Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Colégio Divina Providência

Leitor identificado apenas por Xapuri, envia comentário solicitando que eu escrevesse sobre a história do Primeiro Colégio de Xapuri, o Instituto Divina Providência. Bem não vou me ater a questões históricas por que isso, só seria possível com tempo para realizar pesquisa detalhada, porém tecerei um breve comentário que pode ajudar e contemplar o nobre leitor.

A priori a história do Colégio Divina Providência é um marco de responsabilidade social e amor de um Padre Italiano por uma terra recém descoberta, e essa história tem seu início no ano de 1926 contada poeticamente por historiadores da época da seguinte forma: Xapuri, uma cidade simples e pacata fundada a 18 anos sentia uma necessidade muito grande de mudanças, com a chegada do novo pároco da prelazia Acre Purus Padre Felipe Galerani, veio a acontecer as transformações desejadas, já que o mesmo vindo com a missão de pregar o evangelho, notou que a maior necessidade mais eminente seria a educação do recém criado município de Xapuri, e conhecedor de vários modelos educacionais europeus, via e sentia a necessidade de implantar no município um modelo educacional que visasse a melhoria de vida da população.

Surge daí o sonho de construir um colégio feminino onde através do mesmo iria propagar não somente o conhecimento, mas o ensino religioso pretendido, já que na sua concepção seria dirigido por freiras e administrado por ele, vendo que seria difícil a concretização desse sonho pessoal, passou a socializar a idéia através de um comitê central formado por autoridades xapurienses, que destacamos João Torres de Melo, Antonio Carneiro Meira, João Gomes Fonseca, Cel. Claudino Vieira Lima, Dr. José Inojosa Varejão, Moysés Bendaham e José Jesus Paes, que eram responsáveis a realizarem varias discussões até a concretização do grande sonho que já não era só de um pároco e sim de toda a sociedade.

Na atual Rua Doutor Batista de Morais, no Local onde hoje está localizada a casa residencial das Irmãs Sevas de Maria, por volta dos anos de 1908 a 1910 ocorreu a edificação de um casarão antigo de madeira, que aguçou o egoísmo dos recém chegados, o ímpeto de construírem casas mais confortáveis do que aquelas em que residiam já que em pleno apogeu do período da borracha os mais elitizados “ ostentavam os lucros recebidos da comercialização do “ouro negro” é nesse contexto que o casarão fora construído pela Família do Senhor Sabino Benevenuto de Lima, sendo vendido em 1913 para o Dr. Antonio Bruno Barbosa que o revendeu em 1926 para o Dr. João Ramos Torres de Mello, que no mesmo ano o vendeu por Quinze contos de réis à Paróquia de São Sebastião e mesmo o Padre Felipe Galerani necessitando do imóvel para a hospedagem das recém chegadas irmãs Servas de Maria, decidiu que naquele local seria uma casa de saber, e eis que é fundado o Colégio catecúmeno Divina Providência e já em 1928 foi fundado oficialmente o colégio Divina Providência para moças.

Durante muitos anos o Colégio Divina Providência fora mantido pelos Servos de Maria e somente em 1940 que veio a receber função de ofício de repartição pública educacional, oque possibilitou o reconhecimento dos estudos realizados, porém em 1942, é chegado ao conhecimento dos responsáveis pela instituição, ordem mandatária do Gabinete Militar de Guerra da República Federativa do Brasil, designação para o fechamento do colégio, devido a segunda guerra mundial, pois o Governo brasileiro considerava as irmãs italianas adversárias do Pais. Segundo relatos a única medida para não fechar a instituição era escolher alguém da comunidade de cidadania brasileira para assumir a responsabilidade pela escola e num ato de voluntariado a Senhora Maria de Lourdes Brito assumiu gratuitamente a direção para fins legais, apesar de na verdade nada ter mudado no caminhar das ações.

È valido ressaltar que nesse período o colégio Divina Providência era em regime de internato, e infelizmente só estudava quem por ventura pudesse pagar ou que possuísse bolsa de estudos pagas por comerciantes, seringalistas empresários ou políticos.

O primeiro casarão – o pioneiro – da rua Dr. Batista de Morais já não atendia á sua finalidade, pela grande preferência do público, tornando-o sem espaço suficiente e devido às condições antiquadas e antigas da sua estrutura. Diante dessa realidade, o seu benfeitor e fundador, Padre Felipe Galerani pensou e realizou com aquela vontade e determinação férrea que caracterizavam a conduta do bravo e inconfundível vigário. E no ano de 1952 exatamente no 17º aniversário de falecimento da Madre Gabriela Nardi, educadora pioneira do colégio, lança a pedra fundamental da nova edificação que é o atual prédio.

O reconhecimento estadual e a transmissão da responsabilidade da escola para o serviço público aconteceu no ano de 1968 através do Decreto 161 que o reconheceu como sendo de utilidade pública, na época pelo Governador Nabor Teles da Rocha Júnior.

Ao longo dos anos a Escola Divina Providência teve ilustres alunos, como o médico Adib Jatene, considerado um dos melhores cardiologistas do mundo, ex-ministro da saúde, Jorge Kalume, atual assessor parlamentar do Senado Federal e ex-governador do Acre entre outras ilustres figuras históricas e atuais do Acre e de Xapuri. Muitos educadores que por aqui iniciaram suas atividades estão na memória do povo acreano e xapuriense como os grandes pioneiros da educação no estado e a eles rendem homenagens em todo o Estado consagrando seus nomes em instituições e organismos públicos.

Evidencio que não se pode considerar o Colégio Divina Providência simplesmente como mais uma escola, mas sim como um dos marcos da educação no Estado e é desta forma que reverencio-o como tal.

Mais informações, basta procurar-me pessoalmente....

2 comentários:

  1. Parabéns amigo voçê me ajudou bastante, fiz um bom trabalho com a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo o seu blog virou referência para os alunos de pedagogia.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News