Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Prefeitura de Sena tem cerca de 20 “fantasmas” morando em Rio Branco

Após exonerar cerca de 10 secretários e assessores ligados ao prefeito cassado Nílson Areal, o atual prefeito de Sena Madureira, Wanderley Zaire, expediu um Ofício Circular para convocar vários funcionários que não comparecem ao trabalho.

Fontes próximas do prefeito afirmam que existem mais de 20 pessoas em Rio Branco que recebem salário sem trabalhar. “Existem até pessoas fora do Estado recebendo altos salários”, conta.

O documento assinado por Zaire dá o prazo de 48 horas para os servidores se apresentarem no setor de Pessoal da Prefeitura. Caso não compareçam, sofrerão processo administrativo e terão seus salários cortados.

A medida, segundo o prefeito, é para assegurar o uso correto do dinheiro público e regulamentar a situação desses funcionários.

Congresso peruano autoriza construção de ferrovia até Cruzeiro do Sul


O Congresso Nacional peruano aprovou em março do ano passado, por unanimidade, em duas votações, a construção de uma ferrovia ligando os portos de Paita e Bayovar com a cidade de Cruzeiro do Sul. O projeto de lei aprovado diz ser de "necessidade pública e de interesse nacional" a construção da obra, chamada de Ferrovia Transcontinental Brasil-Peru-Atlântico-Pacifico FETAB).

A FETAB terá um percurso total de 4.100 Km, dos quais 1.411 serão em território peruano. Servirá, segundo planeja o governo peruano, para exportação de soja e fosfatos. O projeto, a ser realizado pela iniciativa privada, prevê investimentos de 500 milhões de dólares e tem prazo de conclusão previsto para 5 anos.

A ferrovia também será objeto de debate no encontro entre os presidentes Lula e Alan, dia 28 de abril, em Rio Branco. A obra integra o IIRSA, mega-projeto de infra-estrutura da América Latina.
Da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre

Tipo assim


Escrito por Gabriel Perissé
Tipo assim, as pessoas fazem tipo, entendeu? Não é artificial não, vem de dentro, ou vem de fora, vem da sociedade, dos astros, mas também tem essa coisa inconsciente, entendeu? Ou vem da genética, sei lá.

Há vários tipos, tipezas, tipões, tipinhos e tipaços.

Deixa eu te falar — tem gente que faz tipo intelectual e lê o texto meio que com nojo, catando piolho, catando regência verbal incorreta, crase errada, vírgula indevida.

Tem gente, ao contrário, que faz mais o meu tipo que eu estou fazendo agora, tipo oralidade sem muito compromisso, tipo deixa rolar, é claro que eu prefiro ser tipo assim.

Agora, tem gente que faz mais tipo conservador atualizado, tipo gente séria que está sempre flagrando falta de ética dos outros, e está sempre denunciando as perversões alheias, e está todo dia de olho na TV e na internet para ver o que a TV e a internet estão mostrando de pervertido. Tipo assim.

E tem o tipo vale-tudo, o cara ou a cara que não tem repressão, e come de tudo e de todos, ou pelo menos faz tipo assim um discurso do tipo "eu faço tudo e daí?", tipo "eu já vi de tudo" e não topa o tipo outro que fica no pé dele com o topete de quem tudo sabe, de tudo entende, entendeu?

Tem também o tipo duplo, tipo faz e cala, pensa mas não diz nada, tipo assim, tipo sonso, tipo taca tudo debaixo do tapete, tipo tapa a boca mas depois é fake no orkut, tipo não tem porém tem, tudo bem.

Por outra parte, o tipo abertura total, alma escancarada, diz o que pensa e o que não pensa, tipo franco, tipo dá a cara para bater, e grita no ponto, e parte para o tapa.

Tem o tipo que quer chegar ao topo, custe o que custar, mate quem matar, se mata, se mete em tudo, pisa, posa, paga, vende, topa tudo por quase nada...

Tem o tipo que apronta e pinta o sete.

Tem o tipo que curte a sorte, aposta em todos os dados.

Tem o tipo que quer viver no mato, comendo tomate e abacate.

Tem o tipo poeta, alheio ao burocrata, que é tipo assim poeta do carimbo.

Cada tipo no seu trilho, entendeu?

Tipos de todos os topes — tu e eu.

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor.