Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Imagem do Dia

O click acima é da última procissão de São Sebastião de Xapuri, e demonstra que a religiosidade popular mantém-se vívida, o que movimenta a fé dos populares a cada ano há mais de 100 anos nas festividades em Xapuri.

Saúde de Primeiro mundo!!! Conta Outra


Há mais de 26 dias que venho postando minhas impossibilidades de atualizar o espaço devido problemas de saúde, e como segundo o Governo do Estado do Acre, aqui é o melhor lugar para se viver e que entre os atrativos seria uma pseudo-saúde de primeiro mundo, devo discordar.

Estou com sérias limitações de saúde unicamente porque o medicamento “talidomida” que tenho que fazer uso contínuo para coibir reações de uso prolongado do MDT-Combi proveniente do tratamento de hansen, tratamento esse que há mais de um ano recebi alta, simplesmente desde janeiro não foi adquirido pelo Governo Estadual, e como é medicamento controlado pelos órgãos governamentais, devo resignar-me ao bom senso da Secretaria de Estado de Saúde e pelo bom senso dos Gestores do Sistema par que adquiram o medicamento para no mínimo amenizar os efeitos sofridos (febre intensa, dores musculares, inchaços, vertigens, perda de peso entre outras), já que infelizmente por se uma droga altamente perigosa e de controle internacional não se é vendida em farmácias.

O que mais me emputece nessa história é que cada vez mais o Acre quer vender uma imagem de que está tudo bem com a saúde, educação, segurança etc... e quando vemos que simples histórias como essas a simples aquisição de um medicamento é tão enrolada quanto palha de aço.

O que adianta exigirem os extremos dos profissionais da área de saúde, se as estruturas de gestão ainda são um grande empecilho. Será que mesmo tendo um Governador médico no nosso Estado continuaremos com uma saúde capenga que funciona apenas nas peças de marketing, uma saúde que está muito mais preocupada com prédios bonitos e obras de arte para decoração dos seus interiores do que propriamente dos usuários do sistema.

Sinceramente acredito que é chegado o momento de pensarmos o que realmente importa se é a propaganda ou as pessoas, por que até agora o marketing do tudo certo, tudo belo, tudo ok infelizmente é o que tem funcionado.

Em tempo: estarei aguardando até a próxima segunda feira 28/02 pelo fornecimento do medicamento em caso negativo já estou preparando ação a ser oferecida ao Ministério Público como forma de exigir de forma imediata o fornecimento. Não serei hipócrita em dizer que não me beneficiarei diretamente, porém servirá para que tantos outros que também fazem uso de tal medicamento sejam beneficiados.

Imazon acusa 'aumento expressivo' do desmatamento na Amazônia


Detecção em dezembro de 2010 foi 994% maior que um ano antes. Cobertura de nuvens impossibilitou análise de 70% da região.
Do Globo Natureza, em São Paulo
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou desmatamento de 175 km² de floresta em dezembro. A estimativa está em relatório do órgão divulgado nesta quarta-feira (23).
Mapa do Imazon mostra pontos de desmatamento detectados em dezembro.
(Foto: Reprodução)
De acordo com o instituto, o número representa um “aumento expressivo de 994% em relação a dezembro de 2009, quando o desmatamento somou somente 16 km²”. Já em janeiro de 2011, foram registrados 83 km² de desmatamento, o que representou um aumento de 22% em relação a janeiro de 2010 quando o desmatamento atingiu 68 km².

O instituto destaca que os números podem estar subestimados. Em dezembro de 2010, assim como em em janeiro de 2011, foi possível monitorar somente 30% da Amazônia. Os outros 70% estavam cobertos por nuvens, dificultando a análise, em especial no Amapá, Pará e Acre, que tiveram mais de 80% da área florestal cobertos por nuvens.

Degradação
O Imazon detectou ainda 541 km² de florestas degradadas (parcialmente destruídas) em dezembro e 376 km² em janeiro. Os números também são maiores em relação a um ano antes. O instituto estima que o carbono emitido pelo desmatamento no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011 (seis primeiros meses do chamado "calendário de desmatamento") foi de 13,9 milhões de toneladas.

Em dezembro, Rondônia contribuiu com 43% da área total desmatada na Amazônia Legal. Mato Grosso teve 31% e o Amazonas, 16%. Nos outros estados, o desmatamento foi proporcionalmente menor, ficando o Pará com 5%, o Acre com 4% e Tocantins com 1%. O desmatamento detectado no Pará, no entanto, foi menor possivelmente devido à densa cobertura de nuvens.

Em janeiro de 2011, a devastação foi maior em Mato Grosso, com 57%. O estado foi seguido do Pará, com 20%, e Rondônia, com 18%. O restante ocorreu no Amazonas (4%) e Roraima (1%).

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz o levantamento oficial da destruição da floresta amazônica, já indicavam um aumento da devastação no fim do ano passado, em comparação a 2009.

Histórias de Meio Mundo


O amigo Claudio Silva, encaminhou uma reportagem do Diário do grande ABC paulista datada do dia 21 com o sugestivo título Esse cão é meu e seu, ele é comunitário, nada de especial em primeira mão, porém o fato ocorre em rua no município de Diadema por nome de Xapuri, daí o meu interesse:

“Fubú chegou à Rua Xapuri, na Vila Conceição, em Diadema, quando ainda era filhote. No dia de Natal, a vizinhança se reunia nas calçadas para um churrasquinho. O cheiro da carne atraiu o vira-latas, que caiu nas graças dos moradores. Resultado: oito anos depois, Fubú ainda recebe cuidados dos que vivem ali. Ele se tornou um cão comunitário, reconhecido pela Lei Estadual nº 12.916.

Conforme o artigo 2º da lei, cão comunitário é aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, embora não possua responsável único e definido. A dona de casa Irene Marzola da Silva, 70 anos, é uma das principais donas de Fubú. É ela quem dá banho e, nas noites frias ou nos dias quentes, disponibiliza o quintal para que ele possa se abrigar.

Em troca, o animal de porte médio se tornou o cão de guarda da rua. "É só um estranho passar por aqui que ele começa a latir. Alguns se assustam, mas ele nunca mordeu ninguém", defendeu.

Apesar da fama de valentão, Fubú também sabe ser carinhoso e companheiro. A faturista Helena Ramos, 27, lembra-se bem da época em que ela e o marido, o inspetor de qualidade Fernando Cardoso de Brito, também 27, namoravam. "O Fubú acompanhava o Fernando até onde ele morava", relembrou Helena.

Nesta época, Brito percorria a pé a distância de pelo menos 15 minutos, e o cão trotava atrás dele como se precisasse protegê-lo. "Na primeira vez trouxe ele de volta porque fiquei com medo que se perdesse. Mas depois vi que ele sabia o caminho, então fiquei tranquilo", comentou.

Fubú segue latindo para os caminhantes, comendo pão com mortadela e curtindo sua vida de liberdade, mas com algumas regalias de cão com vários donos para mimá-lo.”

Já pensou se a moda pega por essas bandas, pelo menos não veríamos cenas degradantes de abandonos de animais que nos leva a pensar quem de fato são os animais irracionais, eles ou nós que somos capazes de tamanhas crueldades.