Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mauro Modesto não sabe se vai processar judicialmente Joana D’arc

O poeta acreano Mauro Modesto, ainda está na duvida se vai ou não, acionar judicialmente a advogada e ativista em direitos humanos Joana D’arc, por calúnia, difamação, injúria e danos morais.

Em agosto do ano passado, Joana disse durante depoimento na CPI da Pedofilia estadual, que o poeta teria abusado sexualmente de uma criança com apenas três anos de idade. Meses depois a mesa diretora da Assembléia Legislativa, fez uma sessão de desagravo, inocentando Modesto das acusações com base nos supostos depoimentos de familiares, integrantes do Conselho Tutelar, que estiveram com a vítima. As testemunhas contaram que se tratava de outra pessoa, e não Mauro.

Na época o poeta disse que pensou em cometer suicídio, diante do que ele considerou serem inverdades, vindos da ativista. O escritor passou dias em reclusão e profunda depressão. E comentou que iria buscar seus direitos judicialmente, as indenizações foram calculadas inicialmente em mais R$ 1 milhão, contra Joana D’arc. Mais de cinco advogados procuraram o poeta para entrar com ação na justiça contra a ativista. Mas o poeta disse que ainda não decidiu se vai, ou não, pedir a condenação de Joana nos tribunais e na OAB/AC (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre).

Segundo Mauro, a Assembléia Legislativa já disponibilizou os áudios dos depoimentos de Joana D’arc à CPI da Pedofilia. Ele também coletou jornais impressos e eletrônicos, além de entrevistas em emissoras de rádios, TV’s sobre o caso. “Já tenho tudo em mão para processar ela. Tenho até três anos para fazer a reclamação judicial, estou fazendo um estudo sério desse caso. Na verdade estou pensando, analisando”, explicou.

“Eu não estou preocupado em prejudicar ela, e não tenho pressa. Se tenho que fazer algo, farei de acordo com a minha consciência, de acordo com minha ética e minha dignidade. Pra mim é difícil tomar uma atitude dessas de pedir a condenação de uma pessoa, pedir dinheiro pelos prejuízos que tive, pedir prisão e que ela tenha seu registro de advogada cassado. Eu gosto de ser responsável e não quero fazer maldades contra ninguém. Eu não estou muito preocupado com ela, nem se vou processar fulano ou sicrano. Estou focado na minha vida pessoal e profissional. Vou fundar inclusive academia dos poetas acreanos, nesta quarta-feira (10), na Sborba à noite ”, falou com tranqüilidade Mauro Modesto, e comentou que não ficaria surpreso se surgissem novas denúncias contra ele, e provas plantadas, “estou bem comigo mesmo, não me importo com isso”.

A advogada Joana D’arc, procurada pela reportagem preferiu não comentar a indecisão de Modesto, de mover uma ação judicial contra ela.

O poeta - Mauro D’avila Modesto, 67, é integrante de mais de 50 academias de letras em todo pais, inclusive a acreana. Economista aposentado pelo estado do Acre, ele é natural de Sena Madureira, tem quatro filhos e cinco netos.

O Jornalista e escritor dedica mais de 41 anos da sua vida a cultura do estado, onde construiu um patrimônio histórico. Na literatura já tem sete obras publicadas e está finalizando o mais recente trabalho poético “Do outro lado do monte”, que será publicado em breve.

Francisco Costa
fsc_neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News