Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

III GP Chico Mendes de Ciclismo





































III GP Chico Mendes de Ciclismo

No encerramento da Semana Chico Mendes no dia 22 passado aconteceu o III GP Chico Mendes de Ciclismo em Xapuri, etapa que fecha nacionalmente o circuito nacional da categoria segunda a Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Acreana de Ciclismo presentes no Evento.

Com Patrocínio da Prefeitura Municipal de Xapuri e apoio Logístico do governo do Estado, através da Secretaria de Esportes o Mega Evento este ano contou com uma estrutura invejável que não deixou a mercê de nenhuma competição em âmbito nacional, dispondo de atendimento emergencial durante todo o percurso, apoio logístico a todos os atletas, envolvendo Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal, Equipe Técnica de Saúde do Estado e do Município e Apoiadores da FAC.

Um dos pontos altos do GP foi a Premiação que em conjunto com o Banco do Brasil a Prefeitura Municipal de Xapuri Premiou os Atletas Vencedores com R$ 15.000,00 (quinze mil reais) nas Categorias Elite do Primeiro até o Décimo Lugar e do Primeiro ao Quinto Lugar nas Categorias Máster, MTB Masculino e Feminino e Destaque Municipal.

Uma das grandes atrações do evento, foi a apresentação da equipe de motoqueiros do Acre, que deixaram todos bastante entusiasmados com uma demonstração de grande perícia dos motociclistas.

Empolgado com o evento o Prefeito Vanderley Viana de Lima, demonstrou grande coragem aceitando ser carona de um dos motociclistas nas suas diversas acrobacias automotivas, bem como contente com a presença no evento de Secretários do Governo do Estado das Pastas Administrativas do Esporte e de Articulação Política.

Dando a bandeirada de chegada estava toda sorridente a Queridíssima Elenira Mendes filha do saudoso Chico Mendes o qual é homenageado com o GP, satisfeita com o convite de participação se disse animada com o evento e marcando presença para o próximo ano.

Para o Presidente da Federação Acreana de Ciclismo, Santos Vidal, Xapuri demonstrou grande capacidade técnica para estar sediando outros eventos de grande envergadura na modalidade, haja vista que a demonstração dada na organização e logística dessa competição fora merecedora de aplausos.

Feliz Mesmo ficou o ciclista goiano Valdemar que abocanhou os R$ 5.000,00 do Primeiro Lugar se consagrando como Campeão do III GP Chico Mendes de Ciclismo.

Joscíres Ângelo

Abuso Sexual - Abordagem Reflexiva

Para melhor refletirmos sobre o assunto do Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, tomo a liberdade de publicar Trabalho da Dra. Sintya Camber, Psicologa e Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente de Santa Catarina, publicado em 2005.

Até muito recentemente, o abuso Sexual de crianças era tratado como um assunto proibido na sociedade. Entretanto, de alguns anos pra cá esse tabu vem sendo quebrado, principalmente por conta da ação dos movimentos feministas, visto ser a mulher a vítima mais comum. E o que tem sido encontrado é alarmante, não apenas em freqüência de tais práticas, mas também em termos de conseqüências biopsicossociais.
A criança, além de todo o sofrimento durante o abuso sexual, pode sofrer danos a curto e longo prazo; e uma simples intervenção precoce e efetiva pode modificar todo o desenvolvimento da criança. O ´poder masculino´ na relação de gênero, ou seja, o fato do homem ainda possuir o papel de patrão, de dono e de ser superior à mulher, é fator determinante da violência contra crianças, baseada numa cultura adultocêntrica (o adulto sabe tudo, pode tudo). O abuso sexual se caracteriza como um ato de violência praticado quando alguém se utiliza de uma criança para sentir prazer sexual e é caracterizado como toda ação que envolver a questão do prazer sexual quando a criança não for capaz ou não tiver idade para compreender, consequentemente provocando culpa, vai auto-estima, problemas com a sexualidade, dificuldade em construir relações duradouras e falta de confiança em si e nas pessoas. Com tudo isso, sua visão do mundo e dos relacionamentos se torna muito diferente do jeito das outras pessoas.
Diante do exposto, após tomar conhecimento de uma situação de abuso sexual é importante amparar a vitima, dando apoio, amizade e transmitindo segurança, pois esta criança poderá estar com sua confiança abalada e geralmente não acredita quem alguém possa ajudá-la e procurar ajuda para que possa ser denunciado o caso, pois é denunciando que podemos combater o problema, a omissão, além de permitir a continuidade do abuso e da impunidade do abuso e da impunidade, também é crime, punido por lei. Entretanto, fechar os olhos, colar de fingir que o abuso sexual de crianças ´só pode acontecer na familia dos outros´ e o mesmo que negar sua existência. Deixar de denunciar só favorece sua perpetuação.

Joscíres Angelo

Vergonha Católica

Ultimamente temos nos deparado com situações mais que deprimentes e ações mais que vergonhosas dos responsáveis pelas diversas denominaçoes religiosas, quanto ao Tratamento dispensado pelos abusos internos das Igrejas Cristãs para com o Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, no interior das denominadas(Casas do Senhor) e até propriamente através das pessoas que se dizem caminho visivel para a salvação.
Se dermos uma pequena pesquisada nos meios de comunicação, constataremos um verdeiro mar de lama a esse respeito, uma verdadeira constituição de Sodoma e Gomorra protegidas sob os mantos religiosos. Senao vejamos:
Estatisticamente no ano de 2007 no Brasil, mais de 20 casos foram denunciados envolvendo diretamente Sacerdotes, Padres, Bispos, Pastores, Diáconos, Presbiteros e Ministros de Igrejas por abuso sexual contra menores e adolescentes, mais de 108 casos denunciados ligando diretamente pessoas de Dentro da Igreja como Coordenadores, Funcionários que efetivaram a ação no interior dos templos, isso relato somente os casos denunciados e divulgados, agora vamos imaginar os que entraram em acordo.
Nos Paises desenvolvidos a coisa não é diferente.
A cada semana na Inglaterra e no País de Gales, um padre da Igreja Católica foi acusado de abuso sexual, em média, no ano passado, mas nenhum foi processado e somente dois deixaram seus cargos.Também foram feitas outras dez acusações de abuso físico, emocional ou de outros tipos por padres, voluntários ou empregados da igreja, elevando para 62 o total de queixas no ano, de acordo com relatório do Copca (Escritório Católico para Proteção da Criança, na sigla em inglês).
Houve ainda 51 relatos de "comportamento inapropriado" em relação a crianças tratados internamente na igreja depois de consultas com a polícia e serviços sociais.
A Igreja Católica dos EUA foi atingida por um escândalo de abuso neste ano, depois que dois estudos divulgados em fevereiro mostraram que mais de 10.600 crianças disseram que foram molestadas por padres desde 1950, em uma "epidemia" de abuso sexual infantil envolvendo ao menos 4% do clérigo católico americano.

A maioria das vítimas são garotos, muitos deles meninos de entre 11 e 14 anos de idade.O relatório do Copca mostrou que as 62 reclamações britânicas do ano passado foram feitas por um total de 86 vítimas, sugerindo que alguns funcionários foram vítimas de múltiplas acusações.Apenas um caso resultou em ação policial, 22 passam por análise inicial de autoridades e 23 são investigados.
Mas não pensem que é somente Padres que sao molestadores e coniventes com este tipo de situação, os escândalos mais escabrosos possiveis acontecem também nas Igrejas Protestantes e Evangelicas, onde sob a alegação de manter os jovens na disciplina dogamtica da Igreja muitos Pastores e Responsaveis (que poderia Grifar de - irresponsáveis -) pela doutrina iludibriam jovens e passam a ter casos amorosos secretos com os mesmos.
O último fato grotesco aconteceu bem próximo de nós e de nossas Famílias, na Catedral de Nossa Senhora em Rio Branco, Sede da Poderosa e inatingivel Diocese de Rio Branco, onde o Corretissimo Dom Joaquim Pertinez que se julga o defensor das boas politicas canonicas do catolicismo no Acre, e bem como figura inaltecedora e repreensiva de qualquer discórdia, vergonhosamente compactuou com um ato de Abuso Sexual contra duas meninas no Banheiro da Catedral no momento da Celebração. Compactuou sim, por que até o presente momento nao se pronunciou a respeito, está tentanto varrer a sujeirta para debaixo de sua batina, tendo em, vista que o acusado é uma liderança jovem, bastante conhecida na Catedral. Pior a atitude do Padre Asfury que tentou impedir a entrada da Policia Militar para realizar a Prisao em Flagrante do acusado.
E ai eu pergunto.... Se nossos Padres tem esse tipo de comportamento voce ainda tem coragem de encaminhar seus filhos para o catecismo, ou para se confessar sozinho com umas figuras dessas.... ou será que há alguma carta clerical que doutrine, que a partir de agora está tudo liberado.... sinceramente enojo-me só de imaginar que poderia acontecer com uma afilhada minha, com uma sobrinha... com filhas de amigos ou até mesmo com vossas filhas.
Precisamos repudiar este ato desse animal que atentou contra a inocencia de duas Crianças de 7 anos, e concomitantemente com a cupula da Diocese de Rio Branco, através dos Párocos nas nossas Igrejas Católicas Municipais, para dizer nao... ao comportamento de religiosos que deveriam resguardar nao somente a nossa doutrina católica, mas também a nossa integridade moral e de nossas Crianças.
Senhor Dom Joaquim, Lembre-se que o ato desse indigesto para com essas crianças nao fere somente a estrutura juridica e moral estabelecida neste Estado de Direito, mas também O Evangelho que Você deveria conhecer bem e defender, visto que é o Pastor Visivel do Povo Catolico no Acre... Como ainda nao se Pronunciou a esse respeito sugiro que relembre do que disse Jesus (Deixai vir a mim, as Criancinhas) isso significa da proteção sobremaneira que devemos assegurar a esses seres protegidos pelo Pai Celestial.
Eu Digo Não a Essa Imoralidade
E Vocês Amigos Visitantes o que Dizem.....
Joscíres de O. Angelo
Assessoria