Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Avaliação do SEAPE

Inicia-se hoje nas escolas xapurienses a aplicação das provas do SEAPE – Sistema Estadual da Avaliação e Aprendizagem Escolar. Nesta edição, serão avaliados os alunos das redes estaduais e municipais do 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como a 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Secretaria da Educação do Estado do Acre realizou, em 2009, o primeiro ciclo do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar - SEAPE - cuja finalidade principal consiste em diagnosticar o sistema de ensino e, ao mesmo tempo, servir de instrumento de monitoramento das políticas públicas de educação.

Criado em 2009, o SEAPE configura-se como uma avaliação em larga escala em que se analisa a evolução da qualidade do sistema público de ensino, verificando, anualmente o desempenho dos alunos da Educação Básica nas áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática por meio da aplicação de testes cognitivos e da investigação dos fatores associados ao desempenho escolar através de questionários contextuais.

Em 2009, o SEAPE avaliou o desempenho escolar dos alunos do 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio das redes de educação pública estadual e municipal em mais de 300 escolas, dos 22 municípios acrianos. Com essa configuração de avaliação, estima-se ter um abrangente diagnóstico do sistema de Ensino do Estado do Acre, subsídio fundamental para as ações em prol da melhoria da educação e promoção da equidade de oportunidades.

Nesse ano de 2011 a avaliação iniciará de hoje até quinta feira, desejo a tdos os alunos xapurienses que serão avaliado uma boa sorte.