Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Enquanto Isso!!!!

COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ

Estou ultimamente lendo uma obra de Luís Henrique Beust, que trata do surgimento das diversas religiões atuais e eis que me deparo com uma tendencia pouco conhecida que é o ensinamento de bahá´í, meio esdruxulo, mas na concepção inicial que trata da compreenção humana, nos leva a uma boa reflexão da nossa existência. Achei intrigante um subtema que tratava da seguinte forma sobre a exist~encia humana -PROBLEMAS: SEMENTES DE SOLUÇÃO - mais intrigante ainda é que segundo o autor todos os problemas têm solução. Acabei me convencendo, e acreditando que essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização. Toda evolução humana, individual e coletiva, dá-se pela superação permanente e sistemática dos problemas que a vida oferece.

Acabei percebendo que temos a tendência de querer uma vida sem dificuldades e nutrimos fantasias de que nossa existência seria melhor sem as tribulações que nos sobrevêm. Sabemos, porém, que não existe vida sem problemas e dificuldades. Se pensarmos bem, podemos definir vida como a capacidade permanente de superar problemas.

Esse paradigma de enfrentar os problemas e dificuldades como instrumentos que a vida oferece para o crescimento é muito poderoso. Ele gera criatividade, perseverança, ânimo e otimismo.

Todo problema é, em si próprio, a semente de sua solução. Na realidade, se compreendemos adequadamente um problema, a solução emerge dele próprio naturalmente. Os problemas que se perpetuam não carecem de soluções. Carecem de entendimento.

Interessante que nesse paradigma, muitos de nós vivem esperando o amanhã para que a vida seja melhor e os problemas sejam resolvidos. Nessa busca da vida melhor amanhã deixam de viver melhor a vida de hoje.

Isso não acontece apenas com indivíduos, mas também com povos e civilizações. Essa busca frenética pelo amanhã, não raro, impede as pessoas de entenderem bem o mundo contemporâneo, o mundo em que vivem. E essa falta de entendimento do presente faz com que o futuro seja apenas uma continuidade ou, pior ainda, um agravamento dos problemas e dificuldades atuais. Compreender os problemas contemporâneos exige concentração, atenção, empenho e dedicação.

Outro fator que impede a solução dos problemas é que, em geral, cada um apenas se preocupa com o seu problema particular, pouco se interessando com os problemas dos outros. Tanto indivíduos, como povos, nações, classes e grupos sociais são geralmente insensíveis aos problemas alheios.

No entanto, a vida é uma teia de relações, onde o bem-estar de cada parte está ligado ao bem-estar de todas as outras. Não é possível que uma parte sofra sem que o todo sofra.

Não poucas vezes, a melhor maneira de resolver nosso próprio problema é ajudarmos os outros a resolverem os seus. Num mundo como o nosso, em que todos os povos e nações do planeta estão estreitamente ligados através da comunicação e do transporte, da economia e da política, da cultura e da religião, esta é uma verdade patente.

Os avanços da humanidade na superação de problemas dependem dos desenvolvimentos em duas grandes áreas: as descobertas e aperfeiçoamentos técnicos e as inovações e aprimoramentos nas criações do espírito, como a literatura, a arte, a cultura e a política.

Acabei percebendo que toda realização humana, individual ou coletiva, depende de quatro fatores: conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades.

Os conhecimentos são aqueles conceitos, percepções, noções e entendimento da realidade que nos permitem lidar com ela e executar ações. Tomemos o simples ato de passar roupa: saber identificar o tecido, conhecer a temperatura adequada para cada um, saber como passar cada parte da roupa, como vincos, golas, mangas, etc, são alguns dos conhecimentos necessários.

As habilidades são as destrezas necessárias para colocar o conhecimento em prática. Habilidades são mais operacionais, ligadas à execução de tarefas. No exemplo de passar roupa, habilidades necessárias seriam saber manusear o ferro elétrico, contornar botões, não amassar outra vez um lado da roupa ao passar o outro, etc.

As atitudes são, por assim dizer, o tempero das realizações. Elas indicam o estado de espírito em que algo é realizado e, consequentemente, o grau de excelência alcançado. Atitudes de boa vontade, atenção, abertura ao novo, motivação, ânimo, dedicação, esmero são alguns exemplos. No caso de passar roupas, sem uma atitude positiva de esmero e atenção é impossível que ela seja bem passada.

As qualidades ou virtudes, finalmente, são os mais profundos elementos a influenciar as realizações de indivíduos e sociedades. Elas fornecem os parâmetros morais das ações humanas e atuam como os mais poderosos determinadores dos resultados finais de qualquer empreendimento. Em nosso exemplo do passar roupa, podemos dizer que alguém que não tenha as qualidades do asseio, da paciência, da responsabilidade e do amor à família não executará essa tarefa.

Assim, ao analisarmos os problemas contemporâneos faremos bem em entender quais as dificuldades que são geradas por deficiências nestas quatro áreas. Tradicionalmente os conhecimentos e as habilidades têm sido privilegiadas, mas a história demonstra que sem as atitudes e qualidades adequadas todo conhecimento e habilidade só provoca desastres.

Numa reflexão mais profunda acabei percebendo que em todas as épocas, os maiores avanços morais, sociais e civilizatórios deram-se através da influência de líderes espirituais, que foram capazes de elevar as aspirações e realizações humanas a novos níveis de execelência. Personagens como Krishna, Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo, Maomé, ao lado de outras tantas figuras proféticas, foram os principais protagonizadores das grandes transformações na vida do espírito. As civilizações jamais foram as mesmas depois de cada um deles, e a influência por eles causada supera em abrangência e duração a de qualquer outro indivíduo que tenha passado pelo mundo.

Cada geração de homens precisa para superar os problemas de cada era, não apenas reverenciar as figuras iluminadas do passado, mas também reconhecer e acatar as vozes proféticas de sua própria época.

Nossa... viajei... acho que é saudade das minhas celebrações de época de Ministério da PAlavra na Igreja Católica...

Mas que a leitura me rendeu boas viajens... ah isso me rendeu...

Hospital do Câncer do Acre cancela atendimento de pacientes que fazem sessões de radioterapia

Cerca de 30 pacientes do Hospital do Câncer do Acre, que fazem tratamento a base de aplicação de radioterapia, tiveram suas sessões canceladas nesta quinta-feira, 8, devido pane no equipamento conhecido como Cobalto.

Segundo o físico Íris Maêda, responsável pela aplicação do tratamento, o equipamento deixou de funcionar desde a noite de quarta-feira, após a última sessão. O defeito, segundo o funcionário, tem como origem a placa do computador que manipula o Cobalto.

A direção do hospital informou que técnicos em eletrônica estão tentando consertar o aparelho, por isso os pacientes que dependem do tratamento estão sendo recomendados a voltar ao hospital na tarde desta sexta-feira, 9. Por dúvidas, a direção do Hospital do Câncer também informou que já providenciou a compra de nova placa. Ela é importada da Argentina e caso a danificada não seja consertada, até segunda-feira, 12, a nova placa já estará em Rio Branco.

Roberto Vaz – da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

Ibama continua devassa na Resex

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) continua cadastrando as famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes. A finalidade é identificar possíveis famílias que moram irregularmente na reserva e que desempenham atividades que não estão de acordo com o plano de ocupação do local.

O cadastramento, segundo o coordenador da Reserva Chico Mendes, Sebastião Santos, tem ainda o objetivo não só de punir os irregulares com a expulsão, mas também identificar os moradores regulares para que eles recebam os benefícios que serão disponibilizados a partir de agora, pelo governo federal, como financiamentos.

Segundo o coordenador, uma primeira etapa já foi realizada, na ocasião foi confirmada a existência de gado de corte sendo criado dentro da reserva e que o prazo de 90 dias, estipulado para retirada dos rebanhos, está se encerrando e até o momento ninguém recorreu à justiça para inverter a situação.

De acordo com o coordenador, mesmo os moradores que estão em situação ilegal dentro da reserva Chico Mendes terão a oportunidade de se adequar às medidas estipuladas pela lei.”A última fiscalização será realizada até o final de janeiro”, esclarece o coordenador da reserva Chico Mendes.

Sebastião Santos disse que o levantamento já identificou muitas famílias em situação totalmente ilegal dentro da reserva e que deverão ser punidas de acordo com a lei.
Com relação às pessoas que são extrativistas, são seringueiros e que tem sua colocação, não têm porque temer, pois elas vão ter o seu direito assegurado de morar dentro da reserva extrativista.

Os trabalhos de planejamento e cadastramento estão sendo feitos por uma equipe multi-disciplinar envolvendo além do Ibama, o Incra, o Idaf, a secretaria de Meio Ambiente do Estado, a Seaprof, o Instituto Dom Moacir e várias outras entidades envolvidas.

Foto: intervenção dos Fiscais do Ibama e Policia FEderal em area de exploração madereira ilegal..

CHIMARRÃO CANCERÍGENO

O consumo de chimarrão tem sido apontado como possível causa do câncer de esôfago. Estudo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, reiterou essa conclusão

Mais amargo que nunca


Luan Galani
O consumo de chimarrão, infusão quente feita com folhas secas e picadas de erva-mate (Ilex paraguayensis), tem sido apontado como possível causa do câncer de esôfago. Estudo feito no Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, reiterou essa conclusão.

Antes, o risco de câncer de esôfago entre consumidores de chimarrão era atribuído à elevada temperatura da água utilizada para infundir a erva. “Agora, detectamos na bebida hidrocarbonetos potencialmente cancerígenos, que são comuns em cigarros", afirma o coordenador do estudo, Renato Borges Fagundes, que participa também do Programa de Pós-graduação em Gastrenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O benzopireno, substância cancerígena, embora não seja encontrada nas folhas de erva-mate, acaba indo parar na cuia de chimarrão. Pesquisadores do Rio Grande do Sul procuram saber por que isso acontece (foto: Luciano Tirabassi/ sxc.hu).

A erva-mate é um possível meio de transporte de tais substâncias, como o benzopireno. Pelo fato de são serem encontradas naturalmente na folha da erva-mate, os pesquisadores querem saber por que elas vão parar na cuia de chimarrão.

Foram aventadas duas hipóteses para explicar o fenômeno: a poluição ambiental seria responsável pela adesão das substâncias às folhas da planta ou isso ocorreria em decorrência do processo industrial de secagem das folhas. Esse processo, que emprega calor da madeira em combustão, acabaria por contaminar a erva.

"Os compostos do cigarro vão diretamente para o pulmão. No caso do chimarrão, ainda não se sabe que rotas esses compostos percorrem após a ingestão da bebida", diz Fagundes. “Daí a necessidade de estudos complementares.”

A pesquisa
Na primeira etapa do estudo, 200 pacientes saudáveis foram separados em dois grupos: um de fumantes e outro de não-fumantes. Resíduos de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) – compostos com potencial cancerígeno – foram encontrados na urina de fumantes e também na de não-fumantes que consumiam chimarrão, o que surpreendeu o pesquisador.

Na segunda parte da pesquisa, foram avaliadas amostras das oito marcas mais vendidas de erva-mate. Fagundes simulou o consumo de uma pessoa que tomasse 12 cuias de chimarrão no período de uma hora. As ervas foram misturadas tanto com água quente (80°C) quanto com água fria (5°C). Independentemente da temperatura, os pesquisadores detectaram cerca de 200 nanogramas de benzopireno no somatório das 12 cuias. Isso equivale, aproximadamente, ao que se encontra em um maço de cigarros.

A doença
O câncer de esôfago é a sexta causa de morte pela doença em todo o mundo e a quarta nos países em desenvolvimento. Há uma alta taxa de incidência em países como China, Japão, Cingapura e Porto Rico. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência da doença.

O benzopireno é uma substância mutagênica de elevado potencial cancerígeno que faz parte do grupo de compostos denominados HAP. Pode ser encontrado no cigarro e também como subproduto de processos de combustão, como a queima da madeira. Se ingerido ou inalado, é considerado fator de risco para o desenvolvimento de câncer.

A substância é tão carcinogênica que pode desencadear câncer em cobaias (ratos) pelo simples contato com uma área do corpo do animal. As moléculas interagem com o DNA das células, fazendo com que elas comecem a se dividir de modo anormal. Apesar dessas evidências, a equipe de Fagundes realiza no momento um estudo aprofundado sobre o impacto da eventual ingestão de benzopireno a partir do consumo de chimarrão.