Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cobija comemora 183 anos de independência da Bolívia

Por Alexandre Lima – Cobija/Pando
A Bolívia comemorou, a festa de 183 anos de independência do País. Durante todo o dia desta terça-feira, dia 05, pela parte da manhã, desfiles cívicos aconteceram na cidade de Cobija, capital de Pando.

Com a presença do governador Leopoldo Fernandez, prefeito Flores, vereadores e convidados, juntamente com a população, foram ver as apresentações das fanfarras e estudantes da rede municipal e estadual.

Pela parte da tarde, foi a vez do desfile dos militares e universidades que fecharam o dia que antecede o data principal, dia 6 de agosto.

A luta pela independência começou em 1809, mas permaneceu parte da Espanha até 1825, quando foi libertada por Simón Bolívar, a quem o país deve o seu nome. Após uma breve união com o Peru, a Bolívia tornou-se totalmente independente. Nos anos seguintes, a Bolívia perdeu parte do seu território devido a vendas e à guerra. Uma das mais importantes guerras foi a Guerra do Pacífico.

A Bolívia enfrenta problemas culturais e raciais, e sofreu ao longo dos anos inúmeras revoluções e golpes militares. Atualmente, o povo aguarda o dia 10 deste mês para o tão esperado votação onde decidirão se o atual presidente permanecerá no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News