Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 29 de março de 2011

Direto de Goiânia

O Blog XapuriNews a partir de hoje e durante toda a primeira quinzena de abril será atualizado diretamente da Capital Goiânia, devido este Blogueiro estar de malas prontas com destino aquela cidadã com o intuito de cuidar da saúde, já que 2011 nesta área não está sendo tão agradável assim.

Gostaria de pedir desculpas aos leitores, porém as atualizações do blog ficarão limitadas a no máximo três ou quatro por semana, para que se permita um descanso a este blogueiro, porém me esforçarei a publicar situações interessantes neste período.

Gostaria de agradecer de forma muito especial os amigos e amigas que estão me ajudando nesta repentina viajem. Estou me sentindo um adolescente que de repente descobre que o seu circulo de amizades é muito mais forte e mais amplo do que jamais imaginava. Com efeito nestas duas ultimas semanas percebi que tenho amizades tão verdadeiras e importantes que devo cultivá-las para que as raízes já profundas e seguras possam cada vez mais se edificarem

Obrigado amigos e amigas!!!! E até o retorno.

A Quantas andas mesmo a história da morte do Benjamin?

Foto reprodução - Blog http://www.raimari.blogspot.com/
Hoje em uma rápida passeada pelo centro da cidade fui três vezes cobrado por populares e por algumas das pessoas prejudicadas no caso da “morte do Benjamin” – a arvore que dá sombra ao Lanche da Dona Maria e de alguns comerciantes ambulantes – sobre o andamento da história. Se de fato há alguma ação em andamento ou se de fato tudo acabou nas publicações da imprensa estadual e dos Blogs da cidade.

Como não tive tempo de procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para saber a situação devido ter me ausentado do município, extra-oficialmente recebi noticia de que estaria sendo preparado um laudo técnico sobre a morte da árvore e de que somente a partir daí poderia de fato verificar o que se pode fazer...

Como pode-se notar na imagem que tomei a liberdade de capturar do blog http://www.raimai.blogspot.com/
a arvore tipo Benjamin está completamente morta, e olha que a foto não é atual. De forma visível no tronco da mesma pode-se notar que foram realizadas perfurações o que de fato pode indicar que a morte da mesma fora intencional... caso se comprove caracteriza-se crime ambiental... agora encontrar os culpados ou o culpado aí já é outra história.

O Blog somente gostaria de externar sua preocupação, no sentido das pessoas afetadas diretamente no episódio... Como ficam? Que medidas são cabíveis nessa situação? Bem são perguntas que as pessoas afetadas mais do que gostariam de ver respondidas

Com a palavra os Leitores.


Magão
"Meu grande amigo Jocires. Sempre visito seu blog mais nunca fiz nem um tipo de comentário, mais agora resolvi falar alguma coisa, a respeito da pauta acima (http://xapurinews.blogspot.com/2011/03/comac-e-sebrae-realizam-nesta-quarta.html) sobre a formação de uma cooperativa que se refere a valiosa profissão que é o músico. Com todo respeito a todas outras profissões, mais é que o músico apesar de ter sua lei própria a (OMB) Organização dos Músicos do Brasil, ainda somos muitos destratados por aqueles que usam nosso trabalho. E com a fromação dessa entidade de forma organizada vamos poder ter respaldo em nossa profição a qual eu sempre lutei juntos com outro colegas da ária para que podesse ter um respeito a nosso trabalho, porque na maior parte das pessoas eles tratam o músico como um fazedor de zuada ou seja lá o famoso (tocador) e isso é muito ruim sentimos por muitas das vezes sem valor, e agora eu vejo que está chegando a hora de sermos mais valorizados de igual pra igual. Espero eu e todos outros que com a formação da COMAC, podemos nos organizar melhor se Deus quiser, isso toda vida foi um sonho meu. Sou vice presidente do núcleo de Xapuri e já vamos nos reunir na quarta feira dia 30/03/11 para discutir nossa primeira meta."

Grifo Meu: O mestre Magão dispensa apresentações e comentários. É um dos músicos xapurienses mais bem respeitados pela qualidade de suas atuações e pela experiência. É o idealizador do Projeto Resgate Cultural - Baile Show, evento financiado pelo governo do Estado por meio da Fundação Elias Mansour com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, que emociona muita gente em cada edição. É um daquelas pessoas que vive a musica no sangue, por isso nada mais do que natural a sua vice-presidência no núcleo de Xapuri da COMAC.


Paolo Almeida
"Como vai Professor Joscíres, quanto tempo, espero que estejas muito bem, tenho sempre acompanhado no seu blog e estou sempre atualizado no que está acontecendo em nossa amada cidade, saiba que sou um leitor fiel e gostaria de fazer um pequeno comentário a respeito da dessa postagem (http://xapurinews.blogspot.com/2011/03/prestando-contas.html) . Infelizmente a nossa juventude está entregue à vida obscura e deplorável, não quero acreditar que no lugar onde nasci, cresci, estudei e brinquei muito, na "rua do campo de futebol", foi um tempo tão feliz e inocente, erámos crianças descobrindo a junventude e projetando um futuro promissor e feliz. Hoje passado alguns anos percebo que muita coisa mudou e infelizmente para pior, é lamentável ver muitos colegas da época de escola, fanfarra e futebol estarem hoje vivendo como escravos de uma droga, de uma garrafa de pinga, escravos dos seus "senhores", que querem lhe tirar a vida e assim dicipar toda uma geração que tinha sonhos, que tinham uma família ou melhor que tinha uma vida para ser vivida na sua maior intensidade e prazer...Mas não vou perder minhas esperanças jamais, nada e niguem vai me impedir de sonhar e ver nossa sociedade vivendo em plena harmonia, valorizando uns aos outros e sabermos que Deus nos colocou nesse mundo para sermos felizes com Ele e com o nosso próximo. Quero desejar sucesso às forças policiais e a toda a sociedade de Xapuri no combate e na valorização do bem maior que Deus nos deu: " A VIDA".

Um grande abraço Professor e uma ótima semana abençoada a todos."

Grifo Meu: Paolo Almeida é um Jovem Xapuriense com uma vocação nata para a música, no último encontro que tivemos inclusive me informara que estaria prestes a lançar o seu primeiro trabalho em cd com músicas Gospel. Atualmente reside no município vizinho de Brasiléia, e é um daqueles jovens que “deu certo”, que se pode orgulhar de dizer que “esse eu vi crescer” ou como eu de ter a grata satisfação de ter sido professor do mesmo.

Ministério da Saúde aponta “fragilidades” e críticas ao combate à dengue no Acre

Relatório denuncia baixa recuperação das pendências, cadastros desatualizados e inspeções deficiente dos pontos estratégicos e falta de material de campo.
Flaviano Melo apresentou requerimento solicitando
informações acerca das ações efetivamente implementadas
no combate à dengue em Rio Branco

Assessoria do Deputado Flaviano Melo
Publicado Originalmente: www.oaltoacre.com 
Em resposta a um requerimento do deputado Flaviano Melo (PMDB), onde o parlamentar solicita informações acerca das ações efetivamente implementadas no combate à dengue em Rio Branco, o Ministério da Saúde, na pessoa do próprio ministro, Alexandre Padilha, e da Vigilância Epidemiológica Federal, tece severas críticas às ações que estão sendo levadas a termo na capital acreana.

Num relatório técnico e imparcial, o Ministério da Saúde lembrou que desde 1999, as ações de epidemiologia de controle de doenças foram descentralizadas para as áreas estaduais e municipais, que passaram a ser responsáveis diretas pelo monitoramento e avaliações das ações de vigilância, notificação, surto e análise epidemiológica.

O documento fez questão de elencar o que chamou de “fragilidades” encontradas durante as visitas técnicas em Rio Branco. Para Flaviano, o Ministério nada mais fez que “colocar o dedo na ferida”.

Relatório do Ministério da Saúde traz a público um
retrato absolutamente preocupante das ações
de combate à dengue, diz Flaviano Melo
Dentre as críticas mais contundentes na parte de controle vetorial das ações no combate à dengue na capital, o Ministério da Saúde apontou, como as mais graves, a baixa qualidade de trabalho e o elevado índice de absenteísmo (falta ao trabalho) por parte dos Agentes de Controle de Endemias – ACE.

Foram registradas 512 faltas só entre abril e maio de 2010. E isto num período intensa incidência da doença em Rio Branco. Segundo o deputado acreano, uma verdadeira contradição, levando-se em conta a enorme necessidade de agentes de trabalho para combater a epidemia.

O Ministério ainda destaca que parte da força de trabalho dos ACE (efetivos) trabalha apenas em ½ período de trabalho, o que prejudica e limita ainda mais a qualidade de trabalho.

Em seguida, o relatório enviado a Flaviano Melo denuncia também uma baixa recuperação das pendências, cadastro desatualizado e inspeção deficiente dos pontos estratégicos e falta de material de campo. Tudo isto, apesar do Ministério da Saúde ter disponibilizado anteriormente para Estado e município, assessorias técnicas em vigilância e supervisão para verificação técnica do Plano de Contingência.

O Ministério da Saúde fez questão de registrar que foram enviados insumos e equipamentos, entre inseticidas, nebulizadores, medicamentos (soro, sais de reidratação e paracetamol), além de material de campo e repasse de R$ 400 mil para aquisição de capas para vedação de caixas d’água.

Por fim, o documento oficial do Ministério da Saúde enviado ao deputado acreano também ressalta, em termos de vigilância epidemiológica, a deficiência de notificação por parte das Unidades Básicas de Saúde. Numa declaração das mais graves, o relatório ainda enfatiza o que chama de “atendimento deficiente de casos suspeitos”, ao concluir e apontar as criticas.

Segundo Flaviano Melo, a resposta do Ministério da Saúde traz a público um retrato absolutamente preocupante das ações de combate à dengue ,”pelo que foi afirmado em termos técnicos e altamente profissionais, principalmente em se tratando de saúde pública, que vem mais e mais preocupando a população de Rio Branco e todo o Acre”.

O deputado deverá ainda entrar em contato com as autoridades sanitárias federais para ver o que pode ser feito para, pelo menos, tentar amenizar o quadro que foi apresentado.

Para evitar “saidinha de banco” uso de celular poderá ser proibido em agências bancárias

Por: Ray Melo, da redação do ac24horas – raystudio3@gmail.com
Deverá entrar em tramitação na próxima sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um projeto de lei de autoria do deputado Walter Prado (PDT), que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias em todo o Estado.

A iniciativa do pedetista tem como objetivo evitar roubos do tipo "saidinha de banco", golpe que se tornou comum na cidade de Rio Branco, em que criminosos observam dentro das agências bancárias, as pessoas que sacam grandes quantias e avisam os comparsas que seguem as vítimas e as assaltam em seguida.

O projeto prevê uma abrangência além do celular, se estendendo aos aparelhos como laptops, rádios, radiocomunicadores e iPods e similares, que ficarão proibidos nas agências bancárias de todo o Estado.

A mesma iniciativa também deverá ser adotada nos supermercados e locais onde existirem caixas eletrônicos, a proibição do uso de aparelhos será restrita ao local onde forem instaladas os terminais eletrônicos da rede bancária.

Segundo o projeto, os funcionários, bem como os vigilantes que fazem a segurança das agências bancárias, ficam responsáveis pela proibição pelo cumprimento da lei. As agências divulgarão a proibição contida na lei, através de cartazes afixados no interior dos bancos e locais de abrangência da nova lei.

“No principio poderá parecer uma privação de direitos, mas é de conhecimento de todos, que crimes nas proximidades de agências bancárias devido a informações fornecidas por alguém que está dentro do banco, se tornam cada vez mais freqüente os assaltos. Minha proposta é no sentido de coibir esses fatos e contribuir com a segurança das pessoas que dependem dos serviços bancários”, diz Walter Prado.

Justiça fará recontagem de votos e tem deputado que pode perder a cadeira

TRE vai ter que aceitar votos dos candidatos que tiveram os registros cassados
Adailson Oliveira, do site agazeta.net .
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral,
desembargador Pedro Ranzi, diz que
 ainda não recebeu decisão do STF
 para a recontagem
(Foto: Arquivo/Agazeta.net)
A decisão do Supremo Tribunal Federal de deixar as regras da lei da ficha limpa para a eleição do ano que vem mexeu com o resultado do último pleito nos Estados.

No Acre, cerca de doze candidatos tiveram os registros cassados porque respondiam ou tinham sido condenados em processos judiciais. Agora, os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) vão ter que fazer a recontagem dos votos e isso modifica o coeficiente eleitoral, mudando as cadeiras nas Assembleias Legislativas.

As regras funcionam assim: os votos válidos são somados e divididos pelo número de vagas na Assembléia Legislativa. No Acre são 24. O resultado é chamado de quociente eleitoral. Cada coligação e partido elege um parlamentar, quando alcança o quociente. Se dobrar o quociente, ganha duas vagas e assim sucessivamente.

Como a lei da ficha limpa não vale para esta eleição, os TRE’S vão ter que aceitar os votos dos candidatos que tiveram os registros cassados. Significa que haverá uma nova soma dos votos e outra divisão. Isso pode mudar o resultado da eleição: deputados podem perder cadeira e outros, que nem suplentes eram, podem entrar.

O prejuízo maior ficou para os candidatos que pararam de fazer a campanha assim que tiveram os registros cassados. Com medo de perder dinheiro e tempo, desistiram de buscar votos. Hoje eles nem pode afirmar se conseguiriam se eleger.

Mas nem todo mundo ficou parado. No caso de N. Lima do DEM, ele foi cassado por abuso de poder econômico. Fazia campanha em local proibido. Ele não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Mesmo assim, não desistiu. Conseguiu 3.513 votos e foi o segundo mais votado na coligação que reuniu PPS, PTB, PSC, DEM e PMN.

Seus votos não foram computados, nem entraram na lista do TRE. N. Lima faz a contas e acredita que pode entrar no lugar de Marileide Serafim (PMN), a quarta a ser eleita na coligação. Procurada por nossa equipe, a deputada não quis gravar entrevista. “Tudo está nas mãos de Deus”, disse.

Outros candidatos como José Bestene e Bebeto Júnior, ambos do PP, o ex-governador Romildo Magalhães do PSC e o ex-vereador Carlos Beiruth podem mudar completamente a contagem dos votos e fazer a dança das cadeiras na Assembleia Legislativa.

O Presidente do TRE/Acre, desembargador Pedro Ranzi, informou que ainda não tem como saber quem sai ou quem entra, mas assim que o Tribunal receber oficialmente a decisão do STF, vai refazer a contagem dos votos.