Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Imagem do dia


Semana Santa


Estive ontem a  ficar nostálgico com o simbolismo desta semana, relembrando do quão era bom e respeitoso esse período nas famílias e na comunidade como um todo. Rememorando das épocas em que realmente vivenciávamos de fato o sentido não somente da “Semana Santa” como de toda a quaresma, desde as famílias mais tradicionais àquelas mais humildes.

Praticamente todo o simbolismo “sacro” e tradicional desse período, foi substituído por um comportamento “chocolateiro” e muitas vezes por outros que beiram ao  desrespeito à cultura religiosa de uma boa parte da população.

A discussão começou, justamente por um comentário de um jovem que disse que a Semana Santa era apenas um período para comer peixe, canjica de milho e ganhar ovo de Páscoa. Sinceramente não posso discordar do jovem já que infelizmente todo esse ápice da religiosidade Cristã,  reduziu-se apenas a isso mesmo. Fica difícil incorporar na nova geração conceitos  de religiosidade quando vemos por parte da maioria de líderes religiosos (ou poderíamos chamar alguns de estelionatários) não mais  trabalho sacerdotal, mas sim um vergonhoso e sedento comportamento, voltado apenas para fins de enriquecimento ilícito.

Entretanto todos esses questionamentos me fez recordar de tantas atividades que fazíamos entre amigos e familiares com o intuito de preparação para a semana, como as pescarias que fazíamos, já que não tinha graça alguma comprar o peixe e sim ir busca-lo in loco. Rememorei que em muitas famílias mais tradicionais após a segunda-feira até mesmo atividades rotineiras das casas eram suspensas, e quanto mais a proximidade com a sexta era chegada os “cuidados” eram aumentados.

Semana Santa, na minha época de adolescência significava antes de mais um momento de aproximação das famílias, de reaproximação com suas denominações religiosas, de reflexão profunda sobre o sofrimento que cada um de nós possa por esse período aqui nesse plano e acredito que tudo isso tenha se perdido com o tempo assim como tantas outras coisas que realmente colaboram com a formação de uma pessoa voltada ao bem comum.

Desejo aos leitores e amigos uma verdadeira Semana Santa e Pascoa, que possam viver de fato não somente nesse período, mas em todos os demais que compõem o ano, independente do crédulo religioso e até mesmo aqueles que não o possuem, que possam centrar a vida de vocês na fraternidade humana.