Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Charge do Dia

Enquanto nós "abestados" do sistema televisivo e reféns de uma imprensa chapa branca a nível mundial, já que o atrelismo das grandes agências de comunicação do mundo estão ligadas aos poderosos Chefes de Estado ou empresas que por esse ou aquele motivo interferem no real sentido de dar a noticia a merecida atencão imparcial que ela merece, ficamos boquiabertos pelo início das competições da Olímpiada na China, fechamos os olhos e os ouvidops para o apelo social de um País que em pleno século XXI impõe restrições na liberdade de expressão, que mantém refém o povo Tibetano e acima de tudo possui um esquema de espionagem pública mais bem estruturada do mundo. Para se ter idéia em cada distrito nas cidades existe civis que anotam todas as ações dos vizinhos e parentes. Isso é desenvolvimento?

Para se ter idéia referindo-se às Olimpíadas o enorme esquema de segurança preparado pela China está se sobrepondo à liberdade de expressão prometida pelo Governo, e isso pode impedir o país de exibir como queria as suas proezas econômicas e culturais, segundo jornalistas radicados em Pequim.

Recentemente, autoridades interferiram numa transmissão ao vivo que havia sido aprovada pelo governo, proibiram o acesso de uma equipe de TV a um evento-teste, também previamente franqueado, e estão impedindo uma empresa de filmar em um apartamento comum fora do cordão de segurança. Alguns jornalistas já cogitam uma redução das suas coberturas olímpicas, deixando de lado até mesmo matérias positivas, não-políticas. Para quem assistiu o Jornal Nacional de segunda feira viu claramente o Reporter Global Pedro Bial ser impedido por policiais chineses de gravar em frente do estabelecimente onde havia ocorrido um atentado terrorista com a morte de 16 pessoas.

A China prometeu garantir à imprensa a mesma liberdade de Olimpíadas anteriores, mas muitos correspondentes sentem que o governo, habituado a controlar a imprensa doméstica, está renegando sua promessa para garantir a realização de um evento "perfeito".

Os Jogos estão sob a coordenação do vice-presidente Xi Jinping, e pode haver preocupações políticas por trás das restrições. Mesmo que as proibições imediatas partam de funcionários de baixo escalão, jornalistas afetados garantem que figurões do regime comunista não querem ou não conseguem intervir.

"Acho que no fundo tudo tem a ver com o medo. Ninguém quer o chefe dizendo: 'como você nos faz passar vergonha durante o evento da década?"', disse um produtor de uma grande rede estrangeira, já revendo os planos para a cobertura olímpica do canal.

E depois ainda querem me convencer que a china é um País desenvolvido!!!

DIETA DO CHOCOLATE

O meu mui amigo David Manberg, paulista e louco pelo Acre, visitanto o meu blog se preocupou com a minha postagem "Tempo para cuidar da saúde" e preocupado principalmente em me sacanear enviou a sua contribuição para a minha dieta, enquanto estiver me recuperando, o engraçado é que senti que ele está tentando me assassinar:

Segundo o gaiato eu deveria fazer a dieta do chocolate que consiste na sequinte interpretação:

1 - Coma UMA BARRA de chocolate antes de cada refeição.Isso reduzirá seu apetite ao mínimo, e você comerá menos.

2 - Chocolate é um VEGETAL. Chocolate é feito de cacau (cacau vegetal) e de açúcar. Açúcar é feito de cana ou de beterraba. Ambas são plantas, ou seja, vegetais. Logo, chocolate é, integralmente, um vegetal. Praticamente uma SALADA.

3 - Chocolate também leva leite. Portanto, chocolate é um alimento muito saudável.

4 - Chocolate pode ser recheado com passas, morango, laranja, cerejas, etc. Tudo isso são frutas, e frutas são saudáveis, portanto, coma à vontade, tantas barras quanto desejar.

5 - Probleminha: como levar 1 kg de chocolate da loja para casa em um carro quente?
Solução: coma no estacionamento mesmo.

6 - Equilíbrio: se você comer porções iguais de chocolate branco e chocolate preto...
isto é uma dieta balanceada. Saudável, portanto.

7 - Chocolates têm muito conservantes, logo...conservam você. Conservantes fazem você parecer mais jovem.

8 - Escreva "Comer chocolate" no início de sua lista de coisas a fazer hoje. Assim, pelo menos UM item de sua agenda você vai conseguir cumprir.

9 - Uma boa caixa de chocolates pode fornecer toda a sua necessidade diária de calorias. Não é prático isso?

10 - Lembre-se: STRESSED (estressado) soletrado de trás prá frente é DESSERTS (sobremesas). Portanto, sobremesa (de preferência de chocolate) é o antídoto do stress.

Acho que ele me convenceu. KKKKKKKK!!!!!

ARROGÂNCIA

no mundo em que vivemos, costumeiramente vivenciamos cenas cotidianas em diversos ambientes que nos remontam a refeltir sobre atitutes em relação às pessoas, à sociedade e muitas vezes ao nosso crescimento pessoal. recebi um email super interessante o qual gostaria muito de compartilhar com os visitantes desse humilde espaço de leitura.

Segundo o email o diálogo transcrito abaixo é verídico, e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.

Os americanos começaram na maciota:
- Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.

Os canadenses responderam de pronto:
- Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.

O americano ficou mordido:
- Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.

Mas o canadense insistiu:
- Não. Mude o SEU curso atual

O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone:
- ESTE É O PORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS E NUMEROSOS NAVIOS DE SUPORTE. EU EXIJO QUE VOCÊS MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE,OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.

E o canadense respondeu:
- Aqui é um farol, câmbio!

Moral da História:
Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos... quantas vezes criticamos a ação dos outros,quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós quando na verdade nós é que deveríamos mudar o nosso rumo...

Obaaaa!!!!! Consumismo!!!! ou devo ter responsabilidade ambiental?

Um dos dois pilares da crise ambiental atual é o consumismo desenfreado. O outro é a quantidade de gente por aqui (não estou com isto querendo justificar ou sugerir medidas extremistas, apenas constato um fato: o excesso de gente somado ao consumismo são as causas principais da crise ambiental que presenciamos)que só toma agua mineral.

Atualmente, criam-se falsas necessidades, tudo para estimular o consumo, este deus supremo da sociedade atual. Repare o leitor, por exemplo, que já há muito tempo criou-se a obrigação de beber sucos com canudinho. Por que isto? Se pensarmos bem, não há razão, é só uma falsa necessidade criada, que já virou hábito cultural. Se em nossa casa tomamos direto no copo, por que precisamos então do bendito canudinho em público? Se for por questão de higiene, ele não resolve nada, pois, se o estabelecimento não produz os sucos de maneira higiênica ou se não lava direito os copos, não é o canudo que irá resolver o problema. Para piorar, em alguns locais os canudos vêm agora embalados um a um. É um absurdo completo. Já ouvi falar também de guardanapos de papel individualmente acondicionados, mas felizmente ainda não tive o desprazer de ser apresentado a eles. Infelizmente, porém, já me deparei com pequenos pedaços de fio dental para uso único, embalados em envelopinhos tipo "band-aid". Cúmulo dos cúmulos.

Uma idéia simples e efetiva (portanto boa) no sentido de resolver este problema (e chamar a atenção para o consumismo sem causa) é a campanha, proposta pelo prefeito londrino Ken Livingstone em fevereiro, para que a população consuma água "torneiral" em vez de água mineral. Na verdade, a idéia não é nova e diversos prefeitos já lançaram campanhas similares (entre eles os de Nova Iorque, Veneza e Chicago). A idéia seria boa para o bolso e para o meio ambiente, já pensou se amoda pega aqui pelas nossas bandas, acho que o DEAS teria que melhorar o tratamento dado à agua xapuriense.

Mas o que a pobre e inocente água mineral fez de errado? Pensem comigo. O problema começa na extração. Em alguns locais do Brasil, por exemplo, há denúncias de sobre-exploração das reservas, o que pode acarretar problemas futuros. O processo de extração consome ainda alguma energia e demanda recursos, instalação de fábricas etc.

No entanto, o pior está na embalagem e no transporte. Para engarrafarmos a água, consumimos uma quantidade enorme de plástico (ou vidro em alguns poucos casos), substâncias que não se degradam rapidamente na natureza. Mesmo imaginando um percentual alto de reciclagem, haverá sempre uma quantidade considerável de produção de PET virgem. E, de qualquer jeito, tanto a produção quanto a reciclagem são processos industriais, que consomem energia e recursos naturais. No caso da produção pura e simples, pior ainda. Considerando que dados oficiais apontam que apenas cerca de 1% do lixo das cidades brasileiras é reciclado, podemos concluir que, pelo menos no Brasil, a maior parte das garrafas escapa à reciclagem e/ou descarte adequado e irão enfeitar rios e lagos boiando alegremente ou entupir lixões e aterros sanitários.

Tem mais. Depois de engarrafada, a água precisa ser transportada. Aqui, novamente consumimos energia, com os caminhões e, em alguns casos, até navios. Isto porque em diversas partes do mundo tornou-se chique consumir água importada.Como nós acreano só tomamos as aquas engarrafadas no Quinari ou na Vila Acre e esporadicamente as engarrafadas artezanalmente nos municipios, ainda temos alguma responsabilidade social e imaginem a dondoquice que é tomar agua que veem de um país tradicional (como a famosa Perrier francesa) ou de algum local aparentemente exótico (imagine o impacto marqueteiro de uma água das rochas das ilhas Seychelles ou "a pureza da água de degelo das geleiras da Patagônia").

Para termos uma idéia do custo, as matérias reproduzidas pelos jornais brasileiros sobre a campanha em Londres citam um estudo segundo o qual se emite o equivalente a 0,3 gramas de CO2 para a produção de um copo de água "torneiral" de Londres, enquanto que, se a água fosse mineral das marcas Volvic ou Evian, o valor seria a bagatela de 185 gramas do gás, 616 vezes mais.

O interessante disto tudo é que consumir água mineral tornou-se mania, lá e cá. Consome-se a toda hora e sem necessidade. Em cidades dotadas de um eficiente tratamento de água (coisa que infelizmente não ocorre em todo o Brasil), a mania é não só inútil, como perdulária em termos de recursos pessoais e, principalmente, do planeta.

Eu, mesmo sem saber destas contas, já havia reduzido muito meu consumo de água mineral, levando garrafinhas do tipo "squeeze" para diversos locais, ou reutilizando garrafinhas PET já usadas. Agora vou reduzir ainda mais. De preferência a quase zero.

Podemos ver a mania do consumo de água mineral em pessoas comprando garrafinhas para levar ao trabalho, para consumir nas academias, para servir visitas em suas casas. Neste campo, também vemos ainda outra necessidade criada: os garrafões de 20 litros, sempre com a indefectível pilha de copinhos descartáveis do lado. E por aí vai.

Gostei da idéia do prefeito não porque ache que ela vai resolver todos os problemas. O impacto geral certamente é pequeno (porém, se a ajuda não é muita, ela certamente colabora em não aumentar ainda mais a crise). Seu maior valor está em tornar evidentes os efeitos ambientais deletérios do consumismo sem causa e, espero, em fazer-nos refletir, um pouco que seja, sobre as conseqüências de nossos atos e da estrutura social insana que criamos para viver. Proponho até que se lance uma nova música de axé como marketing da campanha:

"Bebeu água? Não!
Tá com sede? Tô!
Olha, olha, olha, olha a água torneiral
Água torneiral
Água torneiral
Água torneiral
Do Candeal
Pro ambiente ficar legal"

Acho que to é com sede, voi ali tomar uma agua mineral...Ops!!!!

Polícia Federal de Epitaciolândia apreendeu quase 14 quilos de cocaína

No iniciou da tarde de sábado, dia 2, por volta das 12h30, agentes da Polícia Federal de Epitaciolândia fez apreensão de 13,635kg de pasta base de cocaína.

O êxito do trabalho partiu da investigação da PF que conseguiu prender dois jovens de Epitaciolândia que estavam levando a droga para Porto Velho, capital de Rondônia.

A droga estava escondida numa Parati, cor azul de placas de Cuiabá/MT, na lateral do veículo. Os agentes federais tiveram muito trabalho para retirar os quase quatorze quilos de cocaína pura do meio da lataria.

Os dois jovens S.C.A. de 19, e R.M.M. de 24 anos, estavam saindo de Epitaciolândia quando foram presos em flagrantes. Os dois foram levados para delegacia do município lá os policiais federais fizeram a revista minuciosa no veiculo e encontraram a droga

Em depoimento ao delegado, os jovens afirmaram que estavam só levando a droga para o estado de Rondônia e que ganhariam uma certa quantidade de dinheiro para entregar a droga na capital. A Polícia Federal agora está investigando para descobrir o proprietário da droga e a pessoa que pegaria a droga.

No final da tarde de domingo, dia 3, os dois foram levados para a penitenciária de Rio Branco aonde ficarão à disposição da Justiça. O carro está detido no pátio da Polícia Federal de Epitaciolândia.

Cobija comemora 183 anos de independência da Bolívia

Por Alexandre Lima – Cobija/Pando
A Bolívia comemorou, a festa de 183 anos de independência do País. Durante todo o dia desta terça-feira, dia 05, pela parte da manhã, desfiles cívicos aconteceram na cidade de Cobija, capital de Pando.

Com a presença do governador Leopoldo Fernandez, prefeito Flores, vereadores e convidados, juntamente com a população, foram ver as apresentações das fanfarras e estudantes da rede municipal e estadual.

Pela parte da tarde, foi a vez do desfile dos militares e universidades que fecharam o dia que antecede o data principal, dia 6 de agosto.

A luta pela independência começou em 1809, mas permaneceu parte da Espanha até 1825, quando foi libertada por Simón Bolívar, a quem o país deve o seu nome. Após uma breve união com o Peru, a Bolívia tornou-se totalmente independente. Nos anos seguintes, a Bolívia perdeu parte do seu território devido a vendas e à guerra. Uma das mais importantes guerras foi a Guerra do Pacífico.

A Bolívia enfrenta problemas culturais e raciais, e sofreu ao longo dos anos inúmeras revoluções e golpes militares. Atualmente, o povo aguarda o dia 10 deste mês para o tão esperado votação onde decidirão se o atual presidente permanecerá no cargo.

Lei Seca: no Acre, 40 já perderam direito de dirigir

Diretor do Detran diz que houve redução em 21% dos acidentes.Em vigor desde o dia 19 de junho, a Lei Seca enquadrou 43 motoristas no Acre dirigindo sob a influência do álcool. Os infratores pegos em blitz ou em rondas feitas pelo policiamento de trânsito tiveram suas carteiras de habilitação suspensas na mesma hora por um período de 12 meses, como prevê a nova lei inserida no Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o diretor de operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Renato Silva Filho, não existe amenidade com essa nova lei. Em caso de acidente com vítimas fatais ou vítimas com seqüelas, o motorista alcoolizado poderá pegar de 12 a 30 anos de prisão, pena decidida pelo Tribunal de Júri.

“Essa severidade tem sido muito positiva, pois somente em nosso Estado os acidentes diminuíram 21%. Significa que as pessoas estão mais preocupadas com a nova lei e que a bebida era, sim, responsável por muitos acidentes de trânsito”, declarou o diretor.

A Lei Seca, de número 11.705, na verdade só trouxe algumas mudanças para o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que já previa penalidades para quem dirigia sob influência de álcool.

Essas penalidades, portanto, eram consideradas insuficientes, segundo o entendimento do Ministério Público, bem como da própria comunidade vítima de um acidente em que o responsável estava alcoolizado.

De acordo com o artigo 165, era necessária a comprovação de que o motorista havia ingerido bebida alcoólica para que ele então recebesse uma suspensão da carteira por um período de 4 a 12 meses.

Quando um cidadão alcoolizado se envolvia em acidente de trânsito com vítima, ele cometia um crime considerado crime culposo, sem a intenção de matar. A pena para esse tipo de crime era de seis meses a três anos de prisão, tão baixa que se resolvia no Tribunal de Pequenas Causas. A prisão, muitas vezes nem era decretada, e o infrator pagava uma multa que chegava a R$ 1,5 mil e já estava limpo com a Justiça.

“Na verdade, sempre houve um entendimento de que quem sai dirigindo embriagado sabe que pode matar ou morrer no trânsito. Então não fazia sentido nenhum dizer que esse crime era culposo. Ele é um crime doloso, com a consciência de que o crime pode acontecer, e a Lei Seca hoje o reconhece dessa forma”, destacou o diretor.

Com a nova lei, o caso nem passa pelas mãos de um juiz, ele vai direto para o Tribunal do Júri, onde sete jurados da sociedade decidem quantos anos de prisão o infrator vai pegar - de 12 a 30 anos.

“O mais interessante é que as pessoas têm respeitado a lei. Recebemos um dado interessante esta semana de que houve um aumento de 40% de procura nas auto-escolas por mulheres e que provavelmente elas estão buscando habilitar-se em razão da Lei Seca, para dirigir no lugar do marido em dias de festa”, completou.

Renata Brasileiro- Página 20

Brinquedo de adulto

Por Rosely Syão!
Uma notícia na internet me fez saber que uma jovem mãe de 23 anos foi presa porque portava em seu celular fotos de seu filho de dois anos e dois meses com um cigarro na boca e com um revólver calibre 38 nas mãos apontando para a câmera. Ela confirmou que as fotos estavam mesmo em seu aparelho e disse que viu quando as tiraram, mas que não se dera conta da gravidade do fato.

Ao ler essa notícia, lembrei-me das muitas mensagens que chegaram pedindo que eu comentasse uma reportagem, exibida no programa Fantástico, a respeito de mulheres, a maioria delas sem filhos, que colecionam um determinado tipo de bonecas. Ainda não assisti ao programa, que parece estar disponível em sites de vídeos, mas mesmo assim aproximei os dois fatos e muitos outros que ocorrem no mundo contemporâneo.

Ocorreu-me a idéia de que temos construído um lugar especial para as crianças neste mundo: o lugar de brinquedo. Muitos adultos têm filhos e querem brincar com ele: satisfazer a todas as vontades que manifestam, encher de mimos, deixar a criança com uma imagem moderna, arrumada sempre que possível em cabeleireiros, bonita e limpa, comprar um monte de acessórios para eles etc. A foto tirada dessa criança é um belo exemplo. Esse bebê não foi mesmo tratado como se fosse um brinquedinho que tem a finalidade de realizar os caprichos de seu dono?

Como brinquedo - que tem o objetivo principal dar prazer - a criança não pode atrapalhar a vida dos adultos: em festas eles precisam de gente para cuidar delas, em finais de semana precisam de babás folguistas, em férias precisam de monitores, e quando exigem a intervenção firme dos adultos, estes desertam já que não tinham esse plano quando decidiram ter filhos.

Este pensamento é apenas uma conjectura, exagerada eu sei, mas que deve servir de alerta porque um acontecimento radical sempre diz algo a respeito do nosso estilo de vida e o contexto em que vivemos tem tudo para que nós, adultos, nos coloquemos na posição infantil. Basta analisar rapidamente o mundo da publicidade. E, quando isso acontece, as crianças de verdade ficam sem lugar.

Tenho certeza que muitos de vocês conhecem pais e mães que se comportam desse modo em relação aos filhos. E a pergunta que devemos nos fazer é: que adultos serão essas crianças no futuro se são tratadas como brinquedos dos adultos do presente? E, a questão seguinte é: como será o futuro da humanidade?

Vale lembrar que essa tendência é global e não apenas nossa. Quem costuma assistir a vídeos em sites especializados, como o “youtube”, sabe que muitos pais, de diferentes nacionalidades, se divertem filmando seus filhos nas situações mais absurdas possíveis por pura diversão e entretenimento pessoal.

A autora é psicóloga e escreve coluna no nuticias do ultimo minuto no site Ibest noticias.