Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Charge do Dia!!!


Esta charge do Toninho foi feita originalmente para o Jornal da Manhã de MG

Amigos que se Foram....

No intervalo de duas semanas perdi dois amigos (professores) que fizeram parte da minha vida acadêmica, que em muitas situações quando estava como secretário de Educação, recorri para alguns conselhos, que deixa não somente a saudade mas também a lição de aprendizado para minha vida futura pessoal e profissional.

Acompanhei ansioso durante a semana passada o desfecho do sequestro do professor Marcos Afonso, que movimentou a imprensa acreana e toda a estrutura de segurança pública estadual no intuíto de localizar os sequestradores ou ainda efetuar a recuperação, infelizmente o fechamento foi o que eu não esperava pela confirmação de sua morte. Vítima de Latrocínio o grande Marcão acabou sendo enterrado pelos bandidos no quintal de sua própria casa. Marcos Afonso, foi meu professor no Curso de Matemática com a disciplina de Educação Ambiental e Ecologia, na época recem mestrado na Universidade Central da Bolivia, possuia um humor ácido que entrava em embate direto com os acadêmicos, acabei por reencontrá-lo três anos após a Faculdade, nos tornando bons amigos, recentemente haviamos conversado sobre um projeto conjunto para 2010. Mas enfim que Deus ilumine seus novos passos...


No início da semana, me despedi de outro grande Guerreiro o Prof. José Mastrângelo que como professor, me ensinou, através de suas filosóficas e intrigantes lições quye devemos sempre ser claros e coesos nas tomadas de decisões pra que não respondamos sim, quando na verdade queríamos deizer. Tive a oportunidade de conviver com o professor Mastrângelo a partir de 1997, quando ensaiávamos os primeiros passos para composição de um grupo político de esquerda ou de centro esquerda que não fosse ligado às tetas do Poder e aos vícios sociais que afetam a politica acreana, o que culminou posteriormente com o fortalecimento do PPS no Acre, partido no qual fui filiado até meados de 2008 em 2006. Tive a oportunidade de Tê-lo como meu orientador juntam,ente com a sua Esposa Prof. Ocidéa na implantação do Programa Alfabetização Solidária no Acre, e desde aquela época os comentários de seus alunos sempre são os mesmo, de que ele Lecionava a disciplina de Pensar, ou seja, o grau de conhecimento era magnifico. Eu o considerava genial. Já o admirava desde os movimentos políticos sociais, de ser candidato ao governo e também de alguns artigos críticos, como condizia sua personalidade. Artigos esses que passei a acompanhar sempre, com mais afinco do que nunca. O procurei algumas vezes para aconselhamento na Gestão da Secretaria de Educação, do Gabinete e de outras situações admnistrativas e sempre fui muito bem recepcionado e gentilmente aconselhado.

Aos desatentos na história, realizo um paralelo da ligação da Prof. Mastrangêlo com Xapuri, já que por 2 anos o mesmo residiu nestes municipio, quando chegara ao Acre, morando na Paróquia São Sebastião em companhia com o Padre José, já que o mesmo e outro amigo o Prof. Itamar Diretor do Colégio Meta na época eram seminaristas, e sua formação inicial fora neste município. Mastrângelo aqui retornou já como professor no Primeiro curso de Pedagogia da UFAC-Xapuri, depois novamente para o Curso de História, enfim sempre esteve presente com a educação desta cidade.

Despeço-me deste grande educador e intelectual pedindo ao pai celestial que ilumine seus novos caminhos, e em homenagem a esses dois mestres com carinho parafraseio o MAchado de Assis:

"BONS AMIGOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!"
Machado de Assis

Museu dos Xapurys Convida...

Recebi na tarde de hoje convite do meu amigo Clenes, sobre o Dia Internacional da Animação, no que endosso na íntegra, já que as atividades ocorridas naqula Casa de Cultura geralmente são de uma opção que merece respeito.

No email, Clenes Alves, esclarece que este é o primeiro ano que Xapuri, terra de Chico Mendes, recebe a mostra de filmes de animação, comemorando o Dia Internacional de Animação. A Mostra contará com as parcerias do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias, Grupo de Teatro Poronga, Museu do Xapuri, Movimento Arte na Ruína e Prefeitura Municipal de Xapuri (através da Fundação Municipal de Cultura). Nesse mesmo dia, a mostra de animação contará com a exibição de curta-metragens de realizadores do Acre, intervenções teatrais e contação de histórias.

Clenes Alves, coordenador do evento local, está ansioso com o evento: “O evento certamente será um grande sucesso já que teremos grandes parcerias – como os Grupos de Teatro Poronga, Fuxico de Contadores de Histórias, Arte na Ruína, Museu do Xapury, Prefeitura Municipal de Xapuri, além de estudantes dos Cursos de Artes Visuais e Teatro da UAB/UnB – além da população em geral que receberá muito bem as mais recentes criações no gênero da animação”.

Programação

28/10/2009
Manhã
Mostra de Filmes educativos da série As aventuras do nosso amiguinho - “De olho no trânsito”, “Peso pesado” e “Vamos pôr a preguiça para correr”
Local: Museu do Xapury
Rua Cel. Brandão, 156 – Centro
Horário: 9:00h

Espetáculo/show de humor: Faz-me rir
Grupo de Teatro Poronga de Xapuri
Local: Museu do Xapury
Rua Cel. Brandão, 156 – Centro
Horário: 9:30h

Tarde
Mostra do Documentário do Revelando os Brasis: ‘Arte na Ruína’
Do Grupo Arte na Ruína (local)
Local: Museu do Xapury
Rua Cel. Brandão, 156 – Centro
Horário: 15:00h

Contos & Recontos de Xapuri
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Local: Museu do Xapury
Rua Cel. Brandão, 156 – Centro
Horário: 15:20h

Noite
Mostra Oficial – Curtas Brasileiros e Estrangeiros (recomendada para maiores de 16 anos)
Abertura com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Local: Museu Casa Branca
Endereço:Rua 17 de Novembro, s/n° – Centro
Horário: 19h30min (Horário de Brasília)

Coordenação Local: Clenes Alves
Telefone: (68) 8406-5252
E-mail:
Todos os eventos são com entrada franca.

Toinho Alves....

Recebi um email contendo dois textos adoráveis do Antônio Alves, conhecido por Toinho Alves, célebre comentarista de coisas do Acre e personagem dos programas eleitorais da Frente Popular do Acre, que escreve suas crônicas no Blog Tempo Algum. Textos estes que faço questão de reprozí-los....

A caminho
A pergunta é: como manter a esperança, sem alimentar ilusões?

Pensei e pensei, pois há muitos becos sem saída. Revejo um texto antigo, em que me perguntava se o mundo já tinha passado do ponto de não-retorno, e noto como foi se formando essa certeza de estar vivendo numa espécie de ante-presente, um tempo ineficaz, que não se conta nem se pode contar.

Agora vem Marina com esse chamado, como se ainda desse tempo, como se ainda houvesse jeito –e tanta gente acredita e transfere seus sonhos para outra embarcação, que não posso deixar de me comover. Então vem minha filha Veriana, que daqui a uns dias chega aos vinteanos, e me chama para suas conferências e revoluções comunicativas e culturais, o que me lembra, a um só tempo, que minha descendência neste mundo resulta em inevitável compromisso e que ainda posso ensinar algum ofício, afinal necessário ou ao menos prazeroso, aprendido nas andanças e batalhas d’antanho.

Está bem, vamos.

Reservo-me, porém, o direito de alguma reserva: uma ironia que prometo jamais resvalar para o sarcasmo, boa dose de ceticismo sem a impureza do cinismo, um certo enfado para reuniões já reunidas de conversas já conversadas e distrações freqüentes para olhar a paisagem –afinal, não vim à guerra apenas para guerrear. E não me chamem em dias santos.

Levo comigo uma caneta de ponta muito fina, para desenhar, um velho livro com alguma poesia e a certeza da proteção divina. Faz tempo já me passei para o lado do mistério, mas ainda conheço alguns segredos.

Sou bom na água, melhor na terra. Serei de alguma ajuda.


Só sendo
.
O homem só escora-se em si:
num pé e noutro acha seu sustento
- que o chão nunca lhe falta e é tudo que mantém.
.
Cego em que o ouvido lhe sussurra
e surdo no que o olho pinta e borra,
engole insosso o pão que a mão sem pele amassa
e não cheira, nem fede.
Inventa por fim outros sentidos e às margens chega
do mar do nada em que não morre ou mata
a sede que não tem.
.
O homem só é ninguém.

GESTÃO DE TERRAS INDÍGENAS É TEMA DE ENCONTRO DE ONGs NO ACRE

Leandro Chaves
Comissão Pró-Índio do Acre-CPI

Do dia 14 ao dia 24 de outubro, representantes de dez organizações não-governamentais de várias localidades do país estiveram reunidos no Acre. O objetivo da visita foi a participação em um intercâmbio para a discussão da formação para gestão territorial e ambiental de terras indígenas. As instituições integram a Rede de Cooperação Alternativa (RCA), que organiza esses encontros para a troca de experiências sobre temáticas relacionadas aos povos indígena.

Participaram deste intercâmbio instituições indígenas como a Associação Terra Indígena Xingu (Atix), Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina), Hutukara Associação Yanomami (HAY), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) e Vity-Cate Associação Timbira. Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC), Centro de Trabalho Indigenistas (CTI), Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (Iepé) e Instituto Socioambiental (ISA) participaram enquanto organizações indigenistas.

A primeira fase do encontro teve início no dia 16 de outubro no município de Marechal Thaumaturgo, no Centro de Formação Yorenka Ãtame (Saberes da Floresta) - uma escola que desenvolve, junto aos moradores da região, projetos para a prática de manejo de recursos naturais. Benki Pianko, coordenador da escola e uma das lideranças do povo Ashaninka, mostrou aos cerca de 30 participantes as atividades que a instituição vem realizando desde a sua criação, em 2007. Depois, o grupo se dirigiu à comunidade Ashaninka do Rio Amônia, na Aldeia Apiwtxa, para conhecerem as práticas de gestão territorial e ambiental realizadas pelo povo.

“Esse é um intercâmbio para fortalecer as demais comunidades em seus propósitos de desenvolvimento. A nossa comunidade vai estar sempre preparada, esperando essas pessoas que queiram fazer esses encontros e estaremos juntos para desenvolver cada vez mais a sustentabilidade sem agressão à natureza”, afirmou Benki.

A segunda etapa se iniciou nesta quarta-feira, 21, em Rio Branco, no Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF) da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC). Nesta fase, cada uma das dez organizações apresentou aos participantes seu histórico institucional, projetos e atividades desenvolvidas.

Erivaldo Almeida, do povo Piratapuia, do Amazonas, é liderança da Foirn. Para ele, “o intercâmbio da RCA é uma política que faz a gente conhecer as atividades de outras regiões e de outros povos para podermos traçar uma única política para o movimento indígena”. Para Alberto Hapuhy, do povo Kraô, “a gente está aqui tratando dos assuntos dos povos indígenas do Brasil, como eles estão vivendo. Isso foi a nossa visita. Está valendo a pena a gente conhecer outros lugares”.