Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Amigos que se Foram....

No intervalo de duas semanas perdi dois amigos (professores) que fizeram parte da minha vida acadêmica, que em muitas situações quando estava como secretário de Educação, recorri para alguns conselhos, que deixa não somente a saudade mas também a lição de aprendizado para minha vida futura pessoal e profissional.

Acompanhei ansioso durante a semana passada o desfecho do sequestro do professor Marcos Afonso, que movimentou a imprensa acreana e toda a estrutura de segurança pública estadual no intuíto de localizar os sequestradores ou ainda efetuar a recuperação, infelizmente o fechamento foi o que eu não esperava pela confirmação de sua morte. Vítima de Latrocínio o grande Marcão acabou sendo enterrado pelos bandidos no quintal de sua própria casa. Marcos Afonso, foi meu professor no Curso de Matemática com a disciplina de Educação Ambiental e Ecologia, na época recem mestrado na Universidade Central da Bolivia, possuia um humor ácido que entrava em embate direto com os acadêmicos, acabei por reencontrá-lo três anos após a Faculdade, nos tornando bons amigos, recentemente haviamos conversado sobre um projeto conjunto para 2010. Mas enfim que Deus ilumine seus novos passos...


No início da semana, me despedi de outro grande Guerreiro o Prof. José Mastrângelo que como professor, me ensinou, através de suas filosóficas e intrigantes lições quye devemos sempre ser claros e coesos nas tomadas de decisões pra que não respondamos sim, quando na verdade queríamos deizer. Tive a oportunidade de conviver com o professor Mastrângelo a partir de 1997, quando ensaiávamos os primeiros passos para composição de um grupo político de esquerda ou de centro esquerda que não fosse ligado às tetas do Poder e aos vícios sociais que afetam a politica acreana, o que culminou posteriormente com o fortalecimento do PPS no Acre, partido no qual fui filiado até meados de 2008 em 2006. Tive a oportunidade de Tê-lo como meu orientador juntam,ente com a sua Esposa Prof. Ocidéa na implantação do Programa Alfabetização Solidária no Acre, e desde aquela época os comentários de seus alunos sempre são os mesmo, de que ele Lecionava a disciplina de Pensar, ou seja, o grau de conhecimento era magnifico. Eu o considerava genial. Já o admirava desde os movimentos políticos sociais, de ser candidato ao governo e também de alguns artigos críticos, como condizia sua personalidade. Artigos esses que passei a acompanhar sempre, com mais afinco do que nunca. O procurei algumas vezes para aconselhamento na Gestão da Secretaria de Educação, do Gabinete e de outras situações admnistrativas e sempre fui muito bem recepcionado e gentilmente aconselhado.

Aos desatentos na história, realizo um paralelo da ligação da Prof. Mastrangêlo com Xapuri, já que por 2 anos o mesmo residiu nestes municipio, quando chegara ao Acre, morando na Paróquia São Sebastião em companhia com o Padre José, já que o mesmo e outro amigo o Prof. Itamar Diretor do Colégio Meta na época eram seminaristas, e sua formação inicial fora neste município. Mastrângelo aqui retornou já como professor no Primeiro curso de Pedagogia da UFAC-Xapuri, depois novamente para o Curso de História, enfim sempre esteve presente com a educação desta cidade.

Despeço-me deste grande educador e intelectual pedindo ao pai celestial que ilumine seus novos caminhos, e em homenagem a esses dois mestres com carinho parafraseio o MAchado de Assis:

"BONS AMIGOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!"
Machado de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News