Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Charge do dia!!!

Chegando na reta final da campanha eleitoral o nível que já era baixo tornou-se rasteiro agora, principalmente com os famosos jornalzinhos a solta, acredito que a charge que contempla bem este estado de espirito é o que foi publicado no A critica de Manaus pela Chargista Mirrya..

E um Boa noite!!!

Se consequirem!!!

Deu a Louca!!!!

Hoje foi o dia dos jornalzinhos. Pela manha em frente da minha casa estava jogado uma Carta assinada pelo Prefeito e atual candidato a reeleição Vanderlei Viana, com o título de Carta aberta ao povo de Xapuri, onde o mesmo desmentia os últimos boatos da cidade de que estaria se unindo com outro candidato para vencer o PT. Na carta de pouco mais de 20 linhas Vanderley apresentou mais uma vez sua lástimas de perseguição e se sua pretensa dor frente aos ataques sofridos. Nada contra o Prefeito escrever abertamente a população, apenas ressalto a necessidade de moderar sua intenção de ofensa, já que pude perceber que intrinsecamente, nas entrelinhas da mensagem está clara a agulhada. Foi rápido no gatilho porque independentemente de verdade ou não uma história como essa de que estaria jogando a toalha poderia por à barranco abaixo a sua pretendida eleição.

No almoço recebi das mãos de um colega metade de uma folha A4 onde continha uma série de piadas maldosa sobre o Partido dos Trabalhadores, longe de serem ofensivas, mas muito cômicas trouxeram a tona velhas histórias como queima de documentação, dólar na cueca e compra de motos com direito a sorteio entre algumas peripécies nacionais e municipais bastante conhecidas do pobre povo xapuriense. Como o pasquim não cita nomes, não fere a imagem de ninguém da mesma forma que diretamente não prejudica moralmente e/ou politicamente achei até interessante, só condenei a atitude de ser um candidato a me entregar, logo sugiro que é tentativa de macular o candidato petista.

Aliás Pobres candidatos Petistas, porque a bomba do dia ficou para o meio da tarde, onde pude receber uma xérox de um panfleto apocalíptico, como o título de “Trombetas da Verdade” que metralha literalmente o partido dos Trabalhadores. A esse tenho tudo contra....

Primeiramente é altamente ofensivo de uma linguagem chula e direcionado única e exclusivamente com o cunho de prejudicar o Ubiracy, achei deprimente citar nomes de pessoas que não estão seguer no pleito eleitoral. Achei uma falta de respeito , citar nomes como da Professora Zilah, do Pedro Leite, Luiz Fernando Ferraz entre outros... é inegável que o ataque tem cunho político até porque somente a turma vermelha é que foi metralhada. Quando terminei a leitura veio logo a pergunta: Porque não falaram nada do Vanderley, do Marcinho ou do Manoel Morais? Estranho não?

Novamente vou me arriscar e ousar a comentar profundamente a criação deste panfleto. Arriscar porque pela caneta afiada a próxima vitima pode ser a minha pessoa e ousar porque acredito que algumas coisas devem ser avaliadas...

1- Como três panfletos são jogados aleatoriamente na madrugada deixados em instituições públicas, entregues na porta de residências e nenhum dos responsáveis ouviu ou viu nada? Depois a Equipe do TRE está madrugando pelas ruas de Xapuri e não conseguiu ver nada?

2- O tom por ser político direciona a autoria a algum grupo político e por verificar que o único atingido foi o PT que segundo as histórias da ruas ocupa uma posição bastante cômoda na disputa eleitoral, o Trombeta da Verdade vem nada mais, nada menos que tentar desmontar essa vantagem, recai novamente para algum grupo que não está tão bem na fita...

3- O tom é ofensivo e apocalíptico, utilizando tons até mesmo gospel para achincalhar as vítimas, o que direciona para poucas pessoas que lançam mão desses artifícios em seus discursos...

4- A diagramação do panfleto, mesmo avaliando que seja caseira é muito bem elaborada, o que denota que é ou alguém que domina muito bem computador ou teve a ajuda de algum jovem orkuteiro que adora criar mensagens e apresentações...

5- Os erros grosseiros encontrados podem ter dois sentido, o primeiro de alguém que realmente tem dificuldade em redação, ou foi simplesmente um artifício para maquia a autoria.

6- As informações que trata a missiva são superficialmente técnicas, mas seguem uma linha de conhecimento prévio de causa, isso significa que o autor ou autores tem ou teve acesso a informações administrativas...

Enfim dou um doce para quem acertar.... mas acredito que esse panfleto foi encomendado por um candidato majoritário!!! Apenas me requardo no direito de não falar neste local.... apenas dou uma dica verifiquem os adjetivos e a definição de Pt que se apresenta ao final do jornal e depois comparem com alguns discursos dos nossos enaltidos candidatos à prefeito, vão ter uma bela surpresa...

Mas não quero ser a espada da verdade, quero apenas me solidarizar com os ofendidos, pois sei o que é isso, e repudiar o ato da publicação da mesma forma que clamo à Justiça eleitoral que encontre os culpados..

Se a moda Pega!!!!!!

Posto da Receita Federal na fronteira com a Bolívia, volta a funcionar

Depois de seis dias fechado o posto da Receita Federal do Brasil, em Epitaciolândia, volta a funcionar nesta terça-feira. Os trabalhos na alfândega foram suspensos na semana passada em virtude do conflito na Bolívia, por medida de segurança para os servidores que trabalham ali.

Nos últimos dias o clima vem sendo de tranquilidade, e homens do exercíto estão fazendo a segurança na área de fronteira. Por este motivo a superintendência da Receita Federal do Brasil da 2ª Região Fiscal decidiu retomar as atividades.

A Inspetoria da Receita Federal do Brasil, em Brasiléia, realizou na semana passada uma entrega imediata de 144 cobertores, 64 garrafas de refrigerantes e 10 ventiladores de coluna, mediante constituição de fiel depositário de servidor da Secretaria Estadual de Ação Social designado pelo governo do Acre.

Os objetos doados eram mercadorias já com Auto de Infração e prazos de impugnação vencidos e termos de revelia, ou seja, prontas para perdimento. Mas a Receita Federal fez a entrega imediata por se tratar de um caso de ajuda humanitária, que nesses momentos deve ser ágil e eficiente. Segundo o governo de Pando, até semana passda o número de bolivianos abrigados em Brasiléia e Epitaciolândia era de 1200.

Os servidores da Inspetoria participaram, ainda, de trabalhos voluntários para proporcionar abrigo às pessoas, conduzindo-as para os abrigos (residências, igrejas e repartições do Estado do Acre).

Da Assessoria

Eleitor: o pior político

Escrito por Gilvan Rocha
É corrente o repúdio aos políticos de carreira. Eles funcionam como saco de pancada da sociedade para satisfação do capitalismo. Ao invés de acusar-se o sistema pelas mazelas sociais, o povo letrado e iletrado ocupa-se em acusar o político de carreira como causador de nossas agruras, deixando de lado a sua verdadeira causa. Ora, o político de carreira é uma peça na imensa máquina de dominação burguesa. Tanto serve para gerenciar os negócios como também para desviar as atenções do que realmente provoca os desacertos sociais. Mas não são eles a causa, como não seriam a via pela qual teríamos nossos problemas sociais resolvidos. A solução depende exclusivamente do povo consciente e organizado, isto é, do político eleitor.

Como anda, porém, esse político eleitor? Como ele tem se comportado diante de nossas mazelas sociais?

Ninguém vive sem um discurso político, desde o gari ao erudito senhor, todos têm na ponta da língua um discurso pronto. É incrível a semelhança de conteúdo entre o discurso dos iletrados e dos letrados. Alguns pretendem um discurso elaborado falando que somos filhos de negros, brancos degradados e índios. Outros proclamam que falta vergonha na cara. E assim se sucedem os discursos que povoam a cabeça do político eleitor, esse que haveria de nos salvar da tragédia total para a qual nos arrasta o capitalismo.

O político eleitor tem sido desinformado ou mal informado. Quem deveria bem informá-lo seriam os partidos de esquerda, mas eles, por sua maioria, têm preferido se lambuzar no doce mel do sistema corrompido e corruptor. Assim é que o político eleitor, sem clareza, elege Paulo Maluf como deputado mais votado do Brasil. Elege Fernando Collor senador da República e tantos outros notáveis larápios.

É bem verdade que o simples voto não levaria à necessária transformação social, mas o voto despolitizado, desinformado, retrata o nível desse político tão essencial para a nossa história, o político eleitor, que por enquanto tem se mostrado o pior dos políticos, pois, omisso, quando não irresponsável.

Gilvan Rocha é presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos – CAEP

Em nome de Deus

Nos ultimos anos tem ocorrido um recrudescimento das igrejas evangélicas em todo país, com ramificações até em outros paises, como é o caso da Universal do Reino de Deus, sendo o número de evangélicos no Brasil estimado na ordem de 15 milhões, com um crescimento que passou de 2,6% para 15,4% nos últimos 60 anos, segundos dados do IBGE.

A Universal possui templos espalhados em mais de 172 países, com sua sede mundial localizada no bairro de Del Castilho, no Rio de Janeiro, cujo templo abriga um número aproximado de 15 mil fieis, contando com um heliponto para pouso e decolagem de helicópteros, e sendo considerada como a instituição religiosa com maior crescimento nos últimos anos.

Mas ela não vive somente pregando a palavra de Deus. O seu poder econômico fez com que diversificasse seus serviços ampliando o seu raio de ação através de pesados investimentos em atividades empresariais, a saber:

Além de proprietária da Rede Record de Televisão, possui ainda mais 23 emissoras de TV e 40 de rádio, além dos jornais “Folha Universal”, com uma tiragem aproximada de 2.300.000 exemplares por semana, e “Hoje em Dia”, de Minas Gerais, mais uma editora gráfica, agencias de participações, de turismos, imobiliárias e até uma empresa de táxi aéreo.


Os recursos que a possibilitaram criar esse verdadeiro império veio através do dízimo cobrado de seus fieis seguidores. E graças a ele a Universal aos poucos foi expandindo a sua influência doutrinadora e empresarial por este vasto mundo, alcançando fronteiras nos mais distantes rincões do planeta, e a cada ano vai conquistando novos e promissores espaços, inclusive nos lugares mais remotos, utilizando-se de uma tática gerencial ousada e altamente eficaz.

Primeiramente começou a conquistar o seu espaço nos principais centros urbanos brasileiros, depois estendeu a sua influência para os países latinos americanos até que, resolveu alçar vôos mais ambiciosos, atravessando oceanos e conquistando adeptos em praticamente quase todos as capitais do mundo, num crescimento extraordinário como instituição religiosa e ao mesmo tempo empresarial, eis que os recursos financeiros que movimenta chegam à casa dos milhões de dólares ou euros.

Somente na TV Record, a Universal aplicou a bagatela de R$ 500 milhões de reais, permitindo que se consolidasse na segunda maior rede de tv brasileira, desbancando inclusive a emissora do poderoso Silvio Santos (SBT), e ameaçando à liderança da TV Globo num futuro não muito distante, se levarmos em conta o seu contínuo expansionismo e poder de fogo.

Roberto Fraga

MDS reforça que é crime eleitoral usar Bolsa Família para pedir voto

Por Ivan Richard Repórter da Agência Brasil
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) condenou hoje (25) a possibilidade de uso eleitoral do programa Bolsa Família. Em nota, o ministério ressalta que tentativas de troca de votos por promessas de inscrição no Bolsa Família ou pressões para induzir as pessoas atendidas pelo programa a votar em determinados candidatos para não perderem o benefício configuram crime eleitoral.

“Atos como esses devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral, parceiros na rede pública de fiscalização do programa e responsáveis pela investigação de denúncias eleitorais”, informa trecho da nota. Reportagens publicadas esta semana na imprensa afirmam que candidatos estariam condicionando a inclusão e a manutenção de beneficiários no programa à vitória nas eleições para prefeito e vereador.

O MDS reforça que a inclusão no programa é um direito de todas as famílias com renda mensal por integrante de até R$ 120, independentemente da filiação partidária. “A gestão do Bolsa Família é descentralizada, cabe às prefeituras a inscrição das famílias no Cadastro Único – base de dados usada pelo governo federal para seleção de beneficiários – e o acompanhamento das contrapartidas nas áreas de educação e saúde”, diz a nota.

Segundo o ministério, a concessão do benefício cabe ao governo federal, de acordo com a estimativa de famílias pobres elaborada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, acrescenta a nota, a meta do programa foi atingida em junho de 2006 e a maioria dos municípios já está com cobertura de 100%.

De acordo com a pasta, em maio, o ministro Patrus Ananias encaminhou correspondência a todos os prefeitos do país, com orientações sobre as ações municipais em relação ao Bolsa Família e ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal durante o período da eleição municipal.

“As orientações levam em consideração a legislação eleitoral, assim como as normas estabelecidas na execução do programa de transferência de renda e do Cadastro Único. O Bolsa Família é um programa de natureza continuada, definido por lei, e está em funcionamento desde 2003, com recursos assegurados no Orçamento da União. Por essas razões, não está sujeito a interrupções durante o período eleitoral, mas os gestores municipais devem tomar os devidos cuidados para evitar questionamentos pela Justiça Eleitoral”, orienta o ministério na nota.

Cuidado viu galera de Xapuri!!!!

MEC promete dinheiro para escolas que incentivarem superdotados

Não se sabe quantos superdotados há no país.

Em geral, crianças e jovens superdotados pagam um preço alto pela inteligência acima da média. Primeiro, por causa do desconhecimento: ele tem habilidades em áreas específicas e não é obrigado a ser “bom em tudo”. Outro problema é a falta de apoio para desenvolver a aptidão. Não se sabe exatamente quantos superdotados existem no Brasil.

O garoto Mateus Albuquerque Costa é considerado superdotado. Ele começou a ler com apenas dois anos de idade. “Eu lia todas as palavras que estavam escritas nas capas dos livros, nas etiquetas dos supermercados”, diz. Os pais de Mateus ficaram assustados. “Nossa preocupação sempre foi a cobrança em cima dele”, diz a mãe, Marta Albuquerque Costa. “Eu me sinto normal, como qualquer outra pessoa”, afirma Mateus.

O professor de dducação física Zenildo Caetano tem duas filhas de sete anos que fazem trabalhos manuais ricos em detalhes. Para ele, as escolas não têm estrutura nem profissionais preparados para cuidar dessas crianças. “Elas falam: eu queria que hoje já fosse sexta-feira para eu não ter que ir pra aula, porque lá é chato, eu não gosto”, afirma. “Se as crianças não querem ir, é porque ela realmente não está sendo atrativa.”

"O que o país está fazendo? Está jogando fora. São talentos que sem dúvida nenhuma vão se traduzir em pesquisadores, pessoas que vão fazer diferença para a construção e a ratificação de um pais de primeiro mundo", afirma Caetano.

A pesquisadora Jane Chagas estudou 42 jovens superdotados e constatou que muitos tiveram perda de produção intelectual e até distúrbios psicológicos. Quando o talento não é aproveitado, vem a frustração. “Muitas vezes eles dizem: bom, não é tão bom ser tão bom”, diz.

Pacientes que esperam transplante poderão consultar lista pela web

Ministério promete liberar consulta pela internet em até 60 dias.
Pacientes poderão acessar apenas posição em que se encontram na lista.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante evento nesta quinta (25) em Brasília (Foto: Elza Fiúza/Brasília)Os pacientes que aguardam transplantes de órgãos no Brasil poderão acessar pela internet sua posição na lista de espera. O Ministério da Saúde espera concluir em até 60 dias a informatização do sistema e permitir que pacientes de todo o país tenham acesso às informações. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo nesta quainta-feira (25) para aumentar o número de transplantes no país.

De acordo com o diretor de Atenção Especializada do Ministério, Alberto Beltrame, os pacientes poderão ter acesso apenas à própria posição na lista de espera, que é organizada por estado. “Eles não vão poder ver a lista inteira porque a lei protege o sigilo do paciente, mas eles vão poder acompanhar online sua posição”, explica.

Beltrame afirmou que existe uma unificação nacional das listas de transplantes, mas ressalta que a regra ainda será a de distribuição dos órgãos por estados. Somente em situações extremas haverá a migração dos órgãos para estados diferentes.

O diretor afirma que ainda será criado um site para divulgar as posições para pacientes de todo o País. Ele ressalta que alguns estados já se anteciparam e permitem a consulta pela web das posições nos sites dos centros de distribuição de órgãos. Entre os estados que já permitem acesso à lista estão Rio de Janeiro e São Paulo.

Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a divulgação pela web da posição dos pacientes é mais um passo para dar transparência à lista. “Isso faz com que o sistema seja sustentado na transparência, para que a pessoa possa acompanhar sua posição.”

A lista será elaborada em paralelo a alterações nas regras para os transplantes. Foi aberta nesta quinta-feira uma consulta pública do regulamento técnico do sistema nacional de transplantes. O objetivo é unificar a legislação para permitir uma maior integração entre os estados.

Do G1 - Brasilia