Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Imagem do Dia...

A imagem de hoje antes de mais nada é uma mais que justa imagem de uma das figuras que melhor representa o carnaval xapuriense. Dona Albertina, com sua invejável experiência e história de vida é presença cativa e muito querida nas folias xapurienses.

Paolo Almeida disse:
"Olá Professor Joscíres, fiquei muito feliz ao abrir o seu blog, e ver de cara uma linda imagem, onde você e minha amada Mãe-Avó pousam nessa foto esbanjando muita alegria. Eu sou muito suspeito de tecer algum comentário à uma pessoa tão grandiosa e guerreira que é a minha Albertina. Fico pasmado com tanta disposição que ela tem para viver a vida com toda intensidade e vigor. Apesar das lutas, dos tempos difíceis que vivemos, ícones como a minha Mãe-Avó, conseguem driblar os percalços da vida, e conseguem transmitir a verdadeira alegria de viver, independente do que nos aconteça, oh nega arretada! Essa é minha Albertina, mãe de nove filhos, netos e bisnetos já perdeu a conta, desejo muito que eu consiga chegar aos meus cem anos de vida com essa disposição e alegria e ser um exemplo de pessoa humana e capaz de amar e compartilhar aquilo que Deus nos deu. Minha Albertina quero declarar para todo o mundo através desse blog que eu TE AMOOOOOOOOOOOOO!"
De seu Neto
Paolo Almeida

Carnaxapuri “chinfrim...chinfrim”


Que me perdoe os que até agora gostaram da edição 2011 do carnaxapuri, pois sinceramente a única palavra que inclusive é uma gíria de desdenho que me vem a mente para sinonimizar o evento é “Chinfrim”. A palavra na mais elevada aplicação de desdenha e na comunicação mais informal é utilizada para aferir um adjetivo sem precedentes a uma determinada situação, pessoa, objeto, comportamento sem importância, sem sentido, mal feito, mal organizado, ordinário, reles, insignificante entre outras coisas.

Pude conversar com alguns amigos e colegas que durante o sábado vieram de Brasiléia e de Rio Branco prestigiar o Carnaxapuri e estavam indignados com tamanha falta de respeito com os foliões, e o pior é que eles estavam com a razão.

Com exceção da prata da casa, a banda “Frutos da Terra” que sozinha levantou a pouca galera que participou da abertura e do encerramento da folia no domingo (ontem), que como sempre demonstrou nos evento que acompanho que nossos músicos locais, podem assim como muitos possam imaginar até não possuírem a “qualidade musical” dos “pseudo músicos” famosos, mas que dão um verdadeiro show de animação, empolgação. Particularmente a prata da casa tem capacidade/qualidade musical superior a qualquer “bandinha” que cobra vultuosos cachês e fazem um papelão como é o caso da “Guig Guetto”

No sábado, se esperava ser a grande noite da festa não passou de um tamanho fiasco, apesar dos foliões terem comparecido ao evento, a equipe responsável pela festa não colaborou, e a boca pequena podia se ouvir críticas inclusive de um  Vereador da base de sustentação da Administração na Câmara Municipal que visivelmente indignado cobrava em bom e alto som explicações da equipe organizadora, além de tudo isso a técnica, a qualidade de som e o comportamento dos músicos da banda Guig Guetto transformou boa parte da noite em um marasmo de folia, como diria os mais acreanos “mas fraca do que caldo de piaba”, chegando inclusive após mais de 40 minutos sem som algum, o público começar a vaiar a banda “Guig Guetto”, que demonstrou em palco tudo o que uma banda musical não pode ser.

Após mais de 40 minutos de espera pela banda “principal” sem som no evento o público ainda foi obrigado a suportar quase meia hora ou mais as “beldades baianas” afinarem seus instrumentos diante de uma turma ávida por diversão. Quando se imaginou que os problemas estavam encerrados, foi a vez da equipe de som dar o seu “showzinho” à parte, dando a nítida impressão que ou estavam com má vontade de colaborar com a festa ou o equipamento trazido era da pior qualidade possível e no mínimo cheio das famosas “gambiarras” porque foram incontáveis as vezes que o equipamento falhou, deixando os músicos no palco com “cara de taxo” tacho e o público com “cara de Amélia” e bota Amélia nisso.

Para fechar a noite restou a equipe organizadora culpar os “brincantes” pela violência de alguns o encerramento do evento às três horas... tenham dó, tinha que encerrar mesmo, por que convenhamos insistir em uma festa que na noite iniciou com todos os erros imperdoáveis para um evento do gênero e que chegou as três da manhã tocando sertanejo e musica lenta tinha que ser encerrado mesmo.

Sou totalmente contra violência física não somente em eventos públicos como no sentido mais amplo do termo, e considero que os “alteradinhos da festa” devem ser punidos de acordo com o entendimento jurídico para a situação, agora convenhamos que o ato de jogar cerveja no vocal da banda da noite isso foi fenomenal, vou além, acredito que só jogaram cerveja porque no momento não tinham em mãos ovo estragado e tomate podre, e esperavam o que em uma festa em que a grande presença é masculina um banda subir ao palco somente com “machos”, que sirva de lição para os sem-noção.

Quero inclusive repudiar a violência gratuita sofrida pelo amigo Anderson Mattos, por jovens de Xapuri e de Brasiléia, onde pude comprovar na manhã de ontem (domingo) em rápida visita ao Hospital Epaminondas Jácome, onde o mesmo se encontrava aguardando transferência para Rio Branco com fin de drenagem de um coáculo no crânio, que estava inclusive impedindo as funções da fala. Nesse caso espera-se que as arutoridades Xapurienses punam exemplarmente os responsáveis.

Voltando à questão do fiasco carnavalesco, chegou um momento em que no sábado em rápida passagem para ir ao banheiro pude constatar a consternação do Prefeito que considero como uma pessoa de muito bom senso conversando com a equipe técnica do evento e pude verificar o quanto estava consternado para não dizer envergonhado com a situação, o que pode ser constatado visivelmente no momento que em pouquíssimas palavras saudou os brincantes da noite. O que espero realmente é que tal situação se de fato não tiver avaliado de forma equivocada, seja o reflexo decisivo no momento de quitação do contrato de prestação de serviços dessa trupe, para procura mecanismos jurídicos para pagar proporcionalmente ao grau de qualidade dos serviços prestados no evento.

Não me agrada nem um pouco falar que um evento no meu município foi um fiasco, de mesmo “fulo da vida” ter que ficar calado por vários momentos na festa quando era abordado por amigos e conhecidos que vieram ao município prestigiar o Carnaxapuri porque tinha que reconhecer que os mesmos tinham razão, de ter que reconhecer que os eventos festivos em Xapuri estão cada vez mais escasso do ponto de vista da “organização”, “qualidade” e do “bom senso”, chequei a definição de que o  nosso Carnaxapuri apesar de ter me divertido e especialmente no dia de ontem ter me sentido no pior forró que já frequentado, realmente foi  chinfrim, chinfrim.

Protesto Criativo

Depois de muita dor de cabeça com a concessionaria que vendeu o veículo o colega Janio Barros resolveu de forma mais do que criativa criticar a empresa com a placa de venda de seu veiculo.

Não sei se com essa propaganda ele consiguirá vender o automóvel, mas que deveria ganhar um prêmio de markenting criativo isso é inquestionável.