Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

I Encontro Estadual de Estudantes e Médicos Formados no Exterior

Recebi o Material divulgacional do I Encontro Estadual de Estudantes Formados no exterior que será realizado no próximo dia 6 de setembro em Rio Branco. Conforme release encaminhado a este blog pelo Dr. Janilson Leite, Coordenador Nacional da Associação Médica Nacional Maíra Fachini o evento é dado a falta de médicos no Estdo do Acre e devido a ação do Conselho regional de Medicina que impediu que médicos sem CRM continuassem atuando em 4 municípios do Estado através do TAC, bem como  a omissão da Universidade Federal do Acre no que diz respeito à realização do processo de revalidação de diplomas, sendo que devido a isso a Associação  estará  nos próximos dias entrando com uma ação na Justiça Federal contra a UFAC e realizando tal encontro que pretendem médicos de todo Estado, secretários de saúde e prefeitos, alunos de medicina e familiares, a sociedade organizada e a população que sofre devido a falta de médicos nos municípios para discutir uma saída para tal problema que afeta a todos.

Não é de hoje que essa discussão vem acontecendo no Acre, em que de um lado o CRM com sua forte ficalização impedidno que Prefeituras e outros órgãos contratem médicos sem CRM e de outro uma parcela maciça da população que carece de atendimento e muitas vezes não encontra devido principalmente a ausencia de profissionais com a devida certificação requerida, já muitas vezes os municipios não tem como pagar profissionais que possuem CRM, já por ironia o salário é maior.. isso é uma realidade....

Um dos problemas que causa a situação é justamente os profissionais formados em outros países como Cuba e Bolívia que além de não terem o CRM a sua certificação como  profissional de saúde ainda não é reconhecida no Brasil, e para reconhece-la além de muito tempo demanda altos recursos. Segundo informações colhidas pelo Blog a Universidade Federal do Acre, tem mantido uma conversa com Universidades do País Vizinho (Bolívia) e inclusive já possuem uma minuta de  Termo de Cooperação Técnico-Científico, que deverá ser analisado por ambas instituições que garantam, entre outras coisas  o intercâmbio de professores e alunos, adequação da grade curricular e uso comum de laboratórios, oque em suma poderia a médio prazo resolver o problema, porém como tudo ainda não passa de conjuctura e tal situação já vem se arrastando a um bom tempo é mais do justo a posição dos médicos sem CRM.

Para os interessados o evento realizar-se- em:
Local: Teatro da FIRB/AC
Data: 06 de setembro de 2010
Hora: A partir das 08h00min
Realização: Associação Medica Nacional – Maira Fachini
Maiores informações: Dr. Janilson Leite - novosmedicosdobrasil@gmail.com -
                                      Fone Acre: (068)99771626

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News