Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Charge do Dia!!!

A Charge do dia hoje vem lá do Jornal Hoje na Noticia de Santa Catarina sendo de autoria do Chargista Frank
Pois é... em tempos de debates sobre ficha suja dos candidatos ai vai a deixa!!!!

Deputados Acreanos aprovaram na Terça Feira Legislação a respeito de corte de Arvores

Deputados estaduais aprovaram na sessão de terça-feira, 26, o projeto de Lei que restringe o corte 24 espécies de árvores existentes na floresta amazônica. O Autor do projeto que visa preservar e manter a flora e fauna da Amazônia é o deputado Zé Carlos (PTN).

De acordo com o deputado autor do projeto é preciso fazer adequações a lei ambiental que existe no Estado, por isso, segundo ele, essa lei se faz necessária, com a regulamentação dela o deputado acredita que será possível preservar não só as espécies de árvores, mas também os animais que se alimentam dessas espécies.

“A Lei ambiental foi feita há alguns anos atrás, mas muita coisa mudou e por isso nós agora estamos fazendo alguns ajustes para que agora, a Lei seja para preservar não só a parte da floresta que dá sustento ao homem, mas também os animais silvestres. Antes nós nos preocupamos em preservar a castanheira, a seringueira que ajudam na sobrevivência do homem, mas temos que nos preocupar com a preservação dos animais silvestres, porque muitas espécies fazem parte da cadeia alimentar de animais silvestres”, explicou o deputado.

Zé Carlos diz que o projeto tem relevância para a preservação ambiental e afirma que no futuro os parlamentares terão orgulho de ter votado um projeto de defende a preservação das espécies de árvores. O parlamentar assegurou ainda que as árvores que fazem parte da lista de proibição de exploração, não devem prejudicar o comércio madeireiro, tendo em vista que a lista de espécies é composta por ‘madeiras brancas’, ou seja, aquelas árvores que têm baixo valor de mercado.

O deputado informou, por meio de sua assessoria, algumas espécies que estão proibidas de serem retiradas da floresta após a aprovação de seu projeto, contam na lista: Copaíba, Andiroba, Jutaí, Jatobá, Ingá Ferro, Envira Cajú, Castanharana, Toari, Miringiba, Ureinha, Cajuzin, Uchi, Piquí, Guariuba, Gameleira, Caxinguba, Gamelinha e Cuieira.

A influência de Lula nas eleições

Escrito por Altamiro Borges
A jornalista Cristiana Lôbo, uma das principais porta-vozes da TV Globo, nunca escondeu a sua antipatia pelo governo Lula, às vezes beirando o mais puro preconceito de classe. Durante a CPI do mensalão, em 2005/2006, ela torceu pelo impeachment do presidente. Nas deprimentes mesas redondas do Programa do Jô, ela sempre foi uma das mais ásperas nas críticas, com suas tiradas udenistas de paladina da ética. Numa entrevista à revista Época, da mesma Globo, até anteviu a derrota de Lula na sucessão de 2006. "Cada vez mais, ele tem menos chances (de se reeleger). O cenário, definitivamente, não é mais favorável ao presidente Lula", previu a desastrada vidente.

Agora, porém, a comentarista, mesmo mantendo o seu viés oposicionista, está convencida de que Lula será o grande vitorioso das eleições municipais de outubro. Na abertura do horário político gratuito, em 19 de agosto, ela se mostrou surpresa com o prestígio do atual presidente. "Todos os candidatos, até alguns da oposição, querem tirar fotos com ele", afirmou Lôbo no Jornal das Dez, da Globo News. Para ela, isto é um fato inédito nas últimas campanhas eleitorais. Afinal, "Lula já caminha para o final do segundo mandato e mantém sua força". Ela só não lembrou, por motivos óbvios, o triste fim de FHC, no qual ninguém queria a sua companhia nos palanques ou nas fotos.

Pegando carona no prestígio
A influência de Lula neste pleito parece inquestionável. "Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, há 179 candidatos de nome Lula nas eleições de 2008. Somente em Recife, são seis, o maior número de Lulas em uma só cidade", informa a revista Carta Capital, que entrevistou alguns dos postulantes à vereança que almejam pegar carona neste prestígio. Até tucanos e demos famosos pela postura hidrófoba contra o governo evitam atacá-lo nesta campanha. O prefeito Beto Richa, candidato do PSDB à reeleição em Curitiba, estreou o programa eleitoral na TV e rádio de forma bastante curiosa: "Quero fazer agradecimentos. Primeiro ao governo do presidente Lula".

Tamanho prestígio decorre, entre outros fatores, da tímida recuperação da economia, após duas "décadas perdidas", com o seu efeito mais visível dos recordes mensais de empregos formais; da ampliação dos programas sociais, que hoje atingem mais de 11 milhões de famílias, retirando-as da total exclusão; e do próprio carisma do presidente. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com as suas obras de infra-estrutura e benfeitorias sociais, é outro forte cabo-eleitoral. Já a valorização do salário mínimo e a ausência de ataques frontais aos direitos dos trabalhadores, diferentemente do ocorrido no primeiro mandato, evitam a rejeição dos setores mais organizados.

A sedução da classe média
Neste cenário aparentemente mais tranqüilo, a popularidade de Lula dispara em todo o país, em especial nas regiões antes mais apartadas do Norte e Nordeste, onde os índices de aprovação do presidente passam de 70%. O fenômeno do lulismo, entretanto, hoje já ultrapassa essas fronteiras. Como apontou recente reportagem da Carta Capital, com o maior dinamismo da economia, Lula passa a seduzir até as camadas médias do Sul e Sudeste, antes tão avessas ao presidente-operário. A queda da taxa de pobreza (de 35% em 2003 para 24,1% em 2008) e da taxa de indigência (de 13,7% para 6,6%) ajuda a aquecer o mercado interno, beneficiando a classe média elitista.

Estes fatores é que explicam porque "todos os candidatos querem sair na foto com Lula". Lôbo insiste em não enxergar, ou em esconder, a realidade. Mas, como diz o jornalista Alon Feuerwerker, ele justifica tamanho prestígio. "Seis anos depois (da sua primeira eleição), Lula continua dono absoluto da agenda social, sem ter perdido o voto de confiança quanto à estabilidade. E, mesmo que o crescimento médio da economia não seja nenhuma Brastemp, os números da criação formal de empregos batem de longe as estatísticas dos oito anos do consórcio PSDB-DEM".

Para ele, tudo indica que Lula sairá fortalecido das eleições municipais e que "já tem o discurso pronto para 2010. Ele dirá que é preciso continuar com a distribuição de renda, com o combate à pobreza, com a criação de empregos. Lembrará também que o governo do PT não descuidou da inflação, esse algoz dos socialmente menos favorecidos. E deixará que as velas da campanha sejam enfunadas pelos ventos estatistas e nacionalistas que sopram cada vez mais fortemente em todo o planeta. A figura de Dilma Rousseff é adequada ao roteiro. E a oposição, dirá o quê?".

O eleitor não é bobo
É neste cenário mais favorável que muitos candidatos a prefeito e a vereador, até dos partidos da oposição liberal-conservadora, tentam pegar carona no prestígio do presidente. Alguns aliados, inclusive do PT, que abandonaram Lula nos momentos da sua maior crise política, agora viraram lulistas de carteirinha. Não perdem uma solenidade de inauguração das obras do PAC e utilizam fotos antigas para justificar suas "sólidas relações". Mas o eleitor não é bobo. Como argumenta Jairo Nicolau, um dos maiores especialistas em tendência do eleitorado no país, o uso da imagem do presidente não se transfere automaticamente para os que hoje afirmam apoiar o presidente.

Outros fatores pesarão na definição do candidato, como sua trajetória política e os projetos para a cidade. "A movimentação dos candidatos em direção ao presidente é natural. Como ele tem alta popularidade, eles vão querer se associar. Mas ele é mais um ator na eleição, não o que define. A agenda local terá mais importância", sustenta o professor do Iuperj. Ele lembra os casos de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, onde os candidatos petistas estão em baixa. "Se o candidato não mostrar competência, o apoio será insuficiente. Ele pode tentar convencer que é a continuidade, mas pode vir outra candidata, como a Jô Moraes, e mostrar que ela tem relação com Lula".

Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PC do B e autor do livro recém-lançado "Sindicalismo, resistência e alternativas" (Editora Anita Garibaldi).

Algo que pode afetar Xapuri!!!

Nova Lei do Congresso pode garantir mais quatro municípios para o Acre
Da redação ac24horas
Os locais são: Vilas do V , do Incra e Campinas e Sibéria, em Xapuri

No Congresso Nacional tramita um projeto que muda as regras para a criação de municípios no Brasil. Por enquanto a matéria ainda está na Comissão de Constituição e Justiça, só depois de aprovada vai a votação. Um dos textos da proposta pede que áreas com mais de 5 mil habitantes, na região Norte, passem a ser cidades.

No Acre, as vilas do Incra e do V em Porto Acre já estariam na lista. Alias, ás duas vilas têm mais moradores que Porto Acre, sede do município.

As vilas cresceram tanto que hoje ninguém sabe onde fica a divisa. Parecem cidade pequena, tem comércio movimentado, transporte, escolas e postos de saúde, mas dependem administrativamente da prefeitura de Porto Acre, na qual, a sede fica distante 40 quilômetros.

Os moradores reclamam que o prefeito não olha para os moradores e não se preocupa com a infra-estrutura básica. Só no núcleo urbano moram, de acordo com o IBGE, 4 mil famílias. A conta pode multiplicar somando os produtores rurais da região onde fica um projeto de assentamento. A população já pediu várias vezes para que as vilas fossem transformadas em município.

Só que existem outras localidades pedindo o desligamento com a cidade base. A vila da Sibéria em Xapuri é uma delas. Separados pelo rio Xapuri, os moradores querem uma administração própria. Na parte urbana moram 900 pessoas, mas existe a parte rural que se estende por boa parte da reserva extrativista Chico Mendes.

Outro local forte candidato a virar município é vila Campinas na BR-364. Foram vários os movimentos para que a localidade fosse separada de Plácido de Castro que fica distante 80 quilômetros.

O diretor do IBGE no Acre, Adão Delfino, informou que as Vilas Campinas, do V e Incra já foram analisadas pelo Instituto e todas têm condições de se transformarem em mais uma cidade.

Só um detalhe não pode ser esquecido: é preciso evitar os políticos espertalhões que lutam pela criação de novos municípios. Em todas as cidades vão ter vereadores, prefeitos e secretários. Tem muita gente que está só de olho nisso.

Eita!!!!

Governo do Acre revitaliza local onde morreu Plácido de Castro

Por Agência de Noticias do Acre
Estátuas feitas por Cristina Motta contam um dos momentos mais dramáticos da história do Acre. O investimento integra uma ação de Governo que mistura história, cultura e turismo

O governador Binho Marques conferiu os detalhes da instalação das esculturas que compõem as primeiras intervenções de paisagismo da área destinada ao Parque Municipal Plácido de Castro. A região tem a lápide que sinaliza o local da emboscada que vitimou um dos mais expressivos representantes da Revolução Acreana há cem anos.

A montagem da cena foi coordenada pela artista plástica Cristina Motta, responsável pela confecção das obras. Ao todo, são 8 esculturas em tamanho natural feitas de fibra de vidro, durante dois meses de trabalho. A cena é composta pelo assassino de Plácido e mais três comparsas que esperam a passagem do revolucionário, acompanhado por um amigo. O trabalho de Cristina Motta já é conhecido pelos acreanos. São dela as estátuas de Chico Mendes, acompanhado por um garoto, expostas na "Praça dos Povos da Floresta", no centro de Rio Branco; as três grandes estátuas que estão no Novo Mercado Velho, na altura da Passarela Joaquim Falcão Macêdo.

A meta do Governo do Acre é fazer um resgate histórico-cultural da região integrada à agenda turística da rota "Caminhos da Revolução" (composta por museus da cidade de Rio Branco, chalé do seringal Bom Destino, cidade de Porto Acre, Quixadá_cenário de locação da minisérie "Amazônia_ de Galvez a Chico Mendes", exibida pela Rede Globo ano passado).

"Com a idéia de promover o resgate da nossa memória, nós vamos potencializar ainda mais o turismo porque as pessoas visitam muito o local", afirmou Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, um dos órgãos responsáveis pela revitalização. O Deracre também participa do emprendimento. A recuperação do ramal do Pica-pau recupera ramal do Pica-pau (também conhecido como "ramal da lápide de Plácido de Castro", construção de bueiros e terraplanagem estão sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens. // Uma ponte sob o igarapé "Distração" foi reconstruída para que os visitantes tenham mais conforto e segurança ao visitar o local histórico.

No próximo sábado, dia 30, vai haver um evento que marca a revitalização do espaço. Está prevista apresentação de trechos da ópera "Aquiry_ A Luta de um povo" (de autoria de Mário Brasil), com regência de Romualdo Medeiros e Mário Brasil. A reedição do texto, de autoria do próprio Plácido de Castro. A presença de uma guarda fúnebre do 4 BIS também já está confirmada. A guarda fúnebre vai fazer uma recepção de honra aos visitantes. Está prevista uma salva de tiros de festim na hora em que as estátuas forem descerradas. O evento acontece a partir das 4 e 30 da tarde. "Navegação do rio Acre"

Em 2002, durante as comemorações do Centenário da Revolução Acreana, o Governo do Acre já revitalizou o cemitério onde foi enterrado Plácido de Castro há cem anos.
Estátuas do Novo Mercado Velho feitas pela artista plástica Christina Motta contam um pouco do cotidiano da vida na cidade de Rio Branco.

Estátua de Chico Mendes acompanhado por um menino: obra exposta na Praça dos Povos da Floresta. Trabalho de Christina Motta demonstra harmonia com a história do Acre.

Trabalhador executa instalação de estátua, feita em fibra de vidro. Obra está exposta onde será implantado o Parque Municipal Plácido de Castro. Revitalização une história, cultura e turismo.

Até Nota de R$ 3.00 aí já é demais!!!!

Polícia prende quadrilha com nota de R$ 3 no RS
Além do dinheiro, polícia apreendeu 360 pedras de crack, aparelhos eletrônicos e um rádio comunicador. A Polícia Militar prendeu três homens em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Caxias do Sul, na serra gaúcha, na noite desta quarta-feira (27). Os suspeitos estavam em uma casa no bairro Vila Ipê. Os policiais apreenderam com eles uma nota de R$ 3.

Também foram apreendidos dois revólveres, munição e R$ 600 em dinheiro. Apenas a nota de R$ 3 era falsa.

Além do dinheiro, a polícia apreendeu 360 pedras de crack, aparelhos eletrônicos e um rádio comunicador que estava na freqüência da polícia.

A Droga é normal, prender bandido também, agora cédula de R$ 3,00 aí é demais!!!

Mundoooo.... Cãooooooo........