Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Procon do Acre dá as dicas para as boas compras de Natal

Assim como ocorre todos os anos o comércio acreano já está com decoração natalina e os consumidores já analisam como administrar seus gastos nesse período. Pensando nisso, o Procon, órgão de proteção e defesa do consumidor do Acre, orienta os consumidores para as precauções que devem ser tomadas na hora de realizar as compras de natal.

As lojas devem expor em toda área de venda a correta afixação dos preços nos produtos expostos dentro da loja e nas vitrines, informando nas etiquetas o valor à vista do produto, caso este esteja parcelado, deve informar também o valor de cada parcela, a taxa de juros e o valor total do financiamento. Estas informações devem constar nas etiquetas ou cartazes em letras facilmente identificadas.

O consumidor tem direitos até mesmo antes de realizar suas compras. Por isso deve fazer valer seus direitos, no momento da compra se certificando de que não está adquirindo produtos falsificados e exigindo sempre a nota fiscal. “É importante que o consumidor exija a nota fiscal e o cupom de garantia, só assim ele poderá obter a efetiva garantia do produto”, orienta o chefe da fiscalização do Procon, Otacílio Minassa.

Na hora de pagar suas compras, fique atento às formas de pagamento praticadas pela loja, não pode haver distinção entre o pagamento à vista e o realizado em cartão de débito ou de crédito em uma só parcela. Descontos à vista valem para pagamentos com cartão de débito ou de crédito, desde que a divida não seja parcelada.

Veja algumas dicas que o Procon selecionou para você:

* Faça as suas compras com antecedência. Não deixe para cima da hora a compra dos presentes. Com mais tempo, você tem mais oportunidade de, comparar preços e conseguir descontos.
* Planeje. Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.
* Estabeleça quanto poderá gastar, não corra o risco de ficar superendividado. Você pode evitar essa situação criando um orçamento.
* Não ande com dinheiro vivo. Evite correr riscos e faça compras mais seguras utilizando seu cartão de débito ou crédito. Além disso, muitas lojas de departamento oferecem descontos para pagamentos a prazo com cartões. Mas tenha muito cuidado para não exceder seu orçamento.
* Proteja suas informações pessoais. Tome cuidado ao revelar seus dados pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone. Pergunte como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas. Todo cuidado é pouco na hora de realizar compras pela Internet ou pelo telefone.
* Só compre on-line em sites conhecidos. Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias. Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provavelmente seu endereço e telefone.
* Verifique a segurança. Na hora de efetuar uma compra online, certifique-se de que a sua conexão com a Internet é segura e de que a transação seja verificada como autêntica. A maioria dos navegadores apresenta um ícone especial, como uma chave ou cadeado, o que indica que o site é seguro.
* Guarde os comprovantes. Você deve guardar todos os comprovantes da compra em um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas ou até mesmo para realização de reclamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News