Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Até Quarta

Aos Visitante até quarta feira
Estarei aproveitando o final de semana para comemorar entre amigos a minha passagem de primavera e iniciando a semana com visitas ao interior de Xapuri, onde com certeza trarei relíqueas de informações.

Aproveitarei estas visitas para sondar a Zona rural a cerca do pleito vindouro das eleições municipais e conversar com algumas pessoas com mais experiência de vida acerca da história da comunidade de Xapuri que nao se encontra em livros.

Bom Final de semana a todos e um excelente inicio de semana!!!

Até Quarta-Feira

O desafio da Frente Popular

Por; Antonio Muniz
Jornal O Rio Branco

Em Rio Branco, caso não aconteça o que se convencionou chamar de “acidente de percurso”, a reeleição do prefeito Raimundo Angelim (PT) pode acontecer de forma absolutamente natural. Não apenas pelos méritos da gestão da Frente Popular, mas pelo desempenho pessoal do refeito e a absoluta fragilidade dos partidos de oposição.

Apesar de não desenvolver o trabalho que pretendia e tampouco o que os munícipes esperavam, o prefeito faz o que é possível e aumenta sua popularidade. Não é tido como o melhor prefeito da história de Rio Branco, mas também não pode ser classificado como o pior. Até seus adversários reconhecem seu esforço e dedicação no sentido de resolver os principais problemas da cidade.

Por tanto, a reeleição de Angelim não é mais encarada como desafio, mas sim como algo natural. Ele conseguiu manter a unidade dos partidos que ajudaram a construir sua vitória em 2004 e ainda conquistou apoio de outras agremiações, entre estas algumas que estavam no campo oposto há quatro anos, como é o caso do PDT, que mandou produzir VT declarando apoio à Frente Popular.

Portanto, o desafio maior da Frente Popular não será manter em suas mãos a Prefeitura de Rio Branco, mas conquistar, enfim, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Na segunda maior cidade do Acre, em mais de 25 anos, o PT conseguiu eleger apenas um vereador. Em 2004, mesmo tendo lançado o deputado federal Henrique Afonso, um candidato forte e respeitado, a FPA amargou mais uma derrota.

A rejeição aos petistas é tão grande em Cruzeiro do Sul que o partido não conseguiu projetar nenhum nome com chances reais de vencer a disputa. Ao que tudo indica, o PT apoiará um candidato produzido pelo PP, partido do vice-governador César Messias. Além da prefeita Zila Bezerra, o candidato da FPA, seja lá quem for, terá que enfrentar ainda o ex-deputado Vagner Sales e o deputado federal Ilderley Cordeiro (PPS).

Mesmo tendo grande estrutura em todos os municípios, a Frente Popular do Acre, segundo declarou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) não pretende ganhar em todos, mas quer manter as prefeituras conquistadas em 2004 e eleger prefeito nos maiores colégios eleitorais, entre este Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre.

Humilhação
Enquanto o povo acreano é humilhado e impedido de assistir até aos jogos de futebol, tem gente preocupada com fuso horário. Esses parlamentares da base governista deveriam nos respeitar mais.

Letargia
Voltamos aos anos 80, quando éramos proibidos de assistir aos jogos de futebol. Enquanto isso, os deputados e senadores da bancada governista continuam no estado de letargia.

Eleição
De norte a sul do Acre estamos vendo obras construídas pelo poder público. Seria bom que tivéssemos eleição todos os anos. As obras seriam mais presentes na vida da gente.

Vergonha
Os deputados federais que foram eleitos e reeleitos em 2006 jurando de pés juntos que iriam defender os interesses do povo acreano. Sobretudo dos mais humildes e excluídos, votaram ontem a favor da criação de mais um imposto.

O único
Dos oito deputados federais do Acre, apenas Flaviano Melo (PMDB) teve coragem de votar contra a pouca vergonha. O novo imposto chama-se Contribuição Social da Saúde (CSS), que substituirá a tal CPMF, extinta em dezembro pelo Senado.

Homenagem
Governador Binho Marques (PT) foi homenageado ontem, em Manaus (AM) pela Marinha do Brasil nas comemorações do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A homenagem foi prestada pelo 9º Distrito Naval.

Festa
A Marinha do Brasil festeja os 143 anos da Batalha Naval do Riachuelo, travada em 11 de junho de 1865 às margens do rio Riachuelo, um dos afluentes do rio Paraguai.

Iesacre
Será amanhã “O Primeiro Arraial Solidário do Iesacre”, promovido pelas coordenações e acadêmicos dos cursos de Administração, Serviço Social e Jornalismo, com o apoio da direção da instituição.

Olinda lança candidatura à reitoria da Ufac

A professora Olinda Batistas Assmar anunciou a sua candidatura rumo à Reitoria da Universidade Federal do Acre(Ufac). Como vice, na chapa da situação, o professor Pascoal Muniz, que conta com apoio dos setores progressistas da universidade pública.

A solenidade de lançamento da chapa Olinda / Pascoal aconteceu na tarde da última terça-feira, no campus da Ufac. O evento, no entanto, contou com a presença do atual reitor - Jonas Filho, do presidente do Sintest (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Terceiro Grau) - Dário Lopes, do coordenador da Incubadora Solidária - Carlos Franco, dos correligionários e simpatizantes dos dois grupos políticos que celebraram a aliança, para concorreram a eleição da Reitoria da Ufac.

Olinda Batista Assmar busca construir coletivamente com os novos aliados um plano, fundamentado em três pilares: ensino de qualidade, pesquisas cientificas e extensão comprometida com as políticas de desenvolvimento regional. Desta equação, o aumento do número de curso (universitário) e oferta de mais vagas acadêmicas para atender a demanda no campus de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Outros pontos defendidos pelos aliados como garantia de uma universidade autônoma, pública, democrática gratuita e de qualidade; garantia de uma administração / integrada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, (através da indissociabilidade do ensino), pesquisa e extensão; e ampliação das parcerias com as instituições federais, sociedade civil e estado e municípios.

Para Pascoal Muniz, o novo reitor precisa construir uma proposta coletiva que leva em conta todas as aspirações dos Cursos Universitários (Rio Branco e Cruzeiro do Sul). A missão deste cargo, estabelece um projeto de políticas afirmativas que permita a inclusão da sociedade acreana. “Sempre defendemos uma chapa única, que contribua para manutenção da unidade acadêmica”, enfatizou o candidato a vice.

Propostas

A professora Olinda Batista Assmar em entrevista ao jornal O RIO BRANCO, comentou que a sua proposta será o resultado do debate coletivo, para construção de um Plano de Desenvolvimento Institucional. Mas com prioridade para expansão dos cursos e o trabalho científico, voltado para as políticas de desenvolvimento regional, através das parcerias com as universidades (nacionais e internacionais). “Buscaremos dar mais visibilidade às ações acadêmicas para que a sociedade possa ter acesso aos trabalhos acadêmicos e científicos”, ressaltou Olinda Batista.

Margarida e Vicente lançam manifesto

A professora-doutora Margarida Lima Carvalho e oporofesor-doutor Vicente Cruz Cerqueira pensam diferente dos componentes da chapa liderada pela professora-doutra Olinda Batista e são candidatos à reitora e vice-reitor, respectivamente. Acreitando ser possível construir um projeto de universidade pública democrátrica e autônoma, lançaram manifesto e vãoà luta. Margarida aparece em primeiro lugar na pesquisa de intenções de votos na comundiade universitária, mas ela não está preocupada com pesquisa. A maior preocupação de Margarida é expor proposta e ouvir professores, alunos e funcionários da Ufac. Leia o manifesto lançado por Margarida e Vicente.



Manifesto

As candidaturas da professora-doutora Margarida Lima Carvalho (reitora) e do professor-doutor Vicente Cruz Cerqueira (vice) à administração superior da Ufac, no quadriênio (2008-2012), estão fundamentadas na compreensão de que é possível construir um projeto de universidade pública, laica, democrática e autônoma, capaz de imprimir novos referenciais de qualidade ao conjunto mais imediato das ações que configuram o fazer universitário – o ensino, a pesquisa e a extensão.

Como espaço plural de produção e difusão do conhecimento, a Ufac não pode manter-se restrita aos seus próprios domínios. Sem perder de vista o atendimento às exigências do contexto local, é premente a criação de condições que permitam posicioná-la como uma instituição de vanguarda no contexto da região amazônica. Sua inserção e reconhecimento no contexto mais geral das universidades públicas brasileiras é um imperativo, sobretudo entre aquelas que reconhecidamente têm se destacado pelas boas práticas de gestão político-administrativa, pelos investimentos na expansão do ensino de graduação; pelo reconhecimento dos seus cursos e programas de pós-graduação; pela produção, difusão e publicidade dos resultados de sua pesquisa científica e pela inserção e aderência às questões do desenvolvimento econômico, social e cultural.

De igual forma, os projetos de interesse institucional não podem continuar sendo geridos de forma monolítica, excludente e unilateral, pois o esvaziamento dos espaços de debate e de crítica acadêmica, das instâncias de deliberação e de gestão democrática da universidade significa desprezar a capacidade de elaboração e de massa crítica internamente produzida.

A Universidade Federal do Acre (Ufac), única instituição de ensino superior portadora da credencial de “universidade” no Estado do Acre, não merece continuar padecendo do improviso, da ausência de planejamento, da falta de visão administrativa e do encurtamento do olhar e da negação do diálogo entre os seus segmentos.

Urge, portanto, celebrar compromissos que resultem na definição de políticas institucionais e na construção de ações acadêmicas que se situem para além dos interesses corporativos dos grupos que querem se eternizar no poder.

Acreditamos ser possível um amplo movimento que firme compromissos com o desenvolvimento da Ufac e leve ao redesenho da instituição frente aos desafios impostos à universidade pública nesse início de século.

Auditor do TCE pode está acobertando desmandos de Vando Torquato na prefeitura de Tarauacá

Os desmandos administrativos do prefeito de Tarauacá Vando Torquato podem está sendo acobertadas pelo Tribunal de Consta do Estado. Pelo menos é a conclusão de um grupo de vereadores chegou apos receber documentos que comprovam a dia do auditor Ribamar Trindade de Oliveira ä cidade com passagem paga pela prefeitura.

Por conta dessa e de outras denúncias a Câmara Municipal de Tarauacá encaminhará esta semana pedido de investigação para averiguar uma série crimes de improbidades administrativas cometidas pelo prefeito Vando Torquato. Os vereadores têm em mãos farto material que configuram desvio de conduta do prefeito.

Além do pedido de explicação a respeito da relação do assessor do conselheiro chefe do Tribunal de Contas do Estado com a prefeitura, os vereadores que apurar suspeita de favorecimento em licitação, enriquecimento do prefeito incompatível com salário recebido pelo prefeito.

Outras denuncias graves que podem configurar crime eleitoral é relativo uma enxurrada de contratos provisórios e contratos de prestação de serviços com finalidade exclusivamente eleitoral. Segundo os vereadores de oposição, os casos mais aberrantes são nas escolas da zona rural. Para cada professor contratado existem entre 3 e até 5 serventes. Todos contratos são em forma de prestadores de serviços.

Contra Vando Torquato também pesa a acusação de utilização de recursos púbicos para pagar passagens aéreas e despesas para vereadores e aliados políticos. Entre os pagamentos indevidos, consta bilhetes de passagens para o ex-prefeito Esperidião Junior para o município do Jordão.

O montante das despesas com passagens dessa natureza ultrapassa R$ 20 mil.

Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura

Assessoria FGB
13/06/2008 - 11:36
Nomes vencedores serão divulgados neste sábado durante a Feira do Sebo
Pensando em potencializar, divulgar os escritores e seus trabalhos, além de movimentar o segmento literário ligando antigas e novas gerações, a Fundação Garibaldi Brasil e a Academia Acreana de Letras - AAL realizam o I Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Acreana.

Os nomes dos vencedores serão divulgados neste sábado, 14, durante a Feira do Sebo, às 17horas, no Calçadão do Mercado Velho, em solenidade que reunirá os membros da Academia Acreana de Letras, equipe do Programa de Leitura da Fundação Garibaldi Brasil e comunidade cultural de Rio Branco.

A produção literária de Rio Branco apresenta importantes nomes. São poetas, cronistas, romancistas que podem ser lidos nas colunas dos jornais, nas bibliotecas da cidade, nos blogs ou até vistos da Tv ou ouvidos na rádio.

O prêmio contempla seis categorias: Conto, Crônica, Romance, Poema, Ensaio e Relato, memórias e casos. Mais de 154 obras foram inscritas no período e setembro de 2007 a fevereiro de 2008, e analisadas pela comissão avaliadora.

Além de terem suas obras publicadas, os vencedores receberão prêmios de até R$ 1.500,00. A realização do Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura Edição 2007 faz parte da comemoração do centenário de nascimento de Garibaldi Brasil, agitador cultural que nomeia a Fundação Municipal de Cultura.

Para esta comemoração, a FGB prevê uma programação especial em uma semana de festividade no mês de setembro, com exposições artísticas, palestras etc, finalizando com a publicação das obras vencedoras e premiação dos autores.

O NOVO FUSO HORÁRIO: RISCOS, DESESPERO E GOLPES

Dessa vez vai ser difícil para o Senador mudar as coisas da forma como ele está se acostumando. Felizmente o ser humano tem um relógio biológico que, ao contrário do relógio comercial e político, não pode ser mudado por decreto


Tomo a liberdade de reproduzir o comentário postado no Blog do Altino pelo leitor Isaac Melo, reagindo ao post 'Realismo Fantástico', no qual o jornalista mostra o absurdo que é a mudança do fuso horário acreano promovida pelo Senador Tião Viana para atender o interesse das empresas de comunicação, sem dar a menor chance para que o povo acreano possa opinar se está ou não a favor da mudança.

"Caro Altino,

É imprescionante o discurso medíocre e com bases em falácias de Viana e seus aliados. Eles falam que estão corrigindo uma distorção histórica. A única coisa que anda distorcida são suas mentes. Só falta agora criarem uma lei para aproximar geograficamente o Acre dos grandes centros urbanos. Como? Pergunte às mentes brilhantes desses políticos! Enquanto urgem projetos fundamentais na área de saneamento e saúde, esses lacaios do povo vem com essas loratas, e que todos agora vamos "pagar o pato". Isso é um insulto à inteligência dos acreanos.

Fraternalmente,

Isaac Melo"

É um comentário duro, realista, mas que reflete bem o que é esta mudança: puro autoritarismo em pleno 'período democrático' da história política acreana. Vai para os anais da história. Ainda bem. Assim não esqueceremos que foi o Senador Tião Viana o responsável por tudo. Como bem disse o Altino: "esse é o perigo do excesso de empoderamento".

O Senador sabe que em 2010 haverá eleição para Governador e seguramente deve ter ambição em assumir o comando do Estado. Esperamos que ele não venha a se iludir pela facilidade que terá para emplacar seu nome como candidato ao cargo majoritário pela Frente Popular. Temos certeza que ele sabe que isso não significa muita coisa pois quem decide é um grupo de políticos controlados por ele.

Felizmente, a eleição do próximo governador vai depender da vontade popular. E o povo não esquecerá nunca a mudança do fuso horário promovida pelo Senador. O povo vai lembrar desse fato funesto diariamente pela manhã quando acordar e ver que foi o Senador que obrigou a população acreana a se levantar e, em muitos casos, a sair de casa antes do amanhecer. Acima de tudo, o povo não vai esquecer que isso foi feito sem a sua permissão e está consciente de que a mudança atende majoritariamente o interesse dos empresários.

Agora que a entrada em vigor do novo fuso horário é inevitável, não existe propaganda paga com recursos públicos, artigos e matérias favoráveis na imprensa local, ou qualquer outra coisa para mudar essa nova realidade que os acreanos terão que enfrentar a partir de 23 de junho: a escuridão matinal.

Aliás, a propaganda oficial sobre o novo fuso horário é fraquinha. Além de parecer pura propaganda (paga com recursos públicos) a favor da mudança, quando devia apenas informar sobre a mudança, a campanha inicial estava equivocada sobre a data da mudança. Agora estão trombeteando que devemos 'desconsiderar a mensagem anterior'. Será que tem alguém dentro do governo sabotando a mudança?

Nessa altura do campeonato é de se supor que nos bastidores o Senador e seus assessores estejam agindo para que o Governo do Estado e as prefeituras atrasem o horário do início das aulas e do funcionamento das repartições públicas, comércio, etc. O Senador e sua equipe devem estar correndo contra o tempo pois já devem saber que uma grande parcela da população, incluindo eleitores do próprio Senador, é contra a mudança e agora farão de tudo para que ninguém 'acorde no escuro'.

A ordem é 'garantir' que a mudança provoque a menor perturbação possível na vida dos acreanos. Nem que para isso caiam no ridículo de ter que atrasar o relógio matinal de escolas, repartições públicas, comércio etc. Mas não tem jeito: vão fazer o papel de ridículo e não terão como escapar da ‘profecia’ de Antonio Alves, que singelamente questionou Altino Machado:

- Ora, se é pra mudar o horário da aula, por que não deixar o relógio como estava?

Aliás, essa questão da mudança do fuso horário virou assunto extremamente ‘sensível’ para o Senador. Vejam que a imprensa local publica apenas as opiniões favoráveis. E mesmo assim apenas aquelas escritas por seus assessores ou empresários que prestam serviço ao governo. Não dá para arriscar nada. Melhor prevenir surpresas desagradáveis.

Mas dessa vez vai ser difícil para o Senador mudar as coisas da forma como ele está se acostumando. Felizmente o ser humano tem um relógio biológico que, ao contrário do relógio comercial e político, não pode ser mudado por decreto.

Ele que reze para que o candidato da oposição em 2010 não contrate uma equipe de marketing inteligente e competente. Imaginem se fizer. Com certeza vai fazer uma festa em cima dessa "voada horária" desnecessária do Senador e de sua equipe de assessores. Felizmente para ele, até agora essa questão da mudança do fuso horário é, aparentemente, uma 'briga interna' de membros, apoiadores e simpatizantes da frente popular.

Mas fica a pergunta:

- E quando isso virar um troféu político para a oposição?

Sei não. O maior perdedor deverá ser o Senador pois ninguém de expressão da Frente Popular, nem mesmo os que deram ‘testemunho’ favorável à mudança, e cujos depoimentos estão publicados na cartilha sobre a mudança do fuso horário elaborada pelo gabinete do Senador, estão vindo a público defender a causa. Até o Deputado Moisés Diniz parece que desistiu da bandeira. E ele deve ter suas razões.

Quem sabe só agora ele se deu conta de que o Senador nem deu bola para ele quando propôs o projeto de mudança do fuso horário. Foi uma desfeita com o Deputado. Logo ele, o autor da idéia original, que escreveu artigos e mais artigos em defesa da mudança. Ele, que fez tudo isso muito antes do Senador, literalmente, ‘encampar’ a sua idéia e nem dar satisfações ao ‘colega’ da frente popular.

Semente mais velha do mundo, com 2.000 anos, dá origem a palmeira saudável

Uma semente que sobreviveu ao governo do rei Herodes e a uma batalha sangrenta entre judeus e romanos é a mais antiga a germinar no mundo, afirmam pesquisadores israelenses. Apelidada de "Matusalém", homenageando o mais idoso personagem da Bíblia, a muda de tamareira brotou de um genitor com cerca de 2.000 anos de idade, e pode até ajudar no melhoramento genético das tâmaras modernas, se tudo correr bem.

A história cinematográfica da tamareira Matusalém está na edição desta semana da revista especializada americana "Science". A semente que deu origem à plantinha, hoje com três anos de idade, veio da fortaleza de Masada, perto do mar Morto, no atual estado de Israel. A fortaleza foi construída pouco antes do nascimento de Cristo pelo rei Herodes e, décadas mais tarde, durante a guerra entre romanos e judeus, foi atacada pelo exército de Roma. Nenhum dos defensores judeus sobreviveu ao ataque.

No entanto, escavações arqueológicas nos anos 1960 acharam as tâmaras debaixo dos escombros da fortaleza. Sarah Sallon e seus colegas do Instituto Louis Borick de Medicina Natural, em Jerusalém, conseguiram datar duas das sementes, comprovando que elas tinham cerca de 2.000 anos de idade. Uma terceira semente foi plantada e, aos 15 meses de vida, pedacinhos de sua casca que ainda estavam aderidos à muda também foram datadas. A idade obtida foi cerca de 200 anos mais recente -- o que era de se esperar quando se considera o grau de contaminação com carbono mais recente, absorvido do ar e do solo durante o crescimento da plantinha.

Calor e secura
Os pesquisadores dizem acreditar que o clima único da região do mar Morto, extremamente quente e seco, ajudou na preservação da semente de Matusalém. A saúde da mudinha parece muito boa, com exceção de algumas manchas brancas nas folhas -- provavelmente ligadas a uma falta de nutrientes na semente. O grupo também aproveitou para fazer uma análise genética da tamareira, comparando-a com plantas atuais da mesma espécie, oriundas do Egito, do Marrocos e do Iraque.

A surpresa é a semelhança genética relativamente baixa entre a planta-Matusalém e as atuais -- provavelmente porque as modernas são plantadas de forma clonal, sem cruzamento entre os indivíduos. Se Matusalém produzir frutos, seu DNA poderá trazer "sangue novo" (ou seria sangue velho?) às tamareiras modernas, já que os judeus da época de Jesus tinham desenvolvido plantações de alta qualidade da espécie.

'Sexta-feira 13' é mais segura do que dia comum, diz pesquisa

'Dia do azar'? Que nada. De acordo com um estudo realizado por estatísticos holandeses, a sexta-feira, 13, é mais segura do que uma sextas-feiras comuns.

O estudo, publicado na quinta-feira (12) pelo Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, mostra que o índice de acidentes e incêndios é menor nas sextas-feiras que caem em um dia 13, em comparação às outras sextas.

"Eu acho difícil acreditar que isso acontece porque as pessoas ficam mais cuidadosas ou não saem de casa quando é sexta-feira, 13, mas, em termos de estatística, dirigir é realmente mais seguro neste dia", afirma Alex Hoen, um dos responsáveis pelo estudo.

Nos últimos dois anos, as seguradoras holandesas receberam, em média, 7,8 mil notificações de acidentes de trânsito em cada sexta-feira, segundo o estudo da CVS. A média para cada sexta-feira, 13, no entanto, é de 7,3 mil. Também houve menos incêndios e roubos.

PF prende comerciante no centro de Xapuri

Por: Raimari Cardoso
O negociante de gado Antônio Izídio de Souza foi preso na tarde desta quinta-feira no centro de Xapuri. Denúncias de crimes de homicídio no Paraná podem ser as possíveis causas da prisão

Uma equipe da Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta-feira, no centro de Xapuri, o negociante de gado Antônio Izídio de Souza. A prisão pegou de surpresa a população da cidade, onde Antônio Izídio é pessoa muito conhecida. Segundo informações de um agente da Polícia Civil de Xapuri que manteve contato com os federais momentos antes da ação, Izídio foi preso por haver contra ele denúncias de crimes de homicídio cometidos no estado do Paraná.

O agente plantonista desta noite na Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia, para onde Antônio Izídio foi levado depois de preso, informou que somente nesta sexta-feira pela manhã será possível se obter maiores informações a respeito da prisão. O comerciante foi encontrado pelos policiais federais por volta das 16 horas, na Rua 6 de Agosto, próximo à residência que possui na área central da cidade.

Antônio Izídio de Souza chegou a Xapuri há cerca de 20 anos, mas atualmente estava residindo no município de Epitaciolândia, apesar de manter aqui casa e negócios. Atualmente defendia na justiça o direito de posse de áreas de terra na antiga fazenda Boa Vista, onde foi capataz de antigos donos que abandonaram a propriedade há vários anos. Alegando que seus patrões se retiraram do Acre lhe devendo, tomou para si parte das terras como ressarcimento dos danos.

Em Xapuri, Izídio sempre foi achegado à atividades ligadas ao ramo da pecuária, sem, no entanto, nunca ter conseguido deslanchar nos empreendimentos que idealizava, desde de pequenos restaurantes a açougues e um abatedouro de gado. Apesar do temperamento notadamente forte e de vez por outra se envolver em confusões, jamais despertou desconfianças de possuir problemas graves com o seu passado na sua terra natal.