Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Charge do dia!!!

Pensamento do Dia!!!

“Insetos venenosos estarão em nosso lar somente em lugares escuros, sujos. Dentro de um quarto mantido escrupulosamente limpo, nenhuma cobra, escorpião ou inseto venenoso pode entrar. Do mesmo modo, a sabedoria sagrada não pode entrar nos corações que são escuros e sujos. Em vez disso, as características venenosas como a raiva encontrarão nesses corações um resort agradável. O significado sublime de Vidya ou Educação Superior pode ser apreendido por alguém quando a sua mente é pura. Ela pode ser comunicada a alguém somente quando a mente pura derrama sua luz reveladora.”
Sathya Sai Baba

Rapidinhas

Apagão
Continua tudo igual, ninguém fez nada, ninguém requereu nada, está tudo bem para as autoridades no que diz respeito aos constantes apagões sofridos pela população xapuriense e eles continuam a acontecer, ontem mesmo foram 4, rapidinhos mas foram. Como não sou de desejar nada de mal a ninguém, tomara que em um desses apagões a geladeira de vocês queimem e vocês comam alguma coisa estragadas e tenham uma intoxicação alimentar, para sentirem-se parte do problema e fazer alguma coisa

Prejuízo
Ainda sobre apagão, em dos 4 que ocorrera na tarde de ontem levei um pequeno prejuízo de R$ 235,00 (duzentos e trinta e cinco reais), com a queima do meu Roteador de internet da Cisco, vamos para a justiça agora neh....
Espanto desnecessário
Sinceramente não sei por que tanto alvoroço devido as férias do Prefeito e da Primeira Dama. Ora os dois também são cristãos e merecem descançar, nada mais do que justo para quem trabalha ter um relax anual para repor suas energias

Agora só depois do Domingo de Páscoa
Bem, só que com essas feriazinhas tudo fica como está, então trabalho mesmo só depois da páscoa e haja nós esperarmos pelas mudanças prometidas!!!

Pegou Mal...
De boca em boca o que ainda não calou os foliões do carnaval 2010, foi a qualidade das bandas contratadas. Para não fazer o papel de que já sabia, vou apenas comentar que já havia dito neste espaço que se não tivéssemos cuidado nosso carnaval viraria um retiro espiritual, não com essas palavras, mas a intenção foi essa e olha justamente no que deu!!!!

Caldo de Piaba
Um certo Vereador em conversa de pé de ouvido comentou, que no ano de 2009 deram todo o apoio necessário à atual administração para trabalhar, porém nesse ano de 2010, farão oposição, isto é, um bloco considerável de Vereadores e me desafiou a pagar para ver.

Caldo de Piada II
Sobre a futura oposição já começo a ficar antenado, por que meu agradável papo terminou com a máxima “Se escrever no teu blog que foi que contei eu nego”

Maitrés
Recebi um email de um católico xapuriense que me adjetivou de MAITRÉS devido a minha exposição de idéias sobre as campanhas de arrecadação da Igreja Católica. Confesso que me deu trabalho para saber de fato de que ele havia me chamado mesmo..

Maitrés I
Eu apenas sabia que segundo a Literatura Francesa Maitre sem o acento é nada mais, nada menos é do que o chefe dos garçons de um restaurante que agenda serviços e que recepciona os clientes. Procurei na internet e nada, no meu dicionário Aurélio e nada... somente isso

Maitrés II
Eis que me surge uma luz, se o meu caro amigo é religioso, deveria então eu pesquisar em assuntos religiosos e “Eureca”, está lá o significado: De acordo com o Livro do Bispo Dom Carlo Mangianni –Teorias dogmáticas do Surgimento das religiões e das Denominações Religiosas, que Maitrés segundo a Seita demoníaca “Nova Era” é o filho do Diabo transvestido de anjo para cooptar almas antes do arrebatamento.

Maitrés III
Será que o nobre católico conhece esse fato??? Se assim o fizer incorre em prática de satanismo, configura-se como um herege talvez ele nem saiba o nome dos doze apóstolos, mas conhece o nome do filho do diabo, é como sempre falo é o típico católico que acende uma vela para São Sebastião e corre para uma encruzilhada para acender outra de igual tamanho para belzebu...
Boa semana a Todos!!!

PRF apreende 850g de cocaína adquirida Bolívia que seria levada para RO

Escrito por Alexandre Lima do Jornal OAlto Acre
No início da noite deste Sábado, dia 20, por voltas 19h30, agentes da Polícia Rodoviária Federal, abordaram um carro prata modelo Corsa, placas KAS 5788, da cidade de Cuiabá/MT, no posto localizado na BR 317, entroncamento de Xapuri.

O veículo estava sendo conduzido pelo rondoniense da cidade de Jarú, Adeir Pereira Servino. Após uma breve conversa de rotina, os agentes perceberam um nervosismo por parte do motorista, daí então, resolveram melhor averiguar.

Na revista minuciosa, perceberam que havia algo de estranho dentro do pára-choque traseiro do veículo. Mais uma vez, com a experiência dos policiais, localizaram três pacotes contendo cocaína pura.

Sem argumentos, Adeir assumiu a propriedade da droga e que estaria levando para a capital de Rondônia, Porto Velho, onde possivelmente seria comercializada. O entorpecente foi adquirido na Bolívia e desde sua vinda, dias atrás seu carro estava sendo monitorado.

Após voz de prisão, a droga e o traficante foram levados para a delegacia da cidade de Xapuri para a lavratura do flagrante. Adeir poderá responder por tráfico internacional de drogas e será transferido para a penitenciária do Estado na Capital nas próximas horas até pronunciamento da Justiça

Vereadores de Epitaciolândia praticam farra de nepotismo e ganham favorecimentos do prefeito Zé Ronaldo

Fonte: Ac24horas.com
Uma denuncia feita por vereadores que fazem oposição ao prefeito José Ronaldo [PSB], revela a farsa como a maioria dos vereadores do município de Epitaciolândia [localizada há 240 km da Capital do Acre] agem para garantir apoio incondicional para votar nos projetos do executivo municipal.

O caso está sendo comparado com os desmando praticados pelo governador José Arruda, que desviou milhões de reais dos sofres públicos para manter-se absoluto no parlamento. A denúncia leva por terra a onda de seriedade tão propalada pelo prefeito José Ronaldo, que chegou a ser acusado logo após as eleições de 2008 de distribuição de favores para conseguir votos. José Ronaldo foi salvo graças a habilidade de fortes lideranças da Frente Popular do Acre. As denúncia, que chegaram a ser discutidas em plenário do Tribunal de Justiça Eleitoral do Acre caíram por terra, mesmo com fartas provas, inclusive com cópias de ordens de combustível que foram distribuídas para eleitores.

Segundo consta, toda a base aliada, começando pelo presidente da Casa, Daniel Dorzila (PSB), tem parentes agraciados com cargo na administração municipal. Dos nove vereadores, foi constatado que seis da base aliada praticam nepotismo, sendo que um foge a regra, mas também recebe alguns tipos de favorecimentos.

O caso foi levado ao Promotor de Justiça da Comarca da cidade, Dr. Luiz Felipe Lemos Almeida, pelos vereadores que fazem oposição à atual administração, Antonio Vanderciclei Melo dias (PSDC), Wagner David da Silva Rodrigues (PT) e Raimundo Nonato Cruz Pereira (PMN).

Pelo que consta, o nepotismo mais explícito é praticado pelo Presidente da Casa, vereador Daniel Dorzila (PSB), que tem nada menos que dois parentes com contratos provisórios recebendo pelo Município. Dentre as irmãs, destaca-se Rosinei Dorzila de Oliveira, que estaria ocupando um cargo na secretaria da Escola José Hassem Hall Filho em dois turnos. Antes, trabalhou de 2004 à 2008 no mesmo cargo na Câmara, sendo que seu irmão é residente até hoje. O cargo deixado por Rosinei, hoje é ocupado pela filha da vice-prefeita, Toinha Hassem. Segundo foi apurado, a irmã de Daniel que tem contrato provisório, está de licença maternidade por seis meses. O detalhe: foi contratada há três meses.

O vereador Diogino Guimarães (PP), por sua vez tem dois irmãos, sendo que uma é concursada como gari e, coincidentemente, após a eleição do irmão, foi promovida a servente na escola municipal Pequeno Príncipe, que tem como companhia seu irmão que tem contrato provisório. Este por sua vez, trabalhava na Escola Raimunda da Cunha Pires até 2009, quando se envolveu em uma confusão com outra funcionária e teve que ser transferido. Coincidentemente, o caso foi abafado.

O vereador Evandro (PSDB), que além de ser da base de apoio ao prefeito e da Frente Popular, é secretário da Mesa Diretora, tem sua esposa lotada no posto de saúde municipal José Cândido Mesquita. Esta por sua vez, tem processo em aberto no Ministério Público por maus tratos à populares. Mesmo assim, ainda continua trabalhando.

Vereador Assis Leite (PCdoB), é o atual vice-presidente da Câmara pelo partido que zela pela transparência no Estado. Tem suas duas filhas ocupando cargos de confiança no Município. Uma está lotada na Secretaria de Esportes e, a mais recente foi contratada para ocupar cargo na Secretaria de Saúde.

O também vereador do PSB, Gilsinho, partido do Prefeito José Ronaldo, não ficou de fora. Sua esposa, Dacilene Almeida da Silva, ocupa o cargo de diretora da escola de ensino fundamental João Pedro da Silva com contrato provisório.

Fugindo da regra, o vereador Raimundo Nonato da Silva Gondin (PPN), é o único que não tem parentes empregados no Município, mas, é acusado de fornecer materiais diversos através de sua papelaria. Esta por sua vez está em nome de sua filha que mora na cidade de Xapuri, sendo concunhada do Deputado suplente Manoel Moraes (PSB) e tem um pequeno caminhão prestando serviços.

Por estes motivos, os vereadores resolveram denunciar ao Promotor Felipe, pedindo que tome as devidas providências já que existe de forma explicita, favorecimentos à parentes e amigos sem concurso e até mesmo sem trabalhar de forma irregular.

MÉDICOS BRASILEIROS NO HAITI

Recebi email do colega Blogueiro Dr. Janilson Leite, acreano dos bons e atualmente Coordenador da Associação Médica Nacional “Maíra Fachini” dando conta de que nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, embarca para o Haiti um grupo de nove médicos e médicas brasileiros para prestar solidariedade às vítimas do devastador terremoto de 12 de janeiro.

A formação desse grupo de médicos é uma iniciativa da recém criada Associação Médica Nacional “Maíra Fachini” (AMN-MF), até agora a única entidade da categoria médica a enviar contingente de profissionais para atuar no Haiti, tanto para o trabalho de recuperação dos feridos no terremoto, como para atuar na atenção básica à saúde da população haitiana.

A AMN-MF atende, assim, ao chamado do Governo de Cuba, do Comandante Fidel Castro em particular, que conclamou à formação de um “Exército de Jalecos Brancos” em solidariedade ao Haiti, com base na mobilização de centenas de médicos formados pela Escola Latinoamericana de Medicina, sediada em Cuba.

O grupo de médicos brasileiros se somará à Brigada Henry Reeve, que já se encontra no Haiti com um contingente de trezentos médicos que, por sua vez, somam-se aos 600 médicos cubanos que estavam trabalhando solidariamente no país vizinho ao longo dos últimos seis anos.

Desde as primeiras semanas do terremoto, a AMN-MF também colocou à disposição do Governo Brasileiro, cinqüenta médicos e médicas brasileiros para se somarem à Missão do Brasil no Haiti. Esses profissionais, todos formados em Cuba, foram capacitados para o trabalho em situação de desastres, catástrofes naturais e guerra. Estamos aguardando um posicionamento do Governo Brasileiro.

A AMN-MF tem orgulho de integrar a missão cubana no Haiti, mas ficará mais orgulhosa ainda em integrar a missão do nosso próprio país ou, melhor ainda, de uma Brigada Binacional (ou plurinacional) Brasil-Cuba. Essa é a nossa expectativa!

Saudamos a decisão dos nossos nove médicos e médicas (abaixo relacionados) de abraçarem essa urgente e histórica tarefa de atuar na linha de frente do apoio e da solidariedade ao povo haitiano:
Dr. Janilson Lopes Leite (AC) – Coordenador Geral da AMN-MF
Dr. Cristian Anderson dos Santos (MA)
Dra. Fabiana Valerio (RN)
Dra. Sarah Zapico (MG)
Dra. Marina Corradi (MG)
Dr. Tony Gleuber Pereira (SE)
Dr. Pedro da Costa (SE)
Dr. Marcio Camargo (MS)
Dr. Adriano Oliveira (PR)
Caso queiram entrar em contato com a Associação Médica Nacional “Maíra Fachini” informações poderão ser obtidas atra vés dos seguintes Contatos: novosmedicosdobrasil@gmail.com ou pelos telefones: (11) 76258154 –  (68) 99771626 - (71) 92819919 – (61) 99937060 –– (43) 99913395

Em tempo a fotografia acima é o Dr. Janilson Leite no Programa boca no microfone da Eliane Sinhasique, devidamente extraída do Blog: http://www.doutorjanilson.blogspot.com/
Fui Lembrado de escrever sobre o período pós carnaval que os cristão chamam de quaresma, já que muitos dos católicos apenas passam por ela para chegar no sábado de aleluia para a festa e no domingo de Páscoa pra receber Ovos de Chocolate, longe das questões dogmáticas e teológicas de cada religião a Quaresma deverá ser um tempo para "jejuar" alegremente de certas coisas e também para "festejar" de outras coisas.

Neste tempo de quaresma devemos: Jejuar de julgar os outros e festejar porque Deus habita neles. Jejuar do fixar sempre nas diferenças e fazer festa por aquilo que nos une na vida. Jejuar das trevas da tristeza e celebrar a luz. Jejuar de pensamentos e palavras negativas e doentias e alegrarmo-nos com palavras carinhosas e edificantes.

Jejuar de desilusões e festejar a gratidão. Jejuar do ódio e festejar a paciência santificador. Jejuar de pessimismos, e viver a vida com otimismo como uma festa continua. Jejuar de preocupações, queixas e egoísmos; festejar a esperança e a Divina Providência.Jejuar de pressas e angústias, fazer festa na oração contínua à Verdade Eterna.

Jejuar de um jeito violento, agressivo e prepotente de ser e festejar a Paz que é fruto da justiça. Jejuar de suspeitas bobas e infundadas sobre as pessoas e admirar e degustar o divino que mora nelas. Jejuar de viver de exteriorismos e superficialidades e cultivar o olhar contemplativo e profundo sobre a vida, as pessoas e as coisas. Jejuar de preconceitos, racismos e etnocentrismos e acolher de maneira receptiva um outro jeito de ver a vida que não te é costumeiro e familiar. Jejuar de ilusão de segurança em que vivemos e procurar a verdadeira paz que é fruto da justiça.

Quaresma é tempo de encontro com Deus em Cristo e em todos nós!" desejo a todos nós que tenhamos realmente vivenciemos o verdadeiro sentido da Quaresma em nossas vidas...

Obras do PAC fracassam no RS - 60% das obras estão atrasadas e nenhuma das 20 principais foi concluída

Brasília (19) - Apesar da falsa promessa de ser um programa revolucionário para o país quando foi lançado há três anos pelo governo federal, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) não cumpre suas metas de execução nem mesmo no Rio Grande do Sul, estado onde a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, responsável pela ação, passou mais da metade de sua vida.

Um levantamento sobre o prazo de execução das obras no estado indica que, pelo menos, 60% delas já sofreram algum tipo de atraso. Nenhuma das 20 principais previstas foi concluída, e um terço se encontra no papel, em fase de projeto ou aguardando licitação.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Daniel de Moraes Andrade, o programa simplesmente é medíocre, não tem nada de concreto. "Apesar de termos demandas importantes, como duplicação de rodovias federais, o Rio Grande do Sul ficou à margem do PAC", lamenta o secretário.

Entre as construções atrasadas estão as duplicações das BRs 386 (Tabaí e Estrela), a 290 (Eldorado do Sul-Pantano Grande), a 116 (Eldorado do Sul a Pelotas) e a BR 101, no trecho próximo a Osório Torres. O atraso é tão grande que as obras de duplicação da rodovia Rio Grande-Pelotas (BR-392), por exemplo, só foram iniciadas em janeiro último, após um ano da ordem de liberação do serviço.

Andrade recorda que o governo estadual tentou um acordo com o Palácio do Planalto para executar a duplicação e a reforma de rodovias e estradas, mas o pedido foi negado. O objetivo era aproveitar a favorável condição financeira do estado para acelerar a execução das obras em atraso e, em troca, o governo estadual ficaria responsável pelo pedágio de algumas rodovias. Isso porque os convênios federais apresentaram indícios de irregularidades.

Mas mesmo com a recusa do governo federal em melhorar a infraestrutura do Rio Grande do Sul e sem depender de recursos externos, o estado investiu R$ 1 bilhão em obras, maior investimento já realizado em portos, estradas e ferrovias naquela unidade federativa.

"Esse programa é uma mera pirotecnia da ministra Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O verdadeiro PAC no Rio Grande do Sul é executado pela governadora Yeda Crusius", avalia o deputado federal e presidente do PSDB-RS, Claudio Diaz, apontando que as recentes visitas dos petistas ao estado foram para inaugurar obras atrasadas.

Segundo o deputado professor Ruy Pauletti, o problema do PAC é meramente gerencial. "Quanto a esse empacado programa, duas coisas devem ser observadas: ou a ministra Dilma Rousseff se preocupa muito em fazer política e esqueceu-se de fazer as obras necessárias, ou ela é realmente incapaz de realizar obras dessa magnitude", explica.

DOIS ADVOGADOS GAÚCHOS CONTRA DOIS SENADORES E 3.883 SERVIDORES DO SENADO FEDERAL

Os advogados gaúchos Irani Mariani e Marco Pollo Giordani ajuizaram, na Justiça Federal, uma ação que pretende discutir as horas extras pagas e não trabalhadas, no Senado, e outras irregularidades que estão sendo cometidas naquela Casa.

A ação tramita na 5a. Vara da Justiça Federal de Porto Alegre e tem como réus a União, os senadores Garibaldi Alves e Efraim Morais e "todos os 3.883 funcionários do Senado Federal, cuja nominata, para serem citados, posteriormente, deverá ser fornecida pelo atual presidente do Senado Federal, senador José Sarney".

O ponto nuclear da ação é que durante o recesso de janeiro de 2009, em que nenhum senador esteve em Brasília, 3,8 mil servidores do Senado, sem exceção, receberam, juntos, R$ 6,2 milhões em horas extras não trabalhadas - segundo a petição inicial..

Os senadores Garibaldi e Efraim são, respectivamente, o ex-presidente e o ex-secretário da Mesa do Senado. Foram eles que autorizaram o pagamento das horas extras por serviços não prestados.

A ação popular também busca "a revisão mensal do valor que cada senador está custando: R$ 16.500,00 (13º, 14º e 15º salários); mais R$ 15.000,00 (verba de gabinete isenta de impostos); mais R$ 3.800,00 de auxílio moradia; mais R$ 8.500,00 de cotas para materiais gráficos; mais R$ 500,00 para telefonia fixa residencial, mais onze assessores parlamentares (ASPONES) com salários a partir de R$ 6.800,00; mais 25 litros/DIA de combustível, com carro e motorista; mais cota de cinco a sete passagens aéreas, ida e volta, para visitar a 'base eleitoral'; mais restituição integral de despesas médicas para si e todos os seus dependentes, sem limite de valor; mais cota de R$ 25.000,00 ao ano para tratamentos odontológicos e psicológicos" .

Esse conjunto de gastos está - segundo os advogados Mariani e Giordani - "impondo ao erário uma despesa anual em todo o Senado, de:
- R$ 406.400.000, 00 (quatrocentos e seis milhões e quatrocentos mil reais); ou
- R$ 5.017.280,00 para cada senador.

Tais abusos acarretam uma despesa paga pelo suado dinheiro do contribuinte em média de:  R$ 418.000,00 por mês, como custo de cada senador da República".

Mariani disse ao 'Espaço Vital' que, "como a ação popular também tem motivação pedagógica, estamos trabalhando na divulgação do inteiro teor da petição inicial, para que a população saiba que existem meios legais para se combater a corrupção".