Sebastião
A sétima edição do Prêmio Chico Mendes de Florestania aconteceu na igreja de São Sebastião, seguida por uma missa e a apresentação da Orquestra de Pífanos de Caruaru. Este ano os ganhadores foram José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, o sertanista Meirellles, por Iniciativa de origem Estadual; Maria José Vilas-Boas Weiss, a Zezé Weiss, por iniciativa de origem Nacional ou Internacional e a Associação SOS Quelônios-Tracajás e Iaçá, de Plácido de Castro como Iniciativa de origem Comunitária, rural/florestal.

Durante a solenidade os agraciados receberam o Certificado de Reconhecimento e o troféu Castanha de Bronze, feito com madeira certificada. A Associação SOS Quelônios- recebeu também um cheque no valor de R$10 mil como apoio às iniciativas em favor do desenvolvimento econômico sustentável.

"Esse prêmio é a continuidade do trabalho do Chico porque nós buscamos agraciar ou instituições que, de alguma forma, mantém os sonhos dele vivos. São pessoas que atuam hoje num novo momento, com a consolidação de uma economia de baixo carbono e alta inclusão florestal. E é isso também que o Governo do Estado vem fazendo. Estamos continuando os ideais do Chico" disse o governador Binho Marques.

Para o sertanista Luiz Carlos Meireles, receber o prêmio significa aumentar o desafio. "Agora a responsabilidade aumenta. É preciso trabalhar com ainda mais cuidado e dedicação". A escritora Zezé Weiss se emocionou. "Receber este prêmio no dia 15, data do aniversário dele, na terra de Chico Mendes, na companhia dos companheiros de luta dele é de fazer tremer o coração. Me sinto muito honrada".


As pessoas que a gente ama, a gente presenteia. E esse aqui é o presente do Chico. Chico não morreu, ele continua vivo conosco. Hoje a cidade recebeu oito grandes obras, cujos os investimentos não foram assim tão altos. Mas foram vultuosos e significativos. O maior investimento aqui é o amor. A grande parcela de amor que foi colocada em cada uma dessas ações que aconteceram hoje

Obras entregues em Xapuri
- Reforma da Fonte do Bosque e da ponte do bairro Bolívia
- Complexo turístico do entorno da Casa de Chico Mendes (Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão)
- Reforma do Ginásio Álvaro da Silva Mota
- Iluminação do Estádio de Futebol
- Reforma do CRAS
- Fábrica de Bolas Ecológicas
- Núcleo de Artesanato e Oficina Entalhe em Madeira
- 28 Unidades habitacionais