Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Motivos Errados

Livro “Hevea Brasil”, da fotógrafa Regina Santos, será lançado nesta quarta-feira

Publicação retrata o cotidiano dos moradores da Resex Chico Mendes
Nara Marques, com informações da Assessoria da Biblioteca da Floresta


A fotógrafa Regina Santos lança nesta quarta-feira, 27 o livro “Hevea Brasil”, na Biblioteca da Floresta, a partir das 19 horas. A publicação reúne imagens que mostram o cotidiano e o modo de vida de moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. A autora do livro tem uma história antiga com o Estado que começou há 12 anos. Ela registrou a implantação do projeto Tecnologia para Produção de Borracha e Artefatos na Amazônia, da Universidade de Brasília (UnB), em Xapuri. Em 2009, foi responsável pela documentação dos Territórios da Cidadania na Amazônia, dessa vez para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). E no ano passado esteve nas colocações Rio Branco, São João do Guarani, Canindé, Bonfim e Cumaru, todas localizadas na Resex Chico Mendes, registrando imagens que resultaram no livro "Hevea Brasil" e no blog www.heveabrasil.blogspot.com .

O terceiro livro de Regina Santos faz referência ao nome científico da seringueira (Hevea brasiliensis) e é dedicado aos homens e mulheres que vivem nos seringais. As 100 imagens que compõem a obra foram agrupadas em cinco capítulos que trazem todas as luzes e cores do dia-a-dia dos povos da floresta, pleno de trabalho, fé e esperança.

Quem quiser saber um pouco mais da história e retratos dos seringais acreanos, a fotógrafa vai autografar os exemplares durante o lançamento do livro, que será vendido ao preço de R$ 49, a partir das19 horas, na Biblioteca da Floresta.

Sobre a autora
Em 20 anos de profissão, a brasiliense Regina Santos já trabalhou como fotógrafa em grandes jornais de Brasília e do Rio de Janeiro e tem se dedicado à produção de bancos de imagens institucionais relacionados a temáticas sociais e registro de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, até a documentação de manifestações culturais em várias regiões brasileiras.

Em 1995, participou da publicação coletiva Criança: Sonho e Realidade (Editora Salamandra), organizada pelo fotógrafo Claus Meyer, fundador da Agência Tyba, que retrata o cotidiano dos meninos de rua do Rio de Janeiro.

Desde 2006, Regina Santos está à frente do Projeto Vamos Bater Foto, ensinando fotografia a jovens das periferias dos centros urbanos do país. Mais de 600 jovens de escolas públicas e comunidades de baixa renda de várias regiões já participaram das oficinas, patrocinadas por
instituições públicas e privadas.

Serviço
O quê? Lançamento do livro “Hevea Brasil”
Quando? 27 de julho (quarta-feira), às 19 horas
Quanto? Entrada gratuita
Preço do livro? 49 reais
Onde? Biblioteca da Floresta