Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Deputado propõe instalação de base aérea em Cruzeiro do Sul

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados já começou a discussão das propostas orçamentárias para os órgãos públicos e instituições federais que atuam na região Amazônica. Na última sexta feira 4, uma subcomissão especial criada com essa finalidade reuniu representantes e coordenadores de orçamento e finanças do Departamento de Polícia Federal, Marinha, Aeronáutica, Estado Maior do Comando do Exército, Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a primeira fase de discussão das emendas de comissão que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União de 2009.

Ao participar da reunião, o deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), membro titular da Comissão da Amazônia, enfatizou a importância do encontro tendo em vista que hoje o mundo inteiro tem suas atenções voltadas para a região que possui a maior diversidade do planeta. À exemplo dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, o parlamentar solicitou a instalação de uma base aérea no Acre, mais precisamente no município de Cruzeiro do Sul.

De acordo com o deputado, essa base aérea seria estratégica para o combate ao tráfico de drogas provenientes de países vizinhos como o Peru e a Bolívia. "Uma base aérea dotada de helicóptero seria de fundamental importância para a fiscalização de nossas fronteiras. A Polícia Federal teria condições de trabalhar em parceria com a Marinha, o Exército e o Ibama, para fiscalizar e atuar, por exemplo, contra a retirada ilegal de madeiras nobres na fronteira brasileira pelos madeireiros peruanos, como ocorre constantemente" - defendeu.

Para justificar a proposta, o deputado Ilderlei Cordeiro disse que atualmente toda a região Amazônica é atendida através de três bases aéreas localizadas no Amazonas. Essa medida, na opinião do parlamentar, causa desperdício de dinheiro público e não oferece condições práticas para combater o tráfico de drogas, a exploração ilegal de madeira e aos crimes cometidos contra a biodiversidade na região de fronteira do Acre como o Peru e a Bolívia em função da distância.

Nesta semana que antecede o início do recesso parlamentar, o deputado Ilderlei Cordeiro participará da próxima fase dos encontros realizados pela Subcomissão Especial da Comissão da Amazônia para definir as emendas orçamentárias que beneficiarão as instituições federais em atividade na Amazônia. Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidades, Instituições e Autarquias Federais foram convidados para o próximo debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News