Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Imagem do dia




































O que está na onda da mídia e na cabeça de todo mundo infelizmente é o sofrimento das pessoas no Rio de Janeiro e São Paulo devido as fortes chuvas que castigam aqueles estados desde o inicio do ano, o que reflete bem o que a natureza em resposta aos constantes ataques do homem provoca quando se enfurece. Compreender os sinais que a natureza nos oferece é sinal de sabedoria e de sobrevivência, e apesar de muita coisa estranha que diariamente nos cerca insistimos em não observar criteriosamente e repensar nossas atitudes.

Fiquei deveras pasmo quando nas festividades do dia 20 de janeiro em visita À Praça São Sebastião percebi que o volume de água do Rio Acre, justamente no encontro com Rio Xapuri, não tem sequer a metade do volume costumeiros dos anos anteriores.. Tinha até praia... Vocês poderão observar nessa composição de imagens dos últimos três anos a mudança observada e façam suas conclusões.

Comentário Infeliz

Durante o almoço de hoje, apesar de minha resistência o assunto principal aportou em política, já que a mesa em que almoçava sozinho, feliz e satisfeito fora completada com dois amigos e dois “quase desconhecidos” que adoram, vive e morre por questões políticas, restou-me saber se gostam tem afinidade com a política ou com a politicagem.

Entre muitos assuntos abordados, a citar administração de Xapuri, os primeiros 30 dias de governo de Tião Viana, futuro político de alguns derrotados nas urnas nas eleições passadas, cenário político xapuriense para 2012, assuntos estes que fiz questão de me abster de todos eles e não emitir qualquer opinião que fosse o que causou estranheza, porém já disse que só converso política, quando for de fato indagado e quando minha sugestão ou crítica vier a ser um fato que possa contribuir, falar por falar jamais. E é isso que esse espaço agora vai fazer... Cobranças... Cobranças plausíveis, fundamentadas e sem vislumbre de parcialidade.
Como eu estava resignado a não emitir opinião política sobre o papo, o assunto fora rapidamente mudado para as potencialidades econômicas que os municípios do Acre tem, e nessa hora veio o comentário mais esdrúxulo que já vi em uma análise econômica na minha vida. Pasmem um político xapuriense na maior simplicidade e quero acreditar na humildade sem nenhum sentido obsceno tascou a seguinte máxima

‘Agora é só investir nas capacidades já existentes para o Acre crescer, porque na nossa região já ficou bem simples:
Capixaba entra com a cana;
Xapuri com a camisinha;
Brasiléia com o Pinto;

Eu me esbaldei de rir.. Alias rir não, eu dava gargalhadas e a mesa sem compreender no que expliquei que se fosse daquela forma isso não seria desenvolvimento econômico, mas sim uma orgia sexual, regrada á álcool.

Só para explicar para os menos avisados o nobre político apenas queria ressaltar que o Município de Capixaba já possui uma capacidade instalada de produção de álcool com a revitalização da antiga Alcoolbras agora Grupo Farias e as centenas de hectares de plantio de Cana de Açúcar. Quanto a Xapuri o mesmo referiu-se ao já bem sucedido projeto da Fábrica de Camisinhas de Xapuri, já em relação ao município vizinho Brasiléia a referência era do abatedouro e frigorífico de aves que atende toda essa região.

Explicada a situação, posso dizer agora o que dá para entender a priori ouvindo rispidamente a máxima como eu ouvi: Capixaba entra com a bebida, Xapuri com o preservativo e Brasiléia com o membro fálico, agora resta saber f.... o de quem????

Em síntese foi um comentário infeliz, impensado e mal elaborado, mas acima tudo muito hilário 

A Cerveja é INOCENTE


O Grande Amigo Alan Ferreira, que por sinal é o autor do Navbar deste Blog (fotomontagem do título “parte superior da página inicial”) ontem em conversa online comigo sugeriu que eu lesse uma publicação da Revista Veja Online e encaminhou um link com o título sugestivo “Beber cerveja todo dia faz bem e combate até diabetes” e é claro que como prestação de serviço público reproduzo a publicação.













Para as mulheres são dois copos pequenos da bebida; para os homens, três

A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde. Um novo estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

“Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.

Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida. O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

Em tempo: Alan Ferreira é um jovem estudante de Administração pela Unopar e de Técnico em Meio Ambiete pelo Instituto Federal de Educação do Acre e quem sem dúvida pela sua inteligência, compromisso e responsabilidades nas suas ações profissionais e pessoais, ainda ouviremos falar muito dele, sem contar que sempre é um prazer imenso bater um papo com ele, pela diversidade de assuntos que vão dos mais sérios aos mais cômicos. Fica aqui todo o meu carinho e respeito por esse amigo e seus familiares.