Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Charge do Dia!!!

Frase do Dia!!!

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
                                                          Chico Xavier

Um Sobrevôo na Política Xapuriense

Segundo a mitologia Grega, Hera ou Ares mandaram a esfinge de sua casa na Etiópia para Tebas e, em Édipo  perguntar a todos que passassem o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, DECIFRA-ME OU DEVORO-TE, e tal enigma pode muito bem ser contextualizado para os dias atuais no que refere à situação política neste pleito em Xapuri. Nos poucos momentos livres, tenho conversado bastante com amigos políticos e não políticos e ambos tem cobrado significativamente que eu escrevesse sobre a minha impressão da atual situação política xapuriense, e sempre minha resposta tem sido a mesma: Não escrevo mais sobre política... e inclusive já expliquei os motivos neste espaço, porém para aqueles que ainda não sabem “fiquei deveras decepcionado com a postura pelega de alguns colegas políticos combatentes que por medo ou sei lá o que se calaram e continuam calados diante de muitas situações que deveriam ter posição condizentes ao cargo que ocupam, isso é claro em âmbito municipal e estadual.

Em recente email também fui cobrado pelas rapidinhas que movimentou este blog no primeiro semestre sempre às terças-feiras e que em torno de 90% eram alfinetadas na Prefeitura e Câmara Municipal, também explico que parei pelo simples fato de não achar mais nada interessante no trabalho do Legislativo Municipal. Quanto ao Executivo porque sou grato pela forma com que sempre fui atendido nos órgãos municipais, diga-se de passagem com muita amabilidade e respeito por parte da equipe de funcionários. Seria inclusive falta de cavalheirismo de minha parte alfinetá-los, o que não significa que concordo com tudo e que ficarei calado diante de alguma coisa que seja superior a esse conceito de boa vizinhança... Ademais, aderi ao conceito “puxar a brasa para minha sardinha” já que se ninguém quer se chamuscar por que eu deveria???

Entretanto como o objetivo desta postagem é realizar um sobrevôo sobre a política provinciana de Xapuri, vou abri uma exceção da minha decisão e vamos lá: primeiramente discordo quando se diz que Xapuri está uma incógnita... Não tem nada de difícil de analisar a atual situação senão vejamos :

PRESIDENTE: Provavelmente José Serra manterá a sua votação anterior em Xapuri o que, significa que pode bater em votos a candidata petista Dilma Roussef, isso porque apesar do peso político do Partido dos trabalhadores e da popularidade do Lula, a candidata ainda não é vista com bons olhos por muitos Xapurienses, inclusive uma frase que já virou jabazinho é “acho ela muito perigosa”. Com isso pode-se esperar uma votação bem parecida de ambos os candidatos no município. Quem não emplaca nestas bandas é a Marina Silva, já que tantos pecuaristas, pequenos produtores e uma grande parcela de seringueiros a culpam pela nova legislação ambiental que lhes rendeu boas multas e esse fato deve ser simbolizado nas urnas.

GOVERNADOR: Acredito piamente que em Xapuri como dizem nossos analistas políticos do Mercado Municipal, Bebum e rodinhas de amigos será “pau a pau” entre os dois Tiãos (Viana e Bocalon), apesar de que não é novidade alguma nem para mim nem para ninguém, quem será o candidato eleito neste ano à nivel de Estado. Já escrevi anteriormente neste blog que enquanto a esquerda acriana não se profissionalizar, não aprender a fazer política moderna,  não retornará ao comando do Estado, já que ainda é muito “cartolicista” os líderes dos grupos políticos acrianos. A juventude na oposição é sempre projetada a um segundo plano e sempre que uma nova direção tenta despontar logo é podada, esquecem que ‘as Raposas Felpudas” estão ultrapassadas, já deviam ter se aposentado.

SENADOR: Indubitavelmente o candidato mais bem votado será Jorge Viana até mesmo pela larga popularidade em relação aos demais candidatos e evidentimente pelo trabalho desenvolvido à frente do Governo do Estado nos seus oito anos de mandato, oque lhe renderá uma eleição tranqüila em todo o Estado. Agora vou discordar da maioria para a segunda vaga, não acredito que repetirá o mesmo ocorrido em 2002 quando o Senador Geraldo Mesquita “ganhou” o mandato em cima do PT, não vejo o Edivaldo Magalhães com perfil de Senador, apesar de merecer tal situação devido ter sido nos últimos doze anos a coluna de sustentação do Governo Petista na assembléia Legislativa do Estado. Creio que assim como as pesquisas demonstram, que quem pode roubar a cena  nas eleições vindouras é o Candidato Sérgio Petecão não somente em Xapuri como na maioria dos municípios acrianos.

DEPUTADO FEDERAL- Este sim será um verdadeiro Balaio de Gatos, mas o que aponta ser o mais votado pode ser Idézio Frank de Brasiléia já que uma grande parcela do próprio Partido dos Trabalhadores o apoiará, seguido por Márcio Bittar já que pelo que tenho visto, algumas lideranças importantes vestiram a sua campanha, bem como o intensivo trabalho de campanha em todos os municipios acrianos e logo em seguida um emaranhado de outros como Flaviano e demais políticos que só vem ao município neste período mesmo. É claro que não podemos deixar de contar com os candidatos Pastores e Bispos que poderão sair com uma votação expressiva no município já que pelo que tenho notado nas casas, onde se tinha uma indicação de célula de evangelização, agora ostenta também uma placa de candidatos da denominação religiosa e como sempre acontece... “as ovelhas obedecem o seu pastor”. Claro que além dos citados outros tantos deverão ter votação superior a 30 votos nas urnas xapurienses.

DEPUTADO ESTADUAL- Neste quesito pelo menos para mim está muito bem claro os resultados nas próximas eleições, sendo que os mais votados pelos Xapurienses deverá ser Ermicio Sena devido a excelente estrutura de campanha apresentada, bem como ser o candidato oficial da atual Administração Municipal e ão de convir comigo que isso é um “puta” de um empurrão. Aliás vou além,  pelo que tenho observado da estrutura à sua disposição na Capital não será novidade alguma se ele não for o candidato mais bem votado pelo Partido dos Trabalhadores nestas Eleições. Com votação em situação basicamente similar, diria até com empate técnico deve confirmar o nome de Manoel Morais, por uma questão simples,  de que já demonstrou nas eleições de 2006 e 2008 que é bom de urna, depois por uma questão de lógica e matemática, se analisarmos que na ultima eleição estadual tínhamos quatro candidatos locais leia-se (Vanderlei, Clemilton, França e Raimundão) além é claro do próprio Manoel e este saiu com uma votação bastante expressiva, o que nesse pleito muito dos votos dissidentes dos outros candidatos devem convergir para ele e se, somente se não sofrer perseguição como nas eleições anteriores. Deve aparecer com uma votação bastante expressiva logo em seguida Chagas Romão,  já que possui base no município e recebe apoio bastante significativo de lideranças no município, também terá muitos votos dos “Irmãos” pentecostais que inclusive aqueles que entraram nas comunidades com fito a agarinhar votos caíram do cavalo por que “irmão vota em irmão, porém respeitando a sua representatividade dentro da igreja” como diz um colega.
Bem essa é minha análise, caso discordem o blog está de portas abertas para receber suas avaliações, agora uma coisa eu digo:

“DECIFREM MEU VOTO OU EU VOS DEVORAREI”

Preso pela PM tentando levar cocaína e munição para Xapuri

Rosildo foi abordado no meio da Avenida quando tentava fretar taxi e levar a ‘encomenda’
Fotos: Alexandre Lima
Fonte: O Alto Acre
Uma ronda realizada pela Polícia Militar na Avenida Santos Dumont na cidade de Epitaciolândia na noite de ontem desta quinta-feira, dia 12, por volta das 23h, resultou na prisão do jovem Rosildo Vieira dos Santos (28), que tentava levar uma encomenda mais que suspeita.
A guarnição da PM abordou o acusado que levantou suspeitas e andava tranquilamente pela Avenida com uma mochila nas costas a poucos metros da delegacia. Para seu azar, foi encontrado mais de três quilos de cocaína e duas caixas de munição calibre 38 importada, tipo explosiva.

Segundo foi apurado, Rosildo disse que foi contratado por R$ 100 reais para vir até a fronteira e pegar a “encomenda” e levar até a sua cidade natal, Xapuri. Confessou que é usuário e precisava de dinheiro para sustentar o vício e que estaria a cerca de dois dias consumindo sem dormir.

Os policiais o levaram para a delegacia da cidade onde foi lavrado o flagrante por posse ilegal de entorpecentes, tráfico, além da munição. O delegado titular, Sérgio Lopes, se encarregou do caso.

Rosildo disse tranquilamente que, essa seria sua primeira vez que viria até a fronteira para ‘pegar’ droga. Só não contava que seria preso ao andar tranquilamente com a droga sem levantar suspeitas.

Pelo delito, pode ser condenado a quase 20 anos de cadeia. Natural da cidade de Xapuri, trabalhava como peão de fazendas no Município e já tinha sido preso por envolvimento com a droga.

POR UM TRIZ

 Escrito por Luiz Calixto
A bruxa anda solta nessas eleições. Não sei se por "barbeiragem", intenção ,ou coisa parecida, mas um maluco jogou o carro em cima de mim ontem por volta de 1 hora da tarde ao manobrar, abruptamente, para estacionar em frente a um Sindicato.

Nesse horário ao chegar no meu apartamento, e ao ser informado que meu filho ainda não havia chegado do colégio META, que fica bem próximo, retornei à pé para buscá-lo. Se eu apenas contassem o episódio ninguém acreditaria. Mas acompanhe nas imagens e veja o exato momento em o motorista barbeiro, ou criminoso, joga o carro e por um "tris" não me tirou do páreo nestas eleições.

A filmagem é do condôminio e tudo foi acompanhado pela senhora moradora do mesmo prédio que aparece nas imagens com a criança. Alias foi ela que me informou da existência dessa câmera de segurança.
Clique para assitir.