Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Em Tempos de Crise

Em épocas de vacas magras acho que atéo Papai Noel,vai parcelar seus Presentes...

Tenham uma excelente Quarta!!!

O Amigo Secreto

Pronto! Já é final de outubro e com o cheiro de novembro chegam também os montes de sorteios de amigos secretos. Tem o do trabalho. Tem também o da família. Tem ainda aquele com os amigos mais chegados e o outro com o pessoal da Rua. Tem o pessoal da academia e o do cursinho. Daí que quando você percebe, metade do seu décimo terceiro foi gasto com um monte de presentes para pessoas que fatalmente você não presentearia se não fosse o tal do amigo secreto!

Então que este ano vou ter um só! Só com a minha família. Vai ser trocado na noite de Nata. Deveríamos logoantecipar o sorteio de resolver antecipadamente as compras. A boa notícia do sorteio precoce é a antecipação da compra que evita a correria do Natal. Especificamente no meu caso, a espera não muda nada porque eu estou mesmo sem o tal décimo terceiro para colaborar no orçamento, né colega?

Certo, apesar de esta ausência ser demasiadamente sentida, concluí que não é o maior dos meus problemas. Um grande? Encontrar um presente para o amigo! Ele não é uma pessoa difícil. Aliás, é até que relativamente fácil de presentear, mas eu estou sem idéias... E diante das minhas últimas idéias imbecis tenho certo receio da coisa dar errado.

Enfim, eu até que tive uma idéia legal! Daí esbarrei no mesmo problema encontrado pela minha melhor colega nesta empreitada: tive a idéia e depois descobri que o amigo já tinha o artigo. Ainda bem que eu ainda não tinha comprado! Voltei à estaca zero...

E daí que o amigo não ajuda também... Foi dada a largada para os tais e-mails de auxílio. Aqueles onde o amigo supostamente te daria uma idéia bacana do que é que ele precisa e tudo o mais. Mesmo que você não seja obrigado a comprar exatamente o que ele mencionou, dava para - pelo menos! - ter uma idéia se a situação fosse parecida com a minha: uma falta completa de idéias! Não é mesmo? A questão é que a onda de amigo secreto este ano na minha família é compre-o-que-você-quiser-que-eu-vou-ficar-feliz-pra-caralho! Você vai ficar feliz? Mesmo? E o seu amigo? Ah! Ele que se foda!

Vou continuar tentando ter alguma idéia, mas... Está foda!!!

Estou ficando mais Burro ou mais observador!!!!

A falta de capacidade da esquerda Brasileira em se unir e propor projetos e estruturas alternativas ao capital neoliberal propicia a que a burguesia tome a iniciativa e proponha mudanças no verniz para que nada mude nas estruturas.

Depois de toda onda em cima da "crise do sistema", em que se condenou e se condena os abusos cometidos pela livre iniciativa de mercado sem nenhum controle do Estado, algumas pistas de como o capital é capaz de se reciclar começam a aparecer. Claro, depois que os Estados (com o sagrado dinheiro dos povos) assumiram o ônus dos abusos neoliberais, transferindo os prejuízos - provocados pela ganância desenfreada das mega-empresas - para as nossas costas já calejadas de tanta exploração.

Uma das iniciativas nos vem dos participantes da Semana do Empreendedorismo que acontece em São Paulo, simultaneamente com outras 1.548 atividades espalhadas pelo Brasil e em mais 74 países.

No encontro de São Paulo, obviamente reservado a empresários, foi apresentada proposta para se concretizarem duas reformas à Constituição, a Reforma Trabalhista e a Tributária: "A crise é uma ótima oportunidade para as mudanças necessárias", palavra do professor direitista Ives Gandra, com o apoio explícito do ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel e do professor José Pastore, todos tradicionais defensores do atual modelo econômico.

Quando falam de Reforma Trabalhista, os três têm em mira a promessa do presidente Lula de um projeto que vise "flexibilizar" todos os direitos. Não esqueçamos, direitos conquistados pela classe trabalhadora brasileira ao longo de dezenas de anos de muita luta e muito sangue derramado. "Flexibilizar" direitos é aumentar a exploração sobre quem trabalha, propiciando o aumento dos lucros de quem explora. Da mesma forma, ao propor novas mudanças na legislação tributária, os três evidentemente não estão pensando na redução dos impostos que recaem sobre os consumidores, nem mesmo na redução das alíquotas do Imposto de Renda sobre os salários dos que produzem as riquezas com seu trabalho suado. Estão pensando em mais redução dos encargos que beneficiem o empresariado. Não fosse isso não haveria razão para afirmar que "a crise é uma ótima oportunidade para fazer as mudanças necessárias". Necessárias para quem?

A segunda, e muito mais importante, iniciativa nos vem do encontro do G20 (com a participação dos 22 países mais importantes para a economia mundial. Lula, Cristina Kirchner e Hu Jintao – China - presentes). Vejam a pérola que de lá saiu: "Nosso trabalho será guiado por uma crença compartilhada de que os princípios do mercado, abertura comercial e de regime de investimentos e mercados financeiros eficazmente regulados estimulam o dinamismo, a inovação e o espírito empreendedor, essenciais para o crescimento econômico, o emprego e a redução da pobreza". E, diz a imprensa, Lula saiu de lá entusiasmado! Aí estão duas iniciativas concatenadas nos revelando que o capital "não dorme de botinas".

Enquanto os chefetes dos governos se animam em salvar o capital corrupto, corruptor, predador da natureza, espoliador, gerador de miséria e toda sorte de violência, os movimentos sociais competem entre si e parte deles se vende ao capital, traindo seus povos.

Pela sua incapacidade em se unir, em deixar de lado os anseios egoístas de hegemonia de cada grupo, a esquerda perde excelente oportunidade. Mesmo sabendo que a crise é histórica, e que este seria talvez o melhor momento para, unificadamente, e tendo em vista a vida do povo, a justiça e solidariedade de classe, propor e lutar por uma profunda revolução política, econômica, social e cultural, ainda assim não consegue se unir. Como é incapaz, o capital, que nada tem de bobo, toma a iniciativa e dá passos importantes para se reciclar, sem nada mudar nas estruturas de dominação e exploração. São os abutres sobrevoando os esqueletos dos famintos

Cá pra nós, brasileiros: ainda tem gente que acredita que o governo atual é de esquerda!

Brincadeira, me engana que eu gosoto tá nego!!!!

Sem filosofia... Nem pensar!

Por; Gabriel Perisse
Filosofar é pensar. Não um pensar qualquer. Não é um pensar solto no ar, perdido no mar, um ir-e-vir por aí. Não é jogar pôquer, apostar para ganhar tudo ou alguma coisa perder. Ou tudo perder e chorar sobre o pensamento derramado.

Filosofia é pensar dia a dia no dia-a-dia. Pensar é desfiar o fio da meada. Penso, logo desconfio. Pensar a prece, a pressa, o peso, o passo, a pizza, o poço, o prato, a prata, o porquê do epitáfio, as razões do rififi.

Filósofo é aquele que pára para pensar. Pára para não parar de pensar. Pensa para comer o pão com o suor de sua mente. Pensa, logo alonga, longínquo pensamento que o deixa tão perto de tudo. Filósofo só pára de pensar para pensar em que está pensando.

Filosofal viver. Filosofal andar. Filosofal tropeçar. Filosofal cair, e encontrar na queda outros motivos para mais filosofar. Filosofal sentar sobre a pedra filosofal. Idéia tanto bate sobre a pedra, tanto bate até que o pensamento perdura.

Filosofante caminhar, o homem sobre o elefante, o elefante sobre a terra, a terra sobre o vento, o vento filosofante venta para onde quer. O filosofante gigante sobre os ombros de um anão também verá mais longe.

Filosofema retira algemas, descobre o filósofo da gema, faz nascer antenas, penetrar esquemas, abordar todos os temas, reler o poema, inspirar-se no cinema, valorizar o pequeno, o fenômeno, o dilema, remar contra ou a favor da maré.

Filosofice é sempre um risco. Ninguém está livre de pensar contra o pensamento. Ninguém está livre de se aprisionar uma vez mais. Ninguém está livre de pensar que pensa, e despencar do altar que ergueu para si mesmo, confundindo filosofia com empáfia.

Filosofismo é outro risco. Belo risco, afinal, porque somos todos capazes de filosofar. O filosofismo é a filosofia que virou jogada, pretexto, mania, suborno, insulto. O filosofista finge que pensa, e por isso parece pensar melhor que o próprio pensador.

Filosófico texto, contanto que as palavras abram nossa mente e nos façam mentar o mundo. Que o texto filosófico não seja apenas manobra, cobra preparando o bote, veneno que paralisa o leitor e o devora pouco a pouco.

Filosofar, enfim, é começar a pensar sem fim. É pensar quando não se pensa em nada, pensando em tudo. Pensar como sempre. Como nunca.

Golpe do falso seqüestro por telefone é aplicado em Epitaciolândia e Brasiléia

Por Alexandre Lima - Jornal o Alto Acre
Alguns moradores da cidade de Epitaciolândia, tiveram uma manhã conturbada pela parte da manhã desta sexta-feira, dia 21. Empresários e cidadãos comuns passaram a receber ligações a cobrar onde um homem e uma mulher passavam-se por seqüestrador e vítima.

No momento em que atendiam, a mulher se passava por alguém da família pedindo socorro e dizia que havia sido seqüestrada com uma voz chorosa. Daí, o homem tomava o aparelho dizendo ameaçava dizendo que queria dinheiro e caso não fosse atendido, mataria a suposta vítima.

No período de duas horas, os trotes foram feitos em alguns estabelecimentos comerciais e residências. Alguns até assustaram-se com as ligações mas viram que passava de trotes.

Nesta segunda-feira, dia 24, foi a vez da cidade de Brasiléia, algumas casas receberam ligação a cobrar onde uma mulher e um homem faziam as mesmas ameaças dizendo que algum parente havia sido seqüestrado.

Autoridades aconselham a não atender as exigências, registrar queixa e comunicar aos familiares sobre o acontecido. Geralmente, o falso seqüestrador pede que compre cartões telefônicos para obter créditos ou as vezes dinheiro. Alguns casos foram descobertos, presos que conseguem celular, ligam de dentro de delegacias e presídios simulam falsos seqüestros. Uma dica: nunca passe dados pessoais ou de seus familiares.

As autoridades Federais e Civis foram comunicados dos acontecimentos e já passaram a investigar para tentar chegar a essas pessoas. Em todos as ligações, nenhuma pessoa havia sido seqüestrada. Caso sejam encontradas, poderão condenadas por ameaças.

Fábrica do Fogão levará energia elétrica às comunidades em Rio Branco

Está prevista para o próximo dia 11 de dezembro a inauguração da Energer Energias Renováveis Ltda, fábrica que produzirá mensalmente 50 unidades do Bio Micro Gerador - BMG Lux , o fogão que ao mesmo tempo cozinha e produz eletricidade suficiente para acender quatro lâmpadas e funcionar aparelhos de TV ou de som. A fábrica estará instalada no Parque Industrial de Rio Branco, na BR 364 (sentido Porto Velho) e trabalhará no sistema modular, o que permite responder a qualquer demanda.

A fábrica está sendo implantada após um ano de experiências com o BMG Lux. O Governo do Acre apoiou a distribuição de 27 unidades em seringais da Reserva Extrativista Chico Mendes onde, segundo Ronaldo Sato, diretor técnico da Energer, percebeu-se índice de satisfação de 75% com o desempenho do fogão. "É um resultado fantástico", comemora Sato. A experiência possibilitou inclusive a redução de pelo menos vinte quilos no peso total do fogão, que na versão que chegou às famílias da Resex pesava mais de 80 quilos.

O diretor técnico da Energer estima que o grupo empresarial que comanda a empresa já investiu R$3,5 milhões na indústria. O BMG Lux aproveita o calor para gerar energia. Atende principalmente às comunidades isoladas. Uma casa pode ser abastecida durante cinco horas com energia elétrica a partir do abastecimento das baterias.

Fogão
O BMG Lux, conforme descreve Sato, é um fogão de fácil manejo, que pode ser operado por donas de casa e que trabalha com o vapor e não com caldeira, o que afasta o risco de acidentes. O fogão retém a fuligem, que se inalada por um longo período provoca doenças pulmonares, as quais, segundo a Organização Mundial de Saúde, ocupam a oitava colocação em causas de morte no mundo.

O fogão está em exposição na Feira do Empreendedor do Piauí, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e já passou por vários testes para ser incluído no Programa Luz Para Todos como política de inclusão energética de famílias que vivem em povoados remotos.

Fonte: Governo do Acre

Comissão do Senado aprova projeto que restringe a meia-entrada

Projeto cria Conselho para fiscalizar emissão de carteirinhas.
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (25), em primeiro turno, o projeto de lei que restringe a 40% o montante de ingressos que terá de ser destinado à meia-entrada. Como tem caráter terminativo, após a votação em segundo turno pela Comissão o projeto poderá seguir para votação na Câmara.

O relatório da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que foi aprovado, determina que os produtores de eventos artísticos, culturais e esportivos, além de museus e parques, terão de reservar até 40% do espaço para venda de ingressos pela metade do preço para estudantes e idosos. Atualmente, não há limitação de espaço e os produtores são obrigados a atender a demanda por meia-entrada mesmo que ela seja integral.

Em defesa do projeto, os senadores defendem que haverá uma redução do preço total dos ingressos. Os produtores culturais são os maiores defensores desta regulamentação. “Quanto mais sobe o percentual de meia-entrada, mais sobe o preço do ingresso”, argumenta o ator Odilon Wagner, presidente da Associação de Produtores Independente de Teatro e um dos diversos artistas que acompanharam a votação.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) é contrária ao estabelecimento da cota. Para a presidente da entidade, Lúcia Stumpf, o problema do excesso de vendas de ingresso com meia-entrada poderia ser resolvido simplesmente com a regulamentação da emissão de carteiras de estudante. “A limitação do nosso direito não interessa aos estudantes e não é necessário à classe artística”, reclamou. Ela questionou também a possibilidade de fiscalização destas cotas.

Pelo texto aprovado, as cotas não serão aplicadas a camarotes, áreas VIPs e setores especiais, onde só seria vendida a entrada com preço integral.

O governo fica ainda autorizado a criar uma forma de remunerar os produtores pela concessão do benefício da meia-entrada, mas a compensação não é obrigatória.

Controle das carteirinhas
O projeto aprovado na Comissão de Educação determina ainda a criação de um conselho pelo Executivo para fiscalizar a emissão das carteirinhas de estudante. A intenção é evitar a confecção de carteirinhas falsificadas.

“É possível receber carteira de estudante hoje até como bônus na compra de um produto. Evidente que são exceções, mas existe. Queremos uma carteira de estudante de verdade para ter meia [entrada] de verdade, se a meia [entrada] é para todos é ilusória porque é preço de inteira”, observa o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), um dos autores do projeto.

Além de padronizar a emissão de carteirinhas, caberá ao Conselho decidir sobre a necessidade de compra antecipada de ingressos para quem for adquirir a meia-entrada. Essa reivindicação é feita pelos produtores, que temem ver espaços vazios nos eventos devido à cota.