O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) continua cadastrando as famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes. A finalidade é identificar possíveis famílias que moram irregularmente na reserva e que desempenham atividades que não estão de acordo com o plano de ocupação do local.
O cadastramento, segundo o coordenador da Reserva Chico Mendes, Sebastião Santos, tem ainda o objetivo não só de punir os irregulares com a expulsão, mas também identificar os moradores regulares para que eles recebam os benefícios que serão disponibilizados a partir de agora, pelo governo federal, como financiamentos.
Segundo o coordenador, uma primeira etapa já foi realizada, na ocasião foi confirmada a existência de gado de corte sendo criado dentro da reserva e que o prazo de 90 dias, estipulado para retirada dos rebanhos, está se encerrando e até o momento ninguém recorreu à justiça para inverter a situação.
De acordo com o coordenador, mesmo os moradores que estão em situação ilegal dentro da reserva Chico Mendes terão a oportunidade de se adequar às medidas estipuladas pela lei.”A última fiscalização será realizada até o final de janeiro”, esclarece o coordenador da reserva Chico Mendes.
Sebastião Santos disse que o levantamento já identificou muitas famílias em situação totalmente ilegal dentro da reserva e que deverão ser punidas de acordo com a lei.
Com relação às pessoas que são extrativistas, são seringueiros e que tem sua colocação, não têm porque temer, pois elas vão ter o seu direito assegurado de morar dentro da reserva extrativista.
Os trabalhos de planejamento e cadastramento estão sendo feitos por uma equipe multi-disciplinar envolvendo além do Ibama, o Incra, o Idaf, a secretaria de Meio Ambiente do Estado, a Seaprof, o Instituto Dom Moacir e várias outras entidades envolvidas.
Foto: intervenção dos Fiscais do Ibama e Policia FEderal em area de exploração madereira ilegal..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News