Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Enquanto isso na Faixa de Gaza

Festa de São sebastião - O Início

Falar da Festa de São Sebastião é reviver um tempo de prosperidade e ao mesmo de agonia em Xapuri, é relembrar das figuras que povoam a memória do Xapurienses, é lembrar da Dona Venilia, do Sr Tufic Salim, (foto) do Sr. Camurim, do Sr. Guilherme Zaire, da Irmã Madre Petronilla, Padre Felipe Galerani que se incubiram de deixar os primeiros relatos sobre a festa, dos saudosos músicos Zeca Torres, Pituba, Oscar, Aurélio, Beijuba entre tantos outros... Não que sejam da minha época, mas de tanto ouvir falar dessas pessoas acabei me familiarizando com todas e corri atrás da vida de cada um e o principal de suas imagens.

A lista é grande e não vou ser injusto e deixar alguns nomes sem citar, mas mesmo que 95% dessa pessoas já tenham adormecido para a eternidade é fácil ainda encontrarmos entres as pessoas acima de 60 anos depoimentos que surgem sem maiores dificuldades e com muita emoção de como era a Festa de São sebastião, agricultores, políticos, ex-seringalistas, seringueiros, professores, estudantes e aposentados do do “Funrural” falam com muito ardor sobre a importância da festa comemorada anualmente em Xapuri. Sem importância e insignificante é o número dos que não querem prestar informações. Aliás, o reacionarismo, o medo de falar e a subserviência, até de pensamentos, são legados coloniais que atravessaram séculos e ainda hoje vivem nas cabeças de certos infelizes.

Assim, de conversa em conversa, bate papo ali e acolá, é possível em Xapuri aprendermos aspectos circunstanciais da primeira vez em que a festa foi realizada. Sempre há uma primeira vez. É claro que não há uma segurança nas informações já que os depoimentos colhidos destas pessoas, são baseados no relato de seus antepassados e na própria experiência, dão conta de que no dia 20 de janeiro de 1902, um grupo de cem pessoas realizou a primeira procissão de São Sebastião na incipiente Xapuri. Ou seja à 106 anos...

A época era de conflito armado entre tropas regulares da Bolívia e seringueiros do Acre. Passados 8 meses da realização daquele ato religioso, Xapuri é invadido por Plácido de Castro e seus homens, a 6 de agosto de 1902. O intendente Juan de Dios Barrientos foi dominado e expurgado juntamente com seus assessores. "E a Vila Mariscal Sucre voltava a ser a Xapuri das tradições brasileiras.

Os depoimentos revelam, então, que o ato religioso surgiu como um conforto espiritual. A escolha do santo deveu-se ao fato de São Sebastião ser considerado "protetor contra as guerras e pestes". Ninguém sabe explicar haver sido a primeira procissão liderada por um sacerdote ou um leigo.

Daí por diante, a festa foi acontecendo ano a ano — não como mera repetição, porque a história não se repete. Ela foi tomando corpo, crescendo e se reproduzindo de tal forma, que já em 1918 era o acontecimento mais importante da cidade. O Vinte, como passou a ser denominado, tornou-se além do mais um dia de oração e romaria, uma data de negócios, tais como chegadas de navios, chatas e lanchões para o desembarque de mercadorias e embarque de borracha, castanha e couros; pagamento de saldos dos seringueiros, aviamentos, além da realização de jogos de azar, de bailes populares e fechados e dos arraiais de vendedores de iguarias.

No período de 1920/30, a religião, a devoção ao santo padroeiro passa a ter um papel secundário, apesar de historicamente serem o móvel da festa. O ponto culminante já não era mais rezar ou pagar promessas. A oração e a fé continuavam num povo profundamente crente, mas a finalidade do vinte era mais do que isso. A Igreja como instituição milenar resistiu e continuou em cena, aparentemente o centro de tudo, prosseguiu fazendo procissões para milhares de romeiros, recebendo dádivas, fazendo casamentos, batizados e confissões de grande massa de fiéis. Eram exploradores e explorados contritos a ajoelhar-se aos pés do sacerdote para obter perdão pelos erros cometidos nas selvas.

Os Saudosos Francisco Fidélis e Raimundo Paes, segundo o também já falecido Josué Fernandes em Seu Livro Festa de São Sebastião, diziam que “a fé no santo padroeiro continua de pé” ,mas que o capital, no decorrer dos anos, foi ocupando velozmente o espaço e tudo passou a girar em torno do lucro e conseqüentemente da exploração. Ambos afirmam que antigamente a exploração era mais branda "e a gente sobrevivia". Vale observar que a época de exploração "branda" a que esses dois testemunhos se referem remonta à data em que as classes sociais do Acre eram formadas por seringalistas e seringueiros. O produtor direto, o seringueiro, estava historicamente ligado aos donos dos meios de produção e, por isso, não havendo outros meios de exploração econômica a não ser o extrativismo e o comércio tradicional de aviamento, Paes e Fidélis chamam-na época de exploração "branda".

Para quem não se lembra do Sr. Raimundo Paes, era uma figura típica do ceará com uma das pernas amputadas, e em conversas para o jornal Rio Branco de 1981 dizia “que há 30 ou 40 anos atrás as festas de São Sebastião tinham início no dia 10 de janeiro, prolongando-se até 23. Quanto aos divertimentos existentes esclareceu que havia carrosel movido a braço, jogos e bailes: "A gente dançava no clube do Púpio, do Riad, no Pega (onde hoje é o mercadinho do povo); havia menos gente, mas as festas eram animadas." Continua dizendo que naqueles tempos "a vida era outra, pouco dinheiro, dava pra tudo. Hoje o sujeito pode estar de cheios e não fazer Nada” (Sábio Homem). No mês de janeiro era comum ver ancorados os navios Benjamin, Zé Florenço, Si, Bittar, O Republicano, O Sobralense, O Almirante e ainda as chatas Diamanti Sorocaba, fora as lanchas que não estão listadas nos anais da história, já que se for procurar pouquíssima coisa se tem desta época." Tempos de Vacas gordas da condição de fartura em que vivia, na época, o município.

Por essa época era comum durante a festa aparecer romeiros, não só do Acre, mas de outros Estados, e países vizinhos como o Peru, Bolívia e Argentina. Porém em alguns relatos se ouve que há muito tempo o "cunho da festa sempre foi mais para a farra que para a religião".

O próximo artigo tratará das Festividades e dos Músicos que animavam as Festas Religiosas e Dançantes de Xapuri

Não Confundam alhos com bugalhos...

Recebi um email desaforado do codinome O XAPURI, resumidamente dizendo o seguinte: “Prof. Josires, acompanho sempre que posso o seu blog e o do Raimari para ficar ligado antenado sobre Xapuri, porém tenho percebido duas coisas, você parou de falar da Prefeitura, porque? Interessante um blog agora só fala bem e o outro fechou o bico... estão lucrando com essa situação.. ou estão com medo? Não vi nenhuma noticia neste blog ou de bem ou de mal sobre a nova administração. A segunda coisa é que percebi que ultimamente você tem dado agulhadas nas igrejas evangélicas e agora na católica também e tem colocado uns textos meios esotéricos no blog. Pelo Amor de Deus vê se responde....

Nota do Blogueiro...
Primeiramente é muito fácil esconder-se atrás de um codinome para alfinetar os outros. Respeito a tua posição, já que pelo menos você é meu leitor e pelo que denotei “leitor assíduo, já que acompanha as postagens” não somente neste blog, como em outros espaços, demonstra que você não é nenhum burro(a), primeiramente tenho uma pergunta. Tens medo de algo? Ou é mais um critico banana, maria vai com as outras, porra louca, que necessita de um profile falso para postar um comentário em um espaço democrático. Caríssimo(a), cuidado hoje já esta em vigor a nova Legislação de Crimes em Rede “Tecnológicos” que claramente tipifica qualquer ato desleal, falso, intimidador ou ofensivo utilizando-se do anonimato digital, ou utilizando-se de nicks falsos, como falsidade ideológica – crime federal – passivo de multa e cadeia.

Porém em respeito aos demais leitores “Caras Limpas” vou responder às tuas indagações: Sobre a inexistência de postagens acerca da nova administração Municipal, nada publiquei, porque até o presente momento nada me interessou, nada me foi dito, nada me foi enviado, este é um espaço público, e as crônicas que aqui escrevo são experiências pessoais, leituras, pesquisas ou material que me é enviado. Devo esclarecer que não sou jornalista nem de profissão, nem de formação muito menos de ocasião... apenas escrevo. Não escrevia sobre a Administração passada, escrevia contra o Sr. Vanderley Viana já que era desafeto pessoal, político e profissional do mesmo, apesar de quase 3 anos ter assessorado o mesmo, e nesta situação nunca tive, não tenho e por ventura não desejo ter nenhum problema de nehuma ordem com o atual Chefe do Executivo. Ademais a Prefeitura através de sua equipe não necessita de meus préstimos de postagens neste espaço, já que tem acesso aos meios de comunicação formalmente estabelecidos, diga-se: Radio Educadora 06 de Agosto, Rádio Difusora Acreana, Tv Xapuri, e Jornais Escritos, depois a equipe do Exmo. Sr. Prefeito Bira está muito bem estruturada e se caso houver necessidade de publicação, acredito que apenas postarei o que me for enviado.

Gostaria ainda de salientar, que nunca vivi e nem vivo de dinheiro oriundo de política, para você sugerir que estaria lucrando com a não publicação de algum fato da atual Administração, acredito que todos são sabedores que no pleito eleitoral apoiei outro grupo político, e as discurssões de idéias contrárias encerram-se no dia 05 de outubro, quando a população xapuriense de forma democrático escolhei por meio do voto a Atual equipe, não sou eu que tenho que questionar algo. E até posso falar, ultimamente nas poucas caminhadas que tenho feito tenho notado ruas limpas, muita gente trabalhando, comentários de reorganização na administração interna, fora o elemento respeito que a muito tempo havia se perdido neste município por parte do Executivo Municipal. Falara o que então... Tenho mais é que deixar a nova equipe trabalhar e elogiar assim que tiver oportunidade e ver que as ações são merecedoras e dar a minha considerada alfinetada quando não me agradar – não pessoalmente – mas no âmbito geral..

Quanto às alfinetadas às igrejas, acredito que você não acompanha este espaço desde a sua criação, já que desde as primeiras postagens sempre critiquei e continuo criticando a postura de alguns religiosos e de seus seguidores, não importando qual seja a denominação, quando vi algo de errado sempre questionei e foi justamente isso que me afastou da Igreja de Xapuri, não do Catolicismo, já que quem mora há bastante tempo nesta cidade deve lembrar, que aos domingos à noite este humilde servo do senhor realizava as celebrações dominicais na Matriz de São Sebastião, como Ministro Extraordinário da Palavra, devido na época não dispormos de padre naquela igreja e com muito orgulho ainda hoje visito algumas comunidades rurais , justamente colaborando com o trabalho de evangelização.

O fato de que você deve se sentir ofendido(a) acredito eu, que é devido ter escrito que a Festa de São Sebastião é um misto do “Sacro com o Profano”. Ora... acredito que você tenha que ler mais, porque a história do catolicismo e das demais denominações religiosas baseiam-se nesta verdade, ou você acha que essas datas religiosas são verdadeiras e unívocas, pesquise que você levará um susto, analise intrinsecamente as parábolas de Cristo nos Evangelhos em relação às homilias hoje ouvidas nas igrejas sejam elas católicas ou pentecostais que levará um susto maior.

Quanto à Festa de São Sebastião, apenas convido você a prestar atenção nas festividades deste ano que você verá que tenho razão. Não quero dizer que a Festa, a Devoção, a Fé dos romeiros seja insignificante, mas o compromisso para a ação religiosa da maioria dos presentes ah isso ta desmoronada...

Findo ensejando mais uma vez que não basta fazer aos olhos, deve-se vivenciar no coração o que demonstra aos outros....

Caso queira revidar!!! Ou algum leitor queira contribuir... o espaço está como sempre à disposição!!!!

Férias Afinal!!!

Prefeitos elegem presidente da Condiac

Integrantes do Consórcio Intermunicipal do Território dos municípios do Alto Acre e Capixaba (Condiac) se reuniram na sexta-feira, em Epitaciolândia, para fazer o planejamento das atividades a serem executadas no decorrer deste ano nos respectivos municípios.

Durante a reunião, que foi coordenada pelo cooperador técnico do Condiac, Pablo Ressex, foram analisados e discutidos novos projetos para os cinco municípios que fazem parte do Consórcio: São eles – Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Capixaba.

O Conselho tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento, principalmente do setor rural, na área da produção por meio de um trabalho integrado e coordenado pelo próprio conselho.

O Conselho integrado pelos prefeitos dos quatro municípios do Alto Acre e Capixaba aproveitou a reunião e elegeu o novo presidente do Condiac para o exercício 2009/2010. Foi eleito o prefeito do município de Capixaba, Joais dos Santos. Ele substituiu o então prefeito de Assis Brasil, Manuel Araújo, que administrou o Consórcio por dois períodos.

A vice-presidência ficou com o prefeito do município de Epitaciolândia, José Ronaldo.

Voltando ao assunto crise!!!