Estou ultimamente lendo uma obra de Luís Henrique Beust, que trata do surgimento das diversas religiões atuais e eis que me deparo com uma tendencia pouco conhecida que é o ensinamento de bahá´í, meio esdruxulo, mas na concepção inicial que trata da compreenção humana, nos leva a uma boa reflexão da nossa existência. Achei intrigante um subtema que tratava da seguinte forma sobre a exist~encia humana -PROBLEMAS: SEMENTES DE SOLUÇÃO - mais intrigante ainda é que segundo o autor todos os problemas têm solução. Acabei me convencendo, e acreditando que essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização. Toda evolução humana, individual e coletiva, dá-se pela superação permanente e sistemática dos problemas que a vida oferece.
Acabei percebendo que temos a tendência de querer uma vida sem dificuldades e nutrimos fantasias de que nossa existência seria melhor sem as tribulações que nos sobrevêm. Sabemos, porém, que não existe vida sem problemas e dificuldades. Se pensarmos bem, podemos definir vida como a capacidade permanente de superar problemas.
Esse paradigma de enfrentar os problemas e dificuldades como instrumentos que a vida oferece para o crescimento é muito poderoso. Ele gera criatividade, perseverança, ânimo e otimismo.
Todo problema é, em si próprio, a semente de sua solução. Na realidade, se compreendemos adequadamente um problema, a solução emerge dele próprio naturalmente. Os problemas que se perpetuam não carecem de soluções. Carecem de entendimento.
Interessante que nesse paradigma, muitos de nós vivem esperando o amanhã para que a vida seja melhor e os problemas sejam resolvidos. Nessa busca da vida melhor amanhã deixam de viver melhor a vida de hoje.
Isso não acontece apenas com indivíduos, mas também com povos e civilizações. Essa busca frenética pelo amanhã, não raro, impede as pessoas de entenderem bem o mundo contemporâneo, o mundo em que vivem. E essa falta de entendimento do presente faz com que o futuro seja apenas uma continuidade ou, pior ainda, um agravamento dos problemas e dificuldades atuais. Compreender os problemas contemporâneos exige concentração, atenção, empenho e dedicação.
Outro fator que impede a solução dos problemas é que, em geral, cada um apenas se preocupa com o seu problema particular, pouco se interessando com os problemas dos outros. Tanto indivíduos, como povos, nações, classes e grupos sociais são geralmente insensíveis aos problemas alheios.
No entanto, a vida é uma teia de relações, onde o bem-estar de cada parte está ligado ao bem-estar de todas as outras. Não é possível que uma parte sofra sem que o todo sofra.
Não poucas vezes, a melhor maneira de resolver nosso próprio problema é ajudarmos os outros a resolverem os seus. Num mundo como o nosso, em que todos os povos e nações do planeta estão estreitamente ligados através da comunicação e do transporte, da economia e da política, da cultura e da religião, esta é uma verdade patente.
Os avanços da humanidade na superação de problemas dependem dos desenvolvimentos em duas grandes áreas: as descobertas e aperfeiçoamentos técnicos e as inovações e aprimoramentos nas criações do espírito, como a literatura, a arte, a cultura e a política.
Acabei percebendo que toda realização humana, individual ou coletiva, depende de quatro fatores: conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades.
Os conhecimentos são aqueles conceitos, percepções, noções e entendimento da realidade que nos permitem lidar com ela e executar ações. Tomemos o simples ato de passar roupa: saber identificar o tecido, conhecer a temperatura adequada para cada um, saber como passar cada parte da roupa, como vincos, golas, mangas, etc, são alguns dos conhecimentos necessários.
As habilidades são as destrezas necessárias para colocar o conhecimento em prática. Habilidades são mais operacionais, ligadas à execução de tarefas. No exemplo de passar roupa, habilidades necessárias seriam saber manusear o ferro elétrico, contornar botões, não amassar outra vez um lado da roupa ao passar o outro, etc.
As atitudes são, por assim dizer, o tempero das realizações. Elas indicam o estado de espírito em que algo é realizado e, consequentemente, o grau de excelência alcançado. Atitudes de boa vontade, atenção, abertura ao novo, motivação, ânimo, dedicação, esmero são alguns exemplos. No caso de passar roupas, sem uma atitude positiva de esmero e atenção é impossível que ela seja bem passada.
As qualidades ou virtudes, finalmente, são os mais profundos elementos a influenciar as realizações de indivíduos e sociedades. Elas fornecem os parâmetros morais das ações humanas e atuam como os mais poderosos determinadores dos resultados finais de qualquer empreendimento. Em nosso exemplo do passar roupa, podemos dizer que alguém que não tenha as qualidades do asseio, da paciência, da responsabilidade e do amor à família não executará essa tarefa.
Assim, ao analisarmos os problemas contemporâneos faremos bem em entender quais as dificuldades que são geradas por deficiências nestas quatro áreas. Tradicionalmente os conhecimentos e as habilidades têm sido privilegiadas, mas a história demonstra que sem as atitudes e qualidades adequadas todo conhecimento e habilidade só provoca desastres.
Numa reflexão mais profunda acabei percebendo que em todas as épocas, os maiores avanços morais, sociais e civilizatórios deram-se através da influência de líderes espirituais, que foram capazes de elevar as aspirações e realizações humanas a novos níveis de execelência. Personagens como Krishna, Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo, Maomé, ao lado de outras tantas figuras proféticas, foram os principais protagonizadores das grandes transformações na vida do espírito. As civilizações jamais foram as mesmas depois de cada um deles, e a influência por eles causada supera em abrangência e duração a de qualquer outro indivíduo que tenha passado pelo mundo.
Cada geração de homens precisa para superar os problemas de cada era, não apenas reverenciar as figuras iluminadas do passado, mas também reconhecer e acatar as vozes proféticas de sua própria época.
Nossa... viajei... acho que é saudade das minhas celebrações de época de Ministério da PAlavra na Igreja Católica...
Mas que a leitura me rendeu boas viajens... ah isso me rendeu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News