Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 9 de abril de 2011

Imagem do Dia...

Descobri que goiânia não é destaque somente na saude, havedo outras áreas que merecem atenção pelo menos dos curiosos que assim como eu sere estão prontos para registrar situações como essa.

A conselheira da propaganda deveria ser contratada pelo SUS para atendimento nos centros de saude e hospitais público, porque pelo menos dois males que a mesma oferece cura (insônia e Impotencia sexual) atine uma boa parcela da população.

Depois aindda dizem que o brasileiro não é criativo!!!!

Campus Avançado do Ifac em Xapuri recebe mais de R$ 950 mil do Governo do Estado

Investimento vai promover a expansão para pesquisa científica

Assessoria IFAC
Seretário Nacional de Educação Profissional,
Eliezer Pacheco, e o reitor do Ifac Marcelo
 Minghelli,firmam parceria para expansão do
Campus de Xapuri
(Foto: Felipe de Angelis/Mec)
Para reforçar a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), o governo do Estado assinou termo de cooperação no valor de R$ 952 mil que serão investidos no campus da unidade em Xapuri. O reitor do Ifac, Profesor-doutor Marcelo Minghelli, foi quem fechou termo de cooperação técnica com o secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, professor Eliezer Pacheco.

Com esses recursos, a unidade de Xapuri vai ganhar laboratórios, biblioteca e mais salas de aulas para ofertas de cursos técnicos e superiores e a implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que fará no local o escritório de patentes do Selo da Floresta. A sede do campus avançado de Xapuri foi doada pelo ex-governador Binho Marques, no fim do ano passado, com apoio do então senador Tião Viana e do prefeito Ubiracy Vasconcelos.

Energia elétrica e Juventude

A bandeira de críticas pelo desrespeito da empresa fornecedora de energia elétrica para com os cosumidores xapurienses caiu nas graças da juventude xapuriense. Com a iniciativa de criar uma comunidade denominada "Energia no Acre ta foda" no site de relacionamentos Orkut, alguns jovens da terrinha tem exposto ali os seus pontos de vista em relação à esta problemática, bem como colocando a boca no trombone e dizendo o que pensa.

Estão de Parabéns o grupo.

Ministério da Saúde estuda possibilidade da Fábrica de Xapuri produzir camisinha feminina


Em São Paulo nesta última quinta-feira para participar de uma reunião com ativistas do movimento paulista de luta contra a aids, o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, afirmou à Agência Aids que o Ministério da Saúde está analisando a possibilidade do país produzir preservativo feminino.

A fabricação ocorreria na Fábrica de Xapuri, no Acre, que já produz camisinhas masculinas desde 2008. “Estamos discutindo a transferência de tecnologia”, afirmou Eduardo.

Outra estratégia, segundo ele, é a compra do preservativo por meio de organismos internacionais. “O Ministério já está adquirindo o produto por meio da Organização Pan-Americana da Saúde.”

Desde 2008 a distribuição de camisinha feminina vem diminuindo a cada ano por dificuldades de compra. “Existe apenas um fabricante em todo o mundo, o que dificulta a negociação”, explicou Eduardo, referindo-se à Female Helth Company, com sede nos EUA e produção industrial no Reino Unido e na Malásia.

Transferência tecnológica
A Fábrica de Xapuri se destaca por ser a única no mundo que poduz preservativos masculinos com látex de seringueira nativa. Já as camisinhas femininas importadas são feitas de poliuretano. Por isso, de acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, a análise sobre a transferência tecnológica inclui as possibilidades da fábrica brasileira passar a trabalhar com poliuretano ou desenvolver o insumo feminino a partir do látex.  
Fábio Serrato 

Novo Espetáculo


Recebi do amigo Xapuriense Elenckey o convite para seu novo espetáculo, cuja direção cênica é assinada por ele e que será apresentado nas datas 30-04-11 às 19: 30,  21-05-11 às 19: 30 e  29-05-11 às 19: 30  no Teatro de Arena do Sesc com entrada franca. Abaixo o elenco do espetáculo.
  
Côro:
·   Lua Branca – Chiquinha Gonzaga (arr. Normando Silva)
·  Catedral – Versão de Zélia Duncan (arr. Sergio Telles)
·  Sapato velho – Roupa Nova (arr. Paulo Rowlands)

Solos:
·   Carinhoso – Pixinguinha (Lidson Martins)
·  Wave – Tom Jobim (Charles Sante)
·  As Rosas não falam – Cartola (Francesca Lima)

Côro:
·  Luar de Cuiabá – Maciel Villar
·  Cantares – Versos de Walter Mariani/música Ronaldo Miranda
·  Preludio pra ninar gente grande – Luiz Vieira (arr. N. Santiago)
·  Não deixe o Samba Morrer – Edson e Aluísio (com solo de dança: Junior Martins e...

Sopranos
·  Alzerina Souza
·  Daciula Verçosa
·  Francesca Lima
·  Hanna Marçal.
·  Hanna Brasil
·  Margaret Matana
·  Rosineide Ferreira

Mezzo Sopranos
·  Fabiana
·  Mara Cristina de Almeida
·  Natalia Oliveira
·  Welington Oliveira
·  Manyra Gama

Tenores
·  Clécio Freire
·  Jaycon Meira
·  Padú Silva
·  Ramon Santana

Barítonos
·  Charles Sante
·   Lidson Martins

Piano: Marcelo Brum
Percussão: William Martins

DIREÇÃO MUSICAL: Francisca Lima
DIREÇÃO CÊNICA: Elenckey Spielberg 

APOIO CULTURAL: WIZARD IDIOMS

Fragmento do relatório dos EUA sobre o Brasil e Drogas


O relatório americano que faz referência aos países sobre drogas, em particular, ao Brasil se encontra a partir da página 151. e pode ser lido na integra no endereço http://www.state.gov/documents/organization/156575.pdfRomulo 

United States Department of State - Bureau for International Narcotics and Law Enforcement Affairs International Narcotics Control -Strategy Report- Volume I- Drug and Chemical Control.

1. O Paraguai continua sendo o principal fornecedor de maconha do Brasil. A cocaína entra no Brasil por terra, rio, e através de pequenas aeronaves da Bolívia, Peru e Colômbia com destino a África e Europa. O Brasil é o maior consumidor de drogas na América do Sul e o consumo está aumentando. O Relatório Mundial sobre Drogas diz que o Brasil tem 900 mil usuários de cocaína. Geralmente, a cocaína e o crack de origem boliviana que entram no Brasil são distribuídas e consumidas internamente, enquanto a cocaína colombiana e peruana de alta qualidade transita pelo Brasil com destino a outros mercados, tais como noroeste da África e Europa. 
2. Os aeroportos internacionais do Brasil permanecem como pontos de partida comum para os que transportam as drogas no próprio corpo, ou na bagagem ou através de carga aérea. Os portos brasileiros estão entre os mais movimentados do hemisfério e a transferência de droga através de containers e reservatórios é comum. A costa nordeste do Brasil é o ponto mais próximo da navegação transatlântica para a África Ocidental. A Polícia Federal Brasileira -DPF- observa que as organizações criminosas  muitas vezes utilizam a mesma rota para traficar êxtase e anfetaminas de volta para o Brasil.
3. Foram descobertos onze laboratórios de cloridrato de cocaína e crack no lado brasileiro da fronteira boliviana e peruana pelo DPF em 2010. Os laboratórios não eram sofisticados e processavam apenas pequenas quantidades de drogas. Em maio de 2010, agentes da Polícia Federal descobriram um laboratório no Estado de São Paulo e apreenderam equipamentos de processamento de cocaína, 225 quilos de cocaína refinada e 220 kg de substâncias controladas, incluindo morfina e solventes. O ex-diretor do DPF Luiz Correa declarou que os traficantes estão instalando seus laboratórios após a fronteira com a Bolívia, porque precursores químicos são mais fáceis de obter no Brasil. Alguns analistas acreditam que o aumento das apreensões de cocaína no Brasil também sugere que a cocaína em estado natural da Bolívia está sendo, cada vez mais, refinada no Brasil.
4. Em abril de 2010, o DPF prendeu seis membros da Frente Primeira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que faziam parte de uma organização de tráfico de drogas na região amazônica, transportando cocaína processada para Manaus, onde eles vendiam a outros traficantes para o transporte para os mercados europeus. Os indivíduos detidos estavam usando Manaus como uma base há mais de um ano. Em abril de 2010, o DPF prendeu o traficante colombiano Néstor Ramón Caro Chaparro, pseudônimo "El Duro", no Rio de Janeiro. O Departamento de Estado dos EUA tinha oferecido uma recompensa de US $ 5 milhões por informações quelevassem à captura de El Duro. Em julho de 2010, o DPF prendeu Carlos Arias Cabral, o maior traficante de maconha do Paraguai. De acordo com autoridades paraguaias, Cabral foi o responsável pela maior parte da maconha que entra no mercado brasileiro.  O DPF estima que até 1 por cento da população brasileira pode usar cocaína ou crack, e que 2,6 por cento usa maconha.
5. A corrupção sem relação com narcóticos continua a ser um tema de reportagens. Iniciativas oficiais anticorrupção mostraram bons resultados em 2010, incluindo a recuperação de 235 milhões de dólares desviados dos fundos públicos através de corrupção - um aumento de 35 por cento sobre 2009. O governo brasileiro repatriou 30 milhões de dólares da Suíça que foi desviado por meio do escândalo do Propinoduto de 2002, no Rio de Janeiro.
6. O DPF, com o apoio do governo dos EUA, expandiu o seu bem sucedido programa da Unidade de Investigação Especial (Gise), agora com centros de inteligência em todos os seus 27 escritórios regionais. As unidades de Gise, em colaboração com a DEA tem realizado investigações com êxito e apreendeu uma maior quantidade de drogas traficadas internacionalmente (mais de 20 toneladas), armas, lavagem de dinheiro, e posses ilícitas. Houve uma apreensão de 127 kg de cocaína em uma embarcação fluvial em Manaus, e um mandado de busca subsequente em uma fazenda nas proximidades, que rendeu um adicional de 470 kg de cocaína.
7. Em março de 2010 o DPF prendeu 32 pessoas em São Paulo com um esquema de tráfico em larga escala que poderia ter sido de até 1,3 toneladas de cocaína nos aeroportos de São Paulo durante dois anos. O governo dos EUA doou máquinas de scanear corpos para a PF utilizar nos quatro principais aeroportos internacionais e doze unidades de marcador móvel para serem utilizados em outros aeroportos por equipes móveis. O DPF usa a máquina de exame do corpo para complementar suas interdições no aeroporto e constatou que as máquinas servem como um importante meio de intimidação para os traficantes. A promulgação de legislação antilavagem de dinheiro dará mais ferramentas à polícia para enfrentar essas organizações criminosas, tais como maior acesso aos registros financeiros e bancários.  Recomendamos fortemente que os legisladores do Brasil aprovem esta legislação já há muito tempo adiada.
8. Relatório completo de 596 páginas. Brasil na página 151.