Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Imagem do Dia...


Quem anda pelo centro da cidade de Rio Branco pode se deparar com
diferentes obras de artes feitas nas ruas. Nas obras de duplicação
da Rua Pernambuco entregues pelo Governo do Estado, por exemplo,
o artista plástico Dalmir Ferreira doi chamado para pintar xilogravuras
nos muros da quadra da Escola Neutel Maia. São imagens na parede
que retratam a vida e o cotidiano da vida dos seringueiros.
(Foto: Sérgio Vale/Arquivo Secom)

Onda de Suicídios em Xapuri começam a preocupar a comunidade

É sempre muito triste quando alguém por algum motivo resolve que possui o direito em tirar a própria vida, para os amigos, familiares e até mesmo conhecidos fica sempre a indagação do porque do ocorrido, e se por ventura não havia lago que poderia ser feito para que tal situação não chegasse aos extremos. Agora quando o suicídio envolve uma criança de 11 anos como a situação que ocorrera no bairro Pantanal em Xapuri na última sexta-feira a tristeza e as indagações são ainda maiores.

Segundo informações no final da tarde de sexta feira por volta das 17:00 horas uma menor de 11 anos de idade resolveu que daria cabo a sua vida e nos fundos de sua casa amarrou uma corda em uma pequena árvore e dela se jogou para o sono eterno. Acontecimento esse ainda envolto em grandes indagações que não cabe ao blog indagações ou suposições já que segundo informações a Policia já estaria de posse de um bilhete de despedida encontrado junto ao corpo da criança, o que deve responder muitas das indagações dos familiares e dos muitos “curiosos” que a todo momento comentam versões pelas ruas xapurienses.

O blog solidariza-se com a família enlutada no qual roga que o Senhor Deus possa diminuir o sofrimento de todos.

Porém o fato me causou estranheza por ser somente nesse ano o quarto caso em Xapuri, sendo que já tivemos duas tentativas por ingestão de veneno que felizmente as vitimas foram socorridas e não chegaram ao óbito, no mês passado uma nova tentativa com ingestão de medicamentos (diasepan) segundo informações vinte ao total, que graças ao Bom Deus a vítima também não conseguiu o seu intento e agora esse triste acontecimento. Não obstante a isso todas as vítimas eram mulheres e jovens sendo duas adolescentes e duas já moças com idade inferior a 27 anos. Me vem a pergunta o que está acontecendo em Xapuri?
Em conversa com algumas pessoas formadoras de opinião na cidade as mesmas estão com a mesma preocupação deste blogueiro, é preciso que tenhamos mais sensibilidade nas nossas casas, nos nossos relacionamentos, nas escolas, porque cada vez mais vemos que os jovens e nossos adolescentes estão carentes de estrutura emocional e psicológica para enfrentar a loucura que se transformou o nosso mundo. Falta estrutura familiar capaz de formação para vida com equilíbrio emocional, falta formação religiosa para a valorização da vida e do outro, falta humanização nas pessoas pelo respeito ao outro e isso pode ser muito perigoso quando somado com os diversos problemas vividos por cada um no dia-a-dia.

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim “um ato individual de cada pessoa é o resultado do meio social que o cerca” oque se torna necessário cada vez mais tentarmos tornar o nosso convivio o mais harmonioso possivel, para que fatos como esses sejam apenas fragmentos de acontecimentos que possamos estirpar da nossa realidade.

MPF/AC denuncia pecuarista de Xapuri por prática de trabalho escravo

Trabalhadores não podiam sair da fazenda porque deviam ao fazendeiro.
O ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) denunciou à Justiça Federal o pecuarista Alexandre Menini Vilela, proprietário da Fazenda Jaborandi, localizada no município de Xapuri/AC, por ter submetido quatro trabalhadores a situação de trabalho degradante, análoga à escravidão.

Pelo descrito na denúncia apresentada pelo procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, os trabalhadores foram contratados para trabalhar com aplicação de veneno na propriedade rural, mas chegando no local se depararam com condições bem diferentes das esperadas. Na fazenda, cumpriam jornada de trabalho exaustiva, das 6h às 17h, inclusive aos sábados, com uma pequena pausa de uma hora durante o dia para uma rápida alimentação.

Consta também que os trabalhadores não possuíam equipamento de proteção, nem local adequado para a moradia, até mesmo para fazer suas necessidades fisiológicas precisam fazer sem local apropriado. Os alimentos também eram acondicionados de maneira inadequada e a água utilizada para beber, tomar banho e fazer a comida era proveniente de uma poça insalubre. Os trabalhadores eram mantidos na fazenda por conta da dívida contraída com o fornecimento de bens de utilidade pessoal.

Se a Justiça julgar o fazendeiro culpado, ele poderá pegar pena de 2 a 8 anos de reclusão.
Fonte: O Rio Branco

Parabéns a equipe de Futsal do Banco da Amazonia Rio Branco/Xapuri pelo segundo lugar na Super Copa Bancária de Futsal

Na foto os integrantes a equipe de Futsal integrada por funcionários do Banco da Amazônia de Xapuri e  Rio Branco que no último sábado, no Ginásio Jader Machado, na cidade de Cruzeiro do Sul, enfrentou a equipe composta por funcionários do Basa/Caixa/BB de Tarauacá, por ocasião da Final da Super Copa Bancária de Futsal. Mesmo a equipe sair ganhando no primeiro tempo com tres gols de diferença, não conseguiu segurar a vantagem no segundo tempo e acapou deixando a equipe adversária levar o título por uma difença de dois gols, tendo ao final um resultado de 6 a 4.

Fica aqui os sinceros parabéns à equipe Rio Branco/Xapuri já havia vencido a XVIII Copa Bancária de Futsal e a III Copa Bancária de Futebol Soçaite, apenas perdeu a oportunidade de conquistar a tríplice coroa da temporada bancária, mas fez bonito e reprentou muito bem  terrinha.

Problemas e mais Problemas marcam Enem 2010

No sábado, estudantes reclamaram de erros no gabarito e prova amarela.
 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que aconteceu neste fim de semana, foi marcado por confusão em todo o país. No sábado (6), além dos problemas na folha de respostas e na prova amarela, estudantes de Belém relataram erros no número de inscrição impresso na folha de resposta. Hoje o Ministério da educação fora surpreendido com a decisão da Justiça do estdo do Ceará que cancelou em primeira instância o exame em todo o território nacional, situação que segundo o Ministro Fernando Hadad será revertida.

No domingo quando da realização da segunda etapa das provas do Enem foi mais um dia importante para mais de quatro milhões de alunos de todo o país. Milhares chegaram cedo, revisaram o conteúdo das provas e esperaram, ansiosamente, pela abertura dos portões, para realizrem as provas de português, língua estrangeira, além de redação e matemática. Para muitos estudantes, esse exame já provoca nervosismo naturalmente. Mas agora teve mais um agravante: muitos jovens chegaram tensos por causa dos problemas na prova de sábado. Um dos erros foi na folha de resposta, que trazia cabeçalhos invertidos. No caderno de perguntas, as questões de 1 a 45 eram de ciências humanas e, de 46 a 90, de ciências da natureza. Na folha de respostas, o cabeçalho de ciências da natureza aparecia primeiro (na numeração de 1 a 45). O de ciências humanas vinha depois (na numeração de 46 a 90).

O Ministério da Educação (MEC) diz que os fiscais alertaram os estudantes sobre a falha, mas o erro provocou muita confusão. Os alunos afirmam que as orientações mudaram várias vezes.
Porém os problemas não param por ai, ha casos de  o número que estava no cartão resposta não era o mesmo da inscrição, situações em que o caderno de perguntas da prova amarela, faltavam questões e havia até páginas da prova branca misturadas, com numeração diferente, que não formava uma sequência. Vá entender

Em entrevista ao Jornal Nacional o Ministro Fernando Haddad minimizou os  problemas no Enem 2010 e descartou a  anulação do exame, dizendo que a questão com a Jstiça cearense será resolvida

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou durante entrevista coletiva, que o governo vai tentar reverter a decisão da Justiça que suspendeu o Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) realizado no último fim de semana. Haddad defendeu que houve um número "relativamente pequeno" de relatos de candidatos prejudicados com os erros nas provas nos cadernos amarelos. Ele atribuiu o problema a "falha humana". O ministro ressaltou ainda que mantém a decisão de não refazer o exame, mas  apenas provas aos estudantes prejudicados que receberam o caderno amarelo com erros de impressão.

- Estamos absolutamente seguros que a prova do Enem é tecnicamente sustentável em todos os pontos - disse Haddad, reforçando que irá sustentar a tese até o final. Segundo Haddad, o ministério irá explicar à juíza que o uso da TRI permite a comparabilidade no tempo de provas distintas.  - Nós vamos levar à consideração da juíza o que nos parece ser sua maior preocupação, que é o fato de que as pessoas estariam submetidas a provas diferentes quando o exame for reaplicado. Mas o TRI permite que elas sejam submetidas a questões de mesmo peso - disse o ministro.

Em relação aos problemas verificados nas folhas de respostas, o ministro procurou minimizar o erro justificando que "os relatos foram poucos". Ele lembrou ainda que a gráfica assumiu a responsabilidade pelo problema ocorrido com as provas amarelas. - Não estou querendo subestimar os problemas - garantiu.

Haddad disse ainda que o ministério continuará apurado os fatos e confirmou abertura de sindicância para apurar o erro nos cartões de respostas. - O ministério irá fazer uma sindicância. É preciso ter cautela para não responsabilizar indevidamente quem não tem culpa - afirmou o ministro. Haddad afirmou que o problema foi relatado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no domingo (7), quando o ministro também pediu autorização para se ausentar da viagem para Moçambique com o presidente por conta do Enem.

O ministro disse que esteve em contato durante o dia com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, além de representantes da Defensoria Pública da União, da gráfica responsável pela impressão e do consórcio responsável pelo contrato com a gráfica. Sobre o eventual impacto dos erros de impressão na credibilidade do exame, o ministro afirmou que isso não deve ocorrer, a exemplo, segundo ele, dos problemas do ano anterior. - Quero crer que, pelo que ocorreu no ano passado, que foi infinitamente mais grave, mesmo assim tivemos um aumento de 10% dos inscritos e dobramos o número de instituições que aceitam a nota do Enem para o ingresso de estudantes. Por isso, acho que a credibilidade não deve ser abalada - disse.
Sobre a suspensão da prova, determinada pela Justiça Federal do Ceará , o ministro disse que a consultoria jurídica do MEC tentaria reverter a decisão. Os advogados vão prestar esclarecimentos sobre a metodologia do Enem, e, caso não convençam a juíza, vão recorrer da decisão. Haddad disse que outras liminares (decisão provisórias) já tentaram suspender o Enem no passado, mas que em todas as ocasiões as decisões foram revistas. O ministro disse ainda que a consultoria jurídica avalia se, caso a suspensão seja mantida, existe problema em colocar no ar o sistema para que o aluno indique como preencheu o cartão de respostas da prova. A previsão é que o sistema esteja funcionando até quarta-feira pelo site do Inep ( http://www.inep.gov.br/ ).

Haddad defendeu que o Enem é "absolutamente sustentável" sob o ponto de vista técnico e disse que não cogita marcar um novo exame.

Com informações do G1, R7, O Globo e Folha de São Paulo online

Promotoria do Consumidor recomenda interdição de queijaria em Capixaba

Medida foi tomada com base em relatório de inspeção e avaliação elaborado pelo IDAF

O Ministério Público do Estado do Acre (MPE), por meio da Promotora de Justiça Promotoria de Defesa do Consumidor, recomenda ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (IDAF) que apreenda todos os queijos e demais derivados do leite fabricados pela queijaria Queijo da Região, situada na BR-317, km 98, em Capixaba, e proceda à interdição formal do fornecedor.

Segundo a recomendação, o IDAF deve utilizar, para tanto, barreiras móveis e providenciar a imediata destruição dos produtos apreendidos, informando a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor sobre todas as medidas tomadas. Cabe ao IDAF ainda proceder às penalidades em caso de reincidência.

O proprietário da queijaria Queijo da Região, Januário Pereira de Andrade, a partir do recebimento da recomendação, deve parar imediatamente a fabricação e colocação no mercado de consumo de queijos e demais derivados do leite impróprios ao consumo enquanto não atender as exigências da legislação.

A medida foi tomada com base no Relatório de Inspeção e Avaliação das Instalações e Equipamentos da Queijaria "Queijo da Região" elaborado pelo IDAF, que concluiu que a produção de queijos e de demais derivados do leite encontrava-se em desacordo com as normas regulamentares. "As instalações do estabelecimento denominado 'Queijo da Região', do ponto de vista estrutural, equipamentos, funcional, conservação, higiênico-sanitário e outros não oferecem as mínimas condições para o funcionamento e fabricação de queijos, além de outros produtos derivados do leite", destacou.