Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Imagem do dia.

A  turma animada  ao lado são  alunos da Educação de Jovens e Adultos 3º segmento (ensino médio) da escola Divina Providência de Xapuri acompanhados da Professora Claudete e deste Blogueiro à carater de Caipira por acasião da realização da Feira Cultural "Folcore Brasileiro" realizado na última sexta-feira. Com um enredo de pensonagens folclóricos a turma da foto de maneira estupenda apresentaram uma peça teatral que tirou gargalhadas de todos os presentes, num misto do bom  e  jeito  de contar as histórias que nosso pais e avós se esforçavam para passar para nós, acompanhado com varias situações atuais e bem regionalizadas.

Em especial para este grupo gostaria de dizer o quanto estou feliz em poder ter participado e orientado-os em conjunto com a Professora Adelice que infelizmente não apareceu na fotinha devido estar no dia com problemas de saúde. Pude perceber ao longo das quase duas semanas de ensaio o avanço de cada pessoa, em especial daqueles mais tímidos, e foram justamente esses que mais me surpreenderam demonstrando um  desempenho tamanho, principalmente na evolução da postura e de comunicação com os demais colegas, o que de certo também será revertido para a atuação em sala de aula.

Parabéns alunos do 3º segmento "B" e "C" vocês são um sucesso...parabéns mesmo pelo esforço  e pela incrível demonstração de superação.


Mas a feira não se resumiu somente a esta apresentação, durante toda a semana todos os professores da modalidade EJA da Escola desenvolveram atividades relacionadas com a temática da feira proposta, desde ações pedagógicas, como leitura, elaboração de gráficos matemáticos, explicação de fenômenos físicos, quimicos e  naturais, produção de textos alternativos à confecção de material para ser apresentado no dia para os visitantes e alunos da mesma modalidade das Escolas  Professora Rita Maia e Madre Gabriela Nardi que compareceram ao evento.

No pátio de acesso ao prédio da escola Divina Providência podia-se ver desde demonstrações químicas, leitura de cordel produzidos pelos alunos, personagens do folclore brasileiro, histórias do imaginário popular, plantas medicinais com degustação de chás, distribuição de lembrancinhas com temáticas da feira, jogos didáticos, mapas de produçao local em alto relevo e o que mais chamava atenção uma pirâmide alimentar que foi devorada pelos presentes ao final do evento.

Para todos os envolvidos e em especial para a Coordenadra Pedagógica do EJA, Fernanda Pinheiro, o saldo foi positivo, já que contou com o envolvimento de todos e de maneira significativa os alunos tiveram acesso a uma gama diversificada de assuntos. São metodologias como essa que demonstram que é possível fazer educação diferente de forma contextualizada e prazerosa, em que os professores podem constatar de fato a participação, o envolvimento e o compromisso de todos.    Parabéns a todos os professores participantes do Projeto Folclore Brasileiro, mas em especial PARABÉNS a todos os alunos da EJA, que se envolveram de fato nas atividades.

Rapidinhas

 Mesmo disfaraçadamente a disputa política para o pleito municipal 2012, já começou pra valer, os interessados já estão em campo com suas atividades. É visita, aqui e alí, é uma tentativa de cooptaçao acolá é um toma lá dá cá tamanho. Vai ser necessário muito dinheiro para mantero ritmo percebido até as eleições do próximo ano.

Indagado se não estaria se adiantando tão cedo, um vereador que brigará pela releição tascou "Deus ajuda quem cedo madruga...."   o que imediatamente respondi "mas o TRE não"

Nessa briga de titans, o TRE poderia até verificar que certos candidatos a candidatos às proximas eleições estão inclusive utilizando estrutura, (veículo) público para fazer suas investidas políticas... cuidado rapaz tem gente fotografando viu... o seu esforço poderá reverter em decpção, ser caçado antes mesmo de ter o registro de sua candidatura homologado.

Briga boa mesmo será nas composições da montagem das "chapas" proporcionais ou coligações, já que restando apenas mês para o término das filiações ou troca de partidos para aqueles que pleitearão um caro eletivo, os caçiques locais estão armando cada um  a sua maneira as suas frentes de batalha.... Porém estão equecendo de fortalecer o grupo.

Nada adianta construir uma casa com alicerces profundos, e montar o assoalho, paredes e teto de palha... já dizia o bom e velho ditado caipira.... "ou será a história do três porquinhos?"

Gostaria muito de saber quem será o lobo mal dessa história...

Tolice quem pensa que a pavimentação dos 8km de ruas realizada pelo Governo do Estado em Xapuri, não revertará em "algum" dividendo político para atual administração. É bom a oposição colocar sua barba de molho. Quem por anos andou na lama e aora tem tijolinho e a rua limpinha e nova de certo agradecerá....

Nossa.. lembrei de uma coisa... minha rua está uma belezura... Será????

Para ser sincero acredito que muita gente que se diz "expert" na política local deveria mesmo é fazer um cursinho intensivo de estratégia política, porque estão fazendo uma lambança só... Senhores a primeira lição é de que ninguém vence nada sozinho.... A histrória de cada um no seu quadrado só vale mesmo para a música. Depois não reclamem.

Profissionalismo político é o que eu chamaria do rápido encontro há uma semana dos dois nomes que possivelmente brigarão pela Prefeitura Municipal de Xapuri.. Ubiracy e  Marcinho se encontraram na  Balsa que faz a  travessia para a sibéria e em conversa era cortesia só um com o outro.

Se o clima for esse durante o período eleitoral, podem ter certeza que a briga de "garfo e faca" ficará mesmo com  os peixes pequenos.... Minha nossa e olha que vai ter briga, porque o que tem de "gente" barraqueira que jura que não abre mão de ser candidat@.

Tem "verdinho" que está jurrú, jurú em Xapuri, depois da debandada geral do militantes do Partido Verde para o PSOL, estão começando a perceber que diante da situação uma das alternativas será caminhar lado a lado com o Partido dos Trabalhadores na próxima eleição.

Acontece que o PV era ou pelo menos se dizia na eleição passada "Oposição das Bavas", e se de fato tiverem que subir nos palanques do PT, vão ter que engolir a seco muita coisa dita... O vida aperriada...

Agora tem uma coisa.. duvido muito que o pessoal que  continuou no PV aceitem isso.

A deputada Federal Antonia Lucia esteve em Xapuri no ultimo final de semana, conversando com seu grupo politico. Indagados sobre o motivo da vista, alguns fizeram um mistério só.. com exceção de conhecido político local e sem "papas na lingua" que tascou "não foi nada bom.. pelo contrário voi chinchada"... Fiquei agora de orelha em pé..curioso

Lembrem-se esse é o retorno das "Rapidinhas do Xapuri News", sempre as terças e as sextas provavelmente teremos o "Gritando no Cipó" um espaço para o leitor que quiser  fazer suas críticas pessoalmente sobre quaisquer situação.

Até a Próxima Terça...

I encontro de criadores e proprietários de Pit Bull

Os criadores e amantes da raça American Pit Bull Terrier realizam no próximo dia 25, o I Encontro de Criadores e Cães da raça na capital acreana. O evento acontece no campo da Associação dos Servidores do Incra (ASSINCRA), localizado no bairro Aviário.

Rafael Lima, Cassimiro Peixoto, José Aparecido e Marcone Ricardo são os idealizadores e os coordenadores da exposição. “Queremos mostrar para sociedade que os cães não são tudo aquilo que passa na televisão. No evento, além de conhecer um pouco da raça, o público poderá aprender os cuidados que devem tomar com a saúde e higiene do seu cão.”

As características essenciais do American Pit Bull Terrier (APBT), segundo o padrão oficial da raça, são a resistência e autoconfiança. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo.

Os interessados em participar devem confirmar presença com antecedência através dos telefones 8403-0095 / 9224-1972 / 9206-4639 e não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
Fonte: Ac24horas.com.br