Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

É São Sebastião ou São Chico?

Hoje em visita a Paróquia São Sebastião, pude verfiicar de perto o inicio das obras de Pintura da Igreja Matriz, que segundo me informaram obrigatoriamente deverão entregar o Prédio bunitinho até o dia 22 de dezembro, com essa informação juntei o alfinete com a minha louca vontade de alfinetar.

Primeiro, que o volume de recursos, pouco mais de 40.000,00 (quarenta mil reais),não serão suficiente para a restauração da pintura, já que esse processo deveria ser seguido pela retirada de toda parte degradada pela umidade, pelas camadas de tintas anteriores e alguns retoques de cimento.

Segundo, engana-se quem pensa que o Ilustre Governador, está sendo bonzinho ou investindo em um ponto turístico, a decisão é meramente política, sabem porque devem entregar a obra até o dia 22 de dezembro e não atéo dia 20 de janeiro que seria correto já que é o dia do Padroeiro da cidade? Por que no dia 22 de dezembro é o dia do assassinato do Chico Mendes, ou seja, mais uma vez vemos que em Xapuri prevalece a força do mito do que o critério do bom senso.

Nada contra as comemorações do 20º aniverssário da morte do Chico, acredito que tem mesmo que relembrar do grande sonhador, já que boaparte de suas idéias foram disvirtuadas ao longo do tempo, restando o nome e a fama que já geraram e continua gerando para os projetos do Govermo somas vultuosas de recursos.

Quero sim, respeito com a Igreja de São sebastião já que essa é segunda intervenção do nome Chico na Paróquia, ou quem não lembra que o Painel dos Martires localizado ao lado do terreno da Igreja Matriz, no seu projeto inicial teria uma imagem do líder Seringueiro e seria reproduzido na nave interna da Igreja, ou seja todos olhariam o Sacrário e ao Fundo a imagem não só do Chico, mas também de outros que morreram em virtude da violência exarcebada vivida numa época em a lei quem ditava era quem tinha um 38 na cintura e várias cabeças de gado no Pasto.

A pintura é bem vinda? Com certeza... A entrega será nas festividades do assassinato do Chico Mendes? pouco me importa... Agora extremismo não!!!

Lembro-me de um vídeo do velório do Lider Seringueiro, onde o Pároco da época, discussarva frente ao Caixão em plena época do Advento (Vinda do Senhor) fazendo apologia auma santidade não reconhecida,já que apontando para o caixão esbravejava "Enquanto aguardamos a vinda daquele que salva o mundo,choramos pela ida deste salvador". Fico sinceramente muito preocupado come ste tipo de apologia eque interpretação as pessoas mais simples possam conceber esse dualidade de informações, só espero que não troquem o 20 de janeiro,pelo 22 de dezembro.

Compreendo que estou chutando na canela de várias pessoas,porém essa é uma das incríveis histórias que vemos em Xapuri

E salve... São Sebastião...por enquanto!!!!

Coisas que Abomino

Ontem a noite,quase tive uma indigestão lanchando quando ouvi ao lado da mesa em que estava,dois pentecostais que falavam absurdos sobre os homossexuais,não quiz nomomento entrar no mérito da discurssão,já que por várias vezes entrei em conflito,com alguns "crentes" justamente pela compreensão errônea das traduções mal elaboradas de suas bíblias. Também em algumas mesas redondas,onde o Tema era Conceito e Preconceito,sempre falataram argumentos aos acusadores para sustentar suas versão se não,por via de uma concepção dogmática falida e insuportável.

Pois bem, como ouvi dizer que a relação entre dois homens é algo que o inferno se prontifica a receber os envolvidos,já que não serão dignos da gloria celestial, como poderiam me explicar que a Biblia trata umcaso de amor entre homens não cita nada de inescrupuloso na situação? Duvidam?

Pois bem, no capitulo dezoito do primeiro livro de Samuel, temos um bonito relato do amor de Jônatas, ou Jonatã (filho do rei Saul) por Davi, o franzino rei que derrotou o gigante Golias. Sempre que alguns tentaram ver nesse episódio, sinais de um amor homossexual, logo os defensores da moral se apressaram para desmerecer as insinuações. Não nos cabe dizer qual tipo de amor que os ligava, no entanto, não nos parece impossível que pudesse ter havido realmente, algo maior que amor de simples amigos:

“Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E desde aquele dia Saul o reteve, não lhe permitindo voltar para a casa de seu pai. Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto.”

Somos informados ainda que Davi achava-se angustiado pelo seu irmão Jônatas. A palavra irmão era comumente empregada entre amantes, razão pela qual se torna difícil avaliar em que sentido a Bíblia entende o amor desses dois personagens: “Tu me eras tao querido! – conta Davi ao lembrar do amigo - Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”

Parece que Saul suspeitava de um amor homossexual entre seu filho Jônatas e Davi, por isso decide matar o suposto amante do filho. Tomado de violenta cólera, diz na frente do filho e de seus servos, que já sabe de seu envolvimento com o filho de Jessé, e que isso representa uma vergonha para sua mãe e toda a família. Vergonha por quê? Parece mesmo que os dois eram amantes, e disso o velho Saul e toda corte já sabiam.

Ao saber que o amigo corria perigo, Jônatas foi ao seu encontro avisá-lo para que partisse. É dito que ao ver Jônatas chegando, Davi curvou-se como era costume, e ambos se abraçaram, em prantos. Há uma versão que aponta que além de abraços, também se beijaram (possivelmente no rosto, como era o costume).

Sabemos por historiadores, que não era tão incomum casos assim, naqueles tempos. Os homens passavam muitas vezes meses e anos na guerra sem ver as famílias. Quando um sacerdote indaga a Davi, se estava se abstendo de mulheres, disse que sim. Ele e todos seus soldados.

E era bem comum soldados em batalhas terem seus amantes. Talvez Davi e Jônatas viveram um belo romance, e isso não seria nada estranho, apesar dos protestos dos conservadores.

Então como explicar tal fato de um jovem, que foi escolhido para ser o Rei do Povo de Deus e ter tal história. Isto somente nos ensina que todos somos iguais independente de credo, cor,opção sexual, somos filhos de Deus e merecedores de respeito..

O projeto e a necessidade

Fui presenteado com um belo livro de Alfredo Bosi, jornalista recém eleito para a Academia Brasileira de Letras, que afirma nas primeiras páginas que a constante da nossa história é a oposição entre o projeto e a necessidade. Em seu livro "Dialética da Colonização", ele defende a tese de que todos os grandes projetos brasileiros - desde o sonho jesuíta do Mundo Novo até a saga da construção de um Estado Nação - sucumbiram diante de necessidades imediatas: escravização do índio para garantir a subsistência dos colonos; escravização dos africanos para viabilizar a economia agrícola; indefinição da propriedade da terra para possibilitar a grande agricultura itinerante; endividamento do Estado e desnacionalização da economia para possibilitar a modernização industrial.

A história do fracasso dos projetos diante da necessidade imediata criou nas classes abastadas a cultura do sucesso imediato. A introjeção dessa cultura na mente dos políticos faz com que o horizonte temporal de suas ações jamais vá além da próxima eleição.

Nem a esquerda conseguiu escapar dessa cultura do imediato e este viés pode ser fatal para o seu projeto. Mas não será fácil conseguir que os partidos de esquerda tracem estratégias em função do tempo requerido para que o projeto socialista possa amadurecer. Basta ver que em alguns arraiais da esquerda já há gente imaginando que a crise financeira irá catapultá-los muito em breve ao primeiro plano do palco político.

Doce ilusão!

Se o tamanho da crise dependesse de torcida, a esquerda deveria torcer para que não estourasse tão cedo, pois, se isto acontecer, ela se encontrará novamente despreparada para oferecer um projeto alternativo concreto às massas populares. Foi isto o que aconteceu nas duas únicas vezes em que, após a revolução de 1930, o sistema de dominação foi abalado pela rebeldia popular.

Em 1954, quando Vargas suicidou-se e as massas populares das grandes cidades tomaram as ruas em protesto, houve risco de desestabilização, mas nada aconteceu. Na ocasião, um europeu, arguto observador da cena que se desenrolava em São Paulo, sentenciou: "se existisse hoje um partido comunista forte no país, o Brasil seria comunista amanhã".

Em 1964, as agitações camponesas e operárias pelas reformas de base não encontraram nenhuma força de esquerda apta a entender o momento e a propor uma estratégia que conduzisse à ruptura do regime capitalista.

Não há, em 2008, força alguma de esquerda minimamente preparada para formular uma alternativa de poder que possa ganhar a mente e o coração da massa popular.

Portanto, a prioridade primeira de todo partido de esquerda, neste momento, consiste em começar a criar as condições subjetivas para a ruptura com o sistema vigente através de uma nova praxis de luta de classes. Isto exigirá um longo, paciente e complexo trabalho político, o qual, contudo, não se esgotará no âmbito estrito da política, mas terá que abranger o plano da cultura e enraizar-se em todos os meios em que vive a população de uma sociedade complexa.

A palavra está com os partidos de esquerda. Se as inevitáveis (e necessárias) avaliações do desempenho dos partidos de esquerda nestas eleições municipais, assim como os planos de ação futura, tiverem 2010 como horizonte temporal ou se tornarem combustível para cobranças e luta interna, perder-se-ão as oportunidades que a crise criará para avançar na direção do projeto socialista.

Mulher 'cadeiruda' produz mais leite materno, diz especialista

Gordura da região do quadril é resultado da ação do estrogênio.
Está cientificamente comprovado: mulher cadeiruda ou popuzuda, com mais gordurinhas acumuladas na região das coxas, quadris e bumbum, tem de condições de produzir mais leite materno. E de melhor qualidade nutricional para o bebê, segundo estudo apresentado no 1º Congresso Mundial de Endocrinologia na América do Sul, realizado no Riocentro, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Mas, como toda notícia animadora, esta também tem um porém, segundo o presidente do congresso, o endocrinologista Amélio Godoy Matos. Não é porque o quadril avantajado traz benefícios para a produção de leite que as futuras mamães devem relaxar diante da balança.

“A mulher não deve ser gorda, ela tem de ter esse tipo de gordura bem distribuída nesta região. Gestantes que engordam mais seis ou sete quilos estão colocando em risco a própria saúde e a do bebê”, alerta o médico.


Preparação para o parto e a amamentação

Godoy Matos explica que a gordura que a mulher acumula na região do quadril a partir da puberdade é resultado da ação do hormônio feminino estrogênio. Durante a gestação, esse hormônio – entre outros - começa a preparar o corpo para o parto e a amamentação. Essa gordurinha, segundo o endocrinologista, ajuda a liberar mais nutrientes para o bebê ainda no útero.

“Durante a amamentação, esses hormônios ajudam na produção de um leite mais rico em gorduras saudáveis para alimentar o bebê”, explicou o especialista.

Com isso, diz o médico, está provado que mulheres cadeirudas podem ter um parto mais tranqüilo e podem amamentar melhor seus bebês.

“Não sei dizer se a Mulher Melancia teria um bebê saudável, mas é bem possível que produza muito mais leite materno para seu filho”, brincou o endocrinologista, animado com o congresso, que no Rio bateu o recorde de participantes em eventos do gênero, com seis mil inscritos.

O álcool e nosso verde

“De todos os aspectos da miséria social nada é tão doloroso quanto o desemprego”

*Walter Prado

Os problemas econômicos mundiais, que podem influenciar negativamente na economia de muitos países, inclusive o Brasil, poderia ter seus reflexos amenizados em nosso Estado, se além das questões ambientais também fosse observada as carências sociais de nossos cidadãos.

As exigências têm que ser impostas, mas em um processo de investimento sempre são colocadas metas, inclusive de retorno do capital investido no projeto. Um pouco de boa vontade em desburocratizar as ações para instalação e funcionamentos de empresas que gerariam divisas para o Estado e empregos para nossa população, deveriam ser um das obrigações dos órgãos competentes neste processo.

A iniciativa do Grupo Farias, em se instalar em nosso Estado, com a usina Álcool Verde, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Acre, tem que ser vista com bons olhos. A empresa em pleno funcionamento terá a capacidade de gerar cerca de 1.000 postos de trabalho com carteira assinada, além de empregos indiretos que beneficiarão uma parte da população acreana que vive da informalidade.

Além da recuperação de um patrimônio que se encontrava sucateado, o inicio das atividades da usina Álcool Verde, desencadearia um processo produtivo, gerando trabalho e renda para centenas de famílias. O álcool não agride o meio ambiente, é um tipo de energia renovável, sua produção pode ser acompanhada de um trabalho de recuperação do solo com outras culturas, para que não aconteça a degradação, permanecendo a área do cultivo da cana sempre produtiva.

O processo de soerguimento das instalações foi penoso, dependendo de vários acordos firmados entre Estado e Governo Federal, contando ainda com investimentos da iniciativa privada, não podemos repetir o episódio triste da Alcobrás. Foram investidos recursos públicos, dinheiro que as instituições têm a obrigação de prestar contas ao contribuinte, e a melhor forma de mostrar que o dinheiro foi bem investido é demonstrar competência nas ações das instituições para implantação de empresas que se dispõe a investir em nossa economia.



O Benéfico gerado pela usina Álcool Verde, também seria destinado ao Estado, que passaria a arrecadar cinco milhões de reais de ICMS, passando a contar com uma considerável verba para investimentos na estrutura governamental em obras e projetos direcionados a população. Nossos condutores passariam a contra com um desconto de R$ 0,32, por litro de álcool consumido. A Álcool Verde irá abastecer Amazonas e Rondônia, além do mercado acreano, o Acre passará a ter respeito diante dos demais estados da região, como um pólo produtor.

Se a preocupação é o meio ambiente, soluções devem ser apontadas, afinal as instituições existem para promover estudos e contribuir para diminuir possíveis impactos que possam ocorrer. O pensamento na área social também deve ser avaliado, nossos cidadãos carecem de postos de trabalho. Preservar a qualidade de vida e a sobrevivência da população é obrigação das autoridades e instituições.

O ex-governador Jorge Viana, acredita que o desenvolvimento de nosso Estado depende da iniciativa privada, trabalhou arduamente no projeto de implantação da usina Álcool Verde, sempre acreditando que o Acre poderá futuramente ser um corredor de exportação e que a fundação de empresas de grande porte será o atrativo para investimentos de outros grupos empresariais do porto do Grupo Farias.

Estamos vivendo um importante momento na história do Acre, está é a oportunidade de alcançarmos um desenvolvimento jamais sonhado, vamos valorizar os investimentos realizados em nosso Estado, vamos desburocratizar as ações de nossas instituições, vamos pensar no bem estar de nosso povo sofrido. O Acre precisa dos postos de trabalho que a usina Álcool Verde oferece aos nossos cidadãos.

*Walter Prado – deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Bolívia e Brasil desenham novo convênio binacional antidrogas

A Bolívia e o Brasil estão preparando um novo convênio binacional de luta conta o narcotráfico, que será referendado no dia 21 de novembro na cidade de Porto Alegre, durante uma reunião ordinária de Ministros do Interior, do Governo e Justiça do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Ambas Nações determinaram, há 20 anos, atualizar a normativa anti-narcóticos e criaram uma comissão binacional que começou nesta quinta-feira, dia 13, os trabalhos entre representantes de imigração, bens apreendidos, Ministério do Governo e Chancelaria da Bolívia, com seus pares do Brasil.

Este acordo foi alcançado depois da primeira reunião que aconteceu em Outubro entre o Ministro do Governo da Bolívia, Alfrefo Rada, e Ministro da Justiça do Brasil, Tarzo Genro, responsável pela luta antidrogas e Polícia Federal brasileira.

O objetivo é buscar o Controle Integral das Fronteira, em coordenação operativa permanente entras as forças policiais, que terão sob sua guarda, a vigilância sob substâncias químicas controladas e luta contra o tráfico de entorpecentes.