Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Governo realiza atendimentos oftalmológicos em Xapuri

160 alunos da rede de ensino foram beneficiados com exames e consultas
Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)
Xapuri recebeu no último fim de semana a equipe do Programa Saúde na Escola, que realizou atendimentos oftalmológicos e exames destinados aos alunos de ensino fundamental e médio. A ação é uma parceria entra as secretarias estaduais de Saúde e de Educação.

De acordo com o médico oftalmologista Renaldo Moreno, 160 alunos foram beneficiados com exames e consultas e cerca de 70% tiveram a prescrição de óculos. "No fim do mês de setembro, a equipe do Programa Saúde na Escola retorna a Xapuri para fazer a entrega dos óculos. Essa ação vai melhor a qualidade de vida e do ensino.”

Segundo o coordenador do Programa Saúde na Escola, Rutênio Sá, o programa foi criado em agosto de 2009, e até agosto de 2011 foram realizadas cerca de oito mil consultas e mais de três mil entregas de óculos.

“Essa ação tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais, com o intuito de reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso à consulta oftalmológica e aquisição de óculos”, destaca.

Essa etapa foi realizada com os alunos das escolas Plácido de Castro, Rita Maia, Divina Providência, Madre Gabriela Nardi, São Miguel, Latife Zaine Kalume, Águas do Acre e Espaço Alternativo Dois Irmãos.

Educação da região norte é uma das piores

As regiões Nordeste e Norte obtiveram os piores resultados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). O exame tem como objetivo aferir o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, após os três primeiros anos de estudo. A avaliação foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de 250 escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do Brasil.

O resultado geral do País não foi positivo. A pesquisa mostrou que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões e as redes de ensino pública e privada.

Na avaliação por região, o Nordeste ficou em último na Leitura. Apenas 42,5% dos estudantes da região conseguem ler e compreender um texto. O melhor resultado foi o da região Sul, com 64,6%, seguido do Centro-Oeste (64,1%), Sudeste (62,8%) e Norte (43,6%).

Os alunos nordestinos também não alcançaram um bom resultado em Matemática. Se a média nacional já foi inferior a metade do percentual máximo (42,8%), somente um terço dos estudantes do Nordeste (32,4%) aprenderam o que era esperado em Matemática. O percentual só não foi pior do que os alunos do Norte, que correspondeu a 28,3%.

O melhor resultado foi conquistado pelos alunos das escolas do Sul do Brasil (55,7%), seguido do Centro-Oeste (50,3%) e Sudeste (47,9%)

A Prova ABC, realizada pela primeira vez no País, é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

» Confira o resultado por região, além da diferença de percentual das escolas privadas e públicas do Brasil:

- Percentual em Leitura dos alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por região e por rede de ensino:

- Percentual em Matemática dos alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por Região e por rede de ensino: