Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Imagem do Dia!!!

Fotografia do acervo da biblioteca do IBGE, datada de janeiro de 1953, retratando o então Grupo Escolar Plácido de Castro..

Nova Xapuri

"A ex-princesinha do Acre não é mais de Adib Jatene, nem do general sem divisas Jarbas Passarinho. Professores-doutores, como Cláudio Porfírio, advogados como Eden Mota, além do radio jornalista Raimari Cardoso, professor Joscires Ângelo e o médico Rafael são as figuras do momento de lá. Andam travando embates verborrágicos, ricos vernaculamente. Isso é bom. Eles têm por direito representar a atual e toda deles Xapuri. Chega de viver do passado". Evandro Cordeiro - http://www.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=3668

O comentário acima é de autoria do jornalista Evandro Cordeiro na coluna política do site contilnet.com.br... e seria até concebido como elogio se caso os embates não tivesse se tornado uma verdadeira arena de ofensas e demonstrações de desiquilíbio democrático, já que alguns dos algozes acusadores, ainda não aprenderam que a lei da física "Para toda ação existe uma reação" torna-se válida nos casos de tentativas de insultos camuflados  brincadeiras toscas e de muito mal gosto, vale nesse caso a sabedoria popular do senso comum que "quem fala o que quer, deveras escuta o que não quer" agora só resta que algumas figuras diminutas cumpram o que anunciaram e esqueçam meu nome, já que continuo sendo alvo  de uma servil patota em suas patuscadas virtuais, oque não atinge  minha  pessoa em nenhum aspecto, já que tenho boa formação cidadã e acima de tudo longe dos méritos  almejados pelos acusadores, reconheço que minhas posturas e ações não devem  ser maculadas por menções advindas de escárnios de cidadãos que se configuram como apedeutas que vangloriam da intelectualidade que não possuem, já que esse é o principal
indicador quando hilaricamente alguém procura defeitos alheios na tentaiva de galgar posições pessoais...

Apenas encerro essa deixa parafraseando primeiramente o escritor irlandês George Bernad Shaw- "Os homens nascem ignorantes mas são necessários anos de escolaridade para torna-los estúpidos." e o nosso conhecidíssimo Jô Soares "O verdadeiro pretensioso sempre se acha mais inteligente do que todos os que são tão burros quanto ele."

Tenham uma boa Quinta Feira!!!!

Mauro Modesto não sabe se vai processar judicialmente Joana D’arc

O poeta acreano Mauro Modesto, ainda está na duvida se vai ou não, acionar judicialmente a advogada e ativista em direitos humanos Joana D’arc, por calúnia, difamação, injúria e danos morais.

Em agosto do ano passado, Joana disse durante depoimento na CPI da Pedofilia estadual, que o poeta teria abusado sexualmente de uma criança com apenas três anos de idade. Meses depois a mesa diretora da Assembléia Legislativa, fez uma sessão de desagravo, inocentando Modesto das acusações com base nos supostos depoimentos de familiares, integrantes do Conselho Tutelar, que estiveram com a vítima. As testemunhas contaram que se tratava de outra pessoa, e não Mauro.

Na época o poeta disse que pensou em cometer suicídio, diante do que ele considerou serem inverdades, vindos da ativista. O escritor passou dias em reclusão e profunda depressão. E comentou que iria buscar seus direitos judicialmente, as indenizações foram calculadas inicialmente em mais R$ 1 milhão, contra Joana D’arc. Mais de cinco advogados procuraram o poeta para entrar com ação na justiça contra a ativista. Mas o poeta disse que ainda não decidiu se vai, ou não, pedir a condenação de Joana nos tribunais e na OAB/AC (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre).

Segundo Mauro, a Assembléia Legislativa já disponibilizou os áudios dos depoimentos de Joana D’arc à CPI da Pedofilia. Ele também coletou jornais impressos e eletrônicos, além de entrevistas em emissoras de rádios, TV’s sobre o caso. “Já tenho tudo em mão para processar ela. Tenho até três anos para fazer a reclamação judicial, estou fazendo um estudo sério desse caso. Na verdade estou pensando, analisando”, explicou.

“Eu não estou preocupado em prejudicar ela, e não tenho pressa. Se tenho que fazer algo, farei de acordo com a minha consciência, de acordo com minha ética e minha dignidade. Pra mim é difícil tomar uma atitude dessas de pedir a condenação de uma pessoa, pedir dinheiro pelos prejuízos que tive, pedir prisão e que ela tenha seu registro de advogada cassado. Eu gosto de ser responsável e não quero fazer maldades contra ninguém. Eu não estou muito preocupado com ela, nem se vou processar fulano ou sicrano. Estou focado na minha vida pessoal e profissional. Vou fundar inclusive academia dos poetas acreanos, nesta quarta-feira (10), na Sborba à noite ”, falou com tranqüilidade Mauro Modesto, e comentou que não ficaria surpreso se surgissem novas denúncias contra ele, e provas plantadas, “estou bem comigo mesmo, não me importo com isso”.

A advogada Joana D’arc, procurada pela reportagem preferiu não comentar a indecisão de Modesto, de mover uma ação judicial contra ela.

O poeta - Mauro D’avila Modesto, 67, é integrante de mais de 50 academias de letras em todo pais, inclusive a acreana. Economista aposentado pelo estado do Acre, ele é natural de Sena Madureira, tem quatro filhos e cinco netos.

O Jornalista e escritor dedica mais de 41 anos da sua vida a cultura do estado, onde construiu um patrimônio histórico. Na literatura já tem sete obras publicadas e está finalizando o mais recente trabalho poético “Do outro lado do monte”, que será publicado em breve.

Francisco Costa
fsc_neto@hotmail.com