Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Obras e homenagens marcam a data do aniversário de Chico Mendes

Prêmio Chico Mendes encerrou a programação da Semana Chico Mendes em Xapuri
Escrito por Tatiana Campos 
Se Chico Mendes fosse vivo teria completado 66 anos no dia 15. Uma extensão programação foi montada em Xapuri para comemorar a data, encerrada com a entrega do Prêmio Chico Mendes. Este ano a cerimônia ocorreu dentro da Igreja de São Sebastião, que carrega um simbolismo na história do líder seringueiro.

Oito importantes obras foram entregues à população, incluindo um Centro de Assistência Social (CRAS), 28 unidades habitacionais e a ponte que liga o bairro Braga Sobrinho, também conhecido como Bolívia, ao centro da cidade. Este é o segundo ano que o Prêmio Chico Mendes, iniciativa que premia personalidades e instituições que tenham um trabalho que segue os ideais do líder seringueiro, acontece em Xapuri.

"O prêmio ser entregue aqui, faz parte da valorização da experiência e é também um incentivo aos mais novos. O passado é a nossa inspiração, mas precisa continuar dando novos frutos. O prêmio é isso, um incentivo aos novos Chicos. A igreja de São Sebastião tem uma simbologia na história do Chico. Foi aqui que ele encontrou abrigo tantas vezes e também foi aqui que nós nos despedimos dele", disse o governador Binho Marques. Pela manhã a população de Xapuri recebeu através da secretária Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, e do prefeito Bira Vasconcelos, o novo prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e 28 unidades habitacionais dotadas de toda infraestrutura necessária.

Ponte sobre o igarapé Santa Rosa e Fonte do Bosque é entregue

Há muitos anos os moradores do bairro Braga Sobrinho esperavam pela reforma da ponte que faz a ligação com o centro da cidade. A obra, feito com recursos do Governo do Estado, foi entregue à população junto com a revitalização da Fonte do Bosque. "Hoje é um dia de entrega de grandes obras, uma data importante em que comemoraríamos o aniversário de Chico Mendes. Hoje a cidade de Xapuri vive um novo momento e está voltando a ser a princesinha do Acre. A cidade vai se tornar um pólo de conhecimento e no próximo ano já haverá a oferta de novas vagas de nível superior aqui graças as parcerias com o Instituto Federal do Acre, o Catie, da Costa Rica e UNB. Estamos transformando Xapuri", disse Binho.

O vereador José Maria, o Miranda, morador do bairro, lembrou que todos os prefeitos faziam da ponte promessas de campanha e todos eles faziam apenas pequenos reparos. "Agora nós temos uma ponte totalmente reformada, com uma obra duradoura, que vai atender as necessidades da nossa população".

Segundo o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, responsável pela obra, toda ponte é sempre um desafio para a engenharia dada as características dos barrancos dos rios, o que tem exigido emprego de mais tecnologias. "Esta ponte usou parafusos e braçadeiras, o que deu um toque de modernidade, com qualidade e baixo custo", explicou. A ponta tem um vão de 31 metros.

A Fonte do Bosque ganhou cobertura e um entorno. "Essa fonte representa um retorno histórico. Todas as pessoas que vinham da zona rural passavam por aqui para se refrescar, tomava banho e seguia a cidade", lembrou o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos.

Memorial, Café e Artesanato ao lado da Casa de Chico
A Casa de Chico Mendes, residência do líder seringueiro e também local da emboscada que tirou-lhe a vida, ganhou novos vizinhos. Um café regional, um memorial do seringueiro e uma casa de artesanato foram construídas ao redor para valorizar o sítio histórico. O local é o espaço de memória mais visitado em todo o estado.

"Uma casa isolada vai perdendo a força e vai se perdendo na paisagem. por isso a preocupação em valorizar o entorno do sítio histórico", ressaltou o secretário de Obras Públicas, Eduardo Vieira. A revitalização do entorno da casa do Chico Mendes e a reforma da Fonte do Bosque custaram R$ 360 mil e os recursos foram do Governo do Estado.
"Essa casa me traz recordações muito fortes, pois me recorda os últimos momentos que tive ao lado do meu pai. Foram momentos muito intensos pois ele já estava ameaçado de morte e houve muito carinho. Ele nos reunia na cama de manhã e brincava com a gente antes de sair para a batalha dele. Eu ainda não consigo entrar nessa casa. Eu tenho muito a agradecer ao Governo do Estado e ao governador Binho por todo esse cuidado com a casa do meu pai", disse, emocionada, Ângela Mendes, filha de Chico.


Uma pesquisa realizada em todo o Brasil com 142 operadoras de turismo buscou identificar como o Acre era visto nos outros estados brasileiros. As respostas mais obtidas foram florestas, seringais e Chico Mendes, segundo o secretário de Turismo, Cassiano Marques. "Xapuri representa tudo isso, todo este contexto que os turistas vêem buscar aqui. Por isso é tão importante a revitalização deste espaço, deste entorno", explicou o secretário.

Núcleo de artesanato e oficina de entalhe em madeira
O prédio do núcleo de artesanato não é uma obra grande ou vistosa. Mas tem um papel decisivo na vida das artesãs que serão utilizarão o espaço e as máquinas de beneficiamento de sementes.

"Foi pensando num espaço para desenvolver o artesanato que criamos este prédio, ao lado da oficina de entalhe em madeira, que também vai beneficiar a população de Xapuri e já tem 22 alunos aprendendo a profissão. O artesanato é importante, tem um papel dentro do turismo e todos que veem aqui querem levar uma lembrança da cidade", disse o secretário Cassiano Marques.

Prêmio Chico Mendes foi entregue na Igreja de São Sebastião
A sétima edição do Prêmio Chico Mendes de Florestania aconteceu na igreja de São Sebastião, seguida por uma missa e a apresentação da Orquestra de Pífanos de Caruaru. Este ano os ganhadores foram José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, o sertanista Meirellles, por Iniciativa de origem Estadual; Maria José Vilas-Boas Weiss, a Zezé Weiss, por iniciativa de origem Nacional ou Internacional e a Associação SOS Quelônios-Tracajás e Iaçá, de Plácido de Castro como Iniciativa de origem Comunitária, rural/florestal.

Durante a solenidade os agraciados receberam o Certificado de Reconhecimento e o troféu Castanha de Bronze, feito com madeira certificada. A Associação SOS Quelônios- recebeu também um cheque no valor de R$10 mil como apoio às iniciativas em favor do desenvolvimento econômico sustentável.

"Esse prêmio é a continuidade do trabalho do Chico porque nós buscamos agraciar ou instituições que, de alguma forma, mantém os sonhos dele vivos. São pessoas que atuam hoje num novo momento, com a consolidação de uma economia de baixo carbono e alta inclusão florestal. E é isso também que o Governo do Estado vem fazendo. Estamos continuando os ideais do Chico" disse o governador Binho Marques.

Para o sertanista Luiz Carlos Meireles, receber o prêmio significa aumentar o desafio. "Agora a responsabilidade aumenta. É preciso trabalhar com ainda mais cuidado e dedicação". A escritora Zezé Weiss se emocionou. "Receber este prêmio no dia 15, data do aniversário dele, na terra de Chico Mendes, na companhia dos companheiros de luta dele é de fazer tremer o coração. Me sinto muito honrada".


As pessoas que a gente ama, a gente presenteia. E esse aqui é o presente do Chico. Chico não morreu, ele continua vivo conosco. Hoje a cidade recebeu oito grandes obras, cujos os investimentos não foram assim tão altos. Mas foram vultuosos e significativos. O maior investimento aqui é o amor. A grande parcela de amor que foi colocada em cada uma dessas ações que aconteceram hoje

Obras entregues em Xapuri
- Reforma da Fonte do Bosque e da ponte do bairro Bolívia
- Complexo turístico do entorno da Casa de Chico Mendes (Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão)
- Reforma do Ginásio Álvaro da Silva Mota
- Iluminação do Estádio de Futebol
- Reforma do CRAS
- Fábrica de Bolas Ecológicas
- Núcleo de Artesanato e Oficina Entalhe em Madeira
- 28 Unidades habitacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News