Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Imagem do Dia!!!

No Acre, a cadeia produtiva da borracha ganha incentivo do Governo do Acre e parceiros tanto para produção como beneficiamento. Depois da instalação da Natex, a fábrica de preservativos masculinos produzidos com látex nativo, o preço final da borracha teve um incremento de 250%. Agora, os seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes que vendem o produto, têm uma renda mensal de em média dois salários mínimos durante os sete meses de safra. (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O Embrólio Político das Eleições 2010

Podem até me dizer que eu havia anunciado que não escreveria nada mais sobre política, mas não dá para ficar calado diante de tanta asneira política, tantas contradições que vejo no dia a dia político do Acre, e olha que a campanha ainda nem começou... sim isso para a oposição... por que para a situação a campanha já começou faz tempo..

A priori vou logo tascar uma... podem se mexer, gritar, chorar, espernear e cambal a sete mas nessas eleições vai dar do pé à cabeça Frente Popular, ou seja Presidente, Governador, Senador e maioria de Deputados Federais e Estaduais, isso tudo porque não existe oposição séria, compromissada e com ética para de fato fazer política. Vemos diariamente um bando de caciques com cheiro de naftalina que ainda pensam que são Coronéis de Barranco a ditar arrogantemente ordem para escolhas políticas... ai filho o povo não é obrigado a acompanhar...

Apesar de super máquina que se tornou  o PT no Acre, ainda é o único partido que ainda ouve em parte as bases e que bem ou mal ainda mantém um linha de diálogo com o eleitor, os demais partidos são “pseudo-instituições” falidas socialmente, já que falham com o principal elemento da democracia que é o cidadã, senão vejamos: qual é o único comitê que existe de fato e de direito em Xapuri? Qual é o único partido que independemente de época eleitoral está sempre com suas reuniões e inconstantemente articulando apoios e realizando empleitadas em busca de futuros votos?

Fico triste quando vejo que os xapurienses não possuem mais aquela garra política de outrora, todos emudeceram, ficaram surdos ou amedrontados com o poderio estabelecido. Criticas só se forem feitas bem baixinho e olhando para os lados  e bem distante da turba que se enfurece com elas.

Ouvi por diversas vezes pessoas ligadas à partidos que compõem o bloco de apoio ao candidato favorito ao Governo dizer, “Estamos na Frente Popular, mas não pensamos como a Frente Popular” Ora bolas que hipocrisia é essa, se não pensam como a Frente porque estão à sombra dela?

Compreendo que muitos apoios foram conseguidos de forma vertical ou seja, a decisão veio de cima e todos tiveram que engolir e com areia, agora ficar calado diante disso é burrice, por isso que eu digo a oposição acreana é burra, não sabe fazer política o seu tempo já passou... aliás não é só a oposição acreana não... a Brasileira....

Estava analisando o processo eleitoral desse ano a nível de Estado, enquanto o PT desde o inicio atirava num único alvo, que seria a tríplice candidatura (Tião-Jorge e Edivaldo) os partidos de oposição descarregavam e continuam a descarregar suas metralhadoras infundadas para todos os lados e sequer ainda conseguiu unificar um nome para as próximas eleições, apenas dando fúteis rasteiras como fizerem com o Rodrigo Pinto. Sinceramente se é o modelo de gestão administrativa da oposição é similar à gestão de seus líderes não quero isso para meu estado não.

Sinceramente faço questão de ir aos comícios da oposição, para ver que serão os “desconhecidos” que estarão tentando convencer a população de que possuem uma alternativa para o Estado, já que se escondem por dois anos dentro de gabinetes e nos embrólios da vida e só aparecem nesse período e ainda querem que agente os recebamos com um largo sorriso... para os cambal....

Sinceramente como poderiam até imaginar, não troquei de lado na, apenas estou sendo coerente e assumindo postura de anti-conivente com posturas ignorantes e asna que estou vendo na área política.

Acusados de assassinar professor são condenados a 103 anos

O professor foi esfaqueado e enterrado ainda vivo numa cova dentro da própria casa em outubro do ano passado
O Juiz Luiz Cloves Augusto Alves Cabral, da 4ª Vara Criminal, condenou a 103 anos de prisão, três dos quatro responsáveis pela morte do professor Marcos Afonso Soares, 46, esfaqueado por seis vezes e enterrado ainda vivo no terreno da própria casa, no dia 20 de outubro de 2009. Além dos três, um menor participou do crime. A setença saiu na segunda-feira, 14.
O juiz entendeu que Waldemir Soares da Silva, Jéferson da Silva Gonçalves e Cláudio Sérgio da Silva Gonçalves cometeram os crimes de latrocínio [roubo seguido de morte], roubo qualificado e corrupção de menores.
O serralheiro Waldemir Soares da Silva, que trabalhava na casa do professor, e  Marcos Soares, cumprirá 42 anos e três meses de prisão em regime fechado.
Há época do assassinato, Waldemir da Silva foi acusado por um menor de ser o 'mentor intelectual' do assalto que culminou na morte de Marcos Soares.
O outro acusado, Jéferson da Silva Gonçalves, foi condenado a 38 anos e três meses de reclusão em regime fechado.
Cláudio Sérgio da Silva Gonçalves, irmão de Jéferson Gonçalves, pegou 23 anos e quatro meses de prisão em regime fechado.

Acre é homenageado na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto


 Fonte: Agência Acre
RIO BRANCO - Um dos quatro mais importantes eventos literários do Brasil, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP), em sua  10ª edição, que acontece entre os dias 10 e 20 deste mês, homenageia a Espanha, o Acre, o autor Gilberto Freyre, a autora local Nádia Gotlib e o autor infanto-juvenil Ziraldo. 

O Acre foi escolhido por suas inúmeras ações e programas de leitura, entre eles, o projeto Casas de Leitura. 

No último domingo (13), o estande da Casa de Leitura, coordenado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, recebeu a ilustre visita de Tony Bellotto, guitarrista do Titãs.  

O músico conheceu o projeto realizado no espaço cultural, que promove a disseminação de cultura por meio de atividades nas diversas linguagens de leitura como as rodas de leitura, contação de história, saraus, teatro, feiras de sebo, cantigas e outras. 

Antes de visitar a Casa de Leitura, Tony Bellotto participou de um Salão de Idéias com mais de 100 participantes, que puderam conhecer pessoalmente o envolvimento do artista com a literatura, na 10º edição do evento que é  considerado o segundo maior do país e tem diferenciais como apresentações musicais e teatros, sempre com entrada gratuita. 

Diversidade e riqueza cultural acreana  
O  Acre conta com um espaço montado na Feira que é inspirado no projeto das Casas de Leitura, situado na praça Carlos Gomes. O projeto Casas de Leitura consiste na implantação de espaços de leitura em comunidades carentes, que trabalham com as diversas linguagens de leitura.

O aconchegante espaço que abriga elementos da diversidade cultural acreana,  durante toda a Feira realizará contação de histórias com a atriz Karla Martins e Maria Antonia, coordenadora da Casa da Leitura Chico Mendes, e com os contadores de história da Casa da Leitura da Gameleira: Pablo, Vanessa, Vangela e a contadora mirim Niele. As histórias narradas são oriundas do imaginário cultural acreano. 

A programação cultural envolve shows do músico acreano João Donato, da banda Los Porongas, que presta uma homenagem à Chico Mendes no Theatro Pedro II, e do músico indígena Shaneiru Yawanawa com o show Kanarô. Além disso, haverá a mostra dos cineastas indígenas do Acre. 

A Feira recebe ainda os autores acreanos Gregório Filho, Francis Mary e Margarete Edul de Souza Lopes, que discutirão a produção da literatura do Estado. 

A idéia é mostrar a diversidade e riqueza cultural do Estado que estará presente em diferentes espaços e momentos da programação. A Feira Nacional do Livro acontece de 10 a 20 de junho. Programação completa no site: www.feiradolivroribeirao.com.br  . (NS)

Os Quatro Inimigos do Homem de Conhecimento

Diz o ensinamento tolteca transmitido por C. Castañeda, que o buscador do conhecimento encontra quatro inimigos na sua jornada de liberação, que são formas de  ilusões-de-separatismo, atuando como “sombras” capazes de serem relacionadas à provações das quatro iniciações humanas, a saber:
1. “MEDO”. É o temor de morrer para o velho e enfrentar o novo, o medo de perder a proteção do rebanho e rumar para coisas desconhecidas. Esta ilusão gera imobilidade e covardia ou produz ânsias por poderes psíquicos e o culto a prestidigitadores. É a ilusão da idolatria, que se começa a vencer pela devoção sincera.
2. “CLAREZA”. A sensação de que a nova visão já representa a chegada aos objetivos, que é um dos efeitos da fé, na confusão da meta com o meio. Esta ilusão determina fanatismo ou sectarismo que impede uma relação criativa com as pessoas diferentes. É a ilusão da ideologia, que se começa a vencer pelo serviço sincero.
3. “PODER”. Na fase da iniciação, o buscador adquire conhecimento e carisma, tornando-se capaz de exercer certo grau de liderança, pelo qual pode pretender exercer alguma atividade social. Esta ilusão bloqueia a evolução, mantendo-o atado a compromissos que ele mesmo cria com suas idéias, sendo considerado o maior dos inimigos do homem de conhecimento, como quando desperta rivalidades malsãs capaz de desafiarem até a Deus mesmo. É a ilusão da ideação, que se começa a vencer pela vontade consagrada.
4. “MORTE”. Na derradeira etapa de evolução humana, o buscador conhece os limites da condição encarnada na velhice e ainda pode julgar incerta a eternidade, hesitando daí em dar o salto final no abismo que poderá lhe libertar, ante este que é o único inimigo que o buscador não pode vencer de todo. Esta ilusão impede o Grande vôo da consciência ao gerar apego à vida terrena, capaz de produzir morbidez e levar o buscador a adentrar pelas vias ilusórias da feitiçaria, na tentativa onerosa de alcançar sobrevida consciencial. É a ilusão da identificação, que se começa a vencer pelo desapego à vida material.

Poesia de Aniversário

Recebi ontem um poema pela passagem do meu Aniversário que  trata sobre  a amizade que gostaria de compartilhar com vocês;

Amigos...Pessoas queridas!!!

Amigo é quem te dá um pedacinho de chão,
quando é de terra firme que precisas,
ou um pedacinho do céu,
se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que um ombro amigo,
é mão estendida, mente aberta, coração pulsante.
É aquele que entende teu desejo de voar, de sumir devagar...
É o sol que seca tuas lágrimas,
é a polpa que adocica ainda mais o teu sorriso.

Amigo é aquele que te ouve ao telefone,
mesmo quando a ligação é caótica,
com o mesmo prazer e atenção que teria
se estivesse olhando em teus olhos.

Amigo é multimídia.
Amigo é quem fala e ouve com o olhar,
mesmo distante, em sintonia telepática.

É lua nova, é a estrela mais brilhante,
é luz que se renova a cada instante,
com múltiplas e inesperadas cores
que cabem todas na tua íris.

Amigo é aquele que diz "eu te amo"

sem qualquer medo de má interpretação:
amigo é quem te ama "e pronto".

É verdade e razão, sonho e sentimento.
Amigo é para sempre, mesmo que o
sempre não exista...