Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Charge do Dia!!!

Terminou o carnaval é hora de voltar as velhas queixas, problemas na economia e tudo mais, e hora também de todo mundo se preocupar com o emprego porque segundo pesquisas aumentou o indice em mais de 2% todo mundo é que se cuide....

É Quarta feira de cinzas!!!

Ufa!!! Resisti às quatro noites carnavalescas, aproveitei ao máximo tanto na diversão quanto nas observações costumeiras que me é peculiar. Durante o carnaval tudo pode acontecer, e aconteceu!!! Limites foram ultrapassados, paciência alheia fora colocada em prova, amizades não resistiram, outras que praticamente seriam impossíveis de reatar voltaram à velha forma, excessos de falsidade foram evidentes enfim, eta periodozinho frutífero!!!!

Entre tantas situações inusitadas e maiores as que gostei, principalmente por estar sempre ladeado de amigos existiram algumas que detestei e como sou do contra mesmo falo e não peço segredo:

Banda Rio!!!
Pelo amor de Deus, Banda Rio, never... nunca mais.... Bye bye... alguém da Fundação Municipal de Cultura tem que dizer aos componentes da Banda que eles não estão com essa bola toda, não. Não são fisicamente uns Deuses Gregos para se acharem o último biscoito do pacote... Não possuem reconhecimento de público para ficarem dando pití em palco chamando segurança... e como enrolam... eu não estava no carnaval para ouvir baboseira de músico não, a cada música cantada aquela lorota para a platéia, como se os ouvidos do público fossem penico, e o pior que me traumatizaram porque se eu ouvir mais uma vez a música “vá buscar Dalila” eu me suicido, nesta ultima noite o grupo teve a displicência de tocar a musica contadinhas 5 vezes, ninguém merece!!! Depois o limite da paciência foi nos intervalos de troca de banda a equipe de som tocar “dance”, meus caros era carnaval boate é outro momento. Se pelo menos fosse algo atual, mas convenhamos as musiquinhas eram da época em que eu freqüentava a boate São Sebastião do saudoso Nogueira, lá em meados de 90 onde o sucesso da época era New Kids on the Block.

Capeta!!!
Sem fui contra e continuarei questionando a venda do coquetel de bebidas denominado “capeta”. Está quimicamente comprovado que a mistura de várias bebidas mais o açúcar e outras coisitas, provoca reações no organismo humano que até Deus não consegue compreender, já que quando os apreciadores do drink não vão parar no Hospital maluquetes, apresentam descontrole emocional tendendo à agressividade física, oque se comprova com as freqüentes “brigas” ocorridas durante os quatro dias de festa e muito intensamente no ultimo dia – ainda bem que a ação eficaz dos seguranças contratados e da policia militar impediram que problemas maiores ocorressem – e podem verificar com os detidos ou ainda os envolvidos nestas situações que na sua maioria maciçamente ou estavam consumindo o coquetel ou já estavam “loucos” por terem engerido-o. Dica para o Poder Público... na Capital e em outros municípios maiores já há lei municipal que ou proibe a comercialização do “capeta”, ou disciplina a sua composição.

Tradicional!!!
Não me chamem de pinguço, mas o dirnk que me referi anteriormente geralmente na sua elaboração é composto por: uma parte de cachaça, uma parte de vodka, a gosto outras bebidas, leite condensado e muito açúcar. Imaginem a dor de cabeça no dia posterior, faz juz o nome da bebida por que é coisa do capeta mesmo, nem no inferno te algo que o povo goste tanto mas que sabe que no final se f...

Spray Espuma!!!
Ô coisinha chata e que incomoda aquela porra de “espuma boliviana” em spray que os marmanjões e os porras loucas insistem em ficar jogando para o ar no meio dos brincantes, “lambrecando” todo mundo, que misturando com o suor, mais a bebida que também alguns imbecis que esquecem de que devem ser bebidas e não jogadas ao ar como se fossem chuva insistem em dar banho nas pessoas, vira um vudú que ninguém merece. O pior não é ficarmos cheio de espuma branca, já que com o passar dos minutos ela acaba sumindo, o ruim é aquela “m.....” ficar caindo dentro dos nossos copos de bebida...

Estátua de Carnaval!!!
Galera carnaval é carnaval!!! Carnaval é para dançar, pular se divertir, para se observar carnaval estaticamente deve-se manter afastado do local dos brincantes, ao longe, afastado... digo isso porque agente se depara com umas figuras intrigantes, que permanecem estáticos nomeio da multidão, sem beber, sequer dão um mexidinha na cintura e espera que ninguém os toque, e olha que quando alguém acidentalmente esbarra nessas antas festivas, o barraco ta armado, Deus me livre se em uma desses esbarrões você derramar alguma bebida aí é cara feia de um lado, caras e bocas de outro... Diga às estátuas de carnaval: vocês estão no lugar errado, na hora errada e com comportamento errado, se querem paz, tranqüilidade vão para casa dormir ou ainda para um retiro espiritual se querem assistir carnaval sem se exporem aos pisões e a todos os revezes, fiquem confortavelmente nos seus sofás assistindo pela Globo os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, ou ainda na Rede TV se glamurando com a cobertura do Baile Gay.

Fora esses pontos acima declinados tudo foi perfeito, principalmente o retorno do Grupo Frutos da Terra em nova composição que deram um show nesses quatro dias. É a turma de Xapuri mostrando o seu valor, agora é torcer para que a atual Administração valorize e invista na nova turma,que seja bem diferente da Administração anterior que nos seus quatro anos de mandado não contratou ninguém de xapuri para os eventos realizados.

Por falar de Frutos da Terra, ponto para o músico Heitor Marcel que compôs uma homenagem à Xapuri que levantou a galera, composição essa de muito bom gosto, resta-me agora correr atrás da letra ou parte dela para apresentar em primeira mão nesse espaço.

Bem mas hoje é quarta feira de cinzas, dia de se restabelecer dos porres de preparar-se para o dia de amanhã onde todos voltam de fato ao trabalho. Hoje é dia para os católicos irem à Missa das Cinzas receberem a substancia à fronte ou alto da cabeça no simbologismo de perdão dos exageros da festa, aos queridos pentecostais – evangélicos” – de se reconciliarem pela “fraqueza” do período e tudo volta ao normal, todo mundo esquece do que aprontou ou do que deixou de fazer e ficam anseiosos pelo próximo ano, ou melhor ainda por julho no Carnaval fora de época em Brasiléia e em setembro para o CarnaXapuri.

Mas sem Banda Rio ou música “vá buscar Dalila”!!!!!

Recordar é Viver!!!

Nesta Terça (ontem) última noite de carnaval derrepente me deparei a pensar nos carnavais da minha vida, principalmente no primeiro carnaval que ninguém nunca esquece, não os Bailes infantis, mas quando se permitem a um adolescente a freqüentar o baile adulto. Hoje vemos adolescentes de 12-15-17 anos às 3:00h da manhã pulando carnaval, me causa inveja, já que na minha adolescência esse era o maior desejo não somente meu mas de todos meus amigos da época, mas pular como se os pais não permitiam e se fugíssemos não teríamos como entrar no antigo “ponto chique” e se ficássemos na rua os Comissários de Menor – Versão antiga dos conselheiros tutelares – agiam de forma rigorosa e nos convidava a dormir no quartel e só poderíamos sair da “cana” se os nossos pais no outro dia fossem nos buscar – peia na certa em casa - Bons tempos , boas lembranças... ou não!!!

Lembrei do meu primeiro carnaval, com 17 anos ganhei um ingresso de uma mesa para o carnaval e depois não parei mais. Até o ano de 1996 os carnavais de xapuri só aconteciam nos clubes fechados e o mais disputado era o organizado pelo amigo “Caboclo” no Ponto Chique, hoje clube Assemux, os interessados deveriam comprar suas mesas e os poucos ingressos individuais não davam para quem queria, somente a partir de 2006 é que os carnavais ganharam às ruas de Xapuri. Quando adentrei ao clube achei o máximo, umas 500 pessoas todo mundo dançando – dançando não – o costume era todo mundo ficar a noite toda circulando pelo salão. Axé nem pensar era marchinha de carnaval, tradicionalmente os músicos eram da Banda de Música Municipal e o auge era o Grupo HWELLEN... Bateu saudades!!!

Em 97 o carnaval se democratizou, na época por iniciativa da Administração do ex-prefeito Júlio Barbosa e devido a uma briga política entre a administração petista e o Sr. Caboclo “Peemedebista Roxo” os bailes foram esquecidos e nasciam deste então os carnavais populares de rua, ninguém mais quis pagar para pular carnaval,podiam fazer isso de graça no meio da rua, porém o bom dessa quizila é que fora possível a todos brincar o carnaval independentemente do poder aquisitivo, porém gradativamente o glamour carnavalesco foi se esfalecendo. Os tradicionais “ranchos” passaram a ser meras aglomerações de avacalhados e bêbados, poucas seriam as pessoas que tradicionalmente participavam a continuar a tradição, a alegria contagiante do período fora pouco a pouco se transformando em alegria alcoólica, transforma-se nesse período a festa carnavalesca em Xapuri tedencionalmente como ocorrera em outros centros urbanos de uma festa de família para uma festa da juventude e aí o negócio pegou fogo novamente, surgem os primeiros blocos da “galera”: O bicho comeu, É o Bich o, Cala a Boca e me beija, Os primos, Os virgens, Os Pés de Panos, Os Procurados e tantos outros que antecederam os mais tradicionais dos últimos três anos: Yaposi, Turma da Pitu, Virgens, As Beijokeiras, K entre Nós e os Caçulinhas: Natex e Leva Eu que fazem a alegria dos brincantes.

Acabei por me lembrar dos personagens que acabam fazendo a história do carnaval em Xapuri, pessoas que acabaram se transformando no símbolo da festa e que os mais jovens que eu e mais sem interesse na construção histórica desse pedacinho de Brasil, ou não se preocupam em aprender ou fazem esforço para esquecer, mas entre tantos personagens reais que povoam essa história, temos guardar um espaço especial para o saudoso Hélio Rodrigues, figura carismática responsável pelo estímulo e organização dos primeiros bailes de Xapuri que vivenciava o período carnavalesco segundo o relato de quem o conhecia mais profundamente. Lembro-me do Sr. Helio no Rancho do Carnaval Fora de Época de 2006 que debilitado de sua saúde física, assistira da sacada de sua casa ao desfile passar, o que não daria por adivinhar o que pensava momento dos saudosos carnavais de Xapuri. Outra figura saudosa do amigo João Simão (Sabiá), que nos deixou no ano passado, que além de sua inegável contribuição ao esporte xapuriense, animava os carnavais com grande alegria, responsável pela criação da primeira escola de samba de Xapuri, os Unidos do Limoeiro, onde por dois anos os desfiles de rua tiveram um novo sentido. Há uma lacuna nesses personagens que é a do nosso eterno Rei Momo, o saudoso João Goiano que na foto ao lado aparece com a rainha do ano Itaira Menezes. Seu João era o típico vovô animado durante o carnaval, sua energia era inesgotável e por durante um bom tempo sustentou o seu reinado. Mas essa história não é somente de pessoas que já se foram as figuras que até hoje ainda fazem parte do nosso imaginário e que ainda estão presentes firmes e fortes, como é o caso da nossa querida Dona Albertina, que ainda freqüenta os carnavais de hoje e diga-se de passagem sempre fantasiadas com suas roupas multicolores e muito bam maquiada e pelo jeito a tradição na familia deverá cntinuar já que a sua neta Maiele esse ano foi eleita a rainha do carnaval é como se diz filha de peixe peixinha é, e nesse caso neta de peixe peixinha com cnerteza, outra figura é a dona Célia Salim, quanta energia e alegria que dá inveja em pessoas com quatro vezes a menos a idade. Dona Célia apesar da idade ainda marca presença nos eventos e com uma alegria invejável ainda não deixa a peteca cair...

É vou parar por aqui senão podem dizer que estou nostálgico demasiado, ou ainda que estou ficando velhinho, mas torço que possamos nós estarmos futuramente nessa lista desses personagens e dos muito que nao citei nesse espaço...

Mas é carnaval e carnaval também é história!!!

Clipping!!! (Noticias da região)

Vale a pena ler de novo: Ex-assessor acusa Orleir"O Norte não tem lei. Os poderosos decidem quem vive e quem morre" - Guilherme Duque Estrada - 6 de agosto de 1997.

O carioca Guilherme Duque Estrada não vê sua filha de quatro anos, nascida no Acre, desde o primeiro aniversário dela, em 1994. Ele deixou o Estado naquele ano, depois de assessorar Orleir Cameli na prefeitura de Cruzeiro do Sul e na campanha para o governo do Acre.

"Parti porque descobri muita coisa sobre a morte do ex-governador Edmundo Pinto", afirma. O antecessor de Cameli foi morto em um hotel de São Paulo, em 1992, quando se preparava para depor sobre a obra do Canal da Maternidade - para a qual o ex-ministro Rogério Magri confessou ter pedido propina para liberar verbas. Estabelecer relações entre assassinatos, política e obras superfaturadas na região é o objetivo do livro que Guilherme lança em novembro.

O ex-assessor acusa o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, de comandar o "Cartel de Manaus", que organizaria negócios com dinheiro público na região. A Cameli caberão "indícios fortes" de envolvimento com o narcotráfico. Ele esteve em São Paulo para assinar contrato com a editora Boitempo e concedeu a seguinte entrevista a ISTOÉ:

ISTOÉ - Do que vai tratar seu livro?
Guilherme Duque Estrada - Do que se chama na região Norte de Cartel de Manaus. Os fatos começam em 1989, quando o atual governador do Amazonas, Amazonino Mendes, ocupando o cargo pela primeira vez, convoca uma reunião para organizar campanhas nas eleições do ano seguinte, quando ele seria eleito senador. Entre os presentes estava o atual governador do Acre, Orleir Cameli, de quem Amazonino foi advogado e sócio. Ficou acertado que Amazonino bancaria as campanhas de dois candidatos a governador do PFL, presentes à reunião: no Acre, Rubens Branquinho, em Rondônia, Osvaldo Piana. Em troca, indicaria as empresas que fariam obras nos dois Estados. No Acre, a Marmud Cameli, e em Rondônia, a Contrec. No Acre, Branquinho perdeu a eleição para Edmundo Pinto, do então PDS (hoje PPB). Em Rondônia, o Piana não estava no segundo turno. Só que um dos finalistas, o senador Olavo Pires, é assassinado e quem assume sua vaga é Piana, que vence.

ISTOÉ - Quem matou Olavo Pires?
Guilherme -
O senador ia denunciar obras superfaturadas no DER. A Polícia Federal tem indícios contra pessoas como o empreiteiro Lázaro Barbosa, da Contrec e o próprio Osvaldo Piana. Todos eles teriam interesse na morte do Olavo Pires. Não há ainda nenhuma conclusão oficial, como não há no caso dos assassinatos do Edmundo Pinto e do Vandervan, da Cohab do Acre.

ISTOÉ - Era o Canal da Maternidade?
Guilherme -
Edmundo Pinto morreu em 17 de maio de 1992. Ele ia prestar, dois dias depois, depoimento à CPI do Magri. Ele pretendia contar quanto custava para chegar recursos ao Estado do Acre. Outra vítima foi o Vandervan de Souza, presidente da Cohab na gestão Edmundo Pinto. Quando a PF concluiu seu relatório sobre o caso do canal, indiciou 14 pessoas, entre elas Carlos Airton Magalhães, presidente da Sanacre e sobrinho do vice-governador que assumiu no lugar do Edmundo Pinto, Romildo Magalhães. Dias antes de depor na PF, Vandervan foi assassinado na porta de casa. Foi o mesmo grupo que passou a me perseguir, no final de 1994, quando deixei o Acre, sem romper com o Cameli. Eu havia descoberto coisas e era a bola da vez. Sofri o primeiro atentado, um tiro no rosto. Parei de poupar o Cameli em 1995, após conversar num hotel de Manaus com o irmão dele, o Eládio. Já no aeroporto, soube que tinham mandado o Leó, o matador do Cameli, me apagar.

ISTOÉ - Como age hoje o cartel?
Guilherme -
Quem comanda tudo é o Amazonico. Hoje a Marmud Cameli está fazendo obras da BR-174 e constrói portos no Amazonas. Em contrapartida, empresas como a Kapa, a Enpa e a Enconcel fazem obras das estradas BR-317 e BR-364, no Acre. A Enconcel é aquela que o suposto dono, o Fernando Bonfim, diz que ela pertence ao Amazonino e até apresentou fitas com o filho do governador admitindo isso. Já o Otávio Raman, dono da Kapa, aluga para o Amazonino a mansão onde ele mora, por R$ 7 mil mensais, quando se sabe que o salário de governador é de R$ 6 mil. A Enpa é a Contrec, do Lázaro Barbosa.

ISTOÉ - Cameli é ligado ao tráfico?
Guilherme -
Há muitos indícios. Em 7 de agosto de 1995 foi apreendido no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, um boieng com contrabando, com o nome da construtora Marmud Cameli e comandado pelo piloto Mauro Olivier de Castro, que havia sido preso em 1990 no apartamento do Antônio Mota Graça, vulgo Curica, membro do Cartel de Cali. Em 1993, o Cameli mandou buscar no aeroporto de Rio Branco, vindo de São Paulo, Jamil Hassoul, comerciante de Foz de Iguaçu preso por envolvimento com o narcotráfico. Agora, dizer se o Cameli tomava parte cabe à Polícia Federal.

Detido após virar camionete dirigindo sem habilitação e alcoolizado Por volta das 13h00, Sandro Dias Jerônimo, foi detido por policiais militares da cidade de Brasiléia no Bairro José Moreira após capotar uma S10, placas MZN 7119. Segundo informações, o mesmo havia pêgo o carro emprestado para comprar gelo no Bairro.

Na volta, em um momento de descuido quando ia trocar um cd, caiu no barranco e o carro virou de rodas para cima. Sandro ainda não tem carteira, pois, estava a espera da habilitação para o próximo mês. Para piorar ainda mais sua situação, o teste do bafômetro deu muito acima do limite de 0,2 e acusou 0,92. Considerado embriagues, foi conduzido pelos policiais até o Quartel da PM na cidade.

Segundo informações, Sandro é reincidente em dirigir sem habilitação. Três semanas antes do Natal, o mesmo envolveu-se em um acidente com moto onde atropelou uma pessoa.O mesmo será encaminhado para a delegacia de Brasiléia para ser ouvido pelo delegado José Alves, titular da delegacia da cidade. Sandro responderá por infrações de; dirigir sem habilitação e embriagado.

Segundo dados da pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, publicada recentemente, o Poder Judiciário acreano apresenta um dos maiores custos - por habitante - do país.

Segundo o CNJ, a manutenção do Poder Judiciário do Acre custa hoje, aproximadamente, R$ 112,13 por habitante. A média nacional é R$ 81,17 por habitante.No ítem relacionado às despesas totais da Justiça sobre o PIB estadual, só perdemos para Roraima. No que diz respeito à quantidade de juízes, aparecemos com média 7,72, um pouco acima da média nacional, que é de 5,86 juizes por 100 mil habitantes.

Já em relação à quantidade de pessoal auxiliar por 100 mil habitantes, ocupamos o segundo lugar, com 240,03 servidores por cada 100 mil habitantes. A média nacional é 103,68.Quando o assunto é Juizados Especiais, o Acre apresenta a maior taxa de litigiosidade do país. São 5.580 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Por outro lado, o Tribunal de Justiça do acre, no que diz respeito à carga de trabalho no juízo de 2º grau, apresenta um dos menores índices.
A pesquisa mostra ainda que o Acre é o estado onde a população menos aciona o Tribunal de Justiça, via recurso, após sucumbirem no 1º grau.


Acreanos devolvem carros financiados ao descobrir que não podem pagar pelo bem
Os bancos brasileiros têm em conjunto um estoque de pelo menos 100 mil carros recuperados de clientes inadimplentes, o equivalente à metade das vendas mensais de veículos novos no país, para desovar no mercado de autos usados, revela reportagem de Toni Sciarretta na Folha. Em Rio Branco, segundo informações do despachante de veículos, Carlos Cesar Pontes, cerca de 74 veículos são devolvidos mensalmente pelas pessoas que o adquiriram mas que não podem pagar pelos financiamentos. Segundo o despachante, a facilidade na compra dos veículos acaba fazendo com as pessoas comprem compulsoriamente. ‘essas pessoas só descobrem que não podem pagar pelo bem adquirido três ou quatro meses depois, quando sentem o impacto das parcelas no orçamento mensal, conta ele.Explica Cesar Pontes que a devolução voluntária facilita uma negociação com os bancos financiadores dos bens. ‘Como os bancos não querem perder dinheiro acabam aceitando a proposta de devolução’. Mas isso não implica que o devedor seja ressarcido das prestações pagas. Elas servem como pagamento por uso do automóvel.

Chuva derruba cobertura de palco em Brasiléia
Uma forte chuva que caiu por volta das 12h00 da segunda-feira, dia 23, fez com que parte da cobertura do palco localizado no centro da cidade de Brasiléia, fosse ao chão. No momento, havia alguns técnicos fazendo ajustes no palco e por pouco, um não foi atingido. Caso não pulasse de uma altura de quase três metros, e possivelmente teria sofrido maiores danos.

A Polícia e bombeiros foram avisados do ocorrido. Momentos após a cobertura cair, a prefeita Leila Galvão passou no local e foi comunicar à sua equipe para tomar providências. Alguns equipamentos como iluminação e caixas de som e outros, aparentemente não sofreram maiores danos.