Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O álcool e nosso verde

“De todos os aspectos da miséria social nada é tão doloroso quanto o desemprego”

*Walter Prado

Os problemas econômicos mundiais, que podem influenciar negativamente na economia de muitos países, inclusive o Brasil, poderia ter seus reflexos amenizados em nosso Estado, se além das questões ambientais também fosse observada as carências sociais de nossos cidadãos.

As exigências têm que ser impostas, mas em um processo de investimento sempre são colocadas metas, inclusive de retorno do capital investido no projeto. Um pouco de boa vontade em desburocratizar as ações para instalação e funcionamentos de empresas que gerariam divisas para o Estado e empregos para nossa população, deveriam ser um das obrigações dos órgãos competentes neste processo.

A iniciativa do Grupo Farias, em se instalar em nosso Estado, com a usina Álcool Verde, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Acre, tem que ser vista com bons olhos. A empresa em pleno funcionamento terá a capacidade de gerar cerca de 1.000 postos de trabalho com carteira assinada, além de empregos indiretos que beneficiarão uma parte da população acreana que vive da informalidade.

Além da recuperação de um patrimônio que se encontrava sucateado, o inicio das atividades da usina Álcool Verde, desencadearia um processo produtivo, gerando trabalho e renda para centenas de famílias. O álcool não agride o meio ambiente, é um tipo de energia renovável, sua produção pode ser acompanhada de um trabalho de recuperação do solo com outras culturas, para que não aconteça a degradação, permanecendo a área do cultivo da cana sempre produtiva.

O processo de soerguimento das instalações foi penoso, dependendo de vários acordos firmados entre Estado e Governo Federal, contando ainda com investimentos da iniciativa privada, não podemos repetir o episódio triste da Alcobrás. Foram investidos recursos públicos, dinheiro que as instituições têm a obrigação de prestar contas ao contribuinte, e a melhor forma de mostrar que o dinheiro foi bem investido é demonstrar competência nas ações das instituições para implantação de empresas que se dispõe a investir em nossa economia.



O Benéfico gerado pela usina Álcool Verde, também seria destinado ao Estado, que passaria a arrecadar cinco milhões de reais de ICMS, passando a contar com uma considerável verba para investimentos na estrutura governamental em obras e projetos direcionados a população. Nossos condutores passariam a contra com um desconto de R$ 0,32, por litro de álcool consumido. A Álcool Verde irá abastecer Amazonas e Rondônia, além do mercado acreano, o Acre passará a ter respeito diante dos demais estados da região, como um pólo produtor.

Se a preocupação é o meio ambiente, soluções devem ser apontadas, afinal as instituições existem para promover estudos e contribuir para diminuir possíveis impactos que possam ocorrer. O pensamento na área social também deve ser avaliado, nossos cidadãos carecem de postos de trabalho. Preservar a qualidade de vida e a sobrevivência da população é obrigação das autoridades e instituições.

O ex-governador Jorge Viana, acredita que o desenvolvimento de nosso Estado depende da iniciativa privada, trabalhou arduamente no projeto de implantação da usina Álcool Verde, sempre acreditando que o Acre poderá futuramente ser um corredor de exportação e que a fundação de empresas de grande porte será o atrativo para investimentos de outros grupos empresariais do porto do Grupo Farias.

Estamos vivendo um importante momento na história do Acre, está é a oportunidade de alcançarmos um desenvolvimento jamais sonhado, vamos valorizar os investimentos realizados em nosso Estado, vamos desburocratizar as ações de nossas instituições, vamos pensar no bem estar de nosso povo sofrido. O Acre precisa dos postos de trabalho que a usina Álcool Verde oferece aos nossos cidadãos.

*Walter Prado – deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News