Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Tião Viana comemora fábrica de preservativos no Senado Federal



O senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado Federal, comemorou ontem da tribuna do Senado Federal o sucesso da sustentabilidade do Acre com a inauguração em Xapuri da Natex, a primeira fábrica estatal brasileira de preservativos masculinos.

A matéria-prima da fábrica, o látex, segundo o senador, será totalmente extraída das seringueiras da região amazônica, com produção estimada de 100 milhões de unidades por ano. A nova fábrica será a primeira unidade industrial de preservativos do mundo a produzir com látex extraído de seringais nativos da Amazônia. Seu funcionamento no município em que nasceu e lutou o sindicalista e ecologista Chico Mendes vai contribuir para a preservação da floresta dessa região acreana.

“Será possível viver na Amazônia, gerar riqueza social, qualidade de vida e ter um trabalho compreendendo as razões de um desenvolvimento sustentável sem destruição do meio ambiente”, disse o senador. Na última segunda-feira, Tião Viana, que foi um dos principais idealizadores da fábrica de preservativos, participou de sua inauguração junto com a ministra Marina Silva, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, o governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana, os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Augusto Botelho (PT-RR), deputados federais, deputados estaduais e prefeitos da região do Vale do Acre. Mais de 300 seringueiros também participaram da inauguração da unidade industrial.

Deficientes - O senador Tião Viana também comemorou da tribuna do Senado a liberação, pelo Ministério da Saúde, de emenda de sua autoria no valor de R$ 3 milhões para o Programa de Assistência à Pessoa com Deficiência do Acre, o que possibilita o atendimento de 100% das pessoas portadoras de deficiências no estado.

Segundo Tião Viana, com os recursos, os deficientes receberão do estado cadeiras de rodas, bengalas, andadores, cadeiras de banho, muletas e equipamentos ortopédicos. Em seu discurso no plenário, Tião Viana sugeriu aos colegas senadores que também apresentem emendas ao orçamento da União para o atendimento das pessoas com deficiência em seus respectivos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News