Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Imagem do Dia

Como estamos em pleno período carnavalesco, que não é somente festa, é tempo também de relebrarmos de queridos amigos, conhecidos, parentes e às vezes inesquecíveis desconhecidos(as) de algumas aventuras carnavalescas, bem como de saudosismo de sempre relembrarmos de como eram as noites de carnaval a alguns anos atrás. Aproveitando essa deixa posto a fotografia capturada por este brincante no carnaval de 1999 à 11 anos passados, o que não é tanto tempo assim, já que iniciei minhas noitadas de carnaval ainda na época dos bailes no assemux organizados pelo amigo "caboclo", porém já mostra a diferença existente para nossos carnavais atuais.

Mas já que o importante é se  divertir sem cometer excessos de nenhuma maneira, desejo a todos os foliões de xapuri um excelente "Carnaval ecológico", e pena que terei apenas que assisti-los, já que estarei impossibilitado de cair na farra devido problemas de saúde...

Bom Carnaval a Todos!!!


Para Refletir!!!

"Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesma; a função vital é aprender".
Aristóteles

Sr. Targino

Em visita à rua Dr. Bastista de Morais e entre conversas com amigos que a muito tempo não via, ou que não tinha o prazer de sentar no final da tarde para "trocar idéias", encontrei com o Sr. Targino que para as pessoas que acompanham a trajetória e as reviravoltas que a história xapuriense dá conhece e mantém grande respeito por este senhor que tem uma história de lutas que não podemos nos omitir de deixar de comentar.

Seu Targino como costumeiramente é chamado é dos militantes sindicantes "dos bons", alíás ex-militante já que decepicionado com os rumos da politica xapuriense abandonou suas incansáveis batalhas sindicais no final da década de 90, porém deixou marcas no movimento sindical altamente singnificativas. Foi personagem da época dos empates e somente não é reconhecido hoje devido não pertencer a um determinado grupo político, no Sindicato Municipal de Servidores do Município de Xapuri, esteve sempre a frente de movimentos na época das administrações de Juarez Maciel, José Meneses (in memoria) e de Júlio Barbosa. Hoje aposentado, já não encontra mais a paixão de outrora para envolver-se nos embates da politica local, porém com certeza tornou-se figura exemplar para aqueles que como eu buscam a sinceridade na história.

Fica meus mais sinceros respeitos ao Seu Targino, que em nosso rápido encontro me ofertou um saboroso Cacau da terra que saboriei logo no meio da rua sem pestanejar...

Mais uma vez fica para mim o aprendizado que realmente são as pessoas simples e humildes assim como o Seu Targino que verdadeiramente constroem a história deste municipio que tem a mania de esquecer de seus filhos...

Poetas acreanos ganham academia

Nova instituição vai estimular o patrimônio cultural e colaborar para que a poesia volte à praça
Escrito por Val Sales - valsales@pagina20.com.br
O poeta Mauro d’Ávila Modesto volta ao cenário cultural em 2010 criando a Academia dos Poetas Acreanos. Entre as finalidades da nova instituição está o de congregar os poetas e compositores acreanos, além de divulgar suas obras, promover o intercâmbio cultural e servir de elo entre os intelectuais.

“A intenção é preservar e incentivar as criações literárias, em todas as formas, onde seus titulares possam participar e prestar colaboração para que a poesia volte à praça. A Academia também vai estimular a defesa do patrimônio ambiental, social, histórico e cultural”, explica o poeta.

A solenidade de criação da nova academia aconteceu na tarde da última quarta-feira, 10, na sede da Sociedade Beneficente dos Operários de Rio Branco (SBORBA). O evento contou com a presença de várias personalidades ligadas à cultura literária no Estado e por membros de outras entidades.

Entre os que prestigiaram a solenidade estiveram e o presidente e vive-presidente da Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre, José Simplício da Costa e Cezar Negreiros. Também esteve presente o magistrado, articulista e poeta José Augusto Fontes.

E mais: A professora e acadêmica Luiza Galvão Lessa, o advogado e acadêmico Ulisses d’Ávila Modesto, Aleuda Soares Dantas Tuma, Francisco Pinheiro Dandão, Alan Rick Miranda, Renã Leite Pontes, Edimari Costa Gomes, Valdeci Ricardo Duarte, Nilda Dantas, Valmir Souza de Araújo, Francisco Reis da Silva Leite, Marcelo de Paula Ribeiro e Raimunda Araújo da Rocha.

Por sugestão do presidente da nova acádia, Mauro Modesto, e acatada pelos presentes, o dia dez de fevereiro passou a ser o dia oficial da fundação e implantação da Academia dos Poetas Acreanos. “Essa é uma homenagem póstuma ao jornalista, professor, advogado e poeta Elzo Rodrigues da Silva,”, destacou Mauro Modesto.

Frade muito Macho!!!

Fonte: Folha de São Paulo.
Em 04 de agosto de 2009 o Ministério Público Federal de São paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas. Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva, já que acredito que tenha falado em nome de todos os cristãos...
"Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas... Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!
Nunca gostei de ver a Cruz em tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são vendidas e compradas...
Não quero ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte...
Não quero ver a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados...
Não quero ver a Cruz em prontos-socorros e hospitais,onde pessoas (pobres) morrem sem atendimento...
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira,  causa da desgraça dos pequenos e pobres.?"

Para Descontrair!!!

FAX LIBANÊS
Lula e Dilma enviaram um fax para o Governo do Líbano, solicitando uma doação para o programa Fome Zero.

No dia seguinte chegou, via fax, a resposta que dizia:
* BL.. MD... VBB... 6... 2...*

Dilma não conseguiu decifrar e foi até Lula que, com seus profundos conhecimentos de gramática, analisou o documento e chegou a mais uma de suas magníficas conclusões:
*BL = Beleza, *
*MD = Mandei depositar *
*VBB = Via Banco do Brasil, *
*6... 2... = US$ 62.000.000,00 *
*(sessenta e dois milhões)!!!! *
Verificou-se a existência da tal conta no BB e

nada foi encontrado.. Ordenou-se então que procurassem em todos os bancos BB: Banco Bradesco, Banco de Boston, etc. Nada!
Foi então que alguém sugeriu que chamassem o Samirzinho, um funcionário do quarto escalão do Planalto, descendente de libaneses. Samirzinho olhou para o documento:

*BL... MD.... VBB... 6... 2... ; e em menos de 30 segundos o traduz: * "Brezidente Lula... Ministra Dilmo... Vai Buda Bariu....Seis Dois!!"