Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Problemas e mais Problemas marcam Enem 2010

No sábado, estudantes reclamaram de erros no gabarito e prova amarela.
 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que aconteceu neste fim de semana, foi marcado por confusão em todo o país. No sábado (6), além dos problemas na folha de respostas e na prova amarela, estudantes de Belém relataram erros no número de inscrição impresso na folha de resposta. Hoje o Ministério da educação fora surpreendido com a decisão da Justiça do estdo do Ceará que cancelou em primeira instância o exame em todo o território nacional, situação que segundo o Ministro Fernando Hadad será revertida.

No domingo quando da realização da segunda etapa das provas do Enem foi mais um dia importante para mais de quatro milhões de alunos de todo o país. Milhares chegaram cedo, revisaram o conteúdo das provas e esperaram, ansiosamente, pela abertura dos portões, para realizrem as provas de português, língua estrangeira, além de redação e matemática. Para muitos estudantes, esse exame já provoca nervosismo naturalmente. Mas agora teve mais um agravante: muitos jovens chegaram tensos por causa dos problemas na prova de sábado. Um dos erros foi na folha de resposta, que trazia cabeçalhos invertidos. No caderno de perguntas, as questões de 1 a 45 eram de ciências humanas e, de 46 a 90, de ciências da natureza. Na folha de respostas, o cabeçalho de ciências da natureza aparecia primeiro (na numeração de 1 a 45). O de ciências humanas vinha depois (na numeração de 46 a 90).

O Ministério da Educação (MEC) diz que os fiscais alertaram os estudantes sobre a falha, mas o erro provocou muita confusão. Os alunos afirmam que as orientações mudaram várias vezes.
Porém os problemas não param por ai, ha casos de  o número que estava no cartão resposta não era o mesmo da inscrição, situações em que o caderno de perguntas da prova amarela, faltavam questões e havia até páginas da prova branca misturadas, com numeração diferente, que não formava uma sequência. Vá entender

Em entrevista ao Jornal Nacional o Ministro Fernando Haddad minimizou os  problemas no Enem 2010 e descartou a  anulação do exame, dizendo que a questão com a Jstiça cearense será resolvida

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou durante entrevista coletiva, que o governo vai tentar reverter a decisão da Justiça que suspendeu o Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) realizado no último fim de semana. Haddad defendeu que houve um número "relativamente pequeno" de relatos de candidatos prejudicados com os erros nas provas nos cadernos amarelos. Ele atribuiu o problema a "falha humana". O ministro ressaltou ainda que mantém a decisão de não refazer o exame, mas  apenas provas aos estudantes prejudicados que receberam o caderno amarelo com erros de impressão.

- Estamos absolutamente seguros que a prova do Enem é tecnicamente sustentável em todos os pontos - disse Haddad, reforçando que irá sustentar a tese até o final. Segundo Haddad, o ministério irá explicar à juíza que o uso da TRI permite a comparabilidade no tempo de provas distintas.  - Nós vamos levar à consideração da juíza o que nos parece ser sua maior preocupação, que é o fato de que as pessoas estariam submetidas a provas diferentes quando o exame for reaplicado. Mas o TRI permite que elas sejam submetidas a questões de mesmo peso - disse o ministro.

Em relação aos problemas verificados nas folhas de respostas, o ministro procurou minimizar o erro justificando que "os relatos foram poucos". Ele lembrou ainda que a gráfica assumiu a responsabilidade pelo problema ocorrido com as provas amarelas. - Não estou querendo subestimar os problemas - garantiu.

Haddad disse ainda que o ministério continuará apurado os fatos e confirmou abertura de sindicância para apurar o erro nos cartões de respostas. - O ministério irá fazer uma sindicância. É preciso ter cautela para não responsabilizar indevidamente quem não tem culpa - afirmou o ministro. Haddad afirmou que o problema foi relatado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no domingo (7), quando o ministro também pediu autorização para se ausentar da viagem para Moçambique com o presidente por conta do Enem.

O ministro disse que esteve em contato durante o dia com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, além de representantes da Defensoria Pública da União, da gráfica responsável pela impressão e do consórcio responsável pelo contrato com a gráfica. Sobre o eventual impacto dos erros de impressão na credibilidade do exame, o ministro afirmou que isso não deve ocorrer, a exemplo, segundo ele, dos problemas do ano anterior. - Quero crer que, pelo que ocorreu no ano passado, que foi infinitamente mais grave, mesmo assim tivemos um aumento de 10% dos inscritos e dobramos o número de instituições que aceitam a nota do Enem para o ingresso de estudantes. Por isso, acho que a credibilidade não deve ser abalada - disse.
Sobre a suspensão da prova, determinada pela Justiça Federal do Ceará , o ministro disse que a consultoria jurídica do MEC tentaria reverter a decisão. Os advogados vão prestar esclarecimentos sobre a metodologia do Enem, e, caso não convençam a juíza, vão recorrer da decisão. Haddad disse que outras liminares (decisão provisórias) já tentaram suspender o Enem no passado, mas que em todas as ocasiões as decisões foram revistas. O ministro disse ainda que a consultoria jurídica avalia se, caso a suspensão seja mantida, existe problema em colocar no ar o sistema para que o aluno indique como preencheu o cartão de respostas da prova. A previsão é que o sistema esteja funcionando até quarta-feira pelo site do Inep ( http://www.inep.gov.br/ ).

Haddad defendeu que o Enem é "absolutamente sustentável" sob o ponto de vista técnico e disse que não cogita marcar um novo exame.

Com informações do G1, R7, O Globo e Folha de São Paulo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News