Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Acre é homenageado na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto


 Fonte: Agência Acre
RIO BRANCO - Um dos quatro mais importantes eventos literários do Brasil, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP), em sua  10ª edição, que acontece entre os dias 10 e 20 deste mês, homenageia a Espanha, o Acre, o autor Gilberto Freyre, a autora local Nádia Gotlib e o autor infanto-juvenil Ziraldo. 

O Acre foi escolhido por suas inúmeras ações e programas de leitura, entre eles, o projeto Casas de Leitura. 

No último domingo (13), o estande da Casa de Leitura, coordenado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, recebeu a ilustre visita de Tony Bellotto, guitarrista do Titãs.  

O músico conheceu o projeto realizado no espaço cultural, que promove a disseminação de cultura por meio de atividades nas diversas linguagens de leitura como as rodas de leitura, contação de história, saraus, teatro, feiras de sebo, cantigas e outras. 

Antes de visitar a Casa de Leitura, Tony Bellotto participou de um Salão de Idéias com mais de 100 participantes, que puderam conhecer pessoalmente o envolvimento do artista com a literatura, na 10º edição do evento que é  considerado o segundo maior do país e tem diferenciais como apresentações musicais e teatros, sempre com entrada gratuita. 

Diversidade e riqueza cultural acreana  
O  Acre conta com um espaço montado na Feira que é inspirado no projeto das Casas de Leitura, situado na praça Carlos Gomes. O projeto Casas de Leitura consiste na implantação de espaços de leitura em comunidades carentes, que trabalham com as diversas linguagens de leitura.

O aconchegante espaço que abriga elementos da diversidade cultural acreana,  durante toda a Feira realizará contação de histórias com a atriz Karla Martins e Maria Antonia, coordenadora da Casa da Leitura Chico Mendes, e com os contadores de história da Casa da Leitura da Gameleira: Pablo, Vanessa, Vangela e a contadora mirim Niele. As histórias narradas são oriundas do imaginário cultural acreano. 

A programação cultural envolve shows do músico acreano João Donato, da banda Los Porongas, que presta uma homenagem à Chico Mendes no Theatro Pedro II, e do músico indígena Shaneiru Yawanawa com o show Kanarô. Além disso, haverá a mostra dos cineastas indígenas do Acre. 

A Feira recebe ainda os autores acreanos Gregório Filho, Francis Mary e Margarete Edul de Souza Lopes, que discutirão a produção da literatura do Estado. 

A idéia é mostrar a diversidade e riqueza cultural do Estado que estará presente em diferentes espaços e momentos da programação. A Feira Nacional do Livro acontece de 10 a 20 de junho. Programação completa no site: www.feiradolivroribeirao.com.br  . (NS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News