Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Imagem do Dia

Caminhão que levava retroescavadeira ao Peru tomba na BR-317

Motorista sobreviveu apesar do estrago material ocorrido no veículo
Um acidente envolvendo um caminhão que transportava uma máquina retroescavadeira, foi registrado na noite de segunda-feira, na BR-317, próximo a entrada do município de Xapuri. De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão, que levava a máquina para o Peru a serviço de uma empresa que atua na construção da Estrada do Pacifico, perdeu o controle da direção na curva e saiu da estrada. Apesar do estrago material ocorrido no veículo, o condutor não ficou ferido.

 Fonte e Fotos: www.oaltoacre.com

I Encontro Estadual de Estudantes e Médicos Formados no Exterior

Recebi o Material divulgacional do I Encontro Estadual de Estudantes Formados no exterior que será realizado no próximo dia 6 de setembro em Rio Branco. Conforme release encaminhado a este blog pelo Dr. Janilson Leite, Coordenador Nacional da Associação Médica Nacional Maíra Fachini o evento é dado a falta de médicos no Estdo do Acre e devido a ação do Conselho regional de Medicina que impediu que médicos sem CRM continuassem atuando em 4 municípios do Estado através do TAC, bem como  a omissão da Universidade Federal do Acre no que diz respeito à realização do processo de revalidação de diplomas, sendo que devido a isso a Associação  estará  nos próximos dias entrando com uma ação na Justiça Federal contra a UFAC e realizando tal encontro que pretendem médicos de todo Estado, secretários de saúde e prefeitos, alunos de medicina e familiares, a sociedade organizada e a população que sofre devido a falta de médicos nos municípios para discutir uma saída para tal problema que afeta a todos.

Não é de hoje que essa discussão vem acontecendo no Acre, em que de um lado o CRM com sua forte ficalização impedidno que Prefeituras e outros órgãos contratem médicos sem CRM e de outro uma parcela maciça da população que carece de atendimento e muitas vezes não encontra devido principalmente a ausencia de profissionais com a devida certificação requerida, já muitas vezes os municipios não tem como pagar profissionais que possuem CRM, já por ironia o salário é maior.. isso é uma realidade....

Um dos problemas que causa a situação é justamente os profissionais formados em outros países como Cuba e Bolívia que além de não terem o CRM a sua certificação como  profissional de saúde ainda não é reconhecida no Brasil, e para reconhece-la além de muito tempo demanda altos recursos. Segundo informações colhidas pelo Blog a Universidade Federal do Acre, tem mantido uma conversa com Universidades do País Vizinho (Bolívia) e inclusive já possuem uma minuta de  Termo de Cooperação Técnico-Científico, que deverá ser analisado por ambas instituições que garantam, entre outras coisas  o intercâmbio de professores e alunos, adequação da grade curricular e uso comum de laboratórios, oque em suma poderia a médio prazo resolver o problema, porém como tudo ainda não passa de conjuctura e tal situação já vem se arrastando a um bom tempo é mais do justo a posição dos médicos sem CRM.

Para os interessados o evento realizar-se- em:
Local: Teatro da FIRB/AC
Data: 06 de setembro de 2010
Hora: A partir das 08h00min
Realização: Associação Medica Nacional – Maira Fachini
Maiores informações: Dr. Janilson Leite - novosmedicosdobrasil@gmail.com -
                                      Fone Acre: (068)99771626

Servidora do Acre é multada por propaganda eleitoral antecipada no Orkut

Fonte: Folha Online
Uma servidora pública do Acre foi multada em R$ 5.000 pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por fazer propaganda eleitoral antecipada à candidata a deputada estadual Nazaré Araújo (PT).  A assessora jurídica da PGE (Procuradoria Geral do Estado), Rosana Maués, criou no dia 5 de junho --um mês antes do permitido por lei-- uma comunidade de apoio à candidata, no site de relacionamentos Orkut.

Segundo o juiz Raimundo Nonato, a servidora utilizou-se de um poderoso instrumento de divulgação de ideias e informações capaz de influenciar na disputa eleitoral devido ao grande contingente de usuários da rede social. Os critérios de fiscalização da legislação eleitoral aplicados na internet são os mesmos dos outros meios de comunicação.

Assembleia aprova mudanças na Lei Orgânica da Defensoria Pública do Acre

Fonte: Assessoria Aleac
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, nesta terça, 24, mudanças na Lei Orgânica da Defensoria Pública Estadual. As novas medidas visam modernizar a instituição e adequar a estrutura do órgão às mudanças constitucionais que ocorreram nos últimos anos no país.

Entre as mudanças talvez a mais importante seja a conquista da autonomia administrativa e financeira da instituição. Além disso, foi criada a Estrutura Organizacional da Defensoria. Houveram ainda algumas mudanças nas regras para a eleição, nomeação e destituição do defensor público geral.

Novos setores também foram criados dentro da estrutura da Defensoria, como o Centro de Estudos Jurídicos, a Ouvidoria, Conselho Superior e o Fundo Orçamentário Especial. Por fim foram estabelecidos novos critérios para a concessão de promoções.

Uso e abuso dos professores

Escrito por Gabriel Perissé
Li na Folha de S. Paulo, no dia 23 de janeiro de 2010, matéria assim intitulada: "SP admite ter de usar professor reprovado".  O verbo "usar" entra pelos olhos, assalta as mentes, espanca o coração, cai torto no estômago e nos faz mal.  O verbo "usar", bem conhecemos. Eu, você, todos nós usamos o verbo "usar". Usamos e abusamos. Faço uso desse verbo porque muitas coisas eu aprendi a usar.  Uso roupa, uso computador, uso escada para subir, uso papel para escrever, uso dinheiro para comprar, uso carro para me transportar, uso de tudo que é lícito para viver humanamente.
Usar não é errado quando uso e manipulo o que é usável e manipulável: objetos a meu dispor, simples ou complexos, caros ou baratos, de qualidade ou vagabundos.  Mas usar pessoas, isso não; isso é demais da conta. Usar pessoas, jamais! Usar alguém para escalar. Usar alguém para ganhar. Usar alguém para gozar. Usar alguém para vencer. Usar alguém é coisa que ninguém deveria fazer. Usar alguém não é do bem. Usar alguém faz mal, e faz mal aos dois: a quem é usado, e também àquele que usa!

Dirão, talvez, que entendi mal. Que o título da matéria não tem maldade. Que "usar" é assim mesmo, usamos sem pensar. Que temos aí um modo de escrever inofensivo. Que estou exagerando a força da palavra. Que estou usando mal a minha capacidade de ler o jornal. Que estou vendo coisas.  Contudo, lá está, a matéria diz: os professores reprovados serão usados. Usados, concluo, porque foram reprovados. E foram reprovados porque sempre foram usados. Porque têm sido objeto de uso e abuso.

O professor fez a prova e foi reprovado. O que será que essa prova provará? Será essa prova eliminatória ou "humilhatória"? O governo de São Paulo garante que o professor, mesmo reprovado, será usado. E ele, o professor, que já se habituou a ser usado faz tanto tempo, voltará a ser temporário. Por quanto tempo? Usado e mal pago, de manhã, à tarde e à noite, o professor se sente manipulado como uma coisa. Sem aplauso, excluso, mero parafuso, o professor aceita ser usado.

E aqueles que, useiros e vezeiros em usar os professores, humilham o docente, provam, na verdade, que não sabem servir a sociedade. E se não vivem para servir, para que servem?

Gabriel Perissé é Doutor em Educação pela USP e escritor.

Website:  http://www.perisse.com.br/