Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal, Visitantes

Feliz Natal, Caros Leitores!!!

Caros Leitores,

Obrigado por neste ano terem dia-a-dia visitado este espaço que com muito carinho escrevemos para vocês, neste Natal gostaria de desixar uma mensagem que tocasse os vossos corações, porém lembrei-me que em certa oportunidade ouvi que "A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

Mas não poderia ficar em silêncio e por isso vim dizer que é hora de renovar os sonhos e acreditar na vida.
Não existe realização sem sonho, sonhar é rascunhar a realidade; conquistar é acreditar, não conquistamos aquilo o que não acreditamos.
Mais importante que os adornos luminosos, que a beleza poética dos arranjos
natalinos, do que a troca de cartões e presentes...
É acendermos luzes novas em nosso coração e nossa mente, reescrevermos os versos sutis de paz e amor, agendar um encontro com a nossa consciência,trocar velhos preconceitos por uma nova visão de mundo.
É muito importante, que os artifícios que emprestam luzes à paisagem natalina, não sejam mais do que réplicas miniaturizadas da infinita luz que inunda de esperança o cenário da nossa alma.
Não nos preocupemos em mudar todo o mundo, se cada um de nós tornar melhor seu mundo interior, caminharemos para um todo melhor.
Procuremos ser:
A solução, não o problema,
A resposta, não a dúvida,
A flor, não o espinho,
O remédio, não o veneno,
O curativo, não a ferida,
O perdão, não a vingança,
O diálogo, não a indiferença,
O amor, não a violência,
O cuidado, não a negligência,
A fé, não o fanatismo,
A fraternidade, não o egoísmo,
A prática, não o discurso,
A sinceridade, não a dissimulação,
A virtude, não o vício,
O estímulo, não a inveja,
A beneficência, não a esmola...
Procuremos amar mais, fazer mais, acreditar mais, sonhar mais, viver mais; reclamar menos, lamentar menos, julgar menos, criticar menos...

Que isso tudo sirva, não apenas para o dia de natal, mas para o Natal de todo dia.
Quando, mais do que uma lembrança, a “Boa Nova” deve ser uma vivência cotidiana.
Um fraterno e imorredouro desejar: felicidade, paz, prosperidade e amor.

Feliz Natal a todos

e mais vez obrigado pela visita diária....

Então é Natal!!!

“Então é Natal...
E o que você fez?
O ano termina

E nasce outra vez!
Então é Natal!
A festa cristã
Do velho e do novo,

Do amor como um todo!
E então é Natal
Pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre

Num só coração!
Então, bom Natal
Pro branco e pro negro,
Amarelo e vermelho,

Pra paz, afinal!...
Então, bom Natal!
E um Ano Novo também!
Que seja feliz quem

Souber o que é o Bem...”

(John Lennon e Yoko Ono - versão: Cláudio Rabello)

Você Sabe o que é o Natal mesmo?

Como e Quando Surgiu o Natal
Será o Natal realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que conheciam e foram ensinados por Jesus, pessoalmente, celebraram o aniversário do menino Jesus em 25 de dezembro? Será que alguma vez o celebraram em qualquer outro dia?

Se o Natal é uma das maiores festas cristãs, por que será que todos os pagãos o celebram também? Você sabe? Por que nessa época se troca tantos presentes com familiares, parentes e amigos? Se é por causa dos reis magos que trouxeram e ofertaram presentes ao menino Jesus, a resposta poderá surpreender.

A maioria das pessoas "supõe" muitas coisas sobre o Natal que não são verdades. Vamos agora parar de fazer suposições e conhecer os fatos!

A palavra "Natal" tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Esta festa teve origem na Igreja Católica Romana e daí se expandiu ao protestantismo e ao resto do mundo.

E então, de onde tirou a Igreja Católica Romana? Não saiu do Novo Testamento - Não foi da Bíblia nem dos primeiros apóstolos que foram instruídos por Cristo - todavia, sabe-se que lentamente foi absorvida do paganismo pela Igreja Católica Romana a partir do quarto século.

Desde que a celebração do Natal foi introduzida ao mundo pela Igreja Católica Romana, e ela é a única autoridade que aprova, vejamos o que diz a Enciclopédia Católica, edição inglesa, sob o título "Natal".

"O Natal não era considerado entre as primeiras festas da Igreja... Os primeiros indícios da festa provêm do Egito." "Os costumes pagãos ocorridos durante as calendas de Janeiro lentamente modificaram-se na festa do Natal".

Também nas mesmas enciclopédias, sob o tema "Dia do Natal", encontramos que Origenes, um dos patriarcas católicos, reconheceu a seguinte verdade: "... Não há registro nas Sagradas Escrituras de que alguém tenha comemorado uma festa, ou realizado um grande banquete no dia do seu aniversário. Somente os pecadores (como Faraó e Herodes), que se rejubilam grandemente com o dia em que nasceram neste mundo."

A Enciclopédia Britânica edição de 1946, afirma: "O Natal não era contado nas primeiras festas da Igreja..." "Não foi instituída por Cristo, nem pelos apóstolos, nem por autoridades bíblicas. Foi adquirida mais tarde do paganismo."

A Enciclopédia Americana, edição 1944, declara: "O Natal...não foi, de acordo com muitas autoridades no assunto, celebrado nos primeiros séculos da Igreja Cristã, porque o costume cristão, em geral era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento. A "comunhão", instituída por autoridade bíblica no Novo Testamento, é o memorial desse acontecimento (isto é, o nascimento de Cristo) no século IV. No século V, a Igreja Ocidental deu origem, para que fosse celebrada para sempre no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo."

Agora veja! Estas reconhecidas autoridades históricas mostram que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era - um período maior do que a história inteira do Brasil como uma República independente! Foi absorvida na Igreja Ocidental, ou Romana, durante o século IV da era cristã. Senão a partir do século V que a Igreja Romana ordenou que se comemorasse oficialmente como uma festividade cristã!

Jesus não nasceu em 25 de dezembro? Jesus nem sequer nasceu na estação do inverno!
Quando Jesus nasceu, "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho." (Lucas 2:8. Isto nunca poderia ter acontecido na Judéia no mês de dezembro. Os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e colocavam-nos no curral no mais tardar até o dia 15 de outubro, para protegê-los do frio e da estação chuvosa que se seguia.

Veja que a própria Bíblia fornece provas, em Cantares de Salomão 2:11 e am Esdras 10:9-13, de que o inverno era uma estação chuvosa, não permitindo aos pastores permanecerem ao ar livre nos campos durante a moite. "Durante a época da Páscoa (começo da primavera) era costume antigo dos judeus daqueles dias levarem as ovelhas aos campos e desertos, e recolhê-las ao começo das primeiras chuvas", afirma Adam Clarke no seu Commentary, (vol. 5, pág. 370, edição de New York).

A seguir esta mesma autoridade declara: "Os pastores cuidavam dos seus rebanhos dia e noite durante todo e tempo que permaneciam fora..." as primeiras chuvas começavam no princípio do mês de "Marchesvan", que corresponde parte dos meses de outubro e novembro do nosso calendário (começa às vezes em outubro), descobrimos que as ovelhas estavam nos campos ao ar livre durante todo o verão. E como os pastores não haviam ainda recolhido os seus rebanhos, é um argumento provável que outubro não havia ainda nem começado, e que, consequentemente, nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo; nem mesmo poderia ter nascido depois do mês de setembro, já que os rebanhos estavam ainda no campo durante a noite, apenas uma ocorrência cronológica...

Veja as citações dos "Talmudistas em Lightfood." "Qualquer enciclopédia ou outra autoridade, poderá lhe dizer que Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. A enciclopédia Católica francamente testifiaca este fato."

A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida conforme todas autoridades no assunto afirmam, que em muitas das passagens nas escrituras que, fortemente indicam que foi no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa.

Se Deus desejasse que guardássemos e comemorássemos o nascimento de Cristo, Ele não teria ocultado tão completamente a data exata. Como este costume pagão foi absorvido pela Igreja? Como surgiu no mundo ocidental este costume pagão? A New Schaff-herzog Enciclopedia of Religious Knowledge (Enciclopédia de conhecimentos religiosos) explica-o claramente no seu artigo sobre o "Natal".

Não se pode determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o "Novo Sol"... As festividades pagãs, Saturnália e Brumária estavam a demais profundamente arraigadas nos costumes populares para serem abandonadas pela influência cristã... A festividade pagã acompanhada de bebedices e orgias, agradavam tanto que os cristãos viram com o agrado uma desculpa para continuar a celebrá-la em grandes alterações no espírito e na forma. Pregadores cristãos do Ocidente e do Oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã.

Lembre-se que o mundo romano era pagão. Antes do século IV, os cristãos eram poucos em número, embora aumentassem, eram perseguidos pelos pagãos. Porém, com a chegada de Constantino, como imperador, que no século IV fez profissão pública de fé cristã, colocando o cristianismo ao mesmonível do paganismo, o mundo romano passou a aceitar esse cristianismo popularizado pelo imperador. Porém, lembre-se que eles haviam sido criados em costumes pagãos, dentre as quais 25 de dezembro era a maior das festividades idólatras. Era uma festa alegre com seu espírito especial. Todos se divertiam! Não queriam renunciá-la!

Este mesmo artigo da enciclopédia Shaff-Herzog de conhecimentos religiosos, explica como a apovação dada por Constantino do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora "convertidos" em massa ao "cristianismo" o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus.
E assim foi que "o Natal" se enraizou em nosso mundo Ocidental!

Não importa que usemos outro nome, continua sendo a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome" Chame um coelho de leão se quiser, porém continuará sendo um coelho.

E da Enciclopédia Britânica: "A partir do ano 354, alguns latinos, possivelmente, transferiram o dia de nascimento de 6 de janeiro para 25 de dezembro, quando se realizava uma festa mitraísta... ou nascimento do Sol invicto... Os sírios e os armênios, que se prenderam a data de 06 de janeiro, acusavam os romanos de idólatras e adoradores do Sol, alegando... que a festa de 25 de dezembro tinha sido inventada pelos discípulos de Corinto."

E aí como vai encarar o Natal?

Quem é realemnte o Papai Noel

O Papai Noel como conhecemos, de roupa vermelha, sacola nas costas e barba branca, é, na verdade, uma modificação moderna da figura do 'bom velhinho' original. Inspirador do Papai Noel, São Nicolau (Saint Nicholas, em inglês) era um homem simples, dedicado à religião, que nasceu em 280, na cidade de Patara, na Ásia menor (hoje Turquia).

Mitos e verdades se misturam na história desse bispo que se tornou santo. Quando seus pais morreram, ele distribuiu a herança entre os pobres, o que o tornou conhecido na região.

Também ficou famoso por ter ajudado a família de um nobre que entrou em falência. Seus credores queriam, além de todos seus bens, a mão das três filhas em casamento. Sabendo que elas sofreriam agressões e escravidão, o nobre entrou em desespero, pois não tinha dinheiro para o dote que faria suas filhas se casarem mais cedo. Conhecendo o dilema do nobre, Nicolau jogou um saco de ouro em seu quintal. E fez isso com as duas outras filhas. Descoberto, o bispo fez o nobre jurar que não revelaria seu nome até sua morte. Daí partiu a tradição de distribuir presentes anônimos.

As histórias da vida de Nicolau se espalharam pela Grécia e pelo Império Romano. Muitas lendas surgiram, mas foi a distribuição de presentes que ficou conhecida no mês sua morte, dezembro. Em 988, Vladimir, o Grande, príncipe da Rússia, se converteu ao cristianismo e viajou a Constantinopla para ser batizado. Lá ele ouviu a história de São Nicolau e ficou tão impressionado que o nomeou padroeiro de toda a Rússia. As tradições e lendas começaram a se relacionar com histórias bíblicas.

Na América
Após a colonização da América, os europeus que lá foram morar levaram suas crenças com eles. Na Pensilvânia, havia muitas referências a São Nicolau. Em 1809, um livro infantil trouxe as referências do bispo turco para os Estados Unidos.
Em "Knickerbocker's History of New York", o escritor Washington Irving se baseou em São Nicolau para criar um personagem que entrava nas casas pela chaminé.

Na década de 1860, o ilustrador Thomas Nast criou imagens de São Nicolau (que nessa época já tinha o apelido de Santa Claus) para a edição de Natal da revista Harper's.

No século XX, a Coca Cola fez uma série de comerciais com a figura do papai noel. A partir daí, a imagem do bom velhinho se popularizou e virou sinônimo da data festiva católica.

Descaso nos últimos dias de mandato.

Xapuri vive, nesses últimos dias de mandato do Prefeito Vanderley Viana, um verdadeiro caus.
A foto ao lado não trata-se de nenhuma rua abandonada, é simplesmente a rua de entrada para o meu endereço, e infelizmente assim como ela a maioria das ruas de Xapuri encontram-se na mesma situação, já que além do mato que toma conta das calçadas e laterais, as pessoas ainda sofrem com o acumulo de lixo, já que depois outubro se a coleta era deficitária ficou muito pior.

Lembro-me que em dezembro de 2004, a situação era praticamente a mesma, logo percebi que se trata de uma metodologia de transição de governo, ou punição à população que não manteve no poder aqueles que reprovados nas urnas dos pleitos eleitorais, sofrem com o descaso e o desrespeito no serviço básico imprescindível à vida em comunidades urbanas.

Lembrei-me também que em 2005, o abandono realizado pelo então Prefeito Júlio Barbosa nos seus últimos dias de mandato em 2004, fora palco político de criticas e ofensas por parte do prefeito que recém-assumido. Mas o que falar agora, se a situação é semelhante ou pior?

Não quero aqui ser o dono da razão, porém é inconcebível que tenhamos que ser prejudicados, por que esse ou aquele agente público está “fazendo beicinho” com raivinha” do resultado eleitoral.
Porém, não é somente nas ruas que estão os problemas, os mais graves estão na área da saúde e da educação... Eta!!! Xapuri complicado....

Um colega me apresentou em seu pc um cronômetro regressivo, que demonstra quantidade de dias, horas, minutos e segundos para a saída do atual prefeito, achei interessante, e resolvi dar uma dica, para a partir do inicio de janeiro, reprogramar o mesmo de forma cronológica para ver quanto tempo vai durar o caus...

É ver pra crê!!!!

Minha Própria Via Crucis

Há um ditado popular que diz que “Deus é maravilhoso, mas há momentos que não alivia....” acredito que me deparei com uma semana dessas, porque aja paciência para suportar todos os reveses do cotidiano. Entre as minhas maiores dores de cabeça estão “Chico Mendes”, Brasil Telecom e Banco do Brasil. Ufa ainda bem que tudo passou, por que já acreditava que estava tão azarado que se porventura eu comprasse um anão de circo eles cresceriam, se encontrasse uma cobra ela me picaria ela daria um coice.... mas vamos por parte...

Tive um problema com meu telefone “HTC- palmolt” e tive que restarurar o sistema operacional do aparelho que funciona com uma versão do Windows Móbile, aí veio o primeiro problema, com a restauração do sistema acabei perdendo as configurações de acesso a internet móvel, sendo que pela capacidade de navegação utilizo o aparelho para consultas rápidas e repentinas emergenciais. Só haveira uma maneira de resolver a situação ligar para o auto atendimento da Brasil Telecom “minha prestadora de serviços de telefonia móvel”, especificamente para o número 1053, confiante pela nova Legislação que norteia o atendimento ao consumidor por telefone, de que em poucos minutos resolveria meu problema. Enganei-me foram dez eu disse dez... ligações para ao final ser orientado a entrar em contato com a fabricante do aparelho. É mole ou quer mais?

Somente para deleite dos leitores e para certificar de que realmente não estou apenas alfinetando a empresa , visualizem o que tive que suportar com um paciência de Jó “que ainda não sei onde encontrei”:
1ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200869125447 – 14 minutos e 57 segundos ouvindo a musiqueta de espera até a ligação cair;
2ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200859198243 – 12 minutos e 46 segundos ouvindo a musiqueta e nada...
3ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200889201987 – 09 minutos e 28 segundos ouvindo a musiqueta de espera até a ligação cair;
4ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200849205216 – 40 minutos e 18 segundos ouvindo a musiqueta, até que a bateria do meu celular descarregou... também já de era de se esperar... o jeito foi recarregar e ligar novamente.
5ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200849395450 – 32 minutos e 08 segundos, sendo atendido somente depois dos 20 minutos de espera, me foi passado uma configuração pela área técnica e solicitação de que caso não funcionasse retornasse a entrar em contato. NÃO FUNCIONOU!!!!;
6ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200849334519 – 09 minutos e 42 segundos, simplesmente desligaram a ligação, quando falei a atendente que só deveria transferir a ligação para o setor técnico se caso realmente eu fosse atendido
7ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200809437158 – 04 minutos e 48 segundos ouvindo a musiqueta, e novamente a ligação caiu
8ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200809446120 – 19 minutos e 06 segundos ouvindo a musiqueta, até que a bateria do meu celular novamente descarregou... e aja paciência, mas como sou brasileiro e não desisto nunca, vamos conectar o aparelho na tomada e continuar com minhas tentativas, já que agora era questão de honra falar com a Brasil Telecom, nem que fosse para sacanear.
9ª Ligação – Nem consegui completar a ligação

10ª Ligação – Protocolo de atendimento – 200899487614 – 31 minutos e 25 segundos, para tentar resolver o problema e ao final ainda ouvi que seria impossível resolver, e que deveria entrar em contato com a HTC fabricante do aparelho, pelo menos me informaram o numero de contato 40030482, que por sinal não é linha de atendimento gratuito... isso mesmo é ligação Paga...

Bem ligando para a HTC, e amargando R$ 15,83 com o custo da ligação “internacional” em apenas 08 minutos e 25 segundos resolvi o problema de configuração da net móvel e ainda me ensinaram a utilizar o aparelho como modem para meu leptop coisa que a minha empresa de telefonia não o fez. Fiquei puto da vida já que em pouco de 08 minutos consegui resolver um problema que em quase três horas de ligação não consequi, imediatamente protocolei denuncia contra a Brasil Telecom no Ministério Publico de Rio Branco além de registrar ocorrência no PROCON por desrespeito às novas normas de atendimento ao consumidor.

O segundo problema: Agência do Banco do Brasil em Xapuri.... a ultima semana e o inicio dessa foi um verdadeiro caus na agencia e justamente quando nossos vencimentos estavam disponíveis a saque. Acontece que quando nos caixas eletrônicos estão supridos de dinheiro o sistema não está on line, quando o sistema está on line não disponibilidade de saque, para piorar a situação o banco simplesmente fechou as portas na segunda “Dia de Chico Mendes” é pra rir ou chorar? Passei de quinta a segunda tentando resolver alguns problemas na agencia sem sucesso, na terça-feira chequei à agencia às 08:30 e permaneci numa fila aé as 13:45, então imaginem o meu humor. Primeiramente a imbecilidade da gerencia é tanto que com uma demanda imensa de clientes somente um caixa disponível ao atendimento, depois sequer água há no interior da agencia disponibilizada aos clientes, idosos, grávidas e deficientes ficam no bolo para atendidos é tanta coisa errada que fico puto só de passar. Pude verificar que o atendimento naquela agencia é dispensado somente aos amiguinhos de alguns funcionários e a população simples que se lasque. Sim cadê os vereadores, a promotoria que nada fazem em razão desse problema? Isso não é novidade há muito tempo que reclamações sobre agência de Xapuri são apresentadas e nada fazem. Bem pelo menos resolvi meus problemas...

O Terceiro problema: “Chico Mendes” nossa como esse falecido me atrapalhou na segunda feira, primeiro por que é inconcebível que a cidade pare em decorrência a uma pessoa. Depois que órgãos estaduais, municipais e federais simplesmente fechem a porta por que estão recordando o assassinato de um cara. Ora senhores tenham dó... quem é que vai me ressarcir pelos meus prejuízos? Prejuízos sim... tinha três certidões para emitir junto a Receita Estadual e tive que me deslocar à cidade de Brasiléia para fazer tal coisa, fora que deixei de pagar uma duplicata com vencimento naquela data por que o Banco do Brasil estava Fechado pelo Feriado do “Dia do Chico Mendes”, e no dia posterior paguei com juros, perdi de dar aula por que as escolas estavam fechadas... aiaiaiaiai... melhor nem comentar. E tudo isso por algo que Xapuri não valoriza, já que constatei nas comemorações que somente políticos do PT, e a imprensa foi às festividades. Está na hora de realmente valorizarmos o que é importante, não criar mitos.... Que comemorem o que quiser, que relembrem o que entender, agora prejudicar a população por algo que não nos interessa ai já é demais.

Ufa ainda bem que a fase de nuvem negra passou!!!

PF faz a maior apreensão de Cocaína de 2008 no Acre

Policiais Federais fizeram a maior apreensão de drogas de 2008 na tarde de terça-feira, 23. Os 125 Kg de Cocaína estavam escondidos em um fundo falso em um caminhão boiadeiro.

A prisão foi resultado de barreira realizada pela Polícia Federal que abordou o caminhão boiadeiro no posto de fiscalização da Tucandeira, distante 150 km de Rio Branco, na divisa com o estado de Rondônia.

O motorista, Fábio Silva, de 32 anos, completados no dia da prisão, estava conduzindo o caminhão para Goiânia.

No caminhão foram encontrados 116 pacotes contendo drogas, num montante de 125,22 Kg. Além das investigações dos policiais, houve o trabalho do cão farejador, Nina.

Esta foi a maior apreensão realizada no ano de 2008, e a segunda maior de toda a história da Superintendência da Policia Federal no estado do Acre.

O caminhão apreendido, próprio para o transporte de gado, será cedido à Polícia Militar do estado do Acre, fortalecendo a parceria entre as duas instituições.

O motorista foi preso e encaminhado ao presídio.

Novo vestibular da Ufac vai acontecer nos dias 1 e 2 de fevereiro

Os pretendentes a uma das vagas do vestibular da Ufac que estavam com viagem de férias marcadas para fevereiro do próximo ano podem tratar de desmarcar seus embarques. É que na tarde desta terça-feira, 23, o Conselho Universitário decidiu pelas datas de 1 e 2 de fevereiro para a realização das provas do vestibular 2009 [segunda edição].

Temendo novos desarranjos que possam culminar com novo cancelamento do certame, a reitora Olinda Batista conclamou os alunos para a ajudar na organização deste novo concurso.

O edital do concurso deverá ser publicado na próxima sexta-feira, 26. A novidade é que só candidatos inscritos no primeiro concurso podem participar deste novo. O conselho não informou se os candidatos terão que fazer nova inscrição e nem se os mais de 17 mil que não pagaram a taxa de inscrição no primeiro concurso podem participar desta segunda versão.

Chegando Final de Ano!!!!


Bem com a chegada do final de ano, todas as emissoras de Tv fazem um programa especial de restrospectiva jornalística, e com tantos fatos intrigantes ocorridos no decoorer do ano, eis a postura de nós telespectadores assistindo novamente os fatos marcantes...

Bom Final de Ano e Boas RecordaçõeS!!!

Tatuagens do futuro podem ser 'mutantes' e até exibir filmes, dizem cientistas

Pesquisadores de universidade nos EUA criam tela flexível com nanotubos.
Protótipo também poderão servir para criação de 'papel eletrônico'.

Hsaioh-Kang Chang (à esq.) e Fumiaki Ishikawa mostram protótipo de tela digital flexível. (Foto: Divulgação/USC Viterbi School of Engineering)

Quer fazer uma tatuagem, mas está indeciso quanto ao desenho escolhido? A evolução tecnológica pode resolver este problema em breve. Cientistas da University of South California (USC), nos EUA, criaram um método para criar discos transparentes e ultrafinos capazes de emitir luz e produzir imagens.

Trata-se de uma estrutura de plástico recheada com transistores feitos a partir de nanotubos de carbono. Ligados a OLEDs - diodos orgânicos emissores de luz -, os nanotubos são capazes de produzir imagens como em uma TV de alta definição.

Por enquanto, o protótipo construído pela escola de engenharia da USC é um disco de cerca de 13 cm de diâmetro. Os criadores afirmam que, em breve, a técnica poderá servir para diversos usos, como a criação de roupas que mudam de cor, avisos, sinalizações e até sistemas de navegação via GPS inseridos no pára-brisas de automóveis.

Outro uso importante é na fabricação dos chamados "jornais eletrônicos". São sistemas que têm a forma de folhas de papel, mas que, como uma tela de computador, podem exibir informações diferentes a cada momento. Pequenas e orgânicas, as folhas também poderiam ser inseridas na pele humana, criando tatuagens que podem ser alteradas por computador ou mesmo tattoos "dinâmicas", como filmes.

"Os nanotubos têm potencial para funcionar como telas transparentes para os eletrônicos do futuro", diz o pesquisador Hsaioh-Kang Chang, um dos responsáveis pelo projeto.

Fonte: G1

O texto e a realidade

Por Claudionor Mendonça dos Santos
Ataliba Nogueira, em obra clássica, assegura que o fim do Estado consiste na prosperidade pública, entendida esta como a obtenção do necessário por parte de cada um de seus embros, com a finalidade de atingir a perfeição física, intelectual e moral, metas que não podem ser satisfeitas nem pelo indivíduo, nem pela família isolada e nem por grupos sociais solitários.

O homem deverá, então, dispor do Estado para a consecução de seus objetivos, advertindo que o Estado serve ao homem e não o homem ao Estado.

Assim, dentre outros, a Constituição Federal determina ser direito social a segurança e dever do Estado, além de direito e responsabilidade de todos, para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

À primeira vista, a redemocratização do país, após a ditadura e a promulgação da Constituição Federal, levaria a sociedade ao paraíso. Paraíso de prosperidade, abundância e felicidade.

Contudo, uma série de eventos desviou o rumo em direção ao céu. Estabeleceu-se, equivocadamente, a idéia de que o Estado, agora democrático, seria o único responsável pela implementação dos direitos sociais.

Ora, dentre outras regras da democracia, a cooperação se destaca como fator imprescindível para a concretização de quaisquer direitos, individual ou social. Se o homem é um ser eminentemente social, a cooperação é indispensável para sua sobrevivência. É necessário, portanto, lembrar que, sendo a segurança direito social, é preciso que as pessoas o concretizem coletivamente. Já foi dito que no Estado Democrático de Direito o bem comum só pode ser produzido coletivamente, assim como sua distribuição.

Obviamente, em face da tripartição de funções, cabe primordialmente ao Judiciário o papel de garantidor, instrumento da defesa dos direitos, contra o arbítrio dos demais poderes e dele próprio, zelando por tal missão o Ministério Público, encarregado da defesa da democracia e dos direitos individuais ou sociais indisponíveis, além de guardião da ordem jurídica. Porém, o papel da sociedade não pode ser desprezado ou diminuído.

A realidade brasileira, sem o véu da hipocrisia, revela triste discrepância com o texto legal em vigor. As agruras pelas quais a população brasileira passa demonstram o abismo entre o texto e a realidade, sendo pública e notória essa vergonhosa situação. A trágica realidade brasileira, com suas mazelas, desde a prostituição infantil até o descuido com os idosos, revela a violação dos mais básicos direitos previstos em textos nacionais e internacionais.

A comercialização da educação, da saúde e da segurança demonstra a falência e a negação dos direitos sociais. Urge, assim, a incidência de providências objetivando desmercantilizar os direitos sociais.

A segurança, direito social, não pode ser alçada à condição de plataforma apenas em períodos eleitorais. Enquanto política social, sua discussão deve ser perene até que se atinja ponto suportável, indo além de promessa eleitoreira.

Em face de uma sociedade cruelmente desigual, com alto índice de exclusão, a questão da segurança, como política social, merece mais atenção, exigindo discussão e participação de todos, na busca de fórmulas para a efetivação de ações, de medidas voltadas para a superação desse triste quadro social, concretizando, assim, o que não passa de mero enunciado, sem qualquer reflexo no cotidiano da comunidade.

A declaração de direitos, após tenebrosa noite de trevas e autoritarismo, advém da conquista da liberdade que, por sua vez, deve levar à igualdade e à solidariedade.

Na luta pela perfeita harmonia entre o texto e a realidade, é de se sonhar com o eminente e sempre magistrado Alberto Silva Franco, exemplo de dignidade e sensibilidade: "a educação não será privilégio dos que possam pagá-la; a polícia não será a maldição dos que não podem comprá-la; ninguém será considerado herói nem idiota por fazer o que crê justo em lugar de fazer o que mais lhe convém".

Claudionor Mendonça dos Santos é Promotor de Justiça e membro do Ministério Público Democrático.