Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vereadores de Epitaciolândia praticam farra de nepotismo e ganham favorecimentos do prefeito Zé Ronaldo

Fonte: Ac24horas.com
Uma denuncia feita por vereadores que fazem oposição ao prefeito José Ronaldo [PSB], revela a farsa como a maioria dos vereadores do município de Epitaciolândia [localizada há 240 km da Capital do Acre] agem para garantir apoio incondicional para votar nos projetos do executivo municipal.

O caso está sendo comparado com os desmando praticados pelo governador José Arruda, que desviou milhões de reais dos sofres públicos para manter-se absoluto no parlamento. A denúncia leva por terra a onda de seriedade tão propalada pelo prefeito José Ronaldo, que chegou a ser acusado logo após as eleições de 2008 de distribuição de favores para conseguir votos. José Ronaldo foi salvo graças a habilidade de fortes lideranças da Frente Popular do Acre. As denúncia, que chegaram a ser discutidas em plenário do Tribunal de Justiça Eleitoral do Acre caíram por terra, mesmo com fartas provas, inclusive com cópias de ordens de combustível que foram distribuídas para eleitores.

Segundo consta, toda a base aliada, começando pelo presidente da Casa, Daniel Dorzila (PSB), tem parentes agraciados com cargo na administração municipal. Dos nove vereadores, foi constatado que seis da base aliada praticam nepotismo, sendo que um foge a regra, mas também recebe alguns tipos de favorecimentos.

O caso foi levado ao Promotor de Justiça da Comarca da cidade, Dr. Luiz Felipe Lemos Almeida, pelos vereadores que fazem oposição à atual administração, Antonio Vanderciclei Melo dias (PSDC), Wagner David da Silva Rodrigues (PT) e Raimundo Nonato Cruz Pereira (PMN).

Pelo que consta, o nepotismo mais explícito é praticado pelo Presidente da Casa, vereador Daniel Dorzila (PSB), que tem nada menos que dois parentes com contratos provisórios recebendo pelo Município. Dentre as irmãs, destaca-se Rosinei Dorzila de Oliveira, que estaria ocupando um cargo na secretaria da Escola José Hassem Hall Filho em dois turnos. Antes, trabalhou de 2004 à 2008 no mesmo cargo na Câmara, sendo que seu irmão é residente até hoje. O cargo deixado por Rosinei, hoje é ocupado pela filha da vice-prefeita, Toinha Hassem. Segundo foi apurado, a irmã de Daniel que tem contrato provisório, está de licença maternidade por seis meses. O detalhe: foi contratada há três meses.

O vereador Diogino Guimarães (PP), por sua vez tem dois irmãos, sendo que uma é concursada como gari e, coincidentemente, após a eleição do irmão, foi promovida a servente na escola municipal Pequeno Príncipe, que tem como companhia seu irmão que tem contrato provisório. Este por sua vez, trabalhava na Escola Raimunda da Cunha Pires até 2009, quando se envolveu em uma confusão com outra funcionária e teve que ser transferido. Coincidentemente, o caso foi abafado.

O vereador Evandro (PSDB), que além de ser da base de apoio ao prefeito e da Frente Popular, é secretário da Mesa Diretora, tem sua esposa lotada no posto de saúde municipal José Cândido Mesquita. Esta por sua vez, tem processo em aberto no Ministério Público por maus tratos à populares. Mesmo assim, ainda continua trabalhando.

Vereador Assis Leite (PCdoB), é o atual vice-presidente da Câmara pelo partido que zela pela transparência no Estado. Tem suas duas filhas ocupando cargos de confiança no Município. Uma está lotada na Secretaria de Esportes e, a mais recente foi contratada para ocupar cargo na Secretaria de Saúde.

O também vereador do PSB, Gilsinho, partido do Prefeito José Ronaldo, não ficou de fora. Sua esposa, Dacilene Almeida da Silva, ocupa o cargo de diretora da escola de ensino fundamental João Pedro da Silva com contrato provisório.

Fugindo da regra, o vereador Raimundo Nonato da Silva Gondin (PPN), é o único que não tem parentes empregados no Município, mas, é acusado de fornecer materiais diversos através de sua papelaria. Esta por sua vez está em nome de sua filha que mora na cidade de Xapuri, sendo concunhada do Deputado suplente Manoel Moraes (PSB) e tem um pequeno caminhão prestando serviços.

Por estes motivos, os vereadores resolveram denunciar ao Promotor Felipe, pedindo que tome as devidas providências já que existe de forma explicita, favorecimentos à parentes e amigos sem concurso e até mesmo sem trabalhar de forma irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News